segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Metemos a 5ª

Quinta vitória. Não foi fácil, especialmente se considerarmos o que vale a Académica hoje, podemos até dizer que foi inesperadamente difícil. Em Alvalade o Sporting tem sentido muitas dificuldades em ganhar tranquilamente as suas partidas, é melhor, muito melhor que os seus adversários, mas intraquiliza-se facilmente não matando os jogos quando começa a vencer cedo e demorando eternidades a marcar contra equipas que vêm vocacionadas para trabalhar para o empate.

Esta dificuldade crónica pode explicar-se com a falta de experiência de alguns jogadores, pode justificar-se com o tipo de futebol que Marco Silva gosta de aplicar nas suas equipas (circulação permanente entre os dois corredores), mas a meu ver falta a este Sporting capacidade de penetração pelo eixo central. Hoje a Académica limitou-se a tapar as alas com um lateral + um médio centro que apoiava cada lado + o ala que raramente avançava no terreno. Resultou quase sempre. Não devia ter resultado tão bem se por exemplo Nani se colocasse no centro e se também por exemplo Mané fosse colocado numa ala (ao invés de Adrien que no centro foi sempre uma unidade a menos - já que não tinha papel de equilíbrio defensivo relevante).

Hoje deu bem para ver que o suposto "truque mais velho do dicionário" de qualquer equipa ofensiva, ou seja, as tabelinhas pelo centro, não são para o Sporting um ponto de partida...o que cria um vazio de jogo e distância para a entrada na área muito grande...além do que facilita a defesa de um adversário que não está nada preocupado em recuperar bolas ou contra-atacar. A obsessão de fornecer Carrillo e Nani (sim são os mais competentes a transportar bola) faz muitas das vezes esquecer o papel de Adrien e João Mário...o que sem Slimani se torna numa táctica "cega". Montero não é o avançado melhor para esquemas que dão primazia à chegada à linha para cruzar - com Tanaka em campo resultou melhor - e se Slimani se "demorar" a regressar isto pode custar pontos à equipa.

Se Marco Silva quer potenciar Montero como finalizador, terá de avançar um dos médios para que este lhe transporte bola. João Mário mais subido pode não chegar frente a equipas como a de Coimbra que colocou sempre duas (âs vezes 3) linhas à frente da bola. Nani nessa função (tem mais capacidade de drible que JM) pode desbloquear muito melhor e foi testado inclusivé nesse papel em Manchester durante a 3ª época. Se bem me lembro até Mané pode fazê-lo. Mas terá de ser testada esta solução, antes de termos de depender do que faz Tanaka.

Fora esta questão "central" não houve grandes surpresas. Muito bem William (pôde estar sempre concentrado em atacar...o que ajudou). Muito bem Jefferson, um cavalo sempre a empurrar a equipa pelo seu flanco. A defesa não foi testada. Adrien e J.Mário cumpriram. Carrillo e Nani ficaram aquém do que têm feito (lá está o problema do excesso de jogo quando tinham tanta oposição). Montero quase passou ao lado do jogo (quem o pode culpar).

Acima de tudo os 3 pontos. Na falta de uma grande exibição, não faltou justiça no marcador. Podiam ter sido mais golos, mas também podia ter sido nenhum. Melhor assim. Segue-se o Arouca.

SL

1 comentário:

  1. Boa analise. Falta realmente quem entre pelo meio em tabela com o avançado. Penso que o tanaka poderia entrar mais cedo, pois com dois avançados o autocarro do academica furava um ou mais pneus, como foi o caso da falta de marcação no golo ao tanaka. Mais uma vez um árbitro muito habilidoso.

    ResponderEliminar