segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Os estados de alma

Há um ano atrás, depois de concluída a 15ª jornada, o benfica tinha 36 pts, o Sporting 34 e o porto 33. Agora, o benfica soma 40 (+4), o porto 34 (+1) e o Sporting 30 (-4). Ou seja, a diferença deste ano para o ano passado é um ou outro favor que certos tipos fizeram aos encarnados, os mesmos que num ou noutro jogo prejudicaram o Sporting. Há certas "verdades" que são facilmente esquecidas e que geram estados de alma muito convenientes.

Quem abrir um jornal ou assistir a um programa de paineleiros vai achar que o benfica tem uma super-equipa, que maravilha os adeptos e que transpira saúde futebolística a cada jogo que passa. Vai também imaginar que o porto é uma máquina de triturar adversários, que só aguarda pacientemente um deslize do rival encarnado para não dar hipótese a mais ninguém até ao final da liga. Vai finalmente tirar de letra que o Sporting passeia mau jogo, vive em crise permanente e que vai ter dificuldade em apurar-se para a Liga Europa.

Porém, a meu ver a realidade é bem distinta. Tivesse o Sporting a "sorte" de algumas arbitragens que calharam a encarnados em jogos mais complicados...e a tabela podia ser bem diferente. Não só a tabela, mas os tais estados de alma, que se constroem valorizando os pontos ganhos, mas esquecendo aquilo que as equipas mostram dentro de campo. Saiba o Sporting encontrar estabilidade na conquista dos 3 pontos, jornada a jornada e pode ser que ainda se alterem muitas das "certezas" que agora todos têm, mas ninguém as diz. 

As verdades de gaveta valem zero. Lá para Maio vão ser expressas...mas aí, para mim, valem ainda menos que zero. Quando JJ ajoelhou no dragão, choveram centenas de iluminados que "sempre viram" e "sempre disseram". Foi tão mentira nessa altura como agora. Eu tenho olhos na cara e digo há meses que o benfas não joga puto. O meu estado de alma não reflecte só o que diz a tabela de classificação. Que fique registado.

SL



3 comentários:

  1. A verdade é que no fim, a manterem-se as vergonhosas "cadeirinhas"...o que "vai contar" é a classificação final...
    Alguém, a não sermos nós e outros prejudicados...irão falar disso...

    Depois no fim o que se vai ver é a CS a bater palamas aos "34"...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não teria tanta certeza em relação aos 34. Nem aponto número nenhum, que dali nunca se sabe o que vai sair. Ainda vão descobrir uns quaisquer triangulares de verão com o carcavelinhos, o oriental e o atlético que entarão nas contas dos títulos. Aguardemos.

      Eliminar
  2. Comento este post só com uma pergunta: Há quantas décadas é que isto acontece no futebol português?!

    ResponderEliminar