Que a imprensa anda desperada por encontrar "minas" no Sporting já todos sabíamos. O que pode surpreender muita gente é que a mais recente tivesse sido dada de bandeja pelo actual maior símbolo (a jogar) do Sporting.
É óbvio que o que disse está certo. É óbvio que não o disse de forma a criticar o amigo Nani. É também óbvio que Cristiano Ronaldo não imaginaria o aproveitamento que alguns jornais e "pensadores" iriam fazer dessa pequena avaliação.
O "Passo Atrás" deixou rapidamente de ser apenas mais uma consideração de uma pessoa do futebol, apenas mais uma verdade de trazer por casa e transformou-se numa sentença. E para que serve? Para nada. Ou melhor, serve na perfeição para quem quiser encher de obstáculos a relação entre Nani e os adeptos do Sporting.
Penso que irão de ter que trabalhar mais um pouco. Nenhum sportinguista ficou satisfeito com a declaração do CR7 e muitos, onde me incluo, pensam que o "melhor do mundo" devia ter sido bem mais solidário com o amigo e o clube que diz ser do seu coração.
Porque há certas "verdades" que só se dizem directamente. Porque há certas alturas onde devemos ser humildes e entender que num dia qualquer podemos trocar de lugar com alguém que está num ponto mais "escuro" do que o que ocupamos agora.
CR é um jogador brilhante, mas não é um ser humano brilhante. Escapa-lhe muitas vezes a noção da imortalidade e da falibilidade, vive imerso numa gigantesca piscina de elogios e atenção, sitio onde muitas vezes ignora que a vida é muito mais do que dar pontapés na bola.
Pode ser encarado sacrilégio dizer que prefiro, como símbolo do meu clube um Nani com todos os seus defeitos, a um CR hipermediático e hiperdistante. Mas é a mais pura das verdades.
Tal como Figo, CR é mais um dos enormes jogadores mundiais que fica ligado à nossa história sem que ele próprio o sinta como o ponto decisivo da sua identidade. Esta "falta de amor" nada tem de relacionado com palavras, ambos fizeram sempre questão de se declararem sportinguistas…tem sim, tudo que ver com os momentos em que podiam "saltar para a barricada" e estar ao lado do clube…e meus amigos…nessas alturas não há nem Figos, nem Ronaldos…mas provavelmente há Nanis.
Tal como os amigos, só o são verdadeiramente quem nos entende.
CR esqueceu-se que o "Passo Atrás" é o sonho mais improvável de muitos milhões de pessoas. Essa sensibilidade ele não tem, porque não a viveu. Ponto final.
SL