quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Léxico para 2011/12

Aprender a falar dá jeito e nunca é tarde para re-aprender o significado das palavras. Para esta época seleccionei um mini-léxico que penso dará um certo jeito de articular. Considerem-se mais cultos no final deste post.

A - Arbitros

Aquele ser que tanto tenta parecer rigoroso, como a seguir não apita uma falta clara não tem sido nosso amigo, aquela tendência para ser barraqueiro noutros estádios e chegar a Alvalade a ter pena dos "coitadinhos" dos pequeninos já me começa a complicar com o sistema. Profissionalização? Porque não, alguns parecem-me bem profissionais  na aldrabiçe. Ah e tal, temos de respeitar os árbitros para que nos respeitem a nós...e a cena de se os defendermos e ajudarmos eles serão melhores para nós...a sério? É isso que temos visto?

B - Bilhética

Os preços dos bilhetes são pornograficamente caros. Acho ridículo o preço que se cobra por um jogo que dificilmente terá mais de 1 ou 2 golos e menos emoção que um documentário sobre malmequeres. A história da superlativa qualidade do treinador português é um conto de fodas, quantas vezes no final de um jogo nos perguntamos, mas esta equipa veio para jogar à bola? O show dita o preço do mesmo, no caso do nosso futebol está na categoria de um espectáculo dos Scorpions, toda gente sabe a merda que vai ver e ouvir, mas pronto mata-se saudades de quando íamos à bola e ficávamos felizes.

C - Calminha

Vejo muito leão a querer afiar demasiado as garras. Ficar sem elas é bem pior do que as ter ligeiramente rombas. Não tenhamos muita pressa a passar de equipa merdosa, para equipa fabulosa. Evita-se esgravatanço na psique em dias futuros.

D - Domingos

Ainda não ganhou nada. Mas vai ganhar, vai uma aposta?

E - Elitismo

É aquela doença grave que leva uma besta a achar que é melhor que as outras só porque tem uma gravata Pierre Cardin, conduz um Mercedes em ALD ou vai jantar com o cartão de crédito a restaurantes da moda. No nosso clube ainda existe muita mania. Somos diferentes dos outros, mas entre nós não há diferenças, ou não souberam que houve uma tal coisa chamada 25 de Abril?

F- Fundos

Não é aquele esquema do "dás-me agora que eu pago depois" mas anda lá perto. Desta vez as contratações têm mesmo de dar certo, não é senhor Godinho?

G - E por falar nele. Começou cheio de embalagem a comunicar por tudo quanto é sitio com microfone e câmaras. Confesso que vejo mais carisma numa marmota embalsamada, mas desde que escolha o pessoal certo para delegar podia lá estar um "papagaio louro"...tio, que me da igual

H - Honestidade

Bem que era hora de vestir a camisola da equipa esforçada. Aquela do candidato ao título roubavam-na à 4ª ou 5ª jornada, esta pode ser que resista mais tempo. É que ficar de tronco nu durante uma época inteira é mais do honestidade...é palermice.

I - Imaginação

Não há guito. Pois que se use o cérebro. Teremos de o fazer bem melhor do que os benfas ou os puertos, é que há muita distância para recuperar...foda-se, anos de Pal Sérgio e Carvalhal...foda-se "cava buracos".

J- Jóias

Muitos putos que não devem ser metidos na prateleira. A sério, muito diamante anda por aí aos pontapés, o Mourinho já apanhou um e acho que o Moyes apanhou outro...que belos generosos que somos....

K- Koala

Nos últimos anos temos sido pouco leões e mais Koalas. Não fazemos mais nada do que nos agarrarmos ao "pinheiro" e mascar folhas de eucalipto, e tudo a uma velocidade bem reduzida, para que o Orelhas e o Pinto nos fodam o esquema.

L- Lipoaspiração

O treinador do Nacional e agora do Guimarães quase patinava numa, mas no Sporting ou emagrecemos o tamanho da nossa incompetência ou quem patina somos nós...Pongolle...(?) what the fuck?!

M- Massa

Também conhecida por guito, argent, carcanhol, pilim. Sem ele podemos por a juba no prego que não dá para pagar  meia roda do jipe do Djaló. Queremos uma equipa fantástica, mas não somos nada fantásticos a pagar as cotas....e estou a falar para mais de 37 mil pessoas...vocês sabem que são...meus caralhos!

N- Ninguém

Era o número de sócios que devia ficar em casa em dia de jogo em Alvalade, faça-se um esforço e levante-se a peida do sofá, desconfio que se metade dos que dizem mal das cadeiras se sentassem em cima delas o estádio estava sempre cheio.

O- Oh que se foda!

Não é bem uma palavra, mas digo-a muitas vezes todos os anos antes de comprar a Gamebox. O que é que vocês querem? Fico desassossegado...

P- Património

No caso do Sporting somos nós os sócios e adeptos. Convém que ninguém se esqueça disso. Dedico esta palavra  ao nosso querido "inspector".

Q - Qualidade

Convém começar a vê-la em campo mais dia menos dia. Temos tempo, mas não é para andar a brincar aos Mendes.

R- Rubio

Já tivemos um Pinigol e já temos um Matigol, mas se querem saber a verdade....o melhor vai ser mesmo o Rubigol. Foda-se se nos jogos-treino o puto esmerou-se, quero ver quando for a doer. Oh Domingos não nos fodas o miudo! Deixa jogar quem marca....e o puto nasceu para a coisa.

S- Selecção

Não sei se alguém já reparou, mas no onze frente ao Luxemburgo havia 4 jogadores a jogar em Portugal, onde é que jogam? Onde? Ah pois é. Aos senhores da CS....afinal...

T- Tempo

É o que esta equipa mais precisa. É o que me parece que estamos menos dispostos a dar. Foda-se...calma caralho...

U- Ultras

Ou vocês se portam bem, ou alguém vai ter de "largar a mama" mais depressa. Estou sem paciência para as faixazinhas com recadinhos e outras merdinhas, mas vocês agora deram em consciência oficial do clube? Aquela merda na noite das eleições foi a gota de água que me fez entornar o wiske...foda-se que gentinha, onde é que andaram os vossos pais durante 19 anos da vossa existência?

V- Vitórias

Não são águias a descer dos céus e morder um bocado de borrego, isso é uma bimbice que os nossos amigos benfas gostam de ver sábado sim sábado não. Não vitórias são aquela gasolina preciosa que nos acende o zippo para fumar um cigarro no final do jogo e olhar para o lado, para o primo que é adepto do adversário e dizer "eu não te disse que ias levar na pá?" Fazem falta.

W- Wolfswinkel

Pode haver quem desconfie do puto. Mas da terra dos charros legais e "legais" não vêm só produtores da Endemol, há também jogadores e Ricky é miudo para ser um grande Liedson à moda dos países baixos. Baralhados com a comparação? Pois...ele também está. Deixemos o nosso "Mantorras" loiro de olho azul jogar.

X- Xiu!

É o que digo aos benfas e puertos. Quero lá saber que achem que são melhores. O caralho do orgulho do meu clube ninguém mo tira, muito menos com "fruta" ou "telefonemas".

Y- Yeah!

É o que exclama o adepto inglês depois de um golo. Eu gostava de ser muito "inglês" esta época. No ano passado estive demasiado calado...demasiado.

Z- Zero

É o número de troféus que o futebol tem amealhado. Convém focar esse número e não dispersar.

E pronto...cá está coltura...e da boa.

Fui!




3 comentários:

  1. Bom comentário, só é pena que esteja mesclado de uma linguagem não muito apropriada (eu sei esses palavrões todos há mais de 60 anos...mas não uso, aprendi a maneira de dizer o mesmo mas com linguagem para todas as idades...)...

    É do entusiasmo de se ser jovem, sportinguista e acreditar que desta é que vai ser...

    - Uma equipa para nos dar alegrias...!!

    Abraço de Leão para Leão...!!

    ResponderEliminar
  2. Oh que se foda, é excelente. Força Sporting!!

    ResponderEliminar
  3. É só para dizer que ADORO os teus posts... fantásticos!

    Está na minha lista de blogs obrigatórios para visitar diariamente :)

    ResponderEliminar