terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

De cavalo cego a burro poupado

A maior falta de inteligência que um gajo pode ter é não aprender com as asneiras que faz. O Sporting se fosse um gajo era um tipo porreiro, com quem se pode contar sempre, mas burro que nem uma porta.

Depois de GL gastar dinheiro que nem um louco, supostamente para construir uma equipa com grande margem de crescimento. Hoje despachamos o fruto desse investimento como se fosse lixo tóxico...e não é.

Deveríamos ter aprendido com o Sr. Pongolle que 7 milhões podem evaporar-se facilmente se não houver a decência de perceber que saindo 7 podem entrar pelo menos 2 ou 3. O que é que não se pode fazer? Simples. Protegendo o jogador, tratando como um activo importante e se for preciso aguentá-lo no plantel até que a ficha das boas exibições lhe caia. Ou a vaca tosse ou rentabiliza-se o investimento.

Coisas como Izmailov e Moutinho iriam deixar de acontecer. Os jogadores já sabiam que havia duas formas de sair do clube...ou jogando bem e conseguindo uma transferência ou não jogando e conseguindo ser esquecidos pela humanidade. Não “cavavam” saídas meses a fio isso era garantido.

A frase mais ouvida ultimamente nas conversas sobre Sporting é “não é por acaso que chegamos a isto” e a nossa crise financeira mais recente tem tudo para poder ser explicada nos investimentos sem retorno na equipa principal. Erro de scouting? Não. Erro de avaliação do que vale o jogador.

Pongolle valia 7 milhões? Não. Isso foi um negocio completamente palerma, à Anzhi ou outro clube qualquer que precisa de comprar um “nome” sem ter cartel para o atrair. Pongolle já era refugo há várias épocas antes de vir para Lisboa. Mas...e se tivesse custado 2 milhões? A pressão era menor, sobre o jogador, treinador e sobre o clube...talvez se tivesse escrito outra história.

Outros negócios, outras histórias, a compra de Rinaudo, Carrilho, Rubio ou mesmo Schaars são para mim aquilo que o Sporting deve fazer no futuro. Jogadores emergentes, que em fim de contrato ou no último ano do mesmo tornam uma compra mais acessível. O risco é menor e os ordenados mais ajustados ao que o clube pode pagar.

Agora o que não pode acontecer mesmo é vir um novo presidente e de repente aperta-se tanto o cinto que só cabem miúdos de Alcochete. Lembro-me perfeitamente de a Via Láctea estar de acordo em como o Sporting não podia montar planteis com base na Academia, por faltar experiência, certo tipo de jogadores, certo tipo de posição no “mercado” dos agentes de jogadores....eu lembro-me...mas há muita gente que já se esqueceu.

Passamos do 80 para o 8 e depois de volta ao 80...numa sucessão de asneiras que parece um guião perfeito para falir uma SAD, acabar com o clube e não conquistar respeito de ninguém quanto mais ganhar novos adeptos.

É tão óbvio que mete nojo...o Sporting precisa de um grande treinador (o que não quer dizer caro, estrangeiro, velho ou novo) e gente que o aguente por 3 ou 4 anos.
Precisamos de apoiar jovens como Dier, Bruma, Zezinho, Carrilho, Cedric e Labyad como aspirantes a titulares e ir deixando Ilori, Rubio, André Martins, Adrien, João Mário, Wilson Eduardo, Golas, Árias competir no plantel, ganhando espaço e maturidade.

Reforços? Dois ou três bons reforços, bons negócios...empréstimos com opções de compras acessíveis, jogadores em fim de contrato. Olhar muito de perto jogadores preteridos de grandes “escolas” de formação (Barca, Real, Auxerre, Inter, Ajax, Man Utd, Dínamo Kiev, etc)...há sempre soluções para melhorar um plantel. Só como exemplo, na próxima época (se tudo se confirmar) já existe um candidato a melhor reforço. Não é um grande jogador, não joga em nenhum Real Madrid, não bate records em campo...mas tenho o feeling que vai pegar de estaca...falo de Ghilas.

Haverá que torça o nariz, quem olhe para o Moreirense como o local mais improvável para desencantar um avançado...mas que teria orgasmos se o Sporting o fosse buscar ao Marselha ou Lyon. Como Labyad que só se aguenta (vai demorar a agarrar a coisa, mas nos entretantos anda a na boca de meia Europa) por ter vindo do PSV...se fosse um jogador da Academia já tinha sido crucificado....e de cabeça para baixo.

Dos melhores avançados que o Sporting teve nos últimos 20 anos, um veio com mais de 30 anos e o outro quase oferecido pelo Corinthians...o que interessa é o que rende e não de onde ou quando vem. É preciso é ter olho para a coisa. O Sporting alem de burro tem sido um pouco cegueta.

SL

4 comentários:

  1. Na verdade gestão desportiva e gestão financeira são as duas faces da mesma moeda. Uma coisa leva a outra e vice-versa. A verdade é que também não temos tido treinadores com "olho" para ir buscar jogadores. Essa é, na minha opinião, a mais-valia de um treinador de topo: reconhecer talento. Ex: Domingos podia e devia ter trazido Lima para o Sporting, em detrimento de Rodrigues e Aguiares. Uma boa contratação evita meia-dúzia de flops.

    ResponderEliminar
  2. Perfeitamente de acordo com as opiniões expressas...
    Mas mesmo melhorando as opções directivas (e foram tantos os disparates com dinheiro lançado pela borda fora...), a generalidade dos adeptos também vão ter de mudar de atitude...
    É um suicídio a maneira como hostilizam certos jogadores...
    Lembrar-me que se o "Marrazes" não fosse senhor de uma forte personalidade, ou já não estaria em Alvalade ou ter-se-ia perdido pelo caminho, deixa-me os cabelos em pé...
    Com o panorama que se vislumbra de nas próximas épocas termos mesmo de "deitar mão" às pedras preciosas da Academia, trás-me à memória a maneira pouco cuidada como ao longo dos tempos, alguns trataram a "prata da casa"...
    Temos de remar todos para o mesmo lado...ou a barca vai ao fundo...

    Vamos lá a ver, se conseguimos eleger uma Direcção à medida das necessidades e da grandeza do Sporting...

    ResponderEliminar
  3. O Ghilas também me parece boa opção. Se não avançarem para ele podemos vir repetir o episódio do Lima com quem foi apalavrado contrato depois de ter marcado 2 golos aos corruptos e acabou por não vir porque jogava no Belém que estava para descer de divisão.

    ResponderEliminar
  4. Uma das coisas que se deve pedir a um Presidente do Sportign é bom senso...
    Deve falar quando deve...e sobretudo, saber o que diz...!

    Quando um candidato (Carlos Severino)diz coisas como esta...: «Nós sabemos que o professor Jesualdo treinou o FC Porto e nós não queremos infiltrados no Sporting» ...parece-me (é o meu ponto de vista) que não tem tento na língua e por isso, para mim...na "corrida", já está a perder embalagem...!

    É para além do mais, uma falta de respeito por um profissional, que até à data me parece, não merece esse epíteto de "infiltrado"...

    ResponderEliminar