sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

17 JAN | 15h00 | MD de Alvalade

Quando foi pré-anunciada a próxima AG do Sporting, por coincidir com o pico da novela "Marco-Bruno"(disse-o aqui e na página de facebook) pareceu-me algo injustificada. A meu ver, mesmo que tivesse rescindido com o treinador, um presidente e uma direcção estão mandatados pelos sócios para agir em prol dos interesses do clube em todas as situações. Isso não significa provocar dano à instituição sem consequências, significa ter poder efectivo para agir, mesmo que seja na direcção contrária à opinião da maioria dos sócios.

Adoptar medidas impopulares faz parte do cardápio de uma direcção consciente e responsável. Se houvesse razão concreta e lógica para despedir Marco Silva, ela teria de ser comunicada aos sócios...mas sem prejuízo de acção correspondente. Chama-se a isso legitimidade democrática e penso que errar num campo ou outro (mesmo numa matéria tão delicada como é a escolha do treinador da equipa de futebol) não pode nunca ser o suficiente para a eliminar.

Custar-me-ia horrores ir a uma AG discutir "treinadores". Não é, não deve ser nunca matéria de plebiscito. É para isso que elegi os que lá estão e penso mesmo que no caso desta direcção há crédito suficiente para tal...BdC escolheu 2 treinadores até agora....ambos a meu ver, muito competentes. Hoje, mantendo-se a AG e retirada a polémica (ou quase) da agenda diária, penso de forma diferente.
Nas palavras do PMAG, Marta Soares, anuncia-se uma vontade de "escutar o clube" quanto ao programa da Direcção e sendo essa a razão principal, não podia ser mais a favor da mesma. "Ouvir" os sócios e debater com eles o futuro não é uma razão menor, é de todas a maior e melhor, fazem-se regularmente em qualquer empresa, família ou organização.

Pode servir para muito mais que discutir a actualidade, pode servir para falar sobre o futuro. Um clube que se projecta continuamente no dia seguinte não se "afoga" facilmente nas polémicas e guerras passadas, não vive de histórias, nem trabalha para justificar o que já fez...para mal dos nossos pecados esse tem sido o guião dos nossos últimos 20 anos e penso ser suficiente a auditoria em curso (e as suas consequências legais) para enterrar definitivamente o "croquete" na memória e aprender com os erros desse tipo de alimentação.

Por isso, no dia 17 de Janeiro, a partir das 15h00, no Multidesportivo de Alvalade lá estarei. Não quero votar em nada. Quero apenas ouvir, se achar que tenho algo relevante para acrescentar à conversa, quero falar. O que eu não quero, tenho a certeza, é ir "lavar roupa suja". Faço isso com os meus amigos sportinguistas, não o faço aos microfones ou perante as câmaras...mas seria curioso que os iluminados que passaram as últimas 3 semanas nesse tipo de actividade, se dessem ao trabalho de no local apropriado, este é o mais democrático de todos, colocar todas as dúvidas e ansiedades que a acção desta direcção lhes tem provocado.

SL

6 comentários:

  1. Por causa desta AG, o Sporting tem de receber o Rio Ave no Domingo à noite. Palhaços de merda. Estimo que lambuzam todos até fartar com as tretas do banhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comer muitos croquetes dá azia. Toma Rennie que isso passa.

      Eliminar
    2. "Comer muitos croquetes dá azia. Toma Rennie que isso passa."

      Outro com paralisia cerebral.

      Eliminar
    3. Como é que sabes que o jogo já não estava marcado para esse dia e hora?

      Eliminar
    4. O Sporting marcou a AG antes da Liga marcar a hora e a data dos jogos da próxima jornada. É sabido que em dia de AG não podem haver jogos porque a Assembleia pode prolongar-se até noite dentro. Por isso, uma vez que a AG foi marcada para Sábado 17, o Sporting só poderia jogar à sexta-feira ou ao Domingo, e assim a sua partida foi relegada para Domingo à noite, porque o benfica também joga no Domingo.

      Eliminar
  2. Aqui estão as provas: o comunicado da Liga, datado de 8/1/2015, e o comunicado do Sporting a marcar a AG, datado de 7/1/2015.

    http://www.ligaportugal.pt/media/47466/comunicado-oficial-194.pdf

    http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_agextra_070115_138313.asp

    ResponderEliminar