segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cegueira de Mercado

Há um blog na web sobre futebol, na verdade há muitos, mas tão “taberneiro” como este há poucos. Falo do Visão de Mercado. Antes dos próximos juízos de valor, admito que é um espaço de gente que  trabalha como caralho, com muitas actualizações diárias e a espaços alguma reflexão útil. Mas existe um problema de base na linha editorial do blog. 90% das vezes isenta-se de opinião e coloca perguntas aos leitores condicionando o sentido de resposta.

Este efeito de espelho que nunca reflecte a opinião dos gestores do blog (são tipo enguias que se refugiam em fazer vaticínios múltiplos, onde algum há de acertar seguramente) é a distorção mais idiota do que é um espaço de diálogo online. Apesar de não o assumirem, são claramente pró-benfas. As análises ao clube vermelho são sempre mais completas, os elogios mais descomprometidos e a filha da puta da imaginação dos artigos normalmente é encaminhada para enobrecer ou desvalorizar o que interessa, quando interessa.

Deixo-vos com a última “não reflexão” do mesmo blog. A pergunta é quem beneficia mais da paragem da Liga. A puta da lata do escritor afirma que é o Braga e o Porto, sendo os mais prejudicados o Benfica e o Sporting. Porquê? A razão é…os clubes de Lisboa estão bem, logo a paragem vai quebrar-lhes o ritmo. Razão puramente palerma.
Ao autor desta inusitada argumentação escapa o cabrão do bom senso. Se tivesse jogado alguma vez futebol na vida saberia de certeza que “ir de férias” com a moral em cima é muito melhor que ir de férias com alguma insatisfação “nas chuteiras”.

Se estivéssemos a falar de uma paragem competitiva larga, concordaria, mas existem jogos da Taça e da Europa pelo meio. Além disso o Sporting tem vários atletas importantes lesionados e os restantes bastante desgastados. Digo aqui ao Visão de Mercado que o maior beneficiado é o Sporting primeiro e depois o Porto, pela simples razão de recuperação física de atletas estratégicos.

Mas este é apenas um exemplo. Os autores fazem poules ridículas de tops de jogadores, tops de transferências, onde é o básico mais básico que vem ao de cima. Qualquer palerma diz que o Hulk é o melhor jogador nacional, que o Barcelona é a melhor equipa mundial ou que Mourinho está em apuros no Real. É uma redundância exponencial.

Por incrível que pareça, o espaço é hiper-visitado por adeptos sportinguistas que vêm na reclamada imparcialidade uma janela de opinião cativante, mas com este post vos afirmo, são blogs e sites como o VM que ajudam muitas vezes a difundir um complexo de inferioridade filha da mãe nos sportinguistas. Leiam com atenção 4 ou 5 posts, quaisquer uns e digam-me se isto não é verdade.

A paciência tem limites e acabou-se a minha. O “empurranço” permanente dos leões para baixo é algo que deve ser denunciado.

SL para a malta de Beja! Bem hajam!

7 comentários:

  1. Gosto deste leão de plástico... É um blog do caralho! Sporting sempre

    ResponderEliminar
  2. Ei Java, 'tás em forma pá !... Até pareces o Wolfswinkel. Cada tiro cada melro!... E que danado de melro tu hoje foste caçar, carago!...
    Dá-lhes amigo, porque não são só os Records, as Bolas e os -Futebóis!... Anda por aí muita merda disfarçada. Se bem que estes nem disfarçam, ou não são capazes...
    Um abraço e ...
    SL

    ResponderEliminar
  3. E a perseguição ao Carriço e João Pereira?

    Gosto de ver as notícias e isso tem de se louvar (e muito)! Agora o Sporting não lhes deve nada, pois ali não abunda nada de bom em relação ao nosso clube.

    Mas é o blog deles e se não gostamos não visitamos. Eu visito, sempre na esperança que, com trabalho que eles dedicam aquilo, um dia sejam mais interventivos e menos especulativos.

    ResponderEliminar
  4. Eh pá, deixa lá que esses gajos falam, falam, mas não dizem nada!

    Eu gosto mesmo é do Leão de Plástico... grande blog :)

    Continua com esta linha, porque eu (pelo menos) sou um leitor assíduo... abraço!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Leão de Plástico pelo teu Blog. Eu já te adicionei à minha lista de blogs. Quando puderes visita o meu:

    http://lovingsporting.blogspot.com/

    Se gostares adiciona-me à tua lista.
    Abraço e saudações leoninas

    ResponderEliminar
  6. Este blog é uma maravilha. Não te desvies, continua assim!
    SL

    ResponderEliminar