quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Desafirma Pereira

Não sou dos provincianos que torcem para que as equipas portuguesas se espetem em jogos europeus, acho isso a fina-flor da matarruanice. O que cada clube faz de bom nas competições europeias beneficia todos, eleva o nome do país e no meu cartão de cidadão diz Cidadão de Portugal e não Cidadão do Sporting. Posto isto, interessa dizer que não ficando preocupado, fiquei siderado ontem perante uma péssima exibição dos horácios.

Esta versão órfã, da equipa de Vilas Boas, é uma fotocópia a preto e branco e com tinteiros muito gastos, da super-equipa do ano passado. Empatar em casa e perder fora com os cipriotas é um sintoma grave de incompetência, bem expressa na análise do jogo feita por Vítor Pereira. O Happoel não é uma grande equipa, bem longe disso, o seus melhores jogadores não tinham lugar num Vitória de Setúbal e por mais que a imprensa se desfaça em elogios a Manduca ou a Hélio Pinto, a verdade é que os horácios estão naquela posição pouco agradável chamada “deep shit”.

A passagem aos oitavos é uma ilusão de óptica e mesmo o prémio de consolação da Liga Europa vai precisar de uma vitória fora frente ao Shaktar, o que pode ser mais do que complicado. É inexplicável a forma como os horácios têm tanta facilidade na Liga portuguesa e tanta dificuldade na Europa…será um problema mental dos jogadores tripeiros ou um problema mental dos adversários em Portugal? Seja qual for a resposta, é evidente que VP é o melhor treinador que Sporting e benfas poderiam desejar sentado no banco dos azuis. A teimosia do Pinto e os cheques em branco dos OCS só ajudam à festa.

Quando estes pobres horácios enfrentarem equipas que não devem vassalagem aos esquemas de “agrupamento” do Pinto, tenho a impressão que vão cair redondos, tal como as equipas sem “instrução primária” sempre caem. Esta equipa de VP é a coisa mais parecida com o Sporting de Paulo Sérgio que eu já vi. Mastiga o jogo em jogadas lentas, repete processos ofensivos ao ponto de auto-exasperação, não cria oportunidades de golo e sobretudo não tem um jogador de referência no ataque. Oxalá continue assim. Tenho pena pelo ranking europeu e pelos Paços de Ferreiras, Nacionais e outros que se “recusam” a ter competência para fazer metade do que uma modesta equipa cipriota fez em duas partidas.

Mas siga a festa então e deixem o VP trabalhar sossegadinho, a desmantelar lentamente a boa equipa que tiveram, ele está a ser exímio a tornar os horácios aquilo que sempre foram…portanto o homem certo, no lugar certo…na hora certa. Deus o conserve!

SL para Sacavém, terra de muito bom Sportinguista!

5 comentários:

  1. Javardeiro, és o maior! Os corruptos na liga portuguesa é como de jogassem à bola no quintal! Cerca de 3/4 do campeonato só têm de fazer cerca de 50 km ou menos p ir jogar, depois emprestam jogadores e treinadores ao leiria, setúbal, olhanense e claro, o amigo corrupto do nacional da madeira e só se engasgam na capital, por vezes, e com o marítimo, que foi o único clube no ultimo ano a tentar desmascar os tripas... E quase conseguiu, quase eheheh
    SL

    ResponderEliminar
  2. Eu também não sou dos que gostam que as equipas portuguesas percam lá fora. Epá, mas quando o Apoel marcou o 2º golo, nos descontos, dei por mim a gritar. Coisas do subconsciente, que não fui a tempo de reprimir. Quero é que eles se fecundem, galinholas e morcões, eu não me esqueço de como eles são quando estão todos sentados no café a ver os jogos internacionais do Sporting, a embruxar e a provocar. Atolem-se na shit!!
    SL

    ResponderEliminar
  3. Karl, quando referes leiria, setúbal, olhanense, nacional, esqueceste-te do mais "conas" em relação aos horácios....académica de coimbra. espero que VP fique lá mtos e bons anos...

    ResponderEliminar