quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Arrumando a casa

De Alvalade têm saído pelos últimos dias vários jogadores. A maior parte por empréstimo, 2 dispensas e apenas uma venda. Embora a situação de Capel não seja clara (não tem jogado, nem me lembro sequer de ter sido sequer convocado e pelo que consta não está lesionado) não será de esperar grandes alterações ao figurino do plantel principal. Isso é bom. Fazer encaixes financeiros é uma necessidade, mas qualquer pessoa imagina a dificuldade que seria encontrar na última semana de Janeiro um substituto a qualquer dos titulares.

Pode ainda haver surpresas até ao inicio de Fevereiro? Pode, claro. Mas todos sabemos como este "circo" funciona e não estão a sair aquelas "sondas" de empresário nos jornais ou as típicas entrevistas de alguém próximo do atleta que já está a par do interesse e coiso e tal. É normal que existam várias "perguntas" sobre jogadores...mas a posição do Sporting alterou-se no mercado...e a base negocial (especialmente nesta altura do ano) deverá chegar para afastar os "interesses exploratórios".

Numa operação de substituição o Sporting trocou Mauricio por Ewerton. Embora todos tenhamos esperança que venha a ser um acréscimo de valor, ainda é cedo para dizer se e quanto ficámos a ganhar com a troca (além do dinheiro que faz sempre falta). Os jornais falam de Carrillo, de Hassan e o inevitável Capel...mas sem qualquer objectividade ou "notícia"...é preciso encher jornais. Parece mais ou menos certo que há confiança em Tanaka o suficiente para "esperar" por Slimani...é um risco mas até agora não tem corrido mal e, verdade seja dita. no regresso de Slimani, mais um avançado seria um elemento redundante no plantel ou empurraria o "bem-amado" Tanaka para a equipa B.

A estrutura da equipa parece quase fechada. Rui Patricio e Boeck, Cedric e M.Lopes, Jefferson e Jonathan, Ewerton + Oliveira + Tobias e até ver Sarr (Rabia pode ocupar a vaga se o francês sair), William e Rosell. Adrien e Wallyson (que deve ultrapassar Slavchev se este ficar), João Mário + Gauld + A.Martins, Mané + Nani + Carrillo + Capel (ou Heldon, Podence pode ir entrando se nenhum destes ficar), Slimani + Montero + Tanaka.
A grande nuance será mesmo a luta entre Tobias e Ewerton pela vaga ao lado de Oliveira, quanto ao resto e fora lesões as prioridades da equipa estão bastante definidas.

Esgaio, Medeiros, Chaby e Fokobo são elementos da equipa B já com nome lançado em Alvalade, todos eles a precisar de um novo desafio e...vão tê-lo. Pelo que vi da Académica, Ricardo Esgaio vai ter bastante espaço para ganhar lugar na ala...isto porque não pode ser simultaneamente lateral, o Paulo Sérgio precisaria de ambos. Todos os outros vão sentir mais dificuldades para se afirmar. Medeiros, apesar do enorme talento vai ter de crescer bastante, o Arouca não é clube de notas artísticas. Fokobo precisa de ganhar disciplina posicional e Pedro Emanuel pode dar-lhe isso (não lhe conseguirá dar muito mais). Chaby tem de começar um processo de afirmação mais mental, o U.Madeira não seria uma escolha óbvia, mas o Sporting lá deve ter tido os seus motivos.

Pela quantidade de jogadores a abandonar a equipa B, podemos esperar alguma quebra (na já tímida carreira) na II Liga, algo que Zezinho e Rubio podem atenuar. Pelas movimentações que ocorreram, muitos dos espaços no plantel da equipa B deverão ser preenchidos de forma mais regular pelas "reservas" da equipa A (algo que já acontecia, mas pode ser aprofundado - Sarr, Slavchev, Rosell e Tanaka podem ser mais vezes chamados, especialmente quando a equipa B jogar depois da A). O que não pode mesmo acontecer é ficarem sem ritmo de jogo, pois a verdadeira fase de sobrecarga de jogos aproxima-se e as lesões são sempre inevitáveis.

SL




10 comentários:

  1. O tanaka não pode jogar na equipa B pelas regras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. poder até pode, podem estar na ficha de jogo 3 jogadores com mais de 23 anos

      Eliminar
  2. O Heldon parece que vai para o Marítimo por empréstimo, estão só a aguardar que chegue da CAN para confirmar... pelo menos é o peixe que se vende ai pela praça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Heldon faria muita falta a este marítimo. Vai ser complicado se fizer "estragos" quando nos defrontar. Além disso não tenho a certeza que o Marítimo pague na totalidade o vencimento do jogador

      Eliminar
  3. No regulamento diz que a idade é 16>23, mas que podem ser inscritos 3 jogadores por jogo acima dessa idade. Não vi limite de idade...mas vou tentar informar-me melhor desta questão. Sei que o Sporting deseja o aumento no nº de jogadores acima dos 23 anos...mas de resto confesso que pensava que qualquer jogador (p.e. Tanaka) podia actuar na B. Até ver assumo que possa estar engando

    ResponderEliminar
  4. tens também a questão, salvo erro, de um jogador que faz X jogos pela A já não pode jogar na B para evitar um reforço absurdo da equipa B em jogos mais complicados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa também faz parte do pacote que o Sporting quer ver alterado

      Eliminar
  5. Com a saida de Heldon, falta somente saber o que acontecerá com Geraldes ou M.Lopes ( um dos dois está a mais no plantel), Slavchev (nem na Taça da Liga parece ser opção) e Capel (não pode continuar muito mais nesta indefinição).

    Entretanto, para compensar estas saidas teriamos Wallyson, Gauld, talvez Podence.

    ResponderEliminar