quinta-feira, 22 de junho de 2017

Vergonha...é dizer pouco

Ontem foi dia de mais umas revelações desse imenso rol de podridão chamado #BenficaGate. Desta vez foram precisos apenas 2 e-mails (e meio) para gerar “pano para mangas” durante toda a próxima semana. E que mangas foram:

1/ O Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga (durante o mandato de Mário Figueiredo) endereçou a Pedro Guerra um arquivo de sms´s pessoais do então Presidente da FPF, Fernando Gomes.

2/ Nuno Cabral, à data delegado da Liga enviava a Pedro Guerra, detalhes comprometedores sobre a vida pessoal de alguns árbitros

3/ FJM deu a entender que consta dos e-mails em sua posse, esquemas de prostituição que envolvem responsáveis do Benfica

A gravidade destas acusações é…total. Primeiro, fica a noção clara que até o Presidente da FPF é vigiado “à lá KGB”, assim como é vasculhada toda a possibilidade de encontrar podres nas vidas de dirigentes e árbitros. Não sejamos ingénuos, isso só tem uma intenção - chantagear, ter poder de controle sobre as pessoas em causa, reduzindo a sua idoneidade, limitando o quadro das suas ações. Se isto não configura crime e coação desportiva, não sei o que raio quererá dizer então.
São evidentemente modus operandi típicos de uma qualquer máfia, comportamentos de quem não teme a justiça, seja ela criminal ou desportiva. São comportamentos de gente sem moral ou ética nenhuma para ocuparem qualquer cargo na FPF ou Liga. 

Vejo as redes sociais afectas ao clube encarnado a fugir a este tema, a escapar à reflexão mais óbvia de todas: estes são os dirigentes que querem ao comando do seu clube? São estes comportamentos passíveis de algum tipo de justificação ou defesa? Quanto mais tempo vão andar a fazer flashback’s para se convencerem a eles próprios que os dirigentes dos outros clubes são tão maus como os seus? Onde mora a vergonha? Para onde foi refundida a crítica ou o orgulho pela honestidade? Para debaixo do quê se varreu a “luta pela Verdade Desportiva” que tanto orgulhava a tantos adeptos do Benfica?

Chegou-se a um ponto onde até os próprios meios de comunicação temem investigar, revelar, reflectir sobre o #BenficaGate e estamos sobre o caso mais bombástico desde o Apito Dourado. Não haverá interesse público? Relevância desportiva? Magnitude criminal? O que leva a tantas redacções a permanecerem silenciadas, imóveis, alheadas de um dos casos mais graves de corrupção desportiva de sempre? E não me venham com a história da dúvida sobre a veracidade da prova. Com muito menos se escreveram bíblias nos jornais, se encheram semanas de airtime na rádio, se encheram painéis nas TV´s para dissecar todos os ângulos possíveis. 

Porquê? Pergunto-me tantas vezes sobre estes silêncios. Não têm vergonha, nojo, dignidade profissional? Ninguém é capaz de entender que muitos como eu estão a entender claramente o seu compromisso com alguma ordem ou interesse externo às suas obrigações como órgãos de comunicação social, como jornalistas, como cidadãos não pactuantes com crimes ou deformidades sociais? Vão suportar a mancha de terem fechado os olhos, tapado os ouvidos e a boca? O que isso dirá da sua autoridade para nos relatar eventos futuros?
Meus caros, não são só as instituições desportivas que estão em causa nesta bronca épica. A imprensa ou aquilo que para mais serve, também. Questiono, duvido, suspeito da lisura e independência de todos estes ditos analistas, cronistas e jornalistas. Pois se calam por uns e ladram a outros, para mim, não servem. Falta-lhes o mais importante, a isenção.

Noutro sentido, aguardo a posição da FPF, de Fernando Gomes, de Vieira, de tanta gente visada nesta quantidade de merda gigante que nos entra pela mente dentro. Estão todos a ficar atolados de trampa até ao pescoço e as desculpas esfarrapadas que mandam outros dizer colhe tanto ou tão pouco como a probabilidade de estarem inocentes do que lhes é imputado. Já vêm tarde as demissões. Já passou de prazo de validade a tomada de posição. Já é infinitamente tarde para achar que tudo vai ficar como dantes. 
Não. Isto atingiu o ponto em que só a PJ e o MP podem resolver e eu sei (todos sabem) qual seria o fim para estas personagens: tudo na cadeia! Tudo fora do desporto! 


Saudações Leoninas.

11 comentários:

  1. Vergonha é viver num país de acéfalos.

    ResponderEliminar
  2. Depois perguntamo-nos como são possiveis convocatórias com carradas de jogadores deste clube (corrupto) para as seleções mais jovens...e certos jogadores de certos clubes não têm direito a nada, mesmo que sejam campeões ou os melhores marcadores da competição. O futebol português perdeu completamente a sua credibilidade. Só com uma revolução na estrutura poderemos dar um passo à frente. Se tudo continuar igual, as suspeitas, o ódio e até mesmo a violência tomarão conta dos adeptos e por conseguinte, dos estádios portugueses. Será o principio duma tragédia!

    ResponderEliminar
  3. Javardeiro,

    Infelizmente quanto aos poderes político e judicial, um faliu e o outro disse que foi só ali comprar tabaco.

    As redacções, que poderiam ser pedra de toque para este caso, como haviam sido para tantos outros, há muito caíram no erro primário de hostilizar uma boa parte do público, agora, se tivessem um pingo de vergonha simplesmente deixaríam de ter pão.

    Aos jornalistas não posso pedir isenção. As questões afectivas estão sempre lá, sempre excitadíssimas nos seus subconscientes. Mas pedia, pelo menos, um pouco de honestidade.

    Entretanto, vamos assistindo ao desfilar deste prato de polvo, regado com sangria de frutos vermelhos e vinho do porto.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Benficaguei-te, assim é que se expressa essa merda...

    ResponderEliminar
  5. Como é que foi possível o fascismo em Portugal, Jav? Medo e esperança que nos calhasse um alguidar de merda mais pequeno que os dos vizinhos...

    mas de um país onde se acontece caíres e partir um braço, aparece logo alguem a dizer (com toda a sinceridade): ' podia ter sido pior e teres partido os dois... '

    diz-se a brincar, espero, Estado Lampiânico, mas a brincadeira está a chegar desconfortavelmente perto da realidade

    ResponderEliminar
  6. 1 - Interessa saber se o próprio F. Gomes tem conhecimento disto e, se sim, que medidas tomou?
    2 - Mais: impõe-se a DENÚNICA INTERNACIONAL deste Polvo/PIDE Lampiânicos: não esquecer que F. Gomes foi eleito para Comité Executivo da UEFA em março/2015 e este ano foi nomeado Vice-Presidente da UEFA.Se há algum clube com estes dados privados em seu poder (apenas estes?), obviamente que tem de ser dado conhecimento às instituições!
    3 - Não esquecer ainda que, por inerência, o F. Gomes vai ser, ou já é, Presidente do Conselho de Administração da empresa que gere a CHAMPIONS LEAGUE - seria esta a via que obenfica pensava usar para finalmente, ganhar uma CHAMPIONS?

    ResponderEliminar
  7. Neste momento este clube de merda está somente na expectativa, vendendo activos e pouco sólido no recrutamento a preencher as vagas dos que estão a desertar.

    Será que já sentem o cheiro da descida ao escalão ao nível da suas gente, primários ???
    Será que ao invés de uma Universidade terão que investir numa escola básica que permita invalidar o gene corrupto que flagela os pobres de "espírito" ???

    Todos sabiam a dimensão do excremento que padece atrocidade carnindense, mas este polvo bem temperado poderá vir a ter consequências devastadoras.

    Muito mais está por chegar

    ResponderEliminar
  8. o sms foi divulgado no CM logo em 2013 , mas mandem mais bojardas.

    Depois no mundo real é isto lagartada

    https://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=678753

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ok. Então desculpa lá porque se foi em 2013 já não tem mal nenhum

      Eliminar