sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A vida tá dura...

O Sporting moralizado e em paz não vende. Os sacanas dos jornalistas chegam à redacção de manhã, bebem um café e em frente ao computador vão lendo os e-mails para ver se chegou algum “lixo” por email. Mas as fontes secaram há alguns meses e está difícil saber em primeira-mão de alguma bronca leonina. O Outlook não devolveu nada no “enviar/receber” e fuma-se um cigarro na rua a remoer na inevitabilidade de ter de elogiar Domingos, Wolfswinkel ou até mesmo Onyewu.

De volta à secretária, faz-se uns telefonemas para uns “amigos” que costumavam saber de tricas verde-e-brancas…mas nada. A frustração aumenta e é melhor passar uma vista de olhos pelos sites de agências noticiosas da Europa à procura de alguma coisa que sirva para “acalmar” as hostes alegres dos adeptos leões. O joelho de Izma já não dá para mais, Luis Aguiar não colou nas “bocas”, Djaló também não, foda-se está difícil. O jornalista estava habituado a ter de escolher entre os vários problemas, erros e ansiedades que afectavam os “leitores” leoninos, bons tempos.

Mas desistir é algo que não está ao seu alcance, até porque não pode, o alinhamento do OCS em que trabalha tem um alinhamento simples, Benfica sempre para cima, Sporting sempre para baixo e o Porto para cima e para baixo conforme ganhe ou perca. Para constar na folha de pagamentos do próximo mês há que descobrir algo que se encaixe e mesmo que não seja sumarento, não interessa, a criatividade pode dar a ênfase que falta à importância factual da notícia.

Ás tantas e com a pressão de fechar a coluna, olha…as contas da SAD, pensa imediatamente: “como é que vou colocar isto de forma a passar o ar de polémica e deixar implícita a minha indignação pelos números apresentados…?”. Duas horas depois o chefe de redacção lê o artigo e diz: “Ok…podia ser mais sensacionalista…mas eu entendo…não há nada para sacar…né?”

SL aos bons jornalistas, há poucos.

3 comentários:

  1. Nem te conheci hoje Java!...
    Então não há tanto para dizer amigo?!...
    Podiam dizer que o campo do Famalicão é uma merda. Que o Soares Dias, tem dias e o Sporting que se ponha a pau. Que o Rodriguez ainda não chegou (Já mesmo?!...) e que o Djaló diz, que o Evangelista disse, que o Meirim tinha dito... etc e tal...
    'Tão a perder qualidades rapaz!... Olha, quando não tiverem assunto, que desatem a dizer bem do Sporting, do Wolfswinkel, do Oguchi e do Schaars e pode ser que alguns dos três milhões os livrem da insolvência... Que merda de director tu inventaste! A dizer que não há nada para inventar!... Não era de certeza o Pais!...
    Adeus que 'tou indo...
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Só tenho uma palavra para ti, e nem li ainda este post. Esta palavra é para o blog em geral: És o fdp que melhor escreve em blogs, mesmo não sendo eu bloggeiro e não conhecendo muitos fds's. E não foi uma palavra, foi uma frase.

    P.S. O elogio não tem nada a vercontigo. Eu é que não quero deixar de ler os teus posts. Por isso não deixes de javardar.

    ResponderEliminar