quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A importância de se chamar Tozé Marreco















Há nomes que só o de os dizer "cheira" logo a jogador. Maradona, Pelé, Beckenbauer, Rossi, Falcão, Damas, Futre. Depois existem outros menos sonoros, tipo Cristiano Ronaldo, Bobó, Rudolfo, Bandeirinha, Frasco. Na prateleira da infeliz oportunidade de um padrinho e na casualidade de um apelido familiar "alternativo" temos este - Tozé (já por si um banal diminutivo variante de Tonecas mas inspirando maturidade semelhante) Marreco (Foda.se! É um azar do caralho...)

A única satisfação do Tozé é que ainda podia ter saído pior. Ao menos não é um Quim Coxo, ou um Mané Vesgo, ou um Fanã Maneta. Mas se imaginarmos todas as contrariedades de se chamar Marreco no mundo do futebol, a tarefa parece mais ingrata do que ter de suportar o bafo do Toni num debate televisivo. Parece que já estou a ver um scout a perguntar a outro "Sabes quem é aquele miudo?" ao que este responde "Acho que é Marreco"...é foda.

Por aquilo que já me informei (tenho contactos privilegiados ao nível de um Janela...) o Tozé até é um excelente jogador. Daqueles que por uma razão ou por outra está a passar ao lado de uma carreira com mais notabilidade. Provavelmente a primeira é ter começado a jogar no Pampilhosa, com passagens pelo Mirandense, o Zwolle, o Mezdra, e o Servette de João Alves (outro amigo da pinga lampião) e a segunda, talvez até mais importante, a infelicidade de ter nome de deficiência física.

Não sei que é ou quem foram os seus empresários, mas pasmo-me de nunca ninguém ter recomendado a simples ideia de "Olha oh Tozé...secalhar deixavas esse apelido...assim...quer dizer...não punhas esse nome, sei lá...por exemplo só Tozé, ou Tozé Gouveia." É que o pior é mesmo que ao nosso estimado atleta nunca lhe ocorreu escolher aquele que é mesmo o seu último nome (Gouveia), preferindo o estigma do penúltimo - Marreco. É o caso mais parecido com aquela velha anedota do gajo que queria mudar de nome de João Merdas para Carlos Merdas.

Pois bem, mas que seja Marreco. É bom jogador e da próxima vez que ouvirem ou lerem este nome saibam que ao contrário do que o nome pode deixar transparecer, é muito pouco Tozé.

Pumba! (Fui)

1 comentário:

  1. fds ainda pensei q tivesses a falar do coxo do capel... vai mas é levar na bilha o marreco javardeiro, nao escreves um crl!

    ResponderEliminar