quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Natal é na Praia...no Estoril Praia

Estamos quase a abrir a tampa do cozido do mercado de inverno. Normalmente o Sporting aproveita para juntar uns chouriços carnudos mas de fraco sabor à coisa. Além de não apurar sabor, aumenta as calorias da refeição.

Já não me lembro do último grande negócio de inverno que fizemos. Ou estou a ficar amnésico ou então o olho que temos tido de inverno é mais ou menos o mesmo do de verão. Torto.

Embora o acerto da última fase de transferências não tenha sido mau (Jefferson, Piris, Mauricio, Vitor, Montero e Slimani acrescentaram) a verdade é que nos pode sair sempre um caramelo na rifa (Welder e Magrão).

Era bom termos dinheiro para um central, extremo, médio pivot e um falso ponta de lança. Mas se não temos...que tal ficarmos sossegados? É que nenhum dos nossos rivais vai reforçar-se. Tripeiros e benfas vão seguir na UEFA e logo...no money no funey, Podem vender....mas comprar, duvido. Luis Leal, Evandro e outros jogadores cá por casa vão ser os grandes apetites...

...e era esse o único dinheiro que gastaria. Principalmente Evandro.

Comé...dr BdC...vai dar a prenda ao pessoal? Ou vamos deixá-lo seguir para onde foram os Stevens Vitórias ou os Carlos Eduardos?

SL

domingo, 24 de novembro de 2013

O que não diz Jardim

Gosto de ouvir as conferências de imprensa de Leonardo Jardim. Não as ouço só quando ganhamos. Tento ouvi-las sempre. Mais do que a fina oratória, pose de expert ou sentido de humor (coisas onde é assumidamente um peixe fora de água) Jardim comunica com clareza aquilo que quer.

De fato de treino, com olhos raramente fazendo contacto, quer com a câmara quer com os repórteres e com um discurso de caminhos incertos, este treinador do Sporting esconde muito do que o faz a ele e à sua equipa percorrer um caminho tão acima das expectativas.

Para os mais interessados nestas coisas, sugiro que atentem mais no que Jardim deixa fora do discurso, para que possam compreender em que página já vai este Sporting. Evita falar de arbitragem, de azar, de ausências, de tudo o que ele não pode controlar, foca-se no que pensou antes e durante a partida, foca-se no que a equipa quis e conseguiu fazer durante os 90 minutos.

Se vos parece normal, escutem outros treinadores da nossa Liga e vão entender a diferença. É preciso estar atento ao conteúdo, não há forma (nisso parece igual a qualquer mister das distritais). Não sou o único a pensar isto e há muitos adeptos sportinguistas enormemente surpreendidos com o posicionamento de Jardim.

Algures entre o atrevimento do Braga e a hegemonia do Olimpiakos está o desafio colocado em dirigir o futebol do Sporting. Algures entre as duas realidades mais recentes, Jardim entendeu qualquer coisa que lhe está a ser muito útil na terceira. Não inventou a roda, mas pôs uma equipa a rodar. E a rodar para o mesmo sítio.

Os que exigem ao Sporting o que não exigem aos rivais serão os únicos que ainda terão reservasn em admitir que BdC teve olhe para a escolha de técnico principal...e depois de Jesualdo, a opção seriam sempre difícil.

SL

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ideias em Formação

Ponto1
Só concordo com a vinda de putos marroquinos, colombianos, peruanos, chineses ou outros quaisquer se, e só mesmo se, estiver em causa um valor fora do normal que complete algo que a Academia não tenha.

Ponto 2
A idade de afirmação na primeira equipa para quem vem da formação não tem de ser aos 18, 19 ou 20 anos...esses casos devem ser a excepção. O normal é que um puto chegue lá (se tiver essa qualidade) entre os 21 e os 23 anos. Por favor tirem os Figos, Ronaldos, Quaresmas da ideia...

Ponto 3
A equipa B também se chama Sporting.

Ponto 4
Se passar da equipa B para a A não é uma promoção. O contrário também deveria ser verdade.
Jogar devia ser o mais importante na cabeça de um jogador...ainda por cima o ordenado não muda.

Ponto 5
A FPF devia proteger a aposta do Sporting na sua formação de forma diferente. Nenhum clube em Portugal projecta tanto os jogadores jovens portugueses. Benfica e porto dão muitos jogadores aos escalões de outras selecções? Sim, ok. Veremos onde jogam daqui a uns anos.

Ponto 6
Toda a gente acha que a formação devia ser isto e aquilo. Mas até ver quem sabe mesmo da coisa são as equipas técnicas que trabalham dentro do clube. Deviam ser as mesmas a ter mais voto na matéria.

SL

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ás de trunfo














Nesta suecada a duas mãos, a Portugal saiu sempre o às de trunfo. Ronaldo, claro que com ajuda de todos os outros, arrumou com uma Suécia que ameaçou muito mais do que cumpriu. A dama (diva) de paus do Ibrahimovic fez duas vazas...mas no final a coisa ficou em 4-2.

Nada de euforias (guardo a minha buzina normalmente para feitos um bocadinho maiores que um apuramento - especialmente quando tivemos o grupo que tivemos) mas a nossa Selecção vai a um Mundial onde tinha mesmo de estar.

Brasil 2014 aí vamos nós.

SL

Parabéns ao William pela estreia...certamente um jogo que se recordará. Ele e todos nós.

sábado, 16 de novembro de 2013

Sou Português mas...

...não sou cego. Apesar de tudo o que vou escrever de seguida, quero, como todos os outros ver a nossa selecção no Brasil, secalhar é por isso mesmo que o faço.

1/ O destaque para Ronaldo está certo, mas desculpem lá a blasfémia não foi o melhor jogador em campo. Esse foi de longe João Pereira. Que jogão! (vendido por tuta e meia...)

2/ Acho que foi a primeira vez que eu vi o Bruno Alves e o Pepe não inventarem uma barracada na área. Também a bola andou pouco por lá.

3/ Coentrão está tão em forma como eu. Na Suécia espero que o Paulo Bento entenda que para correr atrás do Elmander vai ter de escolher outro gajo.

4/ A Suécia é uma equipa corajosa, um pouco tosca de bola, pouco criativa e...muito alta. A típica seleção que costuma arrumar connosco.

5/ Alguém viu o Ibrahimovic? Espero que o buraco onde se enfiou dure até quarta-feira.

6/ A principal motivação de Portugal era ganhar sem sofrer golos. Done. A da Suécia? Perder por poucos. Done. Empate? Nope. Queria ver estes loirinhos de 1.95 a abrir espaço nas costas para 3 chitas (Ronaldo pelo centro, Bruma e Varela pelas alas)...mas o Paulo não me vai fazer essa vontade.

7/ Nani é uma sombra triste do que já foi. Alguém sabe se os jogadores podem tomar anti-depressivos? É que o rapaz deprime até a bola.

8/ O Miguel Veloso agora tem gravado na camisola só "Miguel"...se a moda pega ainda temos o "Silvestre", o "António Alberto", o "Kleper", o "Luis Carlos" ou o "Armindo". Se ele se deixasse de manias e perdesse os kilos a mais que tem no rabo...

9/ Os comentários do Tadeia são úteis. Um pouco como as páginas amarelas. São úteis para qualquer coisa...um dia...talvez.

10/ Na Suécia há muitos mais imigrantes portugueses que suecos por cá. E não correm riscos de serem agredidos pelos super-dragões...

11/ Os únicos jogadores portugueses a jogar em Portugal foram...Patrício e Josué. Impressionante.

SL

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O que tu queres sei eu...!












O plano era bom (ou muito mau, depende do grau de vieirite de que sofres) e como nem todas pessoas se preocupam com "óptimos" ou "excelentes"...as rodas da bicicleta e as águias giraram à velocidade do "sound byte" de anti-oliveira. O problema dos benfas com a SportTV nunca foi editorial. Alguém tem de ter a inocência de um panda bebé para acreditar que as "guerras" entre Vieira e Joaquim de Oliveira eram sobre a linha de fora de jogo, a edição e escolha das repetições ou se o comentador vibra mais ou menos com os golos encarnados.

A verdade é que a redacção da SporTV é muito mais equilibrada e equidistante, que por exemplo, a RTP (esse viveiro de directores de comunicação de tripeiros) ou melhor dizer, os antigos profissionais da redacção de desporto mande in Monte da Virgem. Não, o problema sempre foi....o dinheiro! Joaquim Oliveira é um produto do sistema criado por pinto da costa. Nasceu na escola de negócios das Antas e licenciou-se no monopólio de poder da AF Porto. O que é que os benfas esperavam? Na própria génese do serviço da SportTV não era garantido que o benfica fizesse parte da oferta do canal. Começou mal e nunca mais foi saudável.

Os benfas nunca reconheceram mérito aos tripeiros para ficarem com a parte mais "gorda" da fatia da Tv que cabe aos clubes grandes. Na peugada dos grandes emblemas mundiais, Vieira, esse visionário de obras que o clube não paga, assina por baixo na criação da benfica tv. Mas ao contrário de Man Utd ou Real Madrid, o canal tinha a linha editorial de uma tasca e um elenco a condizer. A vontade de fazer crescer a estação foi aumentando a par da frustrante negociação com a Olivedesportos para a renovação dos direitos.

Pelo meio de uns atribulantes pseudo-negócios com canais que nunca chegaram a existir, nasce a ideia de não vender os direitos a ninguém. Oliveira não cedeu no bluff e não restou a vieira e comparsas outro remédio que não fosse cumprir aquilo que prometeram aos sócios: por um fim à ligação com a SportTv. E se a coisa já era atrevida, mais ainda ficou, alguém "convidou" os benfas a morderem a Liga Inglesa e com algum espanto...Oliveira deixou que a dentada fosse definitiva.

Convém lembrar aos mais distraídos que a Premier League é a competição mais cara em direitos de transmissão internacional e uma das mais complicadas de rentabilizar em Portugal, apenas pelo simples pormenor de horários. A maioria dos jogos acontecem ao Sábado entre as 13h e as 18h, ocasionalmente a meio da semana às 19h. É o cenário menos prime que pode existir e em muitas ocasiões esbarra de frente com os horários do futebol da II Liga e escalões de formação.

Às vezes imagino Vieira no preciso momento em que lhe cai a ficha e entende o enorme favor que fez à redução de custos da SportTv...e é para lá de bom. Se não acreditam em mim, descubram se forem capazes quais são os shares da Premier League actuais.

A fuga para a frente de todo este fiasco está já há algum tempo a ser preparada. Incapazes de admitir ter criado um monstro devorador de receitas...os benfas fizeram o que sempre fizeram quando algo não corre bem: mentem...e mentiram. Os números de adesão à benfica tv são qualquer coisa de mágico. Naqueles números Portugal é uma país cheio de gente disposta a pagar um canal fechado para ver de 2 em 2 semanas um jogo na luz e o Manchester há hora de almoço. Qualquer pessoa que trabalhe no ramo dos "meios" pode atestar o realismo "mágico" do sucesso do canal vermelho.

Só que a derrapagem não pode durar para sempre...e vocês que chegaram a esta parte do texto vão entender que esta é a parte que nos interessa mais. É aqui que entra o Sporting.

A única forma de ainda justificar e recuperar o dinheiro investido (venha ele de empréstimos obrigacionistas ou vendas de jogadores estranhas) é fazer os direitos da Premier e dos jogos do benfica passar para um novo canal criado pelos clubes. Porque não vai nascer nenhuma tv de desporto tão cedo, porque apenas 1 clube (porto) estará satisfeito com o seu contrato, porque com a entrada de BdC no Sporting há um quebrar de ciclo na secundarização de Alvalade, porque a Olivedesportos parece disposta a esmagar o mercado das transmissões em beneficio único do seu lucro.

Por tudo isso, a salvação da benfica tv e da dignidade encarnada face a Joaquim Oliveira, pode passar, paradoxalmente pelo Sporting. É que bater à porta de qualquer clube não alinhado de pinto da costa com a frase "rescindes o teu contrato com a SportTv e assinas por esta estação X onde já está o Sporting e o benfica" é bem diferente que a tirada "rescindes o teu contrato e assinas pela benfica tv.

Para Vieira é uma situação de vitória absoluta. Centraliza os direitos numa mão em que pinto da costa não mexe. Retira a maior fonte de rendimentos dos clubes portugueses da esfera de influência do porto e sobretudo vê aumentada a receita dos direitos que tem, cobrindo provavelmente as perdas do ano presente. Só há um pequeno problema. Estará o Sporting disposto a partilhar o risco? Estará BdC disposto a "salvar" a operação quando pode negociar nas duas mesas o facto de ser o clube do leão o que separa duas estações do sucesso ou fracasso?

A mão encarnada que nos afaga o pelo depois de derrotas mal construídas e os elogios "forçados" à direção leonina não deixam muita margem de dúvida: o Sporting está a ser apaparicado pelos benfas. E como não há almoços grátis...

SL

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Traduzir para "miúdos"

Como seria de esperar, assim que o Sporting meteu mãos à obra para entender como seria "paga" a arbitragem do senhor Duarte, os benfas reagiram.
Há tanta coisa para dizer sobre o comunicado que vamos ter que fazer a coisa por partes e como sou um gajo porreiro, vou vos poupar à totalidade da coisa, "traduzo" só o suminho.

"Resistiu, até esta segunda-feira, o Sport Lisboa e Benfica a entrar numa discussão que entendeu ser natural num primeiro momento..."
Que enorme capacidade de resistência...foi um Leningrado, uma Marcha Vermelha, 7 anos no Tibete...foi menos de 1 dia...uau!

"Sejamos sérios."
....hã!...ah ok...é um exercício?..ok...o benfas que redigiu isto pede aos leitores que apenas neste parágrafo sejamos todos sérios. (Sérios on!) vamos ao resto.

 "Há lances de dúvida no jogo? Claro que há, como há em todos os jogos..."
Ó caramelo! O Sporting não se queixou nos "lances de dúvida"...fê-lo sobre lances em que não há dúvida nenhuma que foi prejudicado.

"...é legítimo que o Sporting peça os relatórios que entender sobre o jogo, e que disso dê publicidade nos jornais que entende..."
Ao contrário de vocês não é?! Ah...pois é quase me esquecia, no caderno de encargos do contrato "publicitário" que têm com Record e Abola essas coisas já estão contempladas.

"...mas seria coerente que pedissem...os relatórios do jogo com o Benfica em Alvalade, com a Académica em Coimbra, com o Olhanense no Algarve e com o Marítimo, também em Alvalade."
Porquê? Porque fomos beneficiados?! Porque as decisões dos árbitros tiveram interferência directa no resultado?! O que é engraçado é que nenhum dos adversários (excepto...curioso...vocês) se queixou.

"...quando assim não acontece perdemos credibilidade e ficamos reféns da demagogia e do mais primário populismo."
Para quem disse que o benfica ia ter de reduzir custos e aumentou em 80 milhões o passivo. Para quem apoiou Fernando Gomes à presidência da FPF (um ex-administrador da Sad portista) com a aval dos irmãos Oliveira. Para quem num dia diz que 3/4 dos árbitros são corruptos e no dia a seguir se transforma na APAF...para quem na mais profunda crise que o país atravessa anda a "mendigar" aos cofres do estado uns largos milhares de euros para uma estátua do seu fundador. Para quem manda um vice-presidente ler recados na TV só para testar as águas dos adeptos. Enfim, querem mesmo falar de demagogia e populismo?

Quantas vezes já vimos alguns directores, editores... condenarem o excesso de protagonismo que os dirigentes assumem em detrimento dos jogadores?
Sim, muitas...e? Confesso que não entendi. Ah...deve estar a falar do Jesus a comemorar uma vitória em Guimarães fazendo wrestling com Polícias...ou o RGS em directo na TV a ler uma lista de 12 árbitros que dizia ele "prejudicam sistematicamente e voluntariamente o benfica"


"Pois bem, os jornais e os seus directores têm toda a legitimidade ...mas ...não podem, no futuro...voltar a cair na tentação hipócrita de criticar este tipo de comportamento ...dada a forma como estão a dar eco de algumas declarações irresponsáveis."
Mas quem escreveu isto acha que existe algum jornal desportivo que esteja a "ajudar" o Sporting...uouuu! Bom secalhar é um aviso...sim, ok, deve ser isso.

Registe-se, ainda, que não houve da parte de nenhum dirigente do Benfica qualquer palavra desrespeitosa em relação a algum profissional do Sporting. 
O redactor esqueceu-se de acrescentar as palavras "desta vez". É uma chatice estar nas mãos do "parceiro ideal" para salvar o dinheiro estourado no projecto Benfica TV não é?

"Não é admissível, por isso, que o presidente do Sporting, pela segunda vez, se dirija da forma que se dirigiu ao treinador do Sport Lisboa e Benfica. A liberdade de expressão tem fronteiras que devem ser respeitadas."
Esta tirada ganha medalhas! O redactor não afirma que BdC insultou, injuriou ou denegriu a imagem de JJ, mas escolheu a expressão "da forma como dirigiu"...os limites devem ser pequenos e o conceito de liberdade de expressão também na ideia de quem dirige este benfas.

 "Não é por gritar mais alto nem por insultar mais vezes que se ganha a razão."
Sim, mas isto chama-se Portugal e cá no burgo é exactamente assim que se ganha a razão. Para isso muito ajudaram as posturas de duas pessoas: Pinto da Costa e Vieira. Eles são os principais responsáveis.

SL

sábado, 9 de novembro de 2013

Tempo

Em tão pouco tempo e com um investimento muito contido, o Sporting recuperou. Hoje a equipa mostrou mais uma vez que não se inferioriza, nem em caso de desvantagem, não se desmonta. Frente a qualquer adversário a equipa de Leonardo Jardim mantém uma coerência de jogo, embora contra os grandes rivais não consiga um domínio tão eficaz do ritmo da partida, a verdade é que este elenco tem meses de trabalho.

Nota-se que falta ainda qualquer coisa a esta defesa, a este meio campo e também neste ataque para que esteja em plano de igualdade com tripeiros e benfas. Mas não é nada do que as diferenças de orçamento podia deixar antever. Tenho dúvidas até que seja exclusivamente uma questão de melhores jogadores (ajudaria de certeza). Falta tempo e calma a esta equipa técnica para que se materialize tudo o que tem sido visto até agora.

Se não embarcarmos em febres de candidaturas. Se não decidirmos focar no que temos em prejuízo de trocas precipitadas. Se não mantivermos o discurso de peito feito frente a árbitros (caindo na calimerice para justificar más exibições). Se não tivermos orgulho e confiança em putos como Cedric, William, André Martins, Wilson e outros. Se não escutarem os adeptos que querem garra e atitude...estando-se nas tintas para as candidaturas. Se fecharmos os olhos à evolução da equipa B...então voltaremos ao que temos sido no passado próximo.

Mas se BdC, Inácio e Leonardo Jardim continuarem humildes, a fazer o que têm feito, a entender as prioridades todas do lado dos adeptos...então iremos outras vezes à estação de betão de carnide e iremos ganhar muito mais.

Os meus parabéns aos jogadores do Sporting. Não é fácil...nada fácil. Tudo se deve às suas qualidades e sobretudo vontade.

Terem perdido foi uma circunstância...não um castigo. Força rapazes! Agora Guimarães...e que se lixe...vou ao D.Afonso Henriques! Vou lá estar a cantar e juntar a minha voz a este 12º jogador.

A Onda não pode parar! Não vai parar! Viva o Sporting caralho!

SL

Duarte Gomes...sem surpresas. Mas o caminho é ganhar jogos. Mais nada.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Estar melhor












Sempre que chegamos a vésperas de derby, vem à baila uma expressão que parece decisiva para tentar prever quem ganha o jogo. "Estar melhor" é já uma instituição dentro deste clássico. Na maioria das vezes ganha este pre-game quem está à frente da classificação. Em caso de empate (que é o caso este ano) a coisa fica mais complicada, mas muitos jornais e rádios decidiram pelas afinidades que já todos conhecemos, que o benfas, mesmo perdendo o único jogo que não podia perder, recuperou a meio da semana algum capital de confiança.

Isto é absurdo. Ou os padrões de motivação da equipa de JJ ésão tão baixos que uma derrota num jogo decisivo dá alento e confiança...ou o "andor" já serve de bote salva-vidas anímico. Seja como for, é absurdo. Estar melhor significa ter mais futebol, mais garra, mais confiança. Tenho muitas dúvidas que esta equipa desta vez não seja o Sporting. Estará mais fresco, sem obrigação de ganhar, sem treinador sobre brasas (não me venham com tangas...a despromoção para a Liga Europa é mais um prego na condição do Jesus) e...muito importante...com um 12º jogador nas bancadas que promete competir em apoio com um estádio cheio de lampionagem à beira de um colapso de realidade.

E depois...de estar melhor antes, alguém vai estar melhor durante....e quem sabe "estar" ainda melhor depois do apito final. O que me parece é que há gente muito preocupada que esse "melhor" seja o Sporting, ou melhor ainda, que o que fica pior é o clube do pássaro na roda de bicicleta.

Pode ser que tanta preocupação faça sentido. Ainda para mais parece que em Janeiro vai haver saldos num determinado clube e curioso...não é o Sporting. Elias, Jeffren e Labyad são (pelo que entra e pelo que deixa de sair na tesouraria) mais que suficientes como vendas. Podemos estar a falar em 7 milhões (venda de Elias e Jeffren) a entrar a somar a 3 milhões que não saem (salários dos três até Junho)...um grande balão de ar, sem prejudicar desportivamente a equipa (o que nunca acontecerá em carnide...a não ser que vendam pela 34ª vez o Roberto a mais um fundo sem fundos).

"Estar melhor" vale zero. Os 2 treinadores sabem disso. Os jogadores sabem disso. Até parte dos adeptos sabe melhor que isso. Mas...há uma outra realidade paralela, uma que acredita que uma derrota em Atenas contra uma equipa grega que fez de tudo para perder um jogo...é um sinal de recuperação. Uma que nos quer fazer crer que os benfas não jogaram a época nos 2 jogos frente aos leixonenses do Pireú.

O "melhor é estar" preparado para tudo, apoiando a equipa a 100%. Porque "estar melhor" também é estar com a equipa e mesmo perdendo "ficar bem melhor" do que outros ficam quando ganham.

O melhor plantel de sempre do benfas tem os mesmos pontos que um plantel de contenção financeira do Sporting. Ou o treinador é hiper-incompetente ou alguém "estaria melhor" se estivesse calado.

SL


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Contar histórias

É um chavão dos nosso tempos e é verdade. Qualquer um pode escrever um livro. Sobre qualquer pretexto ou motivação até eu posso ter a pretensão de me "armar" em escritor. É típico qualquer gato pingado que passou por alguma polémica mediática, venha a "encaixar" algum com o interesse "de porteira" sobre a sua versão dos factos (não confundir com verdadeira).

PPC (o gajo, não as parecerias) fez parte da pior direcção do Sporting. Era um nº2 outsider da banca (o que o nosso ex-bófia tentou compensar com uns biscates bem remunerados) junto de um Godinho ele próprio também em nº1 outsider à competência. O que é que ele tem para nos dizer assim tão interessante? Eu respondo também: nada. Roupa suja.

Não sei o nome do livro, mas podia muito bem chamar-se: vou chibar-me a toda a gente o que eu vi dentro do clube. Isto é de um ex-polícia? De um homem a sério? Dar com a língua nos dentes preto no branco já depois de meses da sua saída? Já não tinha boa opinião dos esquemas que andou (amadoramente) a montar para cilar um crápula de um fiscal de linha ou a sua "empresa" de espionagem de jogadores do clube...mas este livro então, tira a fotografia de corpo inteiro do carácter do moço.

A obra terá as suas verdades, as suas meias-verdade, mas aquilo que eu aposto que vai dar sumo nos media, serão as acusações...quantas delas falsas, quantas delas exageradas ou inventadas...ninguém sabe. O que se sabe é que é muito triste ter o azar de ligar o passado do clube a este tipo de bandalhos.

Ele que escreva não 1, mas logo 10 de uma vez.  É me igual ao litro...de bagaço.
SL

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Mais um round de wrestllng americano?












Já se percebeu que os clubes “pequenos” não fizeram do actual presidente da Liga aquilo que queriam. O tipo foi eleito para salvar as contas do Gil Vicente, Beira Mar, Setúbal e afins, mas como se esperava, conseguiu zero.

Estes clubes, sabe-se lá convencidos por quem (leia-se tripeiros) acharam por breves dias, que algo no futebol português podia ser realizado para beneficiar a maioria de votos na Liga. Acontece que na escola onde eles andam já o porto foi professor. Antes que celebrassem a vitória nas eleições da Liga, já o afilhado da SAD tripeira tomava conta da FPF.

Assim que o pintinho “desgostou” do presidente da Liga, demoraram apenas alguns segundos até estar montada uma autêntica caça às bruxas. Mas convém lembrar aos mais desavisados que Mário Figueiredo é sócio de Moreira dos Santos, que é só...o advogado de quem?...exacto! Do pintinho.

Sporting e benfas assistem a estes teatrinhos de cadeira, tontos, a querer desesperadamente apoiar o alguém que esteja em cruzada anti-tripeira...mas todos os são jorges ocasionais, no final, revelam-se sempre mais um peão no xadrez novelado do são jorge nuno. 

Este "despedimento" é só mais um episódio, em que um "amigo" dá lugar a outro, em que a banana dá lugar à laranja...ou se quiserem que um Mário dá lugar a um Rui Pedro. Sim, porque o outrora encarregado mediático do cambalacho da compra da TVI pela PT ou do caso Taguspark...é um notório portista que está na SAD do belém por mero acaso e é um portista ferrenho (dragão de ouro)...só mesmo por mero acaso. Corrupto, portista e completamente fora do "mundo do desporto"...mas é claro que dará um excelente presidente da Liga! Alguém tem dúvidas?

Não era hora, digo eu, de Sporting e benfas "parirem" para a presidir à Liga, um gajo completamente à prova de "fruta e viagens"? 

Não era hora dos clubes de lisboa, perderem o medo e começarem a chamar estes gajos todos pelo nome?!

SL

"Roberto elimina benfica da Champions" - Mais uma vez?!

domingo, 3 de novembro de 2013

Dar nas vistas

Os tripeiros perderam as chaves da "máquina de ganhar". Os benfas vivem no calvário exibicional de Jesus. O Paços desceu aos infernos da tabela nas mãos do anti-midas Costinha. O Braga versão Professor é bem pior que a versão pé frio do Peseiro. O Estoril deste ano morre sucessivamente na Praia. Marítimo, Rio Ave, Nacional e Guimarães estão idem aspas aspas face ao exercício do ano passado.

A grande estrela desta liga tem um nome e não é o bus de Deus gilista de certeza.

Atrevo-me a dizer que se a liga dos pontos é ganha por regularidade, a liga das vendas de jogadores é feita pelo destaque de boas exibições. O Sporting tem o azar (merecido) de não ter montra europeia, mas sejamos honestos, nenhum jogador que é vendido por milhões de euros foi detectado só por estar na Champions...isso é imaginar que as empresas de scouting dos grandes clubes europeus vivem de relatos em pergaminho enviados por estafetas a cavalo...acordem por favor.

As surpresas de William e Adrien, as confirmações de Jefferson e Capel, a descoberta da pólvora de Montero não são realidades só notadas nos blogues ou painéis de tv. Estarão em várias listas, em várias prioridades, muito pela diferença de custo entre o fim da 1ª volta e o fim da liga. É um facto, jogadores como William valeria 500 mil euros no principio de Agosto, 8 vezes mais há umas semanas e daqui a dias, depois da chamada à Selecção, talvez ainda muito mais...

Saiba BdC resistir às propostas indecentes e muitos destes, acredito, serão muito da recuperação financeira feita para a época 14/15, O plano sempre foi esse e todos nós sabemos que mais do que títulos interessa tirar o clube das garras dos juros e proveitos hipotecados.

SL

sábado, 2 de novembro de 2013

O arrasca também dá 3 pontos.

Vitória muito importante. Noutras realidades paralelas, o Martins de semblante carregado e sofredor tinha ido à flash interview vangloriar-se de mais uma grande habilidade autocarrista em Alvalade. Desta vez foi falar de não sei o quê...equipa jovem...boa atitude...expulsão...sei lá o que é que quis dizer.

Depois deste jogo, é cada vez mais evidente que este Sporting não vai fazer uma má época. Pode não dar para títulos, mas vai fazer boa figura. Hoje houve muita gente desinspirada: Jefferson, Cedric, Rojo, Dier, Adrien, Vitor, Carrilho, Montero (8 em 11). Mesmo assim, o colectivo esteve lá e com as boas entradas de Wilson, Slimani e Mané o Sporting estabilizou, principalmente a seguir ao empate.

É bom ver as equipas a temer o Sporting. Sobretudo porque fazem-no com razão. Num jogo razoável do Sporting...a equipa produziu 7 ou 8 oportunidades para marcar. Nem nos tempos do Paulo Bento o colectivo esteve tão bem montado para ganhar jogos (mesmo não jogando bem).

Faltam individualidades, um 10 a sério, um central de classe e um extremo à dimensão de Capel. É que Vitor já não vai lá com a idade que tem e o Martins ainda precisa de 1 ou 2 épocas para ganhar calo. Dier é promissor e Wilson também, mas essa é mesmo a linha que nos separa de sermos tão ou mais fortes que os candidatos. Contingências de orçamento. Já não seria mau passarmos janeiro sem ver sair alguém.

SL




sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ainda o 12

Podemos ter a pior equipa, o pior orçamento, o estádio mais modesto com a arquitectura mais duvidosa. Podemos ter menos peso nos media e muito menos poder no sistema. Podemos ter pouca atenção do futebol europeu, podemos ter um palmarés mais modesto.

Nada disso retira o nosso orgulho. Nada nos menoriza, nada nos causa sentimentos de insegurança ou complexos de inferioridade. Na hora da verdade competimos, vamos à luta. Porque não somos "grandes" pelos pentas e hexas, não somos grandes pelo estádio com 4 ou 5 anéis, pelos milhões de adeptos ou milhões de euros de vendas.

Somos grandes porque somos uma grande família. Uma grande massa de gente que gosta de desporto, fiel, corajosa e acima de tudo apaixonada por um emblema. O leão. O nosso símbolo representa-nos e nós desempenhamos bem o papel.

Somos grandes adeptos. Este ano, ganhando ou não, existe algo que está a mudar. Nós estamos a regressar ao clube. A voltar ao estádio. A vestir as camisolas. A tirar os cachecóis da gaveta. Ganhando ou não no campo, estamos a ganhar cá fora.

Numa semana de derrota, a única até agora este ano, reagimos com energia e optimismo. Ninguém baixou calças ou cabeças, não houve toalhas nem ânimos jogados ao chão. Acordámos ainda mais. Não me espantaria se Alvalade ficasse perto de encher frente ao Marítimo.

E isso é uma prova de muita força. Agradeço à Direção por estar a tentar motivar cada vez mais as pessoas para olharem o seu clube de outra forma. A maior parte já entendeu o que se pretende e a adesão à nova realidade do Sporting contagia também a equipa. A maior parte já acredita e apoia quem chefia o clube. A família está a ganhar uma nova voz e tem um líder para a exteriorizar.

Nem tudo serão rosas nem tiros certos. Mas ter um 12º jogador motivado e ambicioso vale muitos golos, muitas vitórias. Não estamos para "acabar", muito pelo contrário...estamos é a começar outra vez!

SL