quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Lógica avançada

Começam a surgir os primeiros nomes na imprensa de avançados possíveis para ingressar no Sporting. A razão não é a fraca contribuição dos actuais, mas a participação do principal ponta de lança na CAN, o que pode abrir um vazio no plantel até meados de Fevereiro.

Mas será assim tão significativo adquirir (por empréstimo ou outra via) um avançado que substitua Slimani? A pergunta pode ter múltiplas respostas pois os cenários possíveis do que pode acontecer também são variados, como na nossa imprensa ninguém se questiona antes de avançar notícias "apanhadas" pelo mundo fora, eu faço isso por eles, ou melhor, por nós:

A) A Argélia não supera a fase de grupos
B) Tanaka hoje faz mais uma boa exibição
C) Há uma transferência possível de Slimani em cima da mesa
D) Existe um "negócio de oportunidade" de um novo avançado para Sporting

No cenário A, a Argélia realizaria o seu último jogo no dia 27 de Janeiro. O Sporting realiza no dia 01 de Fevereiro uma deslocação a Arouca e de seguida recebe o benfica a 08 de Fevereiro. Até lá o calendário é o seguinte:

Sporting-Boavista (TL)
Sporting-Rio Ave (L)
Belenenses-Sporting (TL)
Sporting-Académica (L)
Sporting - Setubal (TL)

São 4 jogos em casa, onde o adversário mais difícil será o próximo, o Rio Ave (considerando que a Taça da Liga continuará a reservar apenas 2as linhas do plantel).

No cenário B. tornar-se ia complicado assistir ao crescimento e motivação de um atleta bastante querido da massa adepta e pelos vistos dos próprios colegas...e ao mesmo tempo trazer um novo elemento para jogar precisamente no seu espaço competitivo.

No cenário C e D, claramente serei favorável a uma nova contratação. Mas, realisticamente, não estamos em ano de "apuramento" de nenhum Euro ou Mundial...os bons jogadores não são desprezados no mercado e não acredito que o Sporting venda Slimani pelos valores que já surgiram na imprensa (Slimani vale bem mais que 9 ou 10 milhões).

A verdade é que um novo jogador a chegar e primeiro que cumpra a sua adaptação ao Sporting, à nossa Liga e ao país...quando estiver no "ponto" já Slimani deve estar de volta...isto deixando de fora as boas exibições que Tanaka ou Montero podem vir a fazer até lá.

Resumindo, na minha opinião só valerá a pena trazer um novo avançado se...e só se...se encontrar por aí um jogador tremendamente apetecível, que dê garantias muito mais convincentes que a 2ª ou 3ª opção actual para a posição.

Além do mais existe uma outra posição onde o reforço será mais urgente e onde não existe ninguém para regressar.

SL

3 comentários:

  1. O principal problema para mim é que, seja qual for o cenário, na grande maioria dos casos, o mercado de inverno só serve para trazer entulho a preço de ouro.

    Por 2 ou 3 milhões de euros (não acredito que o Sporting possa gastar muito mais do que isso) é muito difícil trazer alguém no mercado de inverno que pegue de estaca.

    E se é para isso, mais vale estar quieto e apostar nos nossos.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente espero que não venha mais ninguém. Não precisamos. Montero e Tanaka dão conta do recado!

    Pelo contrário espero que é se venda Capel, Heldon e Shikabala e se empreste Miguel Lopes. Decisões importantes também para fazer sobre Wallyson, Iuri e Esgaio...subir à A ou emprestar a um clube da primeira liga?

    E já agora a notícia que gostava muito também, a renovação de Carrillo!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar