Sem grandes objectivos a cumprir, o Sporting estará por estas alturas a predefinir como será o plantel da próxima época. Pergunto aos leitores do blog, o que acham que deve ficar, sair, quais as posições que precisamos reforçar?
Qualquer um deles com qualidade para jogar no Sporting.
Tirando as laterais não mexia em mais nenhuma posição a não ser para substituir algum titular que pudesse ser vendido. A ser verdade a contratação de André Pinto foi uma excelente contratação.
Defesa Direito: Schelotto é fetiche e está mais que garantida a sua permanência. Só espero que não seja tão fetiche ao ponto de se achar que chega ir buscar uma alternativa a este.
Defesa Esquerdo: Jefferson e Zeegelar não têm condições para continuar. O primeiro está mais do que estagnado e o segundo foi erro de casting. Caso Jonathan não convença será preciso mais um (Empis ainda precisa de mais jogo).
Médio Centro: Caso William e Adrien fiquem é indispensável mais um médio (Geraldes não conta para esta posição e Bruno César é curto)
Médio Ofensivo Esquerdo: Não escrevi Extremo de propósito. Com Gélson em campo temos que ter alguém com jogo interior, que saiba ter bola e pensar o jogo mais à frente. A distância entre alas durante este ano foi do que mais desesperou (só Matheus e Podence não acho que seja suficiente, seria um erro pôr todo o peso desta posição em dois jogadores que nem uma época a titular têm)
Avançado: Idealmente necessitariamos de dois jogadores mas sem dinheiro não há milagres. Uma alternativa a Bas Dost era importante pois caso este se lesione ficamos com a época hipotecada. Para segundo avançado, tenho muita fé em Alan Ruiz mas tenho medo que não tenha estofo para ser a principal referência. É a posição onde tenho mais dúvidas.
Gr - Rui, Pedro Silva Laterais - Schelotto, Esgaio, Jonathan, Empis (ou contratação) Centrais - Coates, Paulo, Semedo, Domingos Médio Defensivo - Palhinha, William (contratação se este sair ) Médio Centro - Geraldes, Gauld/Wallyson (a contar com a saída do Adrien) Extremos - Iuri, Matheus, Gelson, Bruno Cesar, Mané (se não for comprado pelo estugarda) Segundo Avançado - Podence, Alan (o Iuri e o Matheus tb fazem isto) PL - Bas, contratação e o Ruiz da b
Eu não comprava ninguém para defesa direito, acho o schelotto bom jogador e o esgaio chegava para os 10 jogos que sobravam. Para defesa esquerdo o Jonathan vai ser o titular, por isso para suplente digo o empis, pois gosto dele, cruza e ataca bem, o problema é a defender (Jesus a trabalhar). Admito que achem que ele não é o que precisamos e seja necessário ir ao mercado. Para médio defensivo compra se o William sair. Para médio centro duvido que haja no mercado acessível melhor que aqueles que nós temos. Não quero cá mais melis e Elias. Os nossos dão mais garantias do que um argentino ou brasileiro vindo às 3 pancadas, além disso corre-se o risco de acontecer com o gauld ou o geraldes o que ta a acontecer com o Iuri. Não arriscava. Extremos e 2os avançados está bom. Para ponta de lança é preciso um de certeza. O spalvis era perfeito, mas tivemos azar.
Resumindo, eu só compraria um ponta de lança, um médio defensivo se o William sair e talvez um defesa esquerdo
Rui, Beto, Pedro Silva Schellotto, Riquicho, Esgaio Def. Esquerdo 1, Jonhathan Domingos, Paulo Oliveira, Coates, Semedo William, Palhinha Adrien, B. Ruiz,Gauld Geraldes, Gelson, Mateus, Iuri Podence, Alan Bas, Spalvis, 3.o Av. da B
O Jesus é o melhor treinador português e consegue na boa ser campeão com este plantel, sem inventar.
Rui, Beto, PSilva (jogar plos B) Coates, Semedo, Oliveira, Andre Pinto Esgaio, CONTRATAÇÃO CONTRATAÇÃO e escolhia 1 entre Marvin Jonhathan e Jefferson Palhinha, William (contratação se sair) Adrien, Gauld, BCesar/Bryan Iuri, Matheus Gelson, Geraldes Pondence,Alan Dost, Contratação
Venda: Douglas, Schelloto (aproveitar possivel ida à seleção), Marvin/Jef/Jonhathan vender 2 consoante o mercado, William (se o mercado obrigar), Bryan Ruiz ou BCesar, Castaignos, Teo. Espero não ter esquecido ninguem
Contratações: 3 a 4 aquisições se conseguirmos um orçamento de 20M€ para contratações, q acho dificil só se vendermos William ou Adrien, daria já uns bons reforços penso eu
O peso da formação seria imenso mas EU estou preparado para todas as consequências que possam surgir dessa aposta qdo corre menos bem
Vou tentar responder ao desafio. Uma coisa eu digo, sou muito poupado e acredito muito no produto da nossa formação. Por outro lado, sei que nos próximos (muitos) anos será impossível vencer a Liga. O vermelho é o novo azul e será assim por muito tempo. Nem com Messi ou Guardiola...
GK - Patrício; Beto; Gk da B; DD - Contratação; Esgaio; DE - Contratação; J. Silva DC - Coates; Semedo; André Pinto; Tobias/Domingos Duarte; MD - Contratação; Palhinha; MC - F. Geraldes; Gauld; Wallyson; MO - Gelson; Iuri; Matheus; B.César; B.Ruiz (caso B. Ruiz possa ser vendido, os que existem chegam); AV - Dost; Podence; Contração de 2ºav. ou Pl suplente
Saídas(custa-me acreditar em vendas de algo que considero mau): Jug, Schelotto, Douglas, Marvin, Jefferson, Petrovic, Castaignos (basicamente, a maioria das contratações dos últimos 2 anos...).
Mercado: Tentar vender: Paulo Oliveira e Alan Ruiz - "úteis" é um atributo escasso para se jogar no Sporting; Encaro como natural as saídas de William e Adrien. Patrício terá de aguentar e Gelson não está preparado nem sequer para ser o melhor do Sporting. Admito, também a saída de B.Ruiz, caso surja uma boa proposta para ele e Sporting. Tendo em conta a evolução dos laterais, teríamos de ir às compras (incrível como temos que ir buscas laterais...). 1 DD e 1 DE tem de ser. Comprar um 6 com o perfil do William (acho que não temos disso na formação e Palhinha é outro tipo de jogador, mas é para ficar no plantel). Comprar um 2º avançado (obrigatório);
Pré-época: Chaby, Pedro Marques e Ronaldo Tavares têm de lá ir fazer minutos e treinos, muitos treinos com JJ. Testar, também, Riquicho e André Geraldes para ver se podem ser opções para o plantel, evitando a contratação de um dos laterais. Levar Spalvis para a pré-época para saber se tem disponibilidade física para ser suplente de Dost. Seria bom que sim.
Plantel barato, português, identificado com o Sporting, jovem mas também com experiência. É para ser campeão? Não acredito nisso. Mas eu revejo-me nele porque vejo optimização de excelentes recursos, a muito baixo custo. Jogadores mais caros do plantel: Patrício, Coates e Dost. Seriam os pilares.
eu não disse que não se jogará para "não ser campeão". Eu disse que, nos próximos tempos, é impossível vencer. Não pela ausência de qualidade nos nossos planteis, mas porque as competições em Portugal não se decidem por "Futebol". Isso não controlamos, mas podemos combater.
Dois laterais de qualidade excepcional não interessa o preço, não deixar sair ninguém.
ResponderEliminarE onde encontrá-los?
EliminarDef direito:
EliminarRicardo van Rhijn - Brugge
Javier Manquillo - Atlético Madrid
Diogo Figueiras - Olympiacos
Def esquerdo:
Ismaily- Shakhtar D.
Douglas Santos - Hamburgo
Ridgeciano Haps- AZ Alkmaar
Qualquer um deles com qualidade para jogar no Sporting.
Tirando as laterais não mexia em mais nenhuma posição a não ser para substituir algum titular que pudesse ser vendido.
A ser verdade a contratação de André Pinto foi uma excelente contratação.
Ninguém? Nem mesmo o Jug?
ResponderEliminarDefesa Direito: Schelotto é fetiche e está mais que garantida a sua permanência. Só espero que não seja tão fetiche ao ponto de se achar que chega ir buscar uma alternativa a este.
ResponderEliminarDefesa Esquerdo: Jefferson e Zeegelar não têm condições para continuar. O primeiro está mais do que estagnado e o segundo foi erro de casting. Caso Jonathan não convença será preciso mais um (Empis ainda precisa de mais jogo).
Médio Centro: Caso William e Adrien fiquem é indispensável mais um médio (Geraldes não conta para esta posição e Bruno César é curto)
Médio Ofensivo Esquerdo: Não escrevi Extremo de propósito. Com Gélson em campo temos que ter alguém com jogo interior, que saiba ter bola e pensar o jogo mais à frente. A distância entre alas durante este ano foi do que mais desesperou (só Matheus e Podence não acho que seja suficiente, seria um erro pôr todo o peso desta posição em dois jogadores que nem uma época a titular têm)
Avançado: Idealmente necessitariamos de dois jogadores mas sem dinheiro não há milagres. Uma alternativa a Bas Dost era importante pois caso este se lesione ficamos com a época hipotecada. Para segundo avançado, tenho muita fé em Alan Ruiz mas tenho medo que não tenha estofo para ser a principal referência. É a posição onde tenho mais dúvidas.
Miguel Guerra
Miguel, William vai ser difícil de manter e Adrien se surgir uma oferta acima de 35M também pode sair. E apoio ao ponta de lança?
EliminarGr - Rui, Pedro Silva
ResponderEliminarLaterais - Schelotto, Esgaio, Jonathan, Empis (ou contratação)
Centrais - Coates, Paulo, Semedo, Domingos
Médio Defensivo - Palhinha, William (contratação se este sair )
Médio Centro - Geraldes, Gauld/Wallyson (a contar com a saída do Adrien)
Extremos - Iuri, Matheus, Gelson, Bruno Cesar, Mané (se não for comprado pelo estugarda)
Segundo Avançado - Podence, Alan (o Iuri e o Matheus tb fazem isto)
PL - Bas, contratação e o Ruiz da b
Eu não comprava ninguém para defesa direito, acho o schelotto bom jogador e o esgaio chegava para os 10 jogos que sobravam.
Para defesa esquerdo o Jonathan vai ser o titular, por isso para suplente digo o empis, pois gosto dele, cruza e ataca bem, o problema é a defender (Jesus a trabalhar). Admito que achem que ele não é o que precisamos e seja necessário ir ao mercado.
Para médio defensivo compra se o William sair.
Para médio centro duvido que haja no mercado acessível melhor que aqueles que nós temos. Não quero cá mais melis e Elias. Os nossos dão mais garantias do que um argentino ou brasileiro vindo às 3 pancadas, além disso corre-se o risco de acontecer com o gauld ou o geraldes o que ta a acontecer com o Iuri. Não arriscava.
Extremos e 2os avançados está bom.
Para ponta de lança é preciso um de certeza. O spalvis era perfeito, mas tivemos azar.
Resumindo, eu só compraria um ponta de lança, um médio defensivo se o William sair e talvez um defesa esquerdo
Rui, Beto, Pedro Silva
ResponderEliminarSchellotto, Riquicho, Esgaio
Def. Esquerdo 1, Jonhathan
Domingos, Paulo Oliveira, Coates, Semedo
William, Palhinha
Adrien, B. Ruiz,Gauld
Geraldes, Gelson,
Mateus, Iuri
Podence, Alan
Bas, Spalvis, 3.o Av. da B
O Jesus é o melhor treinador português e consegue na boa ser campeão com este plantel, sem inventar.
O mínimo é:
ResponderEliminar3 laterais
1 médio centro
1 SA
(se não sair ninguém do núcleo duro - o que era mau)
Rui, Beto, PSilva (jogar plos B)
ResponderEliminarCoates, Semedo, Oliveira, Andre Pinto
Esgaio, CONTRATAÇÃO
CONTRATAÇÃO e escolhia 1 entre Marvin Jonhathan e Jefferson
Palhinha, William (contratação se sair)
Adrien, Gauld, BCesar/Bryan
Iuri, Matheus
Gelson, Geraldes
Pondence,Alan
Dost, Contratação
Venda: Douglas, Schelloto (aproveitar possivel ida à seleção), Marvin/Jef/Jonhathan vender 2 consoante o mercado, William (se o mercado obrigar), Bryan Ruiz ou BCesar, Castaignos, Teo. Espero não ter esquecido ninguem
Contratações: 3 a 4 aquisições se conseguirmos um orçamento de 20M€ para contratações, q acho dificil só se vendermos William ou Adrien, daria já uns bons reforços penso eu
O peso da formação seria imenso mas EU estou preparado para todas as consequências que possam surgir dessa aposta qdo corre menos bem
visita o meu blog em http://sporting1967.blogs.sapo.pt/
ResponderEliminarVou tentar responder ao desafio. Uma coisa eu digo, sou muito poupado e acredito muito no produto da nossa formação. Por outro lado, sei que nos próximos (muitos) anos será impossível vencer a Liga. O vermelho é o novo azul e será assim por muito tempo. Nem com Messi ou Guardiola...
ResponderEliminarGK - Patrício; Beto; Gk da B;
DD - Contratação; Esgaio;
DE - Contratação; J. Silva
DC - Coates; Semedo; André Pinto; Tobias/Domingos Duarte;
MD - Contratação; Palhinha;
MC - F. Geraldes; Gauld; Wallyson;
MO - Gelson; Iuri; Matheus; B.César; B.Ruiz (caso B. Ruiz possa ser vendido, os que existem chegam);
AV - Dost; Podence; Contração de 2ºav. ou Pl suplente
Saídas(custa-me acreditar em vendas de algo que considero mau):
Jug, Schelotto, Douglas, Marvin, Jefferson, Petrovic, Castaignos (basicamente, a maioria das contratações dos últimos 2 anos...).
Mercado:
Tentar vender: Paulo Oliveira e Alan Ruiz - "úteis" é um atributo escasso para se jogar no Sporting;
Encaro como natural as saídas de William e Adrien. Patrício terá de aguentar e Gelson não está preparado nem sequer para ser o melhor do Sporting. Admito, também a saída de B.Ruiz, caso surja uma boa proposta para ele e Sporting.
Tendo em conta a evolução dos laterais, teríamos de ir às compras (incrível como temos que ir buscas laterais...). 1 DD e 1 DE tem de ser.
Comprar um 6 com o perfil do William (acho que não temos disso na formação e Palhinha é outro tipo de jogador, mas é para ficar no plantel).
Comprar um 2º avançado (obrigatório);
Pré-época:
Chaby, Pedro Marques e Ronaldo Tavares têm de lá ir fazer minutos e treinos, muitos treinos com JJ.
Testar, também, Riquicho e André Geraldes para ver se podem ser opções para o plantel, evitando a contratação de um dos laterais.
Levar Spalvis para a pré-época para saber se tem disponibilidade física para ser suplente de Dost. Seria bom que sim.
Plantel barato, português, identificado com o Sporting, jovem mas também com experiência. É para ser campeão? Não acredito nisso. Mas eu revejo-me nele porque vejo optimização de excelentes recursos, a muito baixo custo.
Jogadores mais caros do plantel: Patrício, Coates e Dost. Seriam os pilares.
SL
Então se não é para ser campeão qual é mesmo o objectivo? Bater o record de 2013?
Eliminareu não disse que não se jogará para "não ser campeão". Eu disse que, nos próximos tempos, é impossível vencer. Não pela ausência de qualidade nos nossos planteis, mas porque as competições em Portugal não se decidem por "Futebol". Isso não controlamos, mas podemos combater.
Eliminar