quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sintomas graves de aldrabiçe

FC Porto – 37.5 milhões de euros. Benfica – 34 milhões de euros. Sporting – 29 milhões de euros. A “confissão” de Florentino Perez só vem confirmar a criativíssima aldrabice dos números que pairam na Luz. Aos olhos da mesma, nada se pode fiar e se me perguntarem, quanto a estes três números (volume de verbas gastas em aquisições só esta época) só confio no último.

Horácios e benfas há muito que se copiam no pior, ou seja, além de chafurdarem na merda do mundo da arbitragens e dos media, também na arte de fugir ao fisco não há nada como um marcador azul e vermelho para recriar os números como convém. As vendas são hiperbólicas, mas as compras são modestas. Engana-se os sócios e as Finanças numa palhaçada só. O pior vai ser depois. Um dia alguém vai “destapar” o buraco e descobrir os fantásticos negócios que o Orelhas tem andado a fazer. Vai ser muito ao jeito do “buraco da Madeira” mas muito mais difícil de resolver.

O buraco Madeirense todos vamos ter de o pagar, o buraco do benfas…pagam os benfas. Os buracos dos horácios paga o Jorge Mendes. No meio disto tudo quem se fode é aquele adepto dos lampiões que vai todo lampeiro ao estádio com o kit todo do merchandising em cima dos cornos e que acredita no relatório e contas da SAD benfas. Onde há fumo, há fogo e são tantas as “fantasias” numéricas que se ouvem, que é impossível não achar que o benfas adquire e vende jogadores num mercado paralelo, num paraíso onde cada transacção é um sonho.

Para os que tanto escrevem sobre o risco e o esforço gigantesco feito pelo Sporting. Para os que todo o santo dia se espantam com as percentagens de passes vendidos por “pouco dinheiro” eu deixo-vos uma palavra. Há mais racionalidade em todos os “maus negócios” do Sporting este ano do que num negócio “maravilhoso” do benfas, como foi o caso de Garay. O Real Madrid diz que vendeu por 12.5 milhões, o benfas diz que comprou por 5.5 milhões (metade do passe).

E sinceramente sabem que mais…Garay não vale 12.5 milhões. Um valor justo seria 7.5 ou 8 milhões…mas neste mundo virtual, onde as finanças da Luz não têm fundo, já acredito em tudo. Se me disserem que o Jardel vai sair por 20 milhões….ok. Vão comprar o Messi por 2 milhões…certo. Vão vender os direitos de transmissão por 1 bilião…porque não. Na mirabolante escalada do universo financeiro dos benfas, o clube lisboeta está mais perto de ser incriminado por esquizofrenia do que por contabilidade criminosa.

E é isto que se vai dizer….daqui a uns tempos. Acreditem. Viver de sonhos paga-se em pesadelos. Depois não digam que ninguém vos avisou…meus caros mamutes vermelhos. 

1 comentário:

  1. não ponho em causa a ideia javardeira da contabilidade criativa e dos buracos que um dia se vão destapar. Ainda assim e quanto a isto todos os clubes de futebol estarão no mesmo barco, agora e quando chegar a altura (em q os buracos serão descobertos) . Agora isso ser despertado pela história do garay, santa javardice! Se o slb afirma que deu 5.5 milhões por 50% do passe a totalidade (pelas minhas contas criativas) dá 11 milhoes. "Despareceram" 1.5 milhões, so the fuck what, bacano :) Foram para o bolso dos intermediários digo eu. Novidades aqui? "Leões tinham pago pelo brasileiro 8,85 milhões de euros por 100% do passe e agora alienaram metade por 3,85 milhões." Isto ajavarda-lhe algo?

    abraço, mamute vermelho

    ResponderEliminar