terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Diz-me com quem andas

Olhar para as galinhas das vizinhas já destruiu muitos projectos e caminhos saudáveis no futebol. O Sporting é prova viva de que olhar para o lado não é a melhor forma de atravessar um caminho estreito. Já levámos com os "à porto", com os "como faz o nosso rival" e com as teorias megalómanas de "Barças" ou redutoras de "Ajax´s".

Parece-me que demorámos demasiado tempo a chegar à conclusão que temos de fazer o nosso caminho, independentemente do que fazem os outros ou se têm sucesso ao fazê-lo. É que olhar para o Facebook durante 600 horas não me vai ajudar a criar uma nova rede social, tal como não vou criar uma nova pizza só porque comi 600 antes.

Nós adeptos, somos a força. Mas muitas vezes esquecemo-nos que também somos parte da inteligência do Sporting. Se não conseguirmos entender que não estamos no mesmo "barco" de soluções dos nossos rivais (e só aqui entre nós...eles que não ouçam...ainda bem) não vamos valorizar nunca o caminho que estamos a fazer. Se alguém tem dúvidas qual é, que as coloque, mas que pelo amor da santa, que parem as comparações.

O Sporting desistiu dos fundos. Isso tem um custo e um beneficio. Custa não receber jogadores como Brahimi? Sim. Mas não custaria muito mais vê-lo partir por 4 ou 5 milhões no final da época? Não custaria muito mais pagar-lhe uma exorbitância de ordenado enquanto aquecia os motores para se transferir para um qualquer PSG? A ilusão é um estado de consciência que não convém alimentar...e penso que um dia esse estado irá bater à porta de muitos adeptos. Nessa altura, o Sporting estará anos à frente da reacção e anos à frente da solução.

Por mais que pense na questão do caminho do Sporting, uma coisa tenho por garantida. O Sporting não é terreno fértil para negociatas, nem bom-porto para investimentos fáceis e rápidos. Porto e benfica são os "parceiros ideais" para as golpadas de milhões e as empresas/empresários sabendo isso...fazem muitas "atenções", dão muitos "miminhos" e...cuidam bem da engorda das suas galinhas.
Não invejo Brahimi, tal como nenhum outro jogador ou "amizade" com algum Jorge Mendes desta vida. Sei que nunca faremos bons negócios com essa gentalha, pois seremos sempre "os outros", aqueles que não garantem os favores do sistema. Aqueles que não aceitam (e fizémo-lo no passado podem crer) prejudicar o clube para sair bem no retrato da alta roda do futebol negócio.

SL


3 comentários:

  1. é um tema recorrente. o investimento. para mim, se não há dinheiro não se investe. gasta-se o que se tem. só.

    já vai começando a ser altura de perceber-mos que a longo prazo, as vantagens serão ainda maiores.

    no entanto, há uma coisa que não entendo. se a fifa já definiu o fim dos fundos para maio, como é que continuam a sair notícias de porto e benfica a negociarem com a doyen?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A FIFA proibiu o Third Part Ownership, ou seja, a compra ou detenção de parte do passe do jogador. As empresas podem continuar a negociar jogadores, mas pela via financeira...não pela via desportiva. O que se aproxima mais de um empréstimo de dinheiro do que uma negociação de um jogador, pois a essa verba não pode existir equivalência formal no contrato de qualquer direito de negociação ou transferência. Por exemplo, a Doyen pode colocar um jogador num clube, mas terá de o fazer sem nunca se poder dizer proprietária de qualquer direito sobre o atleta. Isto pode e já está a ser contornado com a compra destes fundos de clubes marionetas que servem apenas para contornar esta e anteriores regras das várias Federações

      Eliminar
  2. Ainda aguardo para saber, por exemplo, qual foi o verdadeiro valor que as lamparinas embolsaram com a venda do Enzo. Acho que só mesmo os relatórios e contas nos esclarecem alguma coisa e mesmo assim...

    ResponderEliminar