terça-feira, 25 de outubro de 2011

Who u gonna call?

Pois é. Lembram-se daquela história do Sporting ter dificuldades em ganhar em casa? Pois ontem foi o ponto final nessa tanga. Acabou. O Sporting em Alvalade joga em casa e melhor do que isso, joga bem. Lembram-se do Carriço trapalhão e passivo? Ponto final nessa merda também. O jogo frente ao Gil foi o colocar de muitos pontos finais em muitas dificuldades inventadas ou reais.

Para mim foi uma espécie de intervenção de Ghostbusters. A equipa entrou em campo e sugou os fantasmas todos. Foram os árbitros, a falta de pontaria de Bojinov, os assobios, o factor casa, Elias que não jogava com Fernandez…fuuuupppp…tudo pelo cano. Mas com classe. Aliás este Sporting é uma espécie de carro de luxo, tem cavalos que nunca mais acaba, é lindo de aspecto…só ninguém sabe se vai suportar as estradas cheias de buracos do futebol português.

O Gil fez pela vida, mas tal como imaginava, tinha mais ar do que força e entre os golos que não marcámos ficou um resultado histórico por acontecer. O Paulo Alves diz que foi o pior resultado da sua carreira, mas eu acho que podia ter sido bem pior! O caro Fiuza, ontem sentadinho ao lado do Godinho deve ter tido oportunidade para fazer directamente as críticas que fez na imprensa sobre a posição do Sporting nas eleições da FPF, mas quase aposto que não disse absolutamente mais nada a não ser elogiar os golos que foi sofrendo.

Mais do que 3 pontos e uma vitória esmagadora, o jogo de ontem tirou muitos “ses” à imprensa e deve preocupar bastante os próximos clubes que nos defrontarem. De uma coisa estou certo, ninguém consegue  não ver, não gostar, da qualidade do futebol da equipa e sobretudo a progressão vertiginosa que este plantel está a sofrer. Não nos vamos transformar em nenhum monstro de futebol, não somos de repente um Barcelona, mas à escala nacional seremos mais capazes de dar luta aos benfas e horácios.

Domingos já passou à fase seguinte. De ganhar partidas está a moldar um plantel capaz de esmagar adversários. Se o faz por 1 golo ou por 6, é mera lana-caprina, mas a diferença, essa sim é esmagadora. O Gil pareceu uma trampa de equipa, corrijo, o Gil foi uma trampa de equipa, simplesmente porque a nossa classe, tomates e pernas para correr não lhes permitiu outra coisa senão defender 98% do tempo.

Gostei dos comentários da SportTV (estão cada vez piores) que afirmavam que o Gil estava a equilibrar a partida, só porque passava o meio-campo de 10 em 10 minutos e não sofria golos…é uma forma de ver o jogo…inclinado.
Nem sei quem vamos defrontar a seguir, mas estas vitórias fazem destas coisas, a gente esquece-se. Só é pena que não seja já amanhã…é que um gajo pode-se habituar a ver bom futebol e a vibrar com artistas como Capel, Ínsua, Fernandez, Elias, Carrilho ou Rinaudo. Pode mesmo.

SL para os Sportinguistas. Esperámos tanto tempo. Mas acabou. O Sporting está de volta.

2 comentários:

  1. Mais outra grande crónica! Continua assim! A analogia do futebol portugues ser uma estrada esburacada é genial! Imagino o fiúza caladinho, sempre a pensar nas pessoas sérias do futebol português... Que palhaço ehehe
    SL

    ResponderEliminar
  2. Até tu Java, parece que ganhaste umas asas ainda maiores!... Desculpa, quis dizer garras!... Caramba p'ró que me havia de dar, dizer que o rapaz agora tem asas. Credo, vá de retro Satanás!...
    Bom post Java. Muito bom mesmo!...
    Abraço

    ResponderEliminar