domingo, 16 de outubro de 2011

A humildade de perder 2-0

Ouvi o comentador da SportTV, um senhor chamado Freitas Lobo, apelidar de muito séria, humilde e trabalhadora a forma como o Famalicão decidiu segurar o Sporting. É esta mentalidade de merda que valoriza equipas que só desfazem, que eterniza a velha táctica bem tuga de entrar em campo para segurar o zero no marcador. O futebol é um espectáculo e quando uma equipa entra em campo só para defender, abdicando totalmente de passar o meio campo, só há meio espectáculo.

É claro que cria dificuldades ao adversário, pois se num campo mais curto que um subsídio de natal da função pública, se concentrarem 18 jogadores num espaço do 40 metros, não há futebol. Ninguém consegue correr ou ver um espaço onde colocar a bola. O "autocarro" do Famalicão era fraquinho mas foi bem estacionado, o que não é nada de extraordinário, é apenas cumprir meio dever com todos os recursos. Não sou inocente de pensar que o Famalicão podia jogar olhos nos olhos com o Sporting, mas cum caralho...ao menos não se passe tantos elogios.

Quem olhar para o marcador pode ficar a pensar que o jogo foi mais ou menos equilibrado, mas não foi. Boeck só na segunda parte fez uma defesa digna desse nome, no restante da partida podia ter pendurado uma cama de rede entre os dois postes e tirado uma bela sesta. Já o guarda-redes adversário teve imenso trabalho, especialmente a simular lesões e a pedir a intervenção do massagista. Curiosamente é Boeck que vê  o cartão amarelo...por retardar o jogo...minha nossa senhora...

Soares Dias esteve quase sempre mal, mas pelo menos não prejudicou nenhuma das equipas, a equipa minhota sofreu um penalty e duas expulsões que mesmo o benfas ou o horácio mais parcial é incapaz de dizer que foram erros de arbitragem. É o que acontece quando o autocarro deixa de ter pneus na segunda parte, aparecem os "furos" e para quem viu o jogo na tv, os atletas do Famalicão estavam à beira do aneurisma colectivo. Safou-os um leão sem fome e com medo de lesões (mais ainda). Safou-os também a táctica Vietcong da primeira parte.

Mas perderam. E não rezará mais nenhuma história do jogo além de dos dois golos do Wolfs. Valeu a pena? O treinador do Famalicão achará que sim, que foi melhor do que levar uma cabazada das antigas. Eu acho que não. Acho que o adversário do Sporting fez tudo para ser derrotado, especialmente derrotado por muitos golos. Seja qual for a diferença entre 2 equipas, é mau que uma decida que não se deve "sujeitar" à força e talento da outra...é mau que não se monte ao menos uma ideia de contra-ataque, mas é muito mais fácil encontrar "autocarros" que só andam para trás. O pior é que não servem para nada, na esmagadora maioria só servem para adiar o "castigo".

Quando o Sporting marcou o 1º golo, já o Famalicão não tinha forças para mais. Sofreu o segundo e se o jogo continuasse sofreria mais um ou dois. Foi humilde? Sim demasiado. Está de parabéns? Não. Fez um jogo demasiado defensivo, jogou muito pouco, fez 3 ou 4 remates à baliza. Em Portugal só quando deixarmos esta mania de elogiar "meias equipas" teremos espectáculos decentes para chamar mais gente aos estádio. Ontem houve casa cheia, muito por culpa do momento do Sporting. No próximo jogo da equipa da casa talvez apareça uma mosca ou duas. Valeu a pena?

SL para os que tornaram Famalicão uma "casa" do Sporting. Foram um espectáculo, por sinal muito melhor que a exibição das 3 equipas.

3 comentários:

  1. Contudo o citado Freitas Lobo e o jornalista do Publico acham que o Famalicão efectuou um excelente jogo de futebol e que o resultado não traduz a "verdade" do jogo.
    Enfim...
    Ainda hoje,há gajos que dizem que Barcelona vs. Inter de Milão foi um jogo de futebol fantástico e que Mourinho deu um banho táctico a Guardiola.
    Vou dizer outra vez: enfim...

    ResponderEliminar
  2. mas olha que o cronista do rascord de serviço ao jogo disse que o famalicão jogou no campo todo e que o Sporting desbloqueou o jhogo apenas de penálti e isto depois de ter sofrido dois sustos, fruto de duas boas oportunidades dos famalicenses. supera a imbecilidade do freitas lobo, não? à rasquinha, tangencial, mas supera!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Java,
    Comentar hoje em Portugal, um jogo em que o Sporting esteja presente, obedece a meia dúzia de princípios sagrados que vão desde a caracterização da arbitragem como boa, mesmo que seja uma "paixão" qualquer a envergonhar as 17 leis, enaltecer tudo o que mexer no adversário, mesmo que sejam só sarrafadas e autocarros e menorizar tudo o que os leões fizerem, mesmo que tudo façam para merecer a vitória.É a "tolerância zero" que vai passando, paulatinamente, da APAF para os comentadores. Até LFL já embarcou neste mar de merda em que navega a "casca de noz" do triste e pobre futebol luso: boa é a equipa que perde por 1-0, porque defendeu bem; aquela equipa que ganha por 2-0, fez muito pouco e tinha obrigação de fazer muito mais!...
    Idiota não é qualquer, idiota é quem se pôe a geito!...
    Um abraço e SL

    ResponderEliminar