sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Quem é quem na Festa Brava

O nosso (ainda) presidente não perde uma oportunidade para juntar mais lenha à imensa fogueira com que (por agora se aquece) se queimará um dia.


Com o seu currículo desportivo e financeiro aos comandos do clube, afirmar que é como um “toureiro” não é mau...é péssimo. Mesmo que cada um possa ver-se como lhe apetecer, a verdade é que o senhor Lopes está muito mais perto de ser touro (e nunca seria dos mais bravos).

E que belas lides estão a ser e já lhe foram feitas. Só um apanhado:

-       A tourada interminável das consultoras (há alguma que não esteja a trabalhar para o Sporting?)
-       A tourada dos árbitros (somos tratados abaixo de Farense)
-       A tourada dos bancos (não é brincadeira...eles mandam mesmo no clube!)
-       A tourada do PMAG (um presidente com tomates já tinha o posto na ordem)
-       A tourada dos treinadores (ter 3 treinadores a serem pagos ao mesmo tempo...que luxo!)
-       A tourada do PPC (aqui perdeu literalmente algumas “orelhas” e “rabos”)
-       A tourada do Orelhas (toda a gente mete o gajo no bolso menos...o GL)
-       A tourada das receitas da UEFA (como é possível termos ido para a uma lista negra deste género....como!?)
-       A tourada das claques (admitir que a JL não apoie o clube? Ah...e fica tudo bem?)
-       A tourada dos investidores (aqui quem dá tourada é GL...a todos nós)
-       A tourada do projecto (já perdi a conta às interpretações de algibeira do plano a 3 anos...)
-       A tourada das VMOCs (sim, mandar calar o gajo do catering é de homem, mas o que ele disse está errado? É que isso não é de macho...é de grunho)

Acho que chega...

SL

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

"Faltava-me um braço direito"

Diz Godinho Lopes sobre a oportunidade de ir buscar o Jesualdo. Mas não é verdade. Temo que o presidente leonino esteja a incorrer numa grave incorrecção. A parte do corpo que estava ausente não era o membro superior direito, era todo o cérebro, ou seja ambos os hemisférios.

O braço direito diz adeus ao dinheiro, marca os números dos bancos no telemóvel, segura a caneta com que se assinam contratos...portanto conclui-se que isso foi coisa que nunca lhe faltou. O que foi sempre omisso deste "corpo" directivo foi o julgamento e a ordem que se deram continuamente a todos os braços.

A não ser que existam por aqui braços ocultos que ainda se possam amputar, uns mais belgas que outros, o problema de Godinho não está na mão que amassa, mas na própria massa, a cinzenta, que por exemplo devia ter desconfiado de empresas com a profundidade literária de escolher uma designação como Businlog. 

O Sporting versão Lopes, é a reposição da história da maior parte dos filmes dos anos 50, em que um rapaz da aldeia que vem para a cidade e apaixona-se por prostitutas, entrega o pé-de-meia para ser espoliado  por burlões e claro...conta como amigos gente gananciosa que o usa e humilha sem qualquer tipo de escrúpulos.

No fim destes filmes, o "Candido" acaba por se revelar corajoso e com um arrependimento coletivo dos vilões sai por cima, conquista a beldade e descobre que está rico. Mas...para Godinho o final não será tão feliz. A coisa andará mais ao género de outros filmes com personagens com braços e pernas "emprestados". como Frankenstein, onde não se sabe bem quem é o maior "monstro"...se o criador, se a criatura.

Uma coisa é certa, enxovalhar Godinho Lopes passou a ser um campeonato à parte da época desportiva. E neste, não há lampião ou tripeiro que nos ganhe!

SL

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dorme que isso passa

É o que Vercauteren deve recomendar a alguém que parte uma perna. Digo isto porque, a julgar pela receita que "deu" para a melhoria de resultados, o Belga mostrou mais uma vez que está completamente desajustado à cultura desportiva latina.

Os latinos não são propriamente conhecidos por aproveitar férias para grandes sessões de introspecção e muito menos para debelar quebras de confiança. Se querem saber o que acho, os jogadores do Sporting virão para o resto do calendário da época exactamente iguais, senão piores. Por alturas de janeiro muitos já terão a certeza que terão de ficar pelo menos até julho num clube que mais parece um triturador de carreiras.

É verdade que não ganhar desmotiva e quebra fisicamente um atleta. Mas que alguém acredite que "folgas" resolvem problemas tácticos gravíssimos da equipa...isso já é outra conversa. A mim parece-me que quem precisa de aproveitar mesmo bem o Natal deve ser o próprio treinador. A equipa está perdida em campo e embora se veja um ligeiro indicio de vontade de criar qualquer coisa, a realidade é que o Sporting exibe-se de forma absurda, comete erros individuais e colectivos coisas que nem a equipas juniores se permite.

Não será aselhice dos jogares , mas há dois enganos crassos - Boulahrouz (uma nódoa) e Elias (já está há meses longe de Alvalade) e outras tantas batalhas perdidas - Jeffren e Izmailov. De resto, acho que foram demasiados maus treinadores para o que uma equipa pode aguentar. Para mim o problema mais grave da equipa chama-se "ambição"...e há muito que esta tem como objectivo abandonar o barco.

Quando Xandão e Dier são o jogador com mais garra em campo, está tudo disto sobre a disponibilidade dos atletas. Aquelas camisolas saem limpas dos jogos, nem uma lágrima, nem um carrinho, uma falta, nada...e o que me assusta é que alguém pense que isso vai mudar com as férias do Natal. Alguém se lembra do mês, mês e meio de que Vercautaren falava para por a equipa a jogar melhor? Pois está cada vez mais na mesma ou pior.

Não culpo os jogadores, o treinador belga, não culpo Oceano, não culpo Sá Pinto, nem Freitas, Duque ou Godinho Lopes, culpo todos. Se Jesualdo servir para aconselhar GL a contratar alguém que tenha mãos para o problema da equipa e a "vassourar" Elias, Boulahrouz, Jeffren, Izmailov, Bojinov e mais um ou dois... então já valerá todos os salários que irá auferir no Sporting.

Ainda hoje, frente ao Marítimo, Carrilho em 15 minutos fez mais que Jeffren em 75. Ou Dier que comandou Boulahrouz no jogo do Nacional, ou Esgaio que eclipsou Pranjic (quem disse que este rapaz era um bom médio centro devia estar com os copos, é na faixa que está bem)...enfim muitos enganos...muitos enganados. Uma equipa que não vai sair da mediocridade, não porque não queira, mas porque não sabe...e isso é culpa de quem? Pensem nisso. Melhor, aproveitem o Natal para pensar nisso.

SL

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Uma pergunta para o Sr. Lopes

Do blá blá todo que ouvi no Trio de Ataque hoje uma pergunta que ninguém fez ao Sr.Lopes...e essa foi:

"Acha que os Sportinguistas são atrasados mentais?"

É que todos os raciocínios do Sr. Lopes tiveram por base o principio de que os Sportinguistas não fazem a mais pequena ideia do que é o futebol. E é simples...depois de 100 milhões gastos...estamos a 2 pontos da descida de divisão, com uma equipa completamente desfeita, sócios completamente desmotivados, a imagem do clube completamente destruída.

Hoje o paradigma foi ir à Europa, é para aí o 4º objectivo definido...isto não é só patético...é faltar ao respeito de quem compra bilhetes e paga cotas. E este foi só um dos muitos paradigmas reconvertidos e remendados para fugir ao mais importante - a equipa joga zero e o terceiro treinador que escolheu vai pelo mesmo caminho dos anteriores. Isso no meu dicionário chama-se falhanço e serve pouco para me fazer acreditar no que poderá vir por aí.

Fala-se muito durante a semana, projectos, organogramas  redefinições, financiamento, investidores  e em campo, onde interessa, somos uma merda a jogar à bola. Apetece-me dizer ao Sr. Lopes:

"É o jogo, estúpido!"

SL

sábado, 15 de dezembro de 2012

Reflexões ao Intervalo

Estamos a perder 1-0 e bem com o Nacional, uma equipa que pensava estar ainda pior que nós. Estava enganado. Já começo a ter dificuldades em entender qual é a equipa da Liga que está pior que nós. Isto está a ficar demasiado sério para ser ignorado e tanto me faz se vamos ter 6 ou 7 treinadores numa época, 2 ou 3 direcções, a equipa B ou juniores a jogar pelos A. 

Tem é que ser feita alguma coisa. A equipa joga a passo, sem motivação, defende mal, ataca mal, perdem todos os sprints, todos os ressaltos, marcam mal zona e homem, não há linhas de posição, não há combinações nenhumas. 

A pergunta que eu faço é: o que é que Vercauteren trouxe à equipa do Sporting?
Para quem estiver com dificuldades em responder, eu simplifico - nada. E mais, assim vamos realmente descer de divisão. Sim, leram bem. vamos descer de divisão.

No início podíamos ser campeões, depois podíamos lutar pelo acesso directo à Champions, há duas semanas podíamos chegar ao 3º lugar, há uns dias podíamos chegar ao 4 ou 5º, depois deste jogo talvez possamos ficar na metade superior da tabela....e tudo isto sem ver um único sinal de melhora da equipa.

Já que ninguém se demite e acha que está a fazer um bom trabalho...eu acho que a brincadeira já vai longa. Isto tem de parar. Que raio de liderança permite que isto tenha chegado a este ponto?!? 

Para quem despediu Domingos e Sá Pinto...deveria ser peanuts despedir Vercauteren...e numa tendência para fazer tudo ao contrário...teremos de gramar com o Belga até ao fim, seja ele qual for. Mas eu cá vos digo que se perdermos este jogo...no próximo o machado já lá estará à espera....e esse é o grande problema do Sporting na gestão de GL....não se tomam boas decisões, tomam-se más e espera-se demasiado tempo pela certeza que são realmente más. Chama-se a isto hesitação.

SL

True Lyons

Com boas figuras em ambas as edições Next Gens, os juniores preparam-se em Singapura para disputar a final da Lyons Cup frente ao Liverpool depois de "despachar" o Man Utd por 4-1.
Podemos tresandar a incompetência nos seniores,  mas alguma coisa deve continuar a ser bem feita há tantos anos nas camadas jovens, para continuadamente gerar bons jogadores, muitos dos futuros titulares da Selecção Nacional.
Com um pouco de juízo e calma, talvez possamos descobrir que afinal o "ouro" esteve sempre dentro de casa e devagar devagarinho fazer a transição de uma equipa de estrangeiros caríssima que perde muito, para uma equipa maioritariamente "leonina" com alguns bons reforços, muito mais barata, que perca muito menos.
O pior é que isto é trabalho para gente com "mãozinhas" de veludo e tomates enormes...o que tem sido raro de ver numa direcção do Sporting.

É um sonho poder construir um modelo à Barcelona, um sonho descobrir o nosso Guardiola, mas ainda assim não é impossível, vale a pena tentar.

Parabéns aos miúdos.

SL

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Uma Pantera com os Copos

"O Benfica só perderia em Alvalade se jogasse com os júniores"

Pois é preciso estar rebentado com umas boas (ou más) garrafas de whisky para dizer uma coisa destas. Peço desculpa aos meus estimados leitores do blog por citar detritos humanos, mas há bazófias que me tiram do sério e este senhor, que foi um dia considerado o maior embaixador do futebol português (hoje em dia é apenas embaixador da ala de geriatria de dois hospitais da grande lisboa) anda a usar o Sporting para garantir que ninguém se esquece que ainda sabe formular palavras que não sejam "é só mais um", "vai mais um copinho" ou "eu não estou bêbado".

É claro que se o senhor Eusébio estivesse a ver o derby sóbrio, poderia ter visto que se Elias tivesse tido um pouco mais de pontaria, o Benfas tinha provavelmente saído de Alvalade derrotado. Mas, pronto temos de ter paciência com os velhotes e pela minha parte, da próxima vez que me cruzar com ele vou lhe pedir um autografo delicadamente, algo assim do género:

"Ena...eh...o senhor foi uma lenda! O melhor jogador português de todos os tempos!...assine aqui a minha multa da Emel...senhor Hilário! Que grande leão!"

SL

Podre

É o estado do poder em Alvalade.

Recuemos "à atrasado". Bettencourt apresenta demissão (por muito menos do que GL tem aguentado). Novas eleições há vista e várias listas são formadas. Uma por carolice, outra por utopia, uma por uma vontade férrea em chegar a uma presidência a todo o custo e outra por reacção sistémica a todas as outras.

O Zeferino foi um erro de casting, Baltazar um "yuppie maverick" de lição mal estudada, Abrantes Mendes o típico velhinho a transbordar de "eu bem avisei" e depois 3 candidaturas mais ou menos credíveis. Dias Ferreira, goste-se ou não do estilo, um general cheio de medalhas de sportinguismo que teve a tontice de achar que o "desavindo" Futre passava impune, Bruno de Carvalho o promissor wonder boy à lá Pinto da Costa com uns "ameaçadores" russos na carteira e por último uma troika de BES, Santander e Caixa comandada (ou comandante) de GL.

Confesso que me apeteceu usar da minha máquina de subverter realidade e transformar estas 3 listas numa super-candidatura com o melhor que havia nas 3. A saber: Freitas como director desportivo e Domingos treinador, Dias Ferreira como presidente e Bruno de Carvalho como testa de ferro no futebol da SAD. Ainda lá estariam hoje e com muito mais sucesso. Mas não era para ser assim.

A troika ganhou por uma unha negra e o "sistema" do Sporting manteve-se intacto. Voltando ao presente, paira no ar a ideia que GL não resistirá a uma Assembleia Geral que tenha como ponto demiti-lo. Os sócios que acreditaram nas promessas de reviravolta desta direcção já devem ter entendido por esta altura que a questão não é se GL vai ser demitido, mas sim quando vai ser demitido.

E todos devíamos pensar um pouco nisto: qual é a melhor altura para fazer GL "cair da cadeira"?

Agora? Em Abril? Em Junho?

Antes de irmos lá, convém ter uma coisa bem presente, o "sistema" dos "iluminados" do Sporting precisa de tempo e tudo o que está a acontecer hoje é reflexo dessa necessidade de voltar a convocar as Nobres Famílias e encontrar mais um "saco de gatos" que mantenha o clube e a SAD dentro da influência dos bancos, das consultorias, dos escritórios de advogados e outras esferas de interesse no clube.

Quando ouço gente a dizer "a estabilidade" ou a "credibilidade" do Sporting cheira-me imediatamente a lobby. O clube sem os bancos ficaria teso e há beira da ruína financeira. Mas como ficaria sem adeptos e sócios? Quem manda realmente no Sporting?

Voltando ao timing, o "sistema" do Sporting quer obviamente eleições o mais tarde possível, porque encontrar cromos novos e com reputação positiva  na aristocracia leonina é cada vez mais como procurar prostitutas virgens. É possível, mas levará muito tempo e preço a pagar muito elevado.
Mas a mim os bancos não me assustam e porque Abril ou Junho são tempos de grande decisões na preparação da próxima época, penso que quanto mais cedo acontecerem as "inevitáveis" eleições melhor.

Desenganem-se os que pensam que esta opinião é uma forma de apoio ao ex-futuro candidato Bruno de Carvalho...bem pelo contrário, serei apoiante de tudo, menos de candidaturas repetidas'. O Sporting precisa de gente nova e novas ideias, novo sangue. Mas não precisará mesmo nada de "patos bravos" a brincar aos presidentes. Não haverá por ai gente decente e com ambição que decida fazer uma lista?

SL


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Linha de muita água

2 pontos é o que dista o Sporting da Académica, já em zona de descida. 9 pontos para o Braga. 18 pontos para Porto e Benfica. Isto à 11ª jornada. O clube sem margem para investir e atolado em dividas.

Godinho Lopes foi eleito com a missão de aproximar o Sporting aos seus rivais, recuperar financeiramente a SAD e devolver o espírito leonino a uma organização afastada da sua base de apoio.

Os 2 primeiros objetivos falharam redondamente. No terceiro foi feito trabalho de mérito...mas convenhamos que chegar ao Natal sem a hipótese de lutar por qualquer título e em 11º lugar na Liga...foi trabalho inconsequente.

Penso que é evidente que todos os sportinguistas se estão nas tintas para uma "estabilidade" que protege não se sabe o quê ou quem. Os investidores vão ter medo de eleições? Pois que tenham e que vão investir noutros clubes. O meu precisa de nova alma. Esta que mal sobrevivia há semanas....hoje morreu.

SL


sábado, 8 de dezembro de 2012

Matar a Galinha

Não, não é o próximo derby, esse é apenas mais um jogo, 3 pontos para uma Liga que já está perdida há muito tempo e onde já só conseguimos acreditar em apanhar os pedreiros. O jogo desta época é outro. Não vai acontecer em nenhum relvado e muito menos vai passar na SportTV. Vai ser jogado nos telemoveis de gente com muito dinheiro empatado no clube, em 2 ou 3 reuniões entre as pessoas que gerem a divida do Sporting aos bancos.

A primeira mão está marcada já para os dias a seguir ao derby. Será a prova dos nove para investidores e credores, a medição do que pode ser este 4º modelo de GL. Um modelo manco, a precisar (como é habitual em GL deixam-se os prazos de decisão arrastar à espera que caiam vitórias do céu...) urgentemente de caras e vozes novas (director desportivo e adjunto que devolva oceano à B) para o futebol.

Há dois cenários em cima da mesa: um mau e o outro muito mau. No primeiro, o Sporting é obrigado a vender 3 ou 4 jogadores com mercado (Schaars, Jeffren, Izmailov, Carrilho), mas sem serem figuras de proa e não gastar um tusto em Janeiro e Agosto. O outro cenário é mais drástico, implica quase de certeza a venda de 1 ou 2 "astros" da constelação (Patricio e/ou Wolfs) e...adivinharam...não gastar um tusto em Janeiro e Agosto.

Vai depender da paciência dos nossos "parceiros de investimento" com a gestão de GL...e espero que seja bem maior que a que mostram os adeptos, bem maior. Se bem que uma coisa é certa...matar a galinha só vai dar para fazer uma canja, e isto é válido para muitos sentidos.

SL

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Só se estragou uma casa?

O que se passa com o Sporting B? É que já não dá para disfarçar mais. Oceano faz falta aquela equipa que de vitória em vitória, passou para de derrota em derrota, será coincidência apenas? Será que o Noddy sozinho vai enterrar aquilo tudo...?

SL

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

As “meninas” histéricas

Há por aí uns “senhores” com muitos cabelos brancos, com prestigiados bigodes e de carecas reluzentes que do alto do seu estatuto de “notáveis sportinguistas” usam e abusam de espaços de comunicações de grandes audiências para dar vazão ao seu distinto “achómetro”.

Numa altura onde o Sporting pouco justifica o seu estatuto no futebol, haverá muitas inseguranças pessoais que são revestidas finamente por uma camada de “opiniões pessoais” que me fazem nojo à noite e azia no dia seguinte.

Eu sou um anónimo adepto. A minha voz é de burro e raramente passa do chão, mas pelo menos digo o que quero, quando quero, mas sempre coloco o interesse do clube à frente do meu. Ficaria muito bem espalhar boatos, informações privilegiadas, criticas populistas ao meu ego de blogger, mas ficaria muito mal na minha consciência de adepto o resultado (por insignificante que seja) que isso teria para o clube.

Nada disto impede os “achantes” mediáticos de leão ao peito de dizer as maiores barbaridades, em espaços de suposta competência na análise desportiva. Desde defender treinadores medíocres até à exaustão, até “querer” vender jogadores que não lhes caíram no goto, há de tudo para todos os gostos.

Não vou ao ponto de ver com bons olhos impor-lhes uma “mordaça”, vivemos em liberdade e cada um diz o que lhe apetece, mas pelo amor da santa, tenham um pouco mais de juízo na hora de desbocar opiniões controversas. É muito apetitoso nesta altura apontar o dedo a Wolfswinkel, é também muito tonto. Para o bom e para o mau é o melhor avançado que temos e apesar de nos últimos jogos ter feito zero, a verdade é que está por chegar alguém que lhe faça sombra.

Mas seja o Wolfs (quando já foi Patrício recentemente e agora é o ai Jesus de todos) o Ínsua, o Elias ou outro qualquer o problema é que estas opiniões a única coisa que fazem mesmo é influenciar os adeptos (os que forem mesmo tontos) quanto à qualidade individual de cada jogador. Isso é uma tremenda imbecilidade. O problema do Sporting é colectivo e vaga atrás de vaga de jogadores novos, tem sido sempre o mesmo.

Não há uma gestão conhecedora e contínua no futebol do Sporting. A coisa é um entra e sai danado, onde é normal ter 3 ou 4 treinadores por época, onde é normal fazer e desfazer equipas todas as épocas. Esta histeria desmesurada começa sempre assim...este não serve, aquele também não, a defesa é uma merda, não temos um avançado de jeito....e pronto...fim da época e chega uma romaria de rescisões e entram jogadores com fundo ou sem fundo.

Começar do zero é o lema do Sporting. Regra geral falso, porque de tantos anos zero consecutivos....penso que já vamos no ano -6 ou -7...e mesmo assim ainda há gente que é “escutada” a pedir cabeças de jogadores e a querer “prendas novas”. É caso para dizer “foda-se” mas que é que vos disse que sabem alguma cosa de futebol?!

Posso não ser o Mourinho ou Guardiola, mas tenho olhos na cara para ver que o Wolfs nunca será um bola de ouro, mas para o nosso campeonato é mais que capaz de (com uma boa equipa por detrás) ser o melhor marcador durante muitas épocas.
Isso e que Elias é um médio fantástico (que ninguém ainda soube por no sitio certo com o papel à sua medida), ou que Ínsua precisa de um ala que “saia da frente” a atacar e que feche bem atrás a defender, ou que Viola precisa de arrancar mais perto da área, ou que Carrilho seria um 2º avançado fantástico (sem ter de vir das alas), ou que Xandão precisa de perder medo de fazer faltas, que Boulahrouz precisa do contrario do Brasileiro, etc...

O que estes bigodes poderiam ter dito (e aí sim veria conhecimento e coragem) era que Izmailov, Bojinov e Jeffren têm de sair já em Janeiro e que talvez não se perca nada em convocar eleições, mas não...

O que posso dizer ao senhor Oliveira e Costa e aos outros todos que têm (curiosamente) dado tantas opiniões sobre a qualidade de vários jogadores, é que se o Sporting vender o Wolfs por 10M ou menos (valor ridículo) e se por acaso o holandês em um ano valorize o dobro...vou fazer questão de mandar todos os meses uma carta ao senhor sempre com e apenas uma frase “Burro do Caralho! Muito Obrigado!”

Desculpem-me os leitores do blog que tenham mais uns anitos, mas...foda-se há uma geração de sportinguistas entre os 45 e os 65 anos que enterraram o clube em “estabilidades”, “seguranças”, “à Portos”, espero que arrumem as botas “desportivas” e que deixem uma nova geração mais aguerrida, informada, sim...mais disposta a arriscar no que não é óbvio, mas muito mais combativa e sem tentação a “copiar os vizinhos” dar ao clube um novo rumo. Ou melhor um rumo qualquer, porque já todo vimos que GL é mais um dos muitos “marinheiros” de costa que temos tido no leme.

Precisamos de ir ao mar alto, ir mais longe, mais fundo, para descobrir terras novas. Este continente de problemas, dividas e humilhações desportivas não vale a pena sustentar ou ter medo de destabilizar. Este barco está a ir ao fundo e a coisa já não vai lá com as rolhas de vitórias em derbys como antigamente.

SL

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tremer ou não tremer

Já ninguém se lembra, mas o Sporting não tem director desportivo. Quer-se dizer...tem...mas toda a gente já entendeu (mais pelo que não se vê e não se ouve) que é uma "cadeira vazia", uma espécie de espantalho para afastar o pardais mais críticos.

Isso não explica as derrotas, mas ajuda a entender o porquê de estarmos a viver o momento mais merdoso da nossa história. São mais de 100 anos e é verdade...GL e sus muchachos vão ficar célebres. Célebres por resultados epicamente maus, nas contas e nos resultados. Porque uma coisa, reflecte a outra. Porque o tractor e a colheita são a mesma coisa.

As humilhações da equipa em campo e as "tareias" de piadas de merda que os adeptos ouvem às Sextas ou às Segundas estão a atingir a normalidade, ou seja, é semana sim, semana sim. Entretanto a troika leonina, que é só um gajo, apagou-se e é Vercauteren que lá se diz "decepcionado" à sexta e "desapontado" à segunda, os jogadores (tirem o Rui Patricio dos flash interviews please! o rapaz tem 10  frases que repete trocando apenas a ordem) ficam "tristes" e confessam que sabem "o que se passou em campo" e prometem melhoras como eu prometo que vou ganhar o Euromilhões.

Isto passou o estado de "mau" e entrou definitivamente no estado "à beira do abismo". Ninguém recupera, melhora, cresce ou ultrapassa crises a jogar como ontem em Basileia. Não, é impossível. Só anda para trás, fica pior, estraga o que ainda está bom. O que é chato como o caralho quando imaginamos o que aí vem pela frente.

Neste momento os adeptos estão "derrotados" pela realidade. Se houve um lampejo de fé com a vitória com o Braga, desapareceu. E com ele veio a certeza de que o resto da época vai, mais coisa, menos coisa, ser exactamente igual. Porque o que já se entendeu no futebol do Sporting é que existe uma combinação tal de erros que seria preciso começar tudo de novo. Novo presidente, novo departamento, novos treinadores, novos jogadores.

Esta seria a fórmula que nos tiraria desta pocilga de incompetência bem rapidinho. Mas, azar dos azares, o Sporting não tem um chavo. O que até pode ser bom...é que com guito, sucessivas direcções apenas se limitaram a fazer o óbvio e com os resultados óbvios. Talvez agora, a imaginação vá um pouco mais longe...

Estando à beira do abismo, qualquer folha de papel pode empurrar GL para fora do clube. E não se pode dizer que o senhor não se pôs a jeito, ao imitar uma técnica de gestão que faria corar o próprio Abramovich.

Pela minha parte, mais uns jogos e mais umas humilhações e tanto me faz que esta direcção se aguente ou não, não me revejo em nada em muitas das decisões (ou falta delas) que o clube tomou para o seu futebol (treinadores, directores, jogadores)...mas para já parto do principio que embora o Boi não seja a direcção, esta tem o dever de por os Boys em linha. Quem diria que tanto se ia jogar num simples Moreirense-Sporting?

SL, trememos...muito, mas não caímos. Nunca.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O meu dedo à 1.00h - Figo Maduro

Filhos da Puta. Cabrões. Pernetas. Peseteros. Crápulas. Bananas. Paneleiros. Mercenários. Putas Finas. Merdosos. Meninos. Azelhas. Fracos. Medricas. Preguiçosos. Frouxos. Otários....a lista do que me apetece chamar àquela coisa que vestiu hoje as nossas camisolas em Basileia não tem fim.

Quase duas semanas de trabalho para esta estrondosa merda de jogo? Os suiços com 10 andavam a jogar ao meinho...e a desperdiçar oportunidades de golo!! Fomos mais humilhados hoje que com os 7-1 em Munique. Que merda de atitude foi aquela?! Estes gajos chamam-se a eles próprios profissionais?!!

Ficou hoje bem nítido que por pior que seja o treinador, o problema é a falta de amor próprio de grande parte dos jogadores, que sabem dizer tanto nos jornais, mas que não deixam nada no campo. Sim houve dois ou três que se esforçaram (Capel foi o que mais destaco) mas não chega "esperar" que o jogo corra de feição. Sofrer um golo todos sofrem...mas o que conta é o que se faz depois...e o Sporting fez zero para merecer outra coisa que não uma derrota.

Para quem ganha o que estes gajos ganham...fazem pouco mais do que passear medo e trapalhiçe nas quatro linhas....não pode ser! Não pode ser! Aquela camisola que vestem tem mais de 100 anos de orgulho, amor, muito suor e muito talento...não é digna do que todos vimos hoje! Alguém terá de "chamar" a estes mamões à razão...ou à emoção...ou ao caralho dos bolsos cheios que têm de milhões de euros à custa de um clube que não lhes merece nem um sinal de apego ou respeito.

Lá estarei hoje à 1.00 no Figo Maduro. Não me venham com merdas...algum sinal tem de ser dado! E uma vez que ninguém do clube quer apontar dedos...lá estarei para apontar o meu.

SL

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mitos e Lendias

Mito nº1

O plantel do Sporting é uma merda.

Não...não é. Está a jogar uma merda, o que não é a mesma coisa. É um plantel cheio de internacionais, de países como Holanda, Croácia, Espanha, Portugal, Argentina, Brasil, Peru, Suiça...enfim...nem todos primeiras linhas, mas apontem-me o clube português que as tem...

Mito nº2

O grande erro foi ter despedido Domingos

Errado. O grande erro está a ser cometido todos os dias, ao quer tudo feito num dia, num ano, tipo efeito miraculoso que torna tudo o que é incerto em "ouro". Domingos não teve tempo, Sá Pinto também não, ninguém tem. O grande erro foi termos achado que Domingos ia ser campeão na primeira época, qual tempo para montar uma equipa...

Mito nº3

O Sporting não tem uma presidência capaz, ao nível dos rivais

GL está começar a sua 2ª época, dificilmente começará uma terceira. Todos os Sportinguistas sabem isto e volto ao Mito nº2 para que entenda o "ciclo" merdoso de que não saímos nem queremos sair. Estamos a chegar ao ponto em que as nossas direcções duram menos que os treinadores no Porto. GL cometeu erros? Óbvio que sim. E depois? Quantos destes erros não seriam cometidos por nós no seu lugar? O presidente do Benfica vai para a 11ª época, o do Porto já perdi a conta....

Mito nº4

Vercauteren não vai resolver os problemas desta equipa

Porra o homem fez o 3º jogo, é um treinador estrangeiro na sua 1ª experiência a treinar "a sério" fora da Bélgica, herdou uma equipa destroçada, contratado por uma direcção fragilizada...não será ainda muito cedo para começar a fazer a cama ao homem?

Mito nº5

A Equipa B e os júniores nunca darão títulos ao Sporting.

Pois é...a pensar assim é que deixamos sair os nossos míudos por tuta-e-meia e não vemos por exemplo qual é a base da nossa Selecção Nacional. O Sporting nunca será o Bilbao, mas também não devemos desperdiçar aquilo que formamos para contratar (30 vezes mais caro) lá fora, o que podemos construir dentro de casa. A matéria prima está lá. Dizem "Ah...mas o Sporting nunca poderia aguentar Nani´s e Ronaldo´s"...pois não. Mas podia vender apenas por valores que não nos envergonhassem passados alguns anos. Onde estaria o nosso défice...se tivéssemos vendido todos os atletas (que agora brilham por outros clubes) pelos valores que mereciam ter sido vendidos?

Estes mitos e mais alguns pairam nos media, nas bocas dos palhaços do nossos rivais. O pior...é mesmo que já ouço e leio Sportinguistas a dar voz a esta trampa...estas lendias passam de cabeça em cabeça e ninguém para de coçar para pensar "onde é que isto teve origem"?

Pois eu digo-vos. Há muito "piolhoso" por aí na imprensa que adora o "drama negro do Sporting" e que tem barrigadas de riso ao ver que não há merda de mito que não pegue...papamos tudo...tudo e ainda agradecemos....

SL


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O dedo na ferida

Confesso que me estou positivamente a cagar para o que fazem os dedos do Wolfswinkel, especialmente depois de marcar golos. Não tenho a certeza que tenha sido o que muita gente quer que seja e ainda tenho menos certeza que a ser não tenha sido totalmente justificado. Duma forma mais simples - Estou-me a cagar.

Para os que tocaram a rebate os sinos da indisciplina, convém lembrar a esses "tradicionais" da cartilha que só há um caso de indisciplina quando é factual que um jogador tenha intencionalmente desrespeitado regras de conduta do clube ou desrespeitado o público. Sem certezas, não há caso, por muito que o Record gostaria que houvesse.

Não se preocupem as Virgens ofendidas com os vislumbres de manguitos, digo eu - não há nenhum sportinguista que se tenha chocado com o suposto gesto na hora, nem depois, nem daqui a 2 anos. Não...não quando há tanta coisa muito mais grave para que nos choquemos. O holandês é um miúdo dedicado, respeitador, trabalhador e não é por um suposto "alívio" impensado que o sangue deve jorrar...que o multem se for o caso...uns quantos milhares de euros se for o caso...umas quantas caralhadas em belga, se for o caso...

Sobretudo ninguém se desfoque do principal, que é, temos de ganhar jogos....e assim de repente, tirando o Wolfswinkel...goleadores...uau...nada. Pois é nem um Ghilas, nem um Wilson Eduardo (2 golos aos gajos dos colchões)...e o Betinho ainda tão..."betinho".

SL

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Refundação ou Refundição

Muito se fala que o Sporting tem de ser refundado. Sempre que ouço falar em "re" qualquer coisa relativo ao Sporting, fico com uma urticária brutal. O clube nos últimos anos tem andado de "re" em "re", renegociou, reformulou, reconstruiu, reabilitou, reaproximou, reagiu, reclamou e...depois de tudo...repetiu sempre o mesmo resultado...rien.

Quando se usa o verbo refundar, presumo que estamos todos a pensar no mesmo, ou seja, pessoas novas, políticas novas, modelos novos, mas estaremos a falar de um clube novo? É porque na história das revoluções....dá-se tempo à coisa e tudo volta, mais ou menos, a mesma merda que sempre foi. Socialmente, não se mudam realidades de um dia para o outro, e muito menos só com boa vontade.

Portanto, a pergunta é mesmo o que querem os "refundadores" no Sporting?

Se a resposta for: mudar a direcção. Então para quê chavões tão "caros" e "pomposos" quando apenas se quer "mudar as moscas". Para esse tipo de "refundação" por favor usem e abusem das assembleias gerais ou extraordinárias, recolham assinaturas, proponham alterações, impugnem a direcção, façam lá o caralho a sete...mas por favor, na hora de mostrar os tomates, não se ponham debaixo das saias dos "carolas" do costume....é que isso não é refundar o clube...é apenas "refundir" o que já lá está.

Se alguém estiver disponível para apresentar UMA IDEIA que seja para um novo Sporting, então aí salto para esse barco na hora....mas assim...assim não...refundar uma coisa que tem mais de 100 de vida não se faz ao ritmo de uma sandes de corato e ao sabor de uma mini, faz-se à séria, com os colhões que é preciso para dizer "estas são as ideias, seriam aplicadas desta forma, neste tempo e com este dinheiro"...isso sim, é levar a coisa a peito, isso sim é sério e pode ajudar o clube a sair do fosso de merda que anda a cavar....isso sim é refundar o Sporting. Mas onde é que andam estes gajos? Onde?

SL


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ir em "cantigas"

Se o senhor Carvalho está tão convicto que é urgente marcar novas eleições que nos explique em que é que isso vai resolver os problemas desportivos e financeiros do clube. Mas é explicar à séria e não usar daquelas máximas democráticas sobre “legitimidade” ou os blá blás do costumes sobre “projectos” ou a falta deles.


É que já estou a ficar farto de “pedidos de eleições” a cada derrota ou movimento financeiro. Não vejo como isso vai fazer com que o Wofswinkel acerte nas redes, aparecer novos investidores ou os bancos aceitem renegociar a dívida. Bem pelo contrario. Esta 3 vertentes muito possivelmente iriam ser ainda mais “abanadas”, discutidas em praça pública, isso daria orgasmos à imprensa e aos que pretendem derrubar por derrubar, mas ficaria tudo na mesma ou pior.

Mas se o senhor Carvalho quer mesmo por o Sporting em primeiro lugar, que comece hoje mesmo a construir um modelo alternativo de financiamento, sustentado e realizável, comece hoje mesmo a construir um modelo de organização desportiva coerente e com uma timeline definida. Daqui por uns meses e depois de muito, mas mesmo muito trabalho, que nos apresente os resultados. Isso sim seria um favor que faria ao clube e quem sabe não encontraríamos todos no seu novo modelo a razão para haver novas eleições, a razão para lhe ceder o nosso voto.

Assim...à deputado...mandando verdes para apanhar maduras, o que posse aconselhar ao senhor Carvalho é que reze por vitórias e esteja caladinho, que é o que a maior parte dos outros sportinguistas estão a fazer nesta altura. Isto não é um apoio a GL, é apenas a opinião de um sportinguista farto pelos cabelos das mesmas “cantigas”.

SL

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Des...Motivação

A equipa está no fundo do poço. Quando o Izmailov joga o jogo inteiro, o Jeffren foi o melhor jogador da equipa e o Patrício não fez uma defesa....isso pode significar o Paraíso ou o Inferno. Neste caso a hipótese verdadeira é mesmo a última. A nossa equipa está completamente esturricada! E não são os pés, os joelhos ou as pernas...é mesmo a cabeça.


Já joguei à bola e já tive mais de 6 jogos a perder e sei que por esta altura, vestir o equipamento já custa, quanto mais ganhar um jogo. Nada sai bem e parece que ao adversário tudo é fácil. “Somos uma merda” é uma frase que dizemos 45 vezes a nós próprios durante os 90 minutos. Não se dividem bolas com garra, não se arrisca num passe de mais de 20 metros, corre-se enquanto a bola está perto de nós....a isto chama-se desmotivação.

Não há nenhum mistério, nem é difícil entender o que afecta o Sporting. O difícil é mesmo ultrapassar a coisa e sair das brasas quentes e mortalmente confortáveis das derrotas. É que se chega a um ponto em que se para de lutar e todas as opções drásticas são vistas com bons olhos...tipo “vou jogar para outro lado” ou “que se fodam estes gajos” e ainda “quem me dera estar lesionado”.

Claro que há uma grande diferença. Eu quando jogava, recebia uma boleia num autocarro decrépito, uma sandes e um sumo. Estes jogadores recebem muitas dezenas de milhares de euros. Mas se o ordenado é diferente o problema é o mesmo.

Como resolver?

Não sei e aposto que nem o Mourinho sabe. Uma sucessão de vitórias e uma sucessão de derrotas são objectos “vivos” que são muito complicados de parar e de explicar. Mas quando se ganha, também não se perde muito tempo a pensar nisso...quando se perde parece que nada há para pensar senão nisso.

Pode-se então dizer que o Sporting mergulhou num padrão psicológico, uma psicose.
Não dá para comer, descansar, não dá para concentrar ou relaxar...e isso afecta os treinos, os jogos, a vida privada de cada jogador e torna-se portanto cada vez mais imune à ”cura”.

Psicólogos, terapeutas, psiquiatras...não há nenhum ilustre doutor que passe umas boas horas com estes jogadores? É que já não vamos lá com eleições, chicotadas, pedradas ou outros tipos de “pressão psicológica”

SL

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Falar é barato

Desde que chegou a Alvalade, Vercauteren já deu uma dezena de declarações, duas ou três entrevistas e muitas tiradas nas capas do jornais. Isto é o Sporting. A curiosidade é muita e há que “vender” o novo treinador aos adeptos. Mas esta é a pior forma. O treinador não é um queijo que anda de supermercado em supermercado a dar amostras, nem um telemóvel que vai toda a gente à loja experimentar.


Para mim o sr.Vercauteren dava uma entrevista ao jornal do Sporting e ia à conferencia de imprensa no lançamento do jogo no Bonfim. Ponto final. Para quê tanta conversa, quando o trabalho está todo por fazer? Mas...enfim...a culpa não é do belga, alguém no clube deve ter ignorado a regra “quanto mais falas mais te enganas” e cá vai disto...é Vercauteren em todo o lado, a toda a hora.

Era do maior bom sendo que, com uma equipa a roçar a mediocridade, quem entrasse fosse de mansinho, passo a passo, tentando mudar a forma da equipa e depois sim com alguns bons resultados...a media party. Agora, desta forma, resta rezar para que tudo corra bem...ou o estado de graça acaba depressa. Ninguém gosta de um fala-barato.

SL

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Incompetência

Tudo....tudo o que está acontecer no Sporting não se resolve apontando dedos ou acusando, medindo com fita métrica a extensão das responsabilidades. Resolve-se sim, arregaçando os tomates, as mangas e outros sinónimos de masculinidade. 

Quantas vezes nas peladas de juventude e depois de uma cacetada à má fila não ouvimos a frase "o futebol não é para meninas!". Pois é, das duas uma, ou saíamos do campo agarrados à perna e de lágrimas nos olhos, ou coxeávamos uns segundos e à primeira oportunidade devolvíamos o mimo. 

Leio que quase toda a gente acusa os jogadores, pois eu digo-vos que um grupo de quase 30 gajos, com pouco em comum, que se conhecem mal, de várias idades e mentalidades, este grupo precisa de liderança. Liderança com competência para os por no sitio certo, a pensar e fazer as coisas certas. 

Isto não tem nada de extraordinário. Mas não é qualquer um que o faz. O problema é que no Sporting se acha que qualquer um pode ser um grande treinador. Que os Mourinhos nascem atrás das pedras ou a Academia produz Paulo Bentos de 6 em 6 meses.

O que o Sporting precisa é:

Um vice-presidente competente.
Um director desportivo competente.
Um treinador competente.
Um treinador-adjunto competente.
Preparador e fisioterapeuta competentes.

O resto é conversa. Esta equipa vale 20 vezes mais que o que produz hoje. Venham lá com as análises de merda, vende-se tudo, contrate-se tudo outra vez, não tenho pachorra. É sempre a mesma asneira. Só vos digo isto:

"Ser do Sporting não é para meninas"

SL

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Leão ou Camelo?


Este deserto está difícil de atravessar...sinto-me como um camelo!

Até nas profundezas da floresta amazónica os índios se questionavam quanto à demora de substituir Sá Pinto no Sporting. A razão era simples. Quando deixo um esfregão fora é porque tenho outro para o substituir. Mas no Sporting não. A louça ficou por lavar, os pratos sujos ficaram no lava-louças enquanto GL andava à procura do supermercado mais barato para ir comprar o esfregão. Quando finalmente o comprou, foi para casa e antes de meter mãos à obra ainda foi fazer uma mija. Foi que bastou...agora o lava-louças está cheio de moscas e vai ser preciso uma máscara para suportar o pivete a podre.


O resultado da palermice desta direcção em andar a brincar aos perfis e aos “já está identificado” é este: fora da taça; fora da Europa; fora do título. Resta a taça do Lucílio e a esperança de ficar à frente de um Braga que parece astronomicamente melhor que nós. Ou seja, a época acabou ontem.

Quando GL afirmou que estava a tentar criar as melhores condições para o próximo treinador, ninguém adivinhava que isso seria feito da pior forma – Vercautern não tem nada para ganhar a não ser por a equipa a jogar um futebol decente e ficar no mínimo em 5º lugar na Liga, o que sem pressão absolutamente nenhuma, deve ser muito mais fácil.

Há 3 coisas evidentes neste Sporting:

1- Os jogadores são bons. Jeffren, Izmailov e Elias tem de sair o quanto antes. Os dois primeiros porque não rendem nada (um por lesão cerebral ou outro por física) e o brasileiro porque...o jogador mais caro da equipa não pode nunca ficar no banco.  

2- Os dirigentes são uma nódoa.

3- Os adeptos estão fartos de incompetência.

Façam vocês as contas...

SL

PS: A culpa não é dele, mas o nosso Oceano tem 4 jogos...4 derrotas! Contra factos não há argumentos (com um Manuel Fernandes ali à mão...é preciso ser camelo!!!)   

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O menino guloso

Vamos lá descontrair um pouco que esta vida de sportinguista está a dar cabo de mim.


E nada melhor para relaxar e rir um bocado que analisar as promessas eleitorais do Orelhas. Quando todos já achavam que o homem tida adoptado um estilo mais sofisticado, low profile, com cenas do tipo “temos de vender jogadores face à crise” e coisa e tal...eis que em plena campanha volta o LFV a ser o que era....agora ainda com mais basófia.

Então nos próximos 4 anos, o Orelhas promete 3 campeonatos. Vá lá, deixou um para o resto da malta, não se pode dizer que foi garganeiro. Há só um problema, quem costuma fazer este tipo de registos está um pouco mais a Norte e não consta que o Pintinho goste de fazer jeitos aos benfas. Portanto é pura fezada para animar a malta. Mas não ficou por aqui, promete uma final europeia e 50 títulos nas modalidades durante o próximo mandato.

Das duas uma, ou o Orelhas é um aldrabão sem escrúpulos que promete tudo para não sair do poleiro, ou todos nós somos uns otários que não conseguimos acompanhar o espírito visionário e competentíssimo de Vieira. Acho que todos sabemos qual é a hipótese mais certa...

Mas, quem decide são mesmo os benfas, que com tantas promessas de encher a barriga lá irão depositar o voto na lista do ex-sócio de Sporting e Porto. Daqui a uns anos ninguém se lembrará destas “contas” e os únicos números que vão ver à frente, e depois de uma auditoria à séria, são os milhões de buraco à lá BPN que o Orelhas vai deixar de prenda..

É que desde que o senhor Vieira é presidente do benfas, o clube cor-de-nariz-de-palhaço é o que mais gasta todos os anos, mais que o Porto, bem mais que o Sporting....e apesar de toda a gente dizer que é o clube com mais receitas, estou longe de acreditar que essa vantagem é tão evidente. Alguém que faça contas aos jogadores e treinadores que o benfas comprou e vendeu durante os seus mandatos e há qualquer coisa que não bate certo...qualquer coisa muito grande...qualquer coisa que fez com que o cansado e apagado LFV decidisse cumprir mais um mandato, quando toda a gente sabe que quem vai ser presidente é o Moniz.

Os benfas que se vão rindo da nossa crise....eles que aproveitem bem...daqui uns tempos vamos apanhá-los na curva a chorar a penúria e as promessas do “evadido” Orelhas. E o que ainda é pior é que há gente que acredita que este tipo de presidentes só mente de vez em quando, pois a ver vamos como diz o cego....a ver vamos.

SL

PS – Se os benfas imaginam que o Oliveirinha vai cair nessa da Benfica TV transmitir os jogos do clube em casa...tirem daí as ideias...já é prá aí o 4º ou 5º bluff que o Orelhas tenta e este é apenas mais uma história da Carochinha.  Já vi este filme antes e o que acontece no fim é que os benfas ainda recebem menos do que a proposta inicial...tipo castigo dado ao menino guloso.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cá está o homem

Podia ter sido um Donut, um Suspiro, uma bola de Berlim, uma Goiaba velha e seca, mas não, Godinho deu-nos uma bolacha Belga. Dizem que é dura e que parte os dentes se trincada com muita força, dizem também que causa acidez no estomago a vedetas e craques. Eu digo que já é muito bom termos alguma coisa para comer. Sempre é melhor que andar a soro.

Agora só falta esperar 2 jogos (!) para o homem começar a treinar...(porque carga de água?!...godinhices....)

Talvez agora deixem o Sporting em paz, a cuidar da sua vidinha e olhem um pouco para as eleições dos benfas ou para os resultados financeiros absurdos dos tripeiros (...ninguém sequer questionou como é que é possível a máquina de fazer dinheiro estar a dar prejuízo...que imprensa miserável que temos!)

Boa Sorte Oh Belga! (daqui a dois jogos...)

PS - Ufffa....livrámo-nos do Scolari


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Onde vais Godinho?

Demissões, despedimentos. Derrotas. Desmoralização. Desperdício e descontrole. Desgoverno e desrespeito, desnorte e destruição. Destituição, desvalorização, despesa. Dor.

SL

Beco

Toda a rapaziada da Direcção do Sporting está num beco, à sua frente está praticamente toda a gente. Imprensa, adeptos, opinadores. e o caralho a sete saltaram que nem molas depois da estúpida mas previsivel eliminação em Moreira de Cónegos.

Está por um fio o status quo. E não era preciso. Bastava ter usado uma coisa que se chama "senso-comum".

Depois de toda a gente ter visto (inclusive o pató do Paulo Sousa) o estado imprestável da nossa equipa, era óbvio que Sá Pinto iria precisar de toda uma época para encontrar a saída para os maus resultados. Havia essa época? Não, pensou GL e sus muchachos. Mas qual era a alternativa assim que se despedisse o Coração de Leão?

Aqui a porca torceu mesmo o rabo. O senso-comum diria que seria preciso um "doutor" mais rodado para curar a doença. E olhando para os treinadores portugueses...era óbvio que tinha de ser estrangeiro.
Mas o que aconteceu foi ainda mais ridiculo do que alguém podia esperar. Oceano.

Portanto, de um médico inexperiente, passamos para um estagiário. E já lá vão duas semanas, sem fim de pesadelo à vista. Entretanto a equipa encontra-se cada vez mais perdida e apesar dos discursos de motivação de trazer por casa...está à vista que o Sporting passou há muito tempo o estado de crise...estamos no estado de choque.

A meu ver, só há dois caminhos para serem tomados e é hiper-urgente alguém tomar uma decisão.

1/ O Sporting redefine o seu posicionamento, assumindo a ruptura financeira das suas finanças e manifestando total e incondicional aposta em Oceano até ao fim da época.
2/ Nos próximos dias é apresentado um treinador de méritos comprovados.

Doutra forma, o clube não terá apoio de ninguém, pois é dificil alguém saltar para um barco à deriva quando nem sequer sabe em que parte do rio é que está. O isolamento da direcção está a estrangular o clube e a cada dia que passa é maior o fosso entre todos.

As declarações já não valem nada. Nem da direcção, nem dos criticos à direcção. No Sporting fala-se demais e faz-se muito pouco,

SL

domingo, 21 de outubro de 2012

A quem é que devo agradecer?

Gostaria de agradecer publicamente à alminha (secalhar não foi só uma) que teve a brilhante ideia de deixar o Oceano como sentinela à frente da equipa, enquanto tranquilamente e sem a menor pressa se escolhe um treinador. Não sei se o Oceano é bom treinador, aposto que ninguém no mundo saberá e é esta a questão. A verdade nua e crua é que o poço sem fundo onde mergulhou esta equipa não está para treinadores iniciantes como Oceano.

O truque Paulo Bento não está a resultar minimamente e Oceano está a resolver tantos problemas como Sá Pinto. Nenhuns. Oiço comentadores a destacar a vontade dos jogadores do Sporting em não desistirem de empatar e levar o jogo a penaltis? What?!! Temos as expectativas assim tão baixas?! Vitórias morais frente ao Moreirense? Tenham juizo.

Só há uma esperança para salvar esta equipa do Sporting. Ela chama-se - treinador. E GL pode fazer duas coisas, mas só estas:

1- Contratar um treinador mais em conta e admitir que o Sporting não tem um tusto furado.
2- Contratar um bom treinador e nunca mais interferir com o departamento de futebol.

Caso contrário não sei para que serve o esforço de nas últimas época termos contratado 20 e tal jogadores, aumentado o passivo e acumulado prejuízo, não sei mesmo para que precisamos de bons jogadores...não é de certeza para perder com Videotons e Moreirenses, para isso 1/4 do orçamento bastava.

SL.


PS - Agora sim, era do Sr. GL vir pedir desculpas aos adeptos. Pedir desculpas por disparates como "a escolha do treinador não é uma prioridade" ou "criar as melhores condições ao próximo"...pergunto-me se essas condições passam por herdar um plantel sem qualquer tipo de horizonte ou objectivo.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Scolari parte III

Já cá faltava. Outra vez o senhor Scolari. Pois o que dizem as más (muito más) línguas por aí...parece que a demora da apresentação do treinador se deve ao facto do Felipão estar a demorar para decidir se aceita ou não a proposta do Sporting. Dizem mais, que Freitas é tão contra esta contratação que está a ponderar sair.

Não sou bruxo, não faço puto ideia se isto é verdade. Acho estranho que alguém pense que Scolari é solução para o problema do Sporting, que é antes de mais nada por a jogar uma equipa. Ora o vovô Scolari pode ter muitas qualidades, mas não é nenhum guru da táctica....aí até deve perder para tipos como Paulo Bento ou Paulo Sérgio...o que é natural uma vez que tem o dobro da idade, metade da paciência e 100 vezes mais de teimosia.

Enfim...se o plano da direcção era fazer-nos desesperar tanto que até o Scolari já parece qualquer coisa...parabéns. Ganharam. Mas cuidado....se por acaso for essa a escolha e se por acaso a vitamina do Caravaggio não começa a ganhar jogos....uiiiii....não vai haver vaselina que chegue para o que faço intenção de vos "foder a cabeça".

É que não é por falta de aviso! Ninguém reconhece Scolari como solução....e não somos todos otários!

SL

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Um clube à beira de um ataque de nervos

Acto 1


GL apresenta o seu projecto, bom na verdade não é bem um projecto, mas tem Luís Duque e Carlos Freitas como bandeiras, um tipo do ACP para fabricar mais vendas, um ex-inspector para meter ordem na casa e um treinador Domingos na manga...

Acto 2

GL ganha as eleições por um pintelho, contra um pintelho, na eleição mais polémica de sempre, num acto eleitoral que deu um bigode ao do bigodes. A diferença foi mínima e chamava-se Duque, Freitas e Domingos.

Acto 3

GL apresenta Domingos e num verão louco Duque e Freitas indemnizam um plantel para sair e contratam um novo. Agora sim o Sporting tinha uma equipa!

Acto 4

O principio da época foi um assalto arbitral a que se seguiu uma série de vitórias, no Natal já Domingos estava nas lonas com os sócios e a imprensa. É despedido e para o lugar vai Sá Pinto que estava a fazer uma época excelente nos júniores.

Acto 5

Sá Pinto moraliza a equipa e com a Liga perdida, a Champions perdida, faz uma boa Liga Euopa e uma medíocre final da Taça.

Acto 6

GL renova com Sá Pinto por 2 anos. No Verão mais uma série de entradas e saídas. Todos os opinadores são unânimes, a equipa está bem apetrechada e com as saídas de Hulk e Álvaro Pereyra do Porto somando às de Javi, Saviola e Witsel do Benfica a equipa tinha mais hipóteses de lutar pelo título.

Acto 7

Sá Pinto tem um início de época desastroso. A equipa não joga bem, não ganha jogos, e a pré-época parece ter sido completamente desaproveitada. O treinador é despedido, sendo que Oceano (que estava a fazer uma excelente campanha na B) é eleito como interino.

Acto 8

A equipa vai ao Dragão e perde. A dança de nomes na imprensa desfila a uma velocidade vertiginosa. A direcção vai adiando o dia da decisão.

Acto 9

Depois de avanços e recuos na escolha do nome do treinador, o processo pára.  Aparentes divergências entre Duque, Freitas e GL já são tão visíveis que o Presidente chama a si a condução do processo.

Acto 10

GL diz que o próximo treinador já está escolhido, mas há trabalho a fazer antes da contratação, cheira a remodelação.

Acto 11

Os jornais dão conta de manobras para fazer sair Duque. Freitas ameaça com a demissão. Entretanto vão-se batendo recordes de indecisão quanto à definição do próximo treinador. Oceano é cada vez menos um interino e candidata-se a ficar até ao final da época.


Esta peça de teatro não me agrada. Cheira a egos, a incompetência, a precipitação por tudo quanto é lado...e sim desgoverno suficiente para provocar nos sócios a ideia que esta direcção está prestes a cair.

Vejamos.

GL está quase a perder todos os trunfos que lhe deram a presidência. O Presidente em si é uma figura que diz pouco aos sócios, sem carisma (que se esforça) mas não tem uma imagem de liderança.

Sem Duque, sem Freitas, sem o gajo do ACP, sem o ex-inspector, sem Domingos, sem Sá Pinto...quem é este Sporting? Quem decidirá a vida do futebol do clube? Varandas? Uma empresa de consultoria? O próprio GL?

Oceano na equipa principal dá alguma garantia de ser melhor que Sá Pinto?

Remodela-se um departamento para escolher um treinador?

Saem 3 pessoas de altos cargos por discordarem da entrada de uma?

Afinal não há projecto e só se admite isso quando é despedido o 2º treinador num mandato que só tem 1 época realizada?

Que comedia para os nossos rivais. Que tragédia para os Sportinguistas.

SL

domingo, 14 de outubro de 2012

Pobre Oceano, Pobres de nós.

O que GL pediu a Oceano ninguém sabe, mas eu sei e vou-vos dizer aqui palavra a palavra:

"Oceano, vou-te pedir para que finjas ser o treinador do Sporting até ao fim da época. Vais sofrer horrores naquele banco, com derrota atrás de derrota, sempre com um ar de quem sabe o que está a acontecer. Mas não farás absolutamente nada para salvar a equipa...esse papel estará reservado para o próximo gajo. O tal que irá recuperar a equipa...na próxima época, quem sabe tirá-la da Liga de Honra, isso sim mostraria o quão bem escolhi o próximo treinador. Pode parecer à primeira vista que será tu que serás culpado da desgraça que vão ser os próximos jogos, mas fica tranquilo, por servires de saco de boxe nesta missão, terá um bom prémio...nunca serás treinador principal do clube".

O pior é que ao que parece Oceano parece ter concordado...ou se for minimamente esperto começa já amanhã a roer a corda. O seu a seu dono e quem tem de pagar pela merda de resultados que por aí vier não é Sá Pinto, nem Oceano, nem o Domingos, nem o Paulinho, mas sim a Direcção.

SL

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Hi ou Bye Bye

Os clubes não podem fazer desmentidos a todas a notícias que a imprensa dá...especialmente a portuguesa que não deve nada em criatividade às Produções Fictícias. Mas...a insistência no rapaz Valverde já começa a ser demasiada. Das duas uma...ou há quase qualquer coisa, ou então alguém devia baixar o lume, a  fervura que já se levanta há dias pode queimar GL, deixando-lhe as mãozinhas muito queimaditas para apresentar qualquer outra coisa.

SL

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Deus nos acuda...

Se o Record tiver informações correctas, o que já por si seria um milagre, quem precisará de um milagre somos nós. Eu explico:

"Treinador já está encontrado e assinará por meia-época"

Ora, alguém está ver um treinador de topo, com um bom currículo, um campeão comprovado, assinar por meia-época? Não...pois não. Isso faz-me temer o pior. Sendo que o pior é o que eu posso intitular de:

1- Síndroma "Faquirá". Um treinador com nenhumas provas dadas em clubes que tenham disputados títulos, que tenha feito um brilharetezito nos tempos mais recentes.
2- Síndroma "Cajuda". Um rato velho, de carreira oscilante, que nunca tenha tido uma oportunidade honesta de treinar um grande.
3-Síndroma "Sergio Conceição". Um louco, com muita pressa, que com uma carreira curtíssima ache que tem pedalada para um grande.

Deus queira que o Record se engane. A coisa ia azedar antes mesmo de começar.

SL

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Quase uma semana depois

Quase uma semana depois de ter mandado o Sá para a gaveta do Domingos, o Sporting ainda não tem treinador. Quer-se dizer, está lá o Oceano, que é assim uma espécie de espantalho para afastar os maus resultados. Neste fim de semana não houve pardais, mas um porco de pata azul ia desfazendo a palha toda...o espantalho ficou sem roupa e digamos que o que sobra já não impõe muito respeito.


Quase uma semana depois, o Sporting está à procura de um treinador. Uns dizem que já encontrou, outros que está quase a encontrar, e os mais sinceros dizem que a coisa está difícil de encontrar. Pois eu acho que o Freitas tem feito muitos telefonemas, mas as respostas são mais ou menos as mesmas...sim, mas por x milhões por ano; não muito obrigado. Ambas as respostas valem o mesmo e siga para bingo na lista de nomes.

Quase uma semana depois, não há treinador mundial desempregado ou mal empregado dentro da categoria “Sim lembro-me do gajo” que não tenha sido sondado pelos jornais e rádios a perguntar se já tinham sido sondados pelo Sporting. Estas sondagens já vão em mais de 20 senhores e a coisa todos os dias aumenta.
Chegámos ao ponto ridículo de ter um treinador que não foi sondado a afirmar na imprensa que vinha nas horas porque gosta de Lisboa. Projecto para quê...

Quase uma semana depois, a malta verde e branca espera e desespera por uma boa surpresa. Na verdade sabemos que vamos provavelmente ser desiludidos por uma direcção provavelmente a gastar os últimos cartuchos. Ninguém diz que é fácil, contratar um bom treinador quando se tem tão pouco para oferecer em troca...é do catano. E nem estou a falar de dinheiro ou plantel, estou hablando de condições de trabalho.

Vir para o Sporting é mais ou menos o mesmo que ir para uma grande empresa que afirma ser a Coca-Cola, quando na verdade é uma Pepsi. Não serão muitos a querer vir e ainda serão menos os que virão com convicção. O mais provável é sair-nos um louco ou encalhado na rifa. E a preço de saldo.

SL 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Scolari e o burro somos nós

Scolari no Sporting? Calma rapazes....ainda é só expeculação da imprensa. Mas a ser verdade, é a prova dos 9 que esta direção e sus muchachos querem de facto bazar mais depressa. Só um anormal é que reconhece ao Felipão a capacidade de construir uma equipa de futebol. É preciso pegar num DeLorean e viajar aos anos 80 para ver o brasileiro com sucesso ao comando de uma equipa de clube.

Do Brasil para Portugal, do Uzbequistão ao Palmeiras. o avôzinho mandão tem espalhado mais controvérsias que o Miguel Relvas e sucesso propriamente dito...só o canecão para o Brasil, ao comando de uma equipa que na altura tinha 5 dos 10 melhores jogadores do mundo.

Que Scolari ponha um cachecol verde e branco em cada varanda do país até acho possível, mas pegar nesta equipa e torná-la qualquer coisa digna do estatuto do clube é tarefa demais para a paciência do senhor. Depois de ganhar a reforma do Chelsea e Palmeiras não vejo como as nossas tesas finanças podem atrair este sexagenário. A vir virá por "desporto" e se já é difícil com dedicação total, com calma e Santas do Caravaggio mais vale encomendarmos já um caixão tamanho família e formato desarrojo para a nossa direcção.

Veremos.

SL

domingo, 7 de outubro de 2012

O Futuro

Parece que afinal já há treinadores "descartados" mesmo antes de serem encartados. São os tiros na água da imprensa que gosta como qualquer um de mandar bitaites, eles que deviam ter um pouco mais de juizinho a lidar com uma coisa que se chama informar.

A verdade é que há uma coisa em que paineleiros, imprensa e adeptos estão de acordo. O próximo "coitado" a sentar-se no nosso banco tem de ter calo suficiente para começar uma época quando já vamos com uma camada de prejuízo brutal em cima dos cornos. É como ser convidado para escrever um livro que já teve uma capa, um título e um prefácio que o público odiou.

Diz que o Sporting vai abrir os cordões à bolsa para ter um treinador convincente. Não sei o que é pior, o facto de alguém ainda achar que há uma bolsa com dinheiro em Alvalade ou que existe algum treinador de renome que aceite entrar nestas condições. Como é óbvio, nem o Sporting tem dinheiro para grandes aventuras, nem há nenhum Mourinho ou Guardiola (esse sim é que era) que aceite vir salvar a honra do nosso convento.

Tenho de confessar que o que vier para Alvalade vai ser o melhor que se conseguir dentro de um pote de grandes dúvidas, carreiras mais ou menos duvidosas, com mais ou menos currículo. Rio-me quando vejo pedidos como Van Gaal, Guardiola ou Mano Menezes....esses tipos podiam, é verdade, fazer coisas muito boas no nosso clube e quem sabe até não ficaria mal nos seus já longos resumés, mas simplesmente não andam no nosso "mercado". Custam bem mais que o que podemos pagar e guardam-se para entrar na Major Legue do futebol Mundial.

Portanto aconselho os meus caros co-adeptos a imaginar mais uma coisa tipo Valverde, Laurent Blanc, Bert van Marwijk, enfim, nada que pareça de repente fazer muita diferença.  

SL

sábado, 6 de outubro de 2012

Por vontade da imprensa...

...o Sporting conquistava um título de 30 em 30 anos. Como já estivemos perto disso no passado e caminhamos a passos largos para andar em Setembro a esperar pelo próximo Julho...a melhor gestão do Sporting passa por fazer exactamente o contrário do que os editoriais de Bola, Record e Jogo sugerem que será feito.

Luis Enrique para suceder a Sá Pinto? Desculpem o facto de ter neurónios ainda a funcionar...mas não são exactamente a mesma coisa? Alguém viu a Roma deste senhor ao ponto de achar que aquilo é alguma coisa de jeito?..."preferido pela estrutura"..qual?! Só se for a do Porto ou Benfas...porque se a nossa estrutura prefere um "Guardiola" de enfeitar chapeleiras, então mais valia ter deixado o Sá experimentar as 356 tácticas diferentes que desconhece.

Alternativas da imprensa...que galeria de cromos!! Veja-se só...o Sá Pinto Castelhano (Enrique), Scolari? (ainda ninguém disse ao senhor que já não temos BPN?) Para estar a insultar a direcção ao 3º jogo? Eriksson? O tal que não arranja emprego há 5 anos? Co Adrianse? Ok...aqui tenho dúvidas, mas não são todas negativas. Se for o mesmo snobb arrivista que esteve no Porto...no gracias!

Estes senhores gostavam de por um destes "desempregados" de luxo no Sporting. E o plano além de infalível daria para muitas mangas de capa, mais uns episódios tipo as piadas do Video...ton.
Conselhos destes...são cápsulas de cianeto vestidas com muito glamour e um selo de qualidade "made in bermuda triangle".

Só tontos caem nestas, portanto nada como mijar já na esquina e marcar o território. É que não sei se o GL não é mesmo tipo para ir a correr ao Brasil com uma mala cheia de dinheiro para o vovô Filipe aceitar vir pantominar um pouco mais o nosso emblema. Ou alguém já se esqueceu das convocatórias a Azul e Vermelho?

SL.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

E foi assim Sá Pinto.

Não sei nem me interessa o resultado final desta partida frente ao monstro europeu húngaro. O único resultado final que me interessa é a demissão de Sá Pinto.

Gostei muito do jogador, idolatrei o capitão, o fim da última época aguçou a curiosidade como treinador, mas a prova está aí. Sá Pinto não é treinador para o Sporting. Rio Ave, Estoril, Marítimo, Basileia, enfim...equipas banais...péssimos resultados.

Sei bem que as soluções do Sporting não podem ser sempre despedir o treinador. Mas também nada resta a fazer. A equipa, dito por todos os analistas, não dista assim tanto dos rivais Porto e Benfica, o pior é que estamos com resultados que fariam envergonhar um treinador da Académica...quanto mais o Sporting.

Nenhum jogador está bem, nenhum sector está sólido, nenhuma táctica resulta, é o desespero em doses massivas, o desenrasque em plano ampliado. Não pode ser.

Até que tenhamos novas da 10A, vai ser um longo e penoso sofrimento, podendo incluir uma humilhação no Dragão. Algo que não culparei Sá Pinto, mas o presidente e directores. Pois a palavra é deles a seguir a esta  derrocada-mor da equipa na Hungria, a prova de que o Sporting está em queda abrupta numa crise que pode ser das mais graves em termos desportivos a que já assisti. Veja-se a tabela da Liga e Liga Europa, veja-se.

SL

sábado, 29 de setembro de 2012

Intervalo

Chegámos ao intervalo do Sporting-Estoril e não vejo forma desta equipa sair do buraco em que se enfiou. Os jogadores andam constantemente à procura da bola esquecendo-se quando a têm que existe uma equipa que está a defender. Passes errados, zero desmarcações. Enfim...a monotonia do costume. É tão penoso ver este Sporting de Sá Pinto, a que a garra falha a toda a linha e o talento fica bem escondido por detrás de constantes más decisões individuais.

Secalhar eu é que estou a precisar de um intervalo, mas penso que a perder este encontro, em casa, frente a uma equipa banal, nada mais resta para conservar. Não há resultados, não há exibições e face ao investimento, o aproveitamento é nulo. Quem anda nestas coisas sabe que o lugar do treinador é o mais frágil e secalhar depois de segunda-feira lá irá o Oceano fazer o brilharete do costume. Esta direção de poupança em poupança, vai somando treinadores na gaveta.

De chicotada em chicotada até à falência total. Que tal aproveitarmos esta vez para ir buscar um "verdadeiro" treinador de futebol. Cansei de experiências.

SL

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O da Joana

Já tantas vezes escrevi sobre isto...que já cansa.
O Rafael Veloso, guarda redes do Sporting B e ex-junior parece que foi fazer companhia à Mª Amélia no Blackburn. A troco de 240 mil euros...(ah?) o jogador salta para a Division One. Ou seja andámos a formar um jogador para nada. Sim, porque o Blackburn não é nada.

Das duas uma. Ou o Sporting finalmente acorda e entende que tem de proteger melhor os seus "canteranos" ou fica à espera que a FIFA acorde e repare que os clubes formadores estão a ser depenados a sangue-frio por agentes que levam os miúdos ainda de fraldas. Assim, com esta lógica de supermercado low cost, metam a formação e o fair-play financeiro no cu!

Para quê ter o trabalho de pegar num puto de 5 ou 6 anos e transformá-lo num jogador profissional de futebol, quando pudemos passar 12 anos a beber jolas só à espera do momento certo para resgatar um talento pelo valor ridículo dos "custos de formação"? Responda-me quem puder, pois eu não entendo onde está o fair-play da coisa.

Mas nem tudo é mau. Como diz o ditado, com ferro matas, com ferro morres. Já que não temos a vontade de levantar a peida do sofá para proteger o que nos deu tanto trabalho a construir, ao menos que joguemos este jogo. Haverão muitos Velosos aí espalhados...é só estar de olho bem aberto. Porque não o guarda-redes do Horsens...o miúdo fez duas exibições loucas contra o Sporting, com bem mais de 3 golos evitados em cada partida.

Não podemos é continuar a ser "o da Joana", onde até um Blackburn vem "roubar" jogadores.

SL

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Jogar à Reserva

Depois do que vi ontem, ganhar é o que menos me importa. Um moribundo pode ter uma ideia brilhante, mas terá pouco tempo para repetir a façanha. Sá Pinto pode ter ganho ao patético Gil Vicente, mas será que entendeu a distância que separa hoje o Sporting de um candidato a candidato?

Todas as minhas fichas estão apostadas na recuperação de confiança dos jogadores, mas caso ela não faça pela equipa o que fez no ano passado, então, meus caros não me interessa para nada adorar o Sá no nosso banco, ele não é um Ken do futebol leonino.

Assusta-me as demoradas e intensas explicações que o Sá dá aos jornalistas sobre modelos tácticos. Não que eu ache que está a dar ouro a bandidos, mas porque um médico não explica exactamente como é que um medicamento vai actuar no nosso organismo ou um engenheiro não debita ao cliente as fórmulas de sustentação de um determinado peso sobre uma determinada estrutura. To much info...é sempre de desconfiar...

Pelo sim, mas mais pelo não, vou jogar à reserva. Na próxima semana o Estoril vai ser um teste. Uma vitória convincente dará mais uma semana...mas mais um desaire ou uma vitória de aflitos, tenho pena, mas só provará que o Sá, desta vez não tem a cura para os nossos males. Espero que não aconteça...mas é futebol...é sempre um jogo.

SL

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sábado 15

Há um filme que aconselho "V de Vingança" (penso que será isso...) pois aborda à la Hollywood a tensão entre as massas e as elites políticas...onde o que se supõe é sempre pouco em relação ao que se esconde.
O filme tem um build up excelente no que toca à sensação de indignação e revolta e isso é muito do que vivemos hoje em Portugal.
Hoje o Sporting passa para 2º plano. O país e as pessoas são mais importantes que um jogo.

Não sou otário. Esquerda e direita são duas faces da mesma moeda, tal e qual dois vizinhos que mandam caralhadas um ao outro, mas ninguém limpas as escadas. Se uma governa mal porque despreza 90% dos cidadãos, a outra hostiliza os 10% restantes como se fossem culpados de todos os males do mundo. Nenhum país vive bem sem os dois em pé de igualdade. Patrões e trabalhadores em barricadas iguais? Talvez sim, desta vez a asneira foi tão grande e tão estúpida que conseguiu por cães e gatos a roer os sapatos do carteiro.

O meu país, que amo de paixão e me orgulha viver, tem porém um problema. Um grave. Tem políticos de carteira profissional, fracos de formação cívica (apesar de serem na sua maioria advogados...voilá) e ainda piores na seriedade e isenção social. Portugal ainda é um daqueles países que é possível fazer uma fortuna sem ter trabalhado um dia na vida nem ter jogado em nenhum jogo de sorte. Ir para uma juventude partidária é o primeira passo de uma série de betinhos urbanos e da província que vêem nas carreiras dos pais ou dos tios, também eles partidarizados, os melhores exemplo de uma vida doce, sem tensões ou pessimismo. 

Esta canalha cedo entra para uma "escadaria" que pode desembocar num reforma vitalicia ao fim de 8 anos de parlamento, uma carreira em altos quadros de empresas públicas ou com alguma sorte e matreirice, no Governo ou melhor ainda, no Parlamento Europeu. Uns mais outros menos, são em conjunto um belo ramalhete de putas de gabinete. Sempre ávidos de subornos, favorecimentos, ascensão social e pouco trabalho (ou pensavam que os milhares de acessores e subs-de-tudo-e-de-nada servem para algo mais do que garantir que se faz o mínimo possível?)

Dia 15 de Setembro pode não servir mais do que apenas mostrarmos a nossa revolta, nós que sentimos na pele o experimentalismo europeu de medidas "criativas" que tiram dos pobres para dar aos ricos, que tira carne da tigela do cão para dar ao talhante. Nós que não temos um Relvas a angariar dinheiro para as nossas famílias, nós que não temos alternativa que senão pagar o que nos obrigam a dar.

Mas é urgente mostrar aos senhores que das vivendas em Cascais é difícil verem as dificuldades que a maioria tem. Políticos e patrões têm de entender que ser elite é uma grande responsabilidade e que é muito mais fácil ir atrás de alguém com quem nunca vais partilhar uma refeição ou ter uma conversa de elevador.

O país está a acordar.
15 de Setembro.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Palavra ao adepto


(não...não é aquilo que estão a pensar...livra!!)


Há 3 tipos de adeptos (há mais...mas eu estou preguiçoso). Há o tipo “tonto cagarolas” com quem é impossível ter uma conversa, que diz que os outros são todos uma merda e que os penaltis são todos dele, que vai ganhar todos os jogos por 5-0.

Depois há o tipo “calimero com azia”, que está sempre a cascar no seu próprio clube, sempre a insultar os seus jogadores e sempre a fazer piadas de uma ironia deficiente sobre o futuro e as hipóteses de sucesso.

Fora estes dois e outras variantes, sobra o adepto normal que se anima com as vitórias e quebra com as derrotas.

É claro que um clube que vença bastante gere muitos adeptos como o 1º e um clube como o Sporting gere alguns como o 2º. Mas há limites para tudo. Sobretudo em adeptos que têm visibilidade e “air time” na comunicação. A calimeirice não se passa para fora, tal como ninguém anda a apregoar que está cheio de dívidas, ou que foi encornado pelo técnico do Meo.

Parece-me até um pouco bicha desprezar (da boca para fora) aqui que se gosta. Mas se os bichas incomodam, os “sindicalistas da direcção” incomodam ainda mais. São uma espécie de papagaios que não pensam, gravam os discursos e repetem até à exaustão. Perante criticas com base de sustentação, respondem com uma ideia mecânica de censura...a versão “reaccionária” no futebol e exclamam “OPOSIÇÃO!!” 

Apesar disso os adeptos têm de distinguir entre o que são criticas construtivas e correctas e “baldes de merda”. Aos baldes devemos desprezo, às outras muita atenção.

Exemplos de baldes de merda? Rui Santos, Jorge Baptista, Querido Manha, Ribeiro Cristóvão, esses ganham a vida num registo que agrada imenso aos Calimeros com azia.

A teoria da “oposição” é aquele chavão com que se responde a algumas criticas bem feitas ao trabalho de direcções e treinadores pouco competentes que não conseguindo justificar o injustificável, acenam com o crucifixo  na esperança de espantar os argumentos. Há toda uma geração de benfas que cresceram com este conceito. Mas no Sporting isso era coisa que eu detestava que entrasse.

Porque o Sporting tem muitos calimeros com azia, gerou-se uma certa moda do Sportinguista blasé, uma coisa fina e intelectual, que nem liga muito, nem pouco, que nas vitórias lembra as derrotas e vice-versa. Está sempre calmo. Sempre morto.

Tenho privado com todos os géneros e sub-géneros mas este último faz-me mal ao estômago. Onde é que está o nervo? A tesão? O amor? Onde é que está o adepto?
Tomara que esta malta toda entenda a figura parva que faz ao falar do Sporting como se fosse um capricho infantil que superaram na puberdade.

Vão todos tomar na peida e mais às vossas bichices de Sudokus e Reality shows de culinária. Futebol é emoção, querem calma e tranquilidade torçam pelo Kasparov ou pela equipa Islandesa de Curling.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Next Gen...yeah!

Na Liga dos Campeões da pequenada, que é o maior troféu mundial de clubes daquela faixa etária (embrulhem!!) o Sporting continua a fazer boa figura e a dar que pensar a muito clube europeu que pensava que tinha boas equipas de júniores. A continuar assim e se nenhum grupo de "matreiros" italianos nos der nenhuma lição de humildade (sim...foi o que os derrotou no ano passado) lá para janeiro ou julho poderemos estar a receber muito fax de rescisão de contrato.

Pois é...quanto mais brilham, mais interesse atraem. Recomendo vivamente ao Freitas que vá buscar os contratos dos "craques" da equipa e telefone a um advogado para juntos e de uma vez por todas colocarem estes putos com a cabeça no clube e não em transferências precoces para grandes clubes onde terão muitas dificuldades em chegar à equipa principal. É que ninguém explica a estes miúdos que é mais fácil "sentar" o Boulahrouz no banco do que o Puyol ou o Pepe. O dinheiro...? Devagar se vai ao longe...é o que dizem.

Mas problemas à parte...um grande abraço ao Abel (outro canterano a despontar no banco...não produzimos só jogadores afinal...) e aos miúdos. Eles sim elevam o nome do clube por essa Europa fora.

SL

Adrien e outras coisas

Os benfas e os horácios eram capazes de discutir sobre qual cor é mais parecida com a merda. Isto é ridículo. Venderam. Venderam bem. Que se foda qual vendeu melhor...aliás o prémio de melhor venda do ano é mesmo do benfas, o Emerson rendeu quase 2 milhões! Mais de metade do que rendeu Matias ao Sporting. Está ao nível da venda do Roberto. Gostava tanto de saber quem é o dono destes dinheiros...

Adrien renovou e o Pintinho agora teria de dar os 40 do Hulk para o contratar. Não tenho dúvidas que sem renovar o moço ia fazer companhia ao Moutinho, nenhumas dúvidas. Mas agora isso é passado, deixemos o miúdo jogar e crescer...sim este vai crescer em Alvalade. Ao lado do Patricio, do Carriço, do André Martins, do Cedric. Podem não ser os melhores...mas são nossos e que gozo me dá que continuem de leão ao peito. Uma casa tem de ter alicerces e com o tempo talvez venhamos a entender todos a importância de ter jogadores com carreira feita por casa.

Mais estúpido que o amuo do Ronaldo é a nossa imprensa dar importância a isso. Não têm mais nada para fazer?

Passo a passo, lá estão os nossos B´s na liderança do campeonato. E nem estão ainda a "carburar"...dois pensamentos: 1- Temos futuro ali guardado; 2- A 2ª liga é uma tanga, mal gerida, com clubes miseráveis, espectáculo zero e estádios decrépitos...pior que tudo isso só a carrada de estrangeiros que cada equipa tem...há uns anos (não sei se ainda é assim) na Série B os clubes estavam proibidos de contratar estrangeiros...isso ajudava que se fartava no nosso caso. A propósito...o benfas pode ser chamado de "equipa portuguesa"...por muito menos o Wenger passou maus bocados nos Gunners, cá ABola ainda não reparou que o português titular no benfas chama-se..."..."

Devíamos pensar melhor nas afirmações do Benedito...pensar muito mesmo.

SL

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Da Rússia com...dinheiro

O senhores do gás russo, chegaram a Portugal e bateram com 100 milhões nas mesas dos horácios e benfas. Levaram um grande jogador e uma cabeleira que dá uns toques. Os desgraçados que lêem este blog já devem saber que acho o Witsel um tipo decente, mas que além de fazer muitos passes de circunstância e andar à mama do Javi, vale pouco mais que um Schaars mais jovem. Mas toda a gente morre de amores por aquela cabeleira e não me adianta pregar no deserto de "not so big fans" do jogador. O Hulk esse sim é craque e daqueles que passam por cá de dez em dez anos.

Contas feitas, azuis e vermelhos meteram ao bolso 60 milhões esta época. São quase dois orçamentos do Sporting! É claro que esse dinheiro depois de pagar todas as comissões, offshores e imóveis dos sobrinhos deve entrar nas contas dos clubes mais magrito, bem mais magrito. Ponto prévio, quem me dera que o Sporting arrecadasse esse tipo de dinheiro. Mas como não aconteceu, olho para o que bom saí destas transferências para o nosso clube. E é bem claro.

O Porto sem o "Palito", o Hulk e contando com o azedume do Moutinho (o tipo teve com 9 dedos dos pés no Tottenham a ganhar 6 vezes mais e com 5% do lucro da transferência) é uma outra equipa. Somando Rolando e Fernando a "queimar em lume brando" a esta história, este Porto é outra conversa, A boca do Pintinho perdeu os "caninos" e lá mais para a frente, depois das avenidas olhanenses, os pontos já não vão cair tão certinhos, o abono já não está lá...e da forma como o Porto tem comprado no Brasil e Bélgica nestes 2 anos, não vai surgir outro tão cedo.

Os benfas andam a perder a cabeça depois de perderem o meio-campo. Fazer passar a ideia de que o Matic é o mesmo de Javi e Carlos Martins o mesmo que Witsel é daquelas anedotas que nem os rivais consegue divertir. É pura fantasia. ABola e o Record podem fazer os artigos que quiserem mas nem o benfas mais otário consegue aceitar que o JJ vai fazer desaparecer todos os problemas com uma táctica mágica que faça parecer que o benfas tem meio-campo. Já não tinha lateral-esquerdo e se o troliteiro do Maxi se lesiona, também não tem lateral direito. Agora não tem como ir buscar ninguém.

Resultado, os 3 grandes ficam mais equilibrados...e quem imagina que em Dezembro o JJ e o Gravatas vão receber "prémios de consolação" no mercado que tire daí o cavalinho da chuva, porque este dinheiro que chegou já tinha dono, muito dele já vai tarde pagar as loucuras de outros verões. Tal como nós no próximo.

SL

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Breves do mercado


 Os benfas

O Javi foi-se e deixa o “preto” do Witsel sozinho...por outro lado, Javi e Balloteli na mesma equipa...lol!!!

O Djaló foi para Toulouse...mas ainda não foi oficializado pelo clube francês...era lindo que só o fizesse 4 minutos depois da meia-noite...

O Saviola rescindiu contrato e eu fiquei perplexo. Eu que ia jurar que o “conejo” já tinha saído há dois anos!

É estranho o silêncio do Hugo Vieira agora que está no Sporting...de Gijon, secalhar vou ter de me habituar.

Faltam umas poucas horas e o Jesus ainda não tem o lateral esquerdo...não me fodam...o Sílvio?!...mas esse não é um lateral direito?!

O Lima no benfas? Mas quantos avançados cabem na táctica do Jesus?? Já é difícil espetar o Cardoso e o Rodrigo juntos...como é que o Lima (que eu acho um gajo esperto) caiu nesta?!


Os horácios

O Pintinho recusou 50 milhões pelo Hulk? Ah...e eu tenho uma Torre de Belém para vender se alguém estiver interessado. Secalhar não houve foi entendimento quanto à verba (não declarada) que ia directa para os bolsos de uns senhores...

O Moutinho se sair (e eu rezo todos os dias...) vai render mais ao Sporting que ao Porto. Afinal...tanta choradeira...

O Jancker ou Janko ou lá o que se chama o rapaz esteve para o Pintinho como as Pussy Riot estão para o Putin

O “palito” fez o impensável, saiu para onde queria, mesmo amuando durante 2 anos. Nos bons  velhos tempos os Supé Dragões arreavam-lhe uns sopapos e o tipo ainda jogava melhor e com mais apego...saudades...

A transferência que todos os tripeiros queriam, não aconteceu. Sim, o “gravatas” vai fazer mais uma época no banco...(graças a deus!).

Cá por casa

O substituto de Wolfswinkel é....(rufos)....ops.

O Pongolle e o Grimi rescindiram...é mais ou menos como abandonar dois defuntos à beira da estrada.

O Bojinov foi para o Verona, para a 2ª divisão italiana. Isto foi o melhor que se pode arranjar?! Assim não vale...até o Emerson foi vendido por quase 2 milhões a uns otários turcos...o Emerson!!!

O Sporting tem 5 centrais e 4 trincos. 1 médio centro criativo e 1 ponta de lança no plantel. Depois venham queixar-se de falta de golos...

Os pedreiros

Esse grande...(já tem paineleiros...portanto é grande) não é grande amigo dos jornais. Onde é que já se viu...nem uma aquisição de última da hora...falou-se no Del Piero...era assim uma espécie de efeito Schmeichell com muletas ou o efeito Aimar com o passe social com desconto.

SL