quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Quanto mais os assobiam, mais eu gosto deles

Patricio, Cedric, Esgaio, Tobias, William, Adrien, J.Mário, A.Martins, Wallyson, Mané, Podence são 11 jogadores vindos da "formação" leonina que já actuaram esta época na primeira equipa e que prometem voltar a entrar mais algumas vezes até ao começo do Verão.
11 jogadores. Imaginando que numa temporada o nº médio de jogadores usados será à volta de 27/28...o Sporting consegue neste momento suprir mais de 1/3 das suas necessidades totais de atletas na 1ª equipa através de jogadores que não precisou de contratar. Isto não é importante. É decisivo.

Se olharmos ao 11 mais utilizado, esta percentagem sobe bastante (Patricio, Cedric, William, Adrien, J.Mário e por vezes Mané) chegando a mais de 50%. A imprensa não fará headlines com esta temática, mas não nos podemos deixar de orgulhar de um clube que "consegue" não ter de comprar mais de metade dos jogadores com que habitualmente entra em campo. A teoria vigente diz que o Sporting só recorre a este largo contingente de jogadores "caseiros" devido à sua incapacidade de comprar melhor, dividindo-se esta explicação quanto à causa - uns alegam azelhice nas compras, outros defendem que a falta de verbas impossibilita outro cenário. Nenhum expert, ainda, teve a coragem de apresentar a "culpa" dos bons jogadores que o Sporting de facto produz. E quanto a mim, essa pode muito bem ser provada olhando, por exemplo, a origem dos jogadores da nossa selecção.

Tenho a certeza que muitas vezes não damos o devido crédito aos "santos da nossa casa". Esperamos milagres em cada miúdo de 19 anos e algumas vezes não poupamos as críticas que guardamos aos argentinos e brasileiros, apenas porque somos infinitamente mais pequenos a julgar o que somos do que muitos outros povos do mundo. Esta é uma situação que piorou e muito, desde que se cavalgou nos elogios constantes à mestria de benfica e porto de contratar plantéis aos fundos e empresários com participações directas ou indirectas nessas SADs. Em qualquer jornada da nossa Liga, as grandes estrelas portuguesas brilham, mas fora dos "predilectos" dos media...e essa factura é elevadíssima, paga com a desvalorização de todo e qualquer jogador jovem que chega à I Liga.

Os discursos vazios do presidente do benfica que promete mundos, mas na verdade usa os fundos. As parábolas dos "jogadores à porto" que dependem actualmente de um rapaz com 17 anos. As jogadas de empresários que vendem miraculosamente por dezenas de milhões atletas suplentes com meia-dúzia de jogos na 1ª equipa. Toda esta problemática do excesso de jogadores estrangeiros nas equipas profissionais portuguesas parece, sinceramente, uma doença de que ninguém quer falar, um assunto tabu que convém passar em rodapé enquanto perdemos anos de juízo a relacionar a intensidade dos abraços de BdC a Marco Silva ou a considerar pela enésima vez para onde irá JJ no final de cada época.

Sim, somos todos bastante manipulados. Mas uns mais do que outros. Dá-me muitas vezes vontade de recorrer a terapias de choque ancestrais quando ouço assobios de sportinguistas a jogadores que desde que dão pontapés na bola, o fazem com a nossa camisola. Não consigo deixar de imaginar nesses precisos momentos, os directores dos jornais desportivos, sentados nas suas redações a salivar com o "circo"...a sério malta...já chega. Ainda ontem, Mané foi visado por umas quantas comadres que imagino serem mais ou menos as mesmas que no passado assobiaram Nani ou Patricio. Podia dizer-vos até as bancadas e os sectores de onde surgem normalmente...mas acho pouco relevante valorizar a estupidez de bater nas próprias pernas porque elas não correm mais depressa.

Fica a reflexão e a conclusão, só minha aqui mas penso que partilhada por muitos, de que:
Devemos orgulhar-nos muito mais do que fabricamos dentro de portas do que o que compramos fora delas e isso obriga-nos, também, a ter muito mais paciência com os erros ou prestar poucos ouvidos ao "coro de velhas" com tesão eterna por estrangeiros que infelizmente domina a nossa praça jornalística.

SL

15 comentários:

  1. Oh javardeiro, foda-se! se fosses uma gaja casava contigo!

    Ganda posta :)

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Continua assim!

    ResponderEliminar
  3. pa assobiar o amane e normal
    o rapaz e muito mau nao joga nada
    nao tem talento.
    nao concordo com o post
    podes dizer
    e
    que o nossomelhor jogador caaarriillloooo a epoca passada mal tocava na bola era sempre assobiado,e no entanto e o nosso crak.portanto ,como podes ver.... mane e muito mau,e nao merece nenhuma das opurtunidades que tem.quantos e quantos jogadores foram mandados embora da academia e era melhor que o tosco do mane...obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente fazes bem em postar como anónimo, desde o desconhecimento que tens de futebol para uma afirmação destas até ao português usado... minha nossa...
      Acredito que todos temos direito à nossa opinião e essa é a tua no entanto não compreendo como consegues dizer isso de um miúdo que tem 20 anos, já fez grandes jogos pelo Sporting e mostra grande potencial, se ainda há aspectos a melhorar? claro que sim, mas é um grande jogador isso nota-se à distância.
      Se no fim irá realmente ser o craque que eu acredito? Não sei, mas que tem potencial tem.
      O que leva à não realização da razão do teu post... será inveja? secalhar jogaste com ele em sacavém e até te achavas melhor jogador...
      Malta jogadores do Sporting e que dêem tudo pelo Sporting não se assobia... Como diz o cherba "querem aquecer aplaudam" isso sim é saber motivar e apoiar o nosso Sporting pq para vaiar já andam cá muitos e cada vez a tentar mandar mais abaixo inventando a seu belo prazer e deixando assuntos gravíssimos dos nossos rivais passarem... VAMOS APOIAR!
      SL

      Eliminar
  4. O william também tem sido assobiado este ano, é pena que assim seja.

    ResponderEliminar
  5. Boas

    Concordo com a totalidade do post, realmente temos muito jogador de categoria com a chancela "made in Sporting" e para mim isso é um orgulho imenso.

    Não gosto de assobiadelas aos nossos mas meus amigos, Mas naquela bola do Mané que só tinha de encostar para o companheiro do lado que ficava com a baliza escancarada, o que tive de me conter para não assobiar o puto, aquilo é egoísmo e não vem mal nenhum ao mundo se quando fazem coisas desta ouvirem um apupo?
    Não sou de assobiar, muito menos por dá cá aquela palha, mas também não gosto de virgens ofendidas quando são repreendidos.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tu querias era que marcasse o Tanaka para se poder dizer que o Bruno fez uma boa contratação. Daí esta guerra toda por causa do Mané e de ele querer marcar o golo, como se não pudesse fazê-lo, como se não pudesse falhar uma merda de um golo num jogo com uma equipa de uma liga semi-profissional em que o resultado seria sempre a vitória do Sporting e a passagem para as meias-finais da Taça de Portugal.

      O brunismo NÃO PRESTA mesmo. Nem para os nossos presta!

      Eliminar
    2. não sejas aziado, isso faz-te mal á saúde pá!
      vai á farmácia e compra algo para o refluxo!

      Eliminar
    3. Tens mais alguma expressão sem ser azia, ou também te parou o cérebro como aos outros brunecos?

      Eliminar
    4. AZIA porque é mesmo isso que vocês têm, muita azia, será dos fritos? Croquetes?

      Volta Godinho que a tua presidência é que era...está tudo nas guidelines ahahahahaha

      Eliminar
  6. Infelizmente é uma praga antiga, essa dos assobiadeiros de Alvalade que tem raízes em muitas mentalidades retrógadas existentes no nosso país. Temos que continuar a condená-las e a combaté-las com o apoio á nossa formação. É preciso saber distinguir os sportinguistas dos sportinguenses.

    ResponderEliminar
  7. Leão de Plástico, sempre certeiro! Revejo-me inteiramente no teu post. Continua com o excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  8. Boas,estive ontem em alvalade,e uma das coisas que mais me enerva são os "assobiamentos individualizados",uma coisa é assobiar a equipa (coisa que não faço durante o jogo) outra é assobiar um determinado jogador.Esses adeptos devem pensar que quanto mais assobiarem, mais probabilidades existirão de esse dito jogador melhorar a sua performance e e não cometerem mais erros devido a nervosismo.Ignorantes... Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  9. Assobiar a um jogador da nossa formação por ter feito um passe mal feito é mal tratar o nosso clube!

    ResponderEliminar
  10. Não se deve assobiar nenhum jogador do Sporting, seja ou não da Formação. Qualquer jogador que envergue aquele manto sagrado não merece ser assobiado! Quantas vezes no nosso trabalho as coisas não correm bem. Se o nosso chefe ou director, naquele momento, nos assobiasse, será que melhorávamos ou ficaríamos mais nervosos e o o nosso rendimento pioraria? Pensem nisso quando vos passar pela cabeça assobiar.

    O anónimo das das 14:44 não é sportinguista. Ele nem sequer sabe escrever...

    ResponderEliminar