Mais a norte, há uma cadeira de sonho, que vai dando uns pesadelos ao "substituto" que está cada vez mais perto de cair do assento. A sul moram dois treinadores que esperam a confirmação do trabalho que estão a fazer para rubricar contratos redigidos à muito tempo.
Jesus e Jesualdo, nem querem sair do clube, nem querem pressionar os presidente a darem-lhes um contrato, apenas por uma questão de cautela e inteligência. Se JJ perder a final da Liga Europa e por um acaso ainda perder a Liga, será mais ou menos óbvio que continuar no benfas seria meio caminho andado para na próxima época estar despedido. Mas ganhando o campeonato, pode sentar-se à mesa com um título no bolso e isso vale muito dinheiro.
Há quem diga que JJ quer ganhar uma verba, que os benfas não querem pagar. Há quem diga que já está o contrato assinado. Eu digo que o tipo não é material para o estrangeiro e que embora o Pintinho faça o jogo...também não quer ir para o porto. O Sporting não tem cheta, nem interesse em JJ, muito por culpa do bom trabalho de JF. Portanto, é fazer as contas.
Já o professor, pode não ter uma cadeira de sonho, mas parece gostar do desafio de Alvalade. Em fim de carreira, criar uma equipa de um monte de cacos, num clube hiper desorganizado, é em si mesmo uma Champions League, especialmente para quem já não desespera com títulos, capas de jornais ou contratos milionários em gigantes europeus.
Quem olha para o jogo do Sporting, vê muita evolução. A equipa ainda emperra que nem gente grande, tem grandes lacunas em todas as zonas do terreno, mas é mais agressiva, confiante e consistente. Com uma pré-época bem preparada e jogadas inteligentes e cirúrgicas no mercado, este Sporting (se não for desmantelado por motivos de finanças) pode bem lutar pelo acesso à Champions, sem a pressão de títulos por perto.
Quando se fala cada vez mais na permanência do professor em Alvalade, é bom lembrar que qualquer equipa jovem precisa de uma figura forte, um comando assertivo que passa organização e exige o crescimento que falta. Ao contrário do que pensava antes, JF tem sabido encarnar este personagem exemplarmente.
Aos adeptos que fantasiam com Bielsas ou coisas assim, é bom lembrar que não há dinheiro. Não há tempo, nem espaço para "arriscar" em projectos de treinadores sensação como o do Paços de Ferreira, Belenenses ou do Estoril. Faz sentido manter esta cadeira com o docente JF lá sentado, até porque há muito trabalho de casa já feito.
Seja o Sporting apurado ou não para a Liga Europa, a sensação que todos temos é que com JF a começar uma nova época, dificilmente a acabaremos com o sabor de tempo perdido que temos agora. Era bom que todos se concentrassem na construção do plantel. Até porque este verão vai ser animado.
SL
Excelente perspectiva! Parabéns! Assino por baixo.
ResponderEliminarSL
Uma análise cheia de bom senso e lucidez. Agora há que segurar e lapidar os diamantes da Academia e evitar que no futuro sejam outros a tirar proveito daquilo que é nosso. Vender só por bom preço.
ResponderEliminarTão necessário como manter as pedras base (a maior parte em crescimento...com as respectivas dores do mesmo...) é manter à frente da equipa, alguém com experiência, sabedoria e respeito... e francamente, não vislumbro ninguém melhor do que o actual treinador leonino...
ResponderEliminarCreio ser o Professor Jesualdo, a única coisa que podemos agradecer ao anterior presidente...
Há que poupar em tudo...para poder manter e criar uma equipa com futuro...para podermos voltar a acreditar (sem reservas...) no nosso Grande Amor...!!
Li hoje no CM (jornal que não me merece a mais pequena dose de credibilidade especialmente na maneira como trata as notícias relacionadas com o Sporting...), que Bruno Carvalho vai cortar nos mariscos e no champanhe que até aqui, parece ter sido o repasto ao intervalo, nos camarotes Vip de Alvalade...
Cortem em tudo o que seja supérfluo...
Mas "não cortem as pernas" ao Leão...(eu ia dizer não cortem as asas, mas isso "cheirava" a galinhas...)...
Força Sporting...!!!