quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

5 Pontos para a competição nº4

Ponto 1

Tenho de confessar que a Taça da Liga para mim vale tanto como uma Taça de Honra. É assim desde o célebre pénalti apitado por uma mão na bola de Pedro Silva que levaria uma final a desempate por penaltis. O caso do atraso do porto e outros que foram acontecendo foram chuva em cima de um piso molhado.

Mas, este ano, face à opção do Sporting em não fazer alinhar as suas primeiras figuras (um protesto que para já continua a não merecer qualquer contrição da Liga) a prova tem-me suscitado um interesse muito para além do que podia imaginar. Poder ver um best of das reservas + equipa B a mostrar o que vale perante equipas da I Liga é um privilégio, provavelmente o sonho de qualquer treinador como Marco Silva que gosta de jogar as mãos a todos os recursos disponíveis.

Antes de mais, estes jogos têm servido para testar jogadores, observar o seu potencial num exercício difícil, fazer parte de um melting pot não é o mesmo que mostrar o que se vale dentro de um contexto de uma equipa que treina e trabalha sempre junta. Esta Taça da Liga, para o Sporting é quase um enorme e valioso treino de captação para a equipa principal. Este ano Tobias e Gauld aproveitaram e já "foram dar o nome ao mister".

Num clube como o Sporting, que não tem vergonha da nacionalidade portuguesa ou de testar jogares que forma na Academia como figuras principais do seu onze, a Taça da Liga pode muito bem ser uma competição desenhada à sua medida. Não tem prémios financeiros que se note, não é valorizada pelos seus adeptos, tem uma fase grupos com 3 ou 4 jogos contra (normalmente) equipas da I Liga. Arrisco-me (sem risco nenhum) a dizer que o Sporting retirará mais benefícios que qualquer outro clube na prova, mesmo que nem sequer seja apurado para as meias-finais. A valorização de mercado que por exemplo deve ter tido Geraldes, M.Lopes, Tobias, Wallyson, Podence, Gauld ou Dramé se fosse quantificada…ultrapassaria largamente o prémio em dinheiro dado pela Liga ao vencedor.

Ponto 2 

Não é um acaso que apenas o Sporting tenha optado por um elenco totalmente secundário nesta Taça da Liga. As outras equipas podem "achar" que devem valorizar a prova com vista à sua conquista (uns porque fora o campeonato não têm mais nenhuma e outros porque têm demasiados jogadores no seu plantel) mas a grande verdade é o Sporting tem jogadores, treinador e direcção para isso. 

Ponto 3

A derrota frente ao Belenenses foi injusta e não existindo mérito nela, foi até certo ponto útil para mostrar aos jogadores que um jogo nunca está ganho antes do árbitro apitar para o seu final (muito menos durante a metade da primeira parte).

Ponto 4

Lentamente o porto regressa ao seu "fato do costume" de justificar tudo com as arbitragens, não vi o jogo frente ao Braga…mas seria capaz de apostar que o Sporting "conseguiu" ser muito mais prejudicado em Belém. O tom de contestação portista tem subido e não tarda nada (mais uma ou duas vitórias do benfica com colinho) temos um porto à beira de um ataque de nervos, ficará por saber se é "para adepto ver" ou se significará o início do fim da tal aliança

Ponto 5

Li num blog, desculpe-me o seu autor por não poder citá-lo, que Jesus valoriza agora a Taça da Liga quando passou 3 meses a desvalorizar a Champions. Eu acho que isso explica-nos muito do que é JJ…um grande treinador com uma mentalidade muito pequena. Forte entre os fracos, fraco entre os fortes.


SL 

PS - Que ninguém tema (se passarmos às meias) ir à Luz com esta equipa de reservas. Uma proeza no futebol depende muitas vezes do tanto quanto se quer ganhar e do pouco que significa perder. Por mim, estarei com estes miúdos aconteça o que acontecer.

6 comentários:

  1. Fantástico (mais uma vez) Javardeiro!
    O ponto 1 então é priceless, porque colocas em palavras tudo aquilo que eu penso. Até os meus olhos sorriram mal ia lendo cada palavrinha do ponto inicial ;).

    SL,
    Marco Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Só aqui nao estou de acordo e só mesmo nesta frase......"A derrota frente ao Belenenses foi injusta e não existindo mérito nela"
    O Belenenses teve o seu mérito ou então, houve um grande desmérito dos jogadores que ontem se apresentaram no jogo, para a segunda parte...........Sem ambição, sobranceiros !!!! Revejam pelo menos os golos... e vejam a postura dos jogadores. Pareciam mecos !!

    Perder? Derrota? Nem a feijoes.....
    Eu pessoalmente, nao consigo desculpabilizar levar com 3 batatas, após ter vantagem de 2 golos !!!!.
    O Belenenses nao é nenhum papao !!! Se estes jogadores querem fazer parte da história do Sporting Clube de Portugal, teem que mostrar, já nesta idade o que valem. ...
    Se nao sao capazes de dominar o Belenenses, como foram capazes de nos alegrar os coraçoes, em Guimarães????
    Nao houve garra de leão !! "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória"

    Viva o Sporting

    ResponderEliminar
  3. para quem começa por desvalorizar, menorizar e desprezar a Taça da Liga acabar a com o 'brilhantismo' do último parágrafo do ponto 1, é de rir, à gargalhada, até às lágrimas

    ResponderEliminar
  4. A derrota de ontem na taça lucílio teve mãozinha do árbitro. Como toda a gente viu (e até os 3 ex-árbitros do tribunal de O JOGO também viram) que o 1º e 3º golos do belenenses são ilegais. Não jogámos bem a 2ª parte, mas se não houvesse dedo do árbitro, chegaria para ganhar. A César o que é de César...SL

    ResponderEliminar
  5. "Eu acho que isso explica-nos muito do que é JJ…um grande treinador com uma mentalidade muito pequena. "

    Perdão? Um grande treinador? Ele bem sabe porque desvaloriza as competições europeias. É um fracasso de treinador que ganha campeonatos internos com dezenas de pontos oferecidos por árbitros que sabem o que têm que fazer para não terem problemas, que ganha facilmente a equipas de merda cujos treinadores, ou são do slb ou têm a secreta esperança de um dia, quem sabe, lá irem parar. Compare-se o trabalho de Leonardo Jardim com Bernardo Silva ou de Nuno Espírito Santo com André Gomes e veja-se o que seria deles a continuar com o Jesus. Chegou 2 vezes à final da Liga Europa? Também o Peseiro chegou à final, o Jaime Pacheco chegou às meias finais, o Manuel José, o Sá Pinto. So what?

    ResponderEliminar