segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sair da sombra

O recente não apuramento dos juvenis do Sporting para a fase final do campeonato da categoria é um sinal categórico de que é urgente dedicar muita atenção ao pipeline da nossa Academia.
Um ano mau, em qualquer categoria do futebol de formação é não ser campeão, mas esta época essa fasquia negativa está a descer vertiginosamente. Em quase toda a linha o nosso eterno rival leva demasiada vantagem e a aura de super clube nas camadas jovens está a tornar-se numa sombra do passado e numa sombra do rival.

É óbvio que não chegámos aqui só porque sim, ou só pela acção das ultimas épocas. A expressão "dormir à sombra da bananeira" pode servir na perfeição para reflectir a origem de todos os males, mas as curas intentadas por este Conselho Directivo não parecem estar a controlar a epidemia. Para mim, é fundamental parar por um momento e esquecendo o rótulo de "uma das melhores Academias do Mundo", fazer um levantamento sério e rigoroso do estado de actualidade do modo de operar da Academia.

Os resultados não dizem tudo e, como disse BdC podemos estar a assistir às tais "dores de crescimento" resultantes de transformações operadas. Mas não convém "dourar a pílula" durante muito tempo, é que ficar atrás de um Real Massamá não se pode explicar com a falha de pequenos detalhes, mas sim de muitos, senão todos, os detalhes.

E nestas reflexões deve entrar tudo e tudo deve ser repensado. Qualidade dos formadores, meios de apoio humanos e estrutura, regras de conduta profissional e social, salários de quadros internos e externos...se tal for necessário, observar boas práticas noutras Academias, relação com família e empresários dos atletas, protecção de contratos, bases de recrutamento e observação. Tudo isto tem de ser reflectido, pois por muito que nos esforcemos...nada é eterno...nem sequer o valor e sucesso da nossa Academia.

Para quem achar que este assunto nada pesa em relação à carreira e resultados da equipa principal, recomendo olhem os números dos nossos Relatórios de Contas e vejam quantos atletas da formação estão habitualmente a treinar com Marco Silva. O "match" entre estas duas realidades pode fazer compreender melhor que muito do futuro do Sporting está a ser jogado nas próximas fornadas que irão sair de Alcochete.

SL

2 comentários:

  1. A verdade é que este é um resultado difícil de encaixar. É que tivemos o melhor ataque e a melhor defesa, com 7 golos sofridos. Ficámos a 3 pontos do primeiro. E não fomos apurados! não fomos assim tão piores do que os outros. Os juniores têm uma performance muito pior e vão-se qualificar.

    ResponderEliminar
  2. Relacionado com este fenómeno, mas numa outra perspectiva...
    Os adeptos lampionicos, que costumavam antes gozar com os nossos titulos ganhos na formação, no snooker e no ping-pong, que na perspectiva deles não interessava nada, pois o que era importante era a equipa principal no futebol, agora já usam isto como arma de arremesso...

    ResponderEliminar