terça-feira, 13 de setembro de 2011

A bola de cristal

Todos os paineleiros, profissionais da opinião, comentadores de carteira do futebol português têm uma bola de cristal. Não é bem redonda, já não está muito limpa e normalmente mostra sempre a mesma coisa. O que observam nessa bola é nos dito viva voz dia após dia, programa atrás de programa. Previsões de risco zero, intuição banal, neutralidade redundante. Nas tvs, na rádio, nos jornais e alguns blogs o que vemos de presunção, filha da putice de incompetência e falta de isenção dava para despedimento colectivo sem justa causa de 90% dos senhores e algumas senhoras em questão.

Ao abrigo de uma imparcialidade suposta manifestam-se as maiores monstruosidades e concepções distorcidas do que é o desporto em primeiro lugar e depois o que é o futebol moderno. Esta escola de "nabos" com um ar muito apreensivo e coloquial ganhou forma, tem sucesso e surpreendentemente consegue colar os rótulos que quer com sucesso. Tal como as gasolineiras comporta-se como um cartel, onde um jogador, equipa ou treinador sobe e desce unanimemente e simultaneamente. Tal poderia ser a prova de competência global, mas é exactamente ao contrário, é prova de escassez de tomates, um pingo de honra e um alinhamento seguro pela via da imundice que controla o futebol português.

Eis algumas unanimidades que o "cartel" defende:

O Porto é a melhor equipa e vai ganhar o campeonato. Vítor Oliveira começa a impor um novo estilo mais eficiente que Vilas Boas. Falcão não faz muita falta já que Kleber é a nova coca-cola no deserto, um diamante quase quase lapidado. Iturbe é tão bom que mais vale guardá-lo para os jogos a sério. Maicon e Otamendi são seguríssimos têm é pequenas falhas muito pontuais nada que interesse apontar. Souza e Walter são muito importantes na equipa e só não jogam porque...porque não. Hulk vale mais do que Ronaldo, está ao nível de Messi e vale mais de 80 milhões de euros, portanto o dobro de Kaka. Fernando não está de castigo...está a "arejar" um pouco, apesar de no começo do campeonato ter sido considerado fundamental.

O Benfica...ou o benfas...soa melhor...também vai ganhar o campeonato. Mas não é a melhor equipa, vai ganhar porque está melhor este ano. Em quê? Não interessa, está melhor. Ah...está melhor porque tem o Nolito e o Witsel. O Jesus desta vez vai rodar a equipa este ano porque tem inúmeras soluções, mais ou menos 6 ou 7 por cada lugar. O guarda-redes já não é um problema, Artur é tão bom que vai ser o titular da selecção brasileira logo logo. Luisão é o melhor central alguma vez visto no planeta. E vai jogar até aos 48 anos no Benfica, aliás ele é do Benfica desde que é grande. Emerson e Capdevilla são muito bons, ao primeiro vão dar 3 anos para fazer uma crítica e o segundo só não dão tanto tempo porque terá 37 na altura. Mas se um campeão do Mundo não tem lugar na equipa é porque o plantel é melhor do que a equipa da Espanha. Witsel é fabuloso, tão bom que ninguém tem palavras para explicar no que é que é exactamente tão bom. Ah...ocupa o meio campo com inteligência, é muito inteligente, nota-se a correr que é muito inteligente. Nolito afinal já não é bom, não marcou nos últimos dois jogos, não presta. Quem é bom é o Enzo e o Gaitan porque são argentinos e um argentino é sempre muita bom no benfas. No ataque o Cardoso este ano é que é, vai marcar 67 golos. E o puto dos sub-20 português e o outro espanhol-brasileiro vão marcar os outros 108. Mas o melhor é o Aimar. Foda-se é hiperbólico. Ele não anda...voa...paira a jacto sobre o relvado e quando se peida saem rosas...

O Sporting não vai ganhar o campeonato. Vai ter dificuldades em ser até 3º. Domingos não está a conseguir estar ao nível do Braga, está pior, porque o Sporting tem um "bicho" que impede o sucesso. Postiga era bom e Djaló mais ou menos, agora que saíram decididamente não prestam, mas o Sporting ficou mais fraco. Patrício não é o melhor guarda-redes português. Quem é bom é o Quim e o Mika. Pereira também é o titular da selecção, mas também não é o melhor, o melhor é o Amorim, um génio com um azar genial. Os centrais não prestam. Rodriguez era fantástico no Braga, quando ia para o benfas era ainda mais fantástico, no Sporting é fraquinho. Rinaudo é um caceteiro, porque vimos uns vídeos no youtube, raramente foi expulso na Argentina mas em Portugal vai ser vermelho jogo sim jogo não. Schaars não presta nem se entende como é chamado para a selecção Holandesa. Jeffren, Capel, Elias são aceitáveis mas Wolfswinkel e Rubio não vão marcar golos e Bojinov é igual ao Postiga.

Obviamente aqui há algumas meias verdades, mas misturadas com tanta ignorância propositada, envenena o julgamento. Tótós não são aqueles que não observam estas "verdades", tótós são aqueles que as questionam. O pior e o melhor não são imutáveis, mas estes caralhos de opinion makers gostam de "fechar os dossiers" bem depressa, quanto às equipas em crescimento, esqueçam lá isso, despede-se o treinador. Depois de despedido condena-se porque não o devia ter feito, mas antes de o fazer não há soluções tem de mudar qualquer coisa (e quando dizem qualquer coisa estão a falar do...exactamente...nós é intuímos sempre...o treinador.

Usemos o cérebro.

1 comentário: