domingo, 17 de fevereiro de 2013

Inspirador

Não é normal apresentar num onze de um jogo importante para a Liga 5 jogadores abaixo dos 21 anos. Também não é normal ter R.Patricio, Dier, Ilori, Zezinho, A.Martins, Esgaio, Bruma e Cedric numa ficha de jogo...são 8 jogadores de Alcochete numa ficha de 18. Mas este vai ser o Sporting no futuro, uma equipa nada normal. É bom que a gente se habitue a este tipo de jogos, onde depois de estar a vencer 2-0 permitimos infantilmente o empate e acabamos por ganhar uma partida que também poderíamos ter perdido.

Não há grande coerência, a equipa sofre altos e baixos de confiança enormes, o erros de imaturidade abundam e os adversários usam e abusam de entradas provocatórias, agressivas que só árbitros como os nossos (de um quilate acima da média...do Burundi) conseguem não ver. Mas tudo isto também vai fazer do cardápio. É claro que também teremos a benesse de ver futuros grandes jogadores mundiais com o Leão ao peito. Dier, Bruma, Labyad (sim... dêem-lhe tempo...não está adaptado ao nosso futebol latino), Zezinho e outros como João Mário ou Carrilho irão ser grandes a seu tempo. Por agora são apenas projectos.

Mais do que colocar estes putos num pedestal, os sportinguistas devem ver a realidade. São apenas garotos, com enorme talento, mas com muitos erros por fazer nas pernas. Nuns jogos vão dar pontos, noutros perde-los. Hoje correu bem e são todos Ronaldos, amanhã pode correr mal e alguém vai ter paciência para aceitar o resultado da "roleta"?

É que se tivermos paciência e arte, o Sporting pode mesmo vir daqui a uns anos a ser conhecido como o clube que seu ao mundo Zezinho e Bruma ou Dier. Pode mesmo vir a conseguir vender estas pérolas por muito dinheiro e colocar o clube no caminho da recuperação financeira. Para isso terá de ter 3 coisas:

1- Aposta "custe o custar" nesta rapaziada como titulares  2- Renovar a tempo os contratos; 3- Vender vem vendido.

Haja direcção e treinadores com unhinas para o desafio.

SL

3 comentários:

  1. Excelente post.

    Eu acrescentaria algumas coisas:

    1. Para treinador, vale mais manter Jesualdo. Se for para trocar, só por Jorge Jesus (ou Mourinho). Neste momento dificilmente conseguimos encontrar melhor comandante para esta nau com os recursos que temos, e treinadores estrangeiros sao mesmo uma incógnita no futebol portugues (como se viu com Vercauteren, cuja incompetencia ficou latente apesar de ter um CV respeitável).

    2. Nao me incomoda nada ver Ilori a cometer erros e oferecer golos. Acho que os jogadores da formacao precisam mesmo de minutos e de ter a oportunidade de se adaptar às exigencias da 1a liga e da pressao que representa jogar no Sporting.
    Boulahrouz e Rojo cometeram "n" erros posicionais, de marcacao e de passe e no entanto custaram mais dinheiro do que alguma vez recuperaremos por eles.

    3. Labyad a 10 nao me parece melhor para o modelo táctico do Jesualdo do que o André Martins. Nao sei se reparaste, mas assim que foi feita a substituicao o meio-campo ficou logo ganho e as chances de o Gil criar lances de perigo desvaneceram-se.

    4. Zezinho nao engana mesmo. Que jogador.

    5. A chave de tudo isto é uma lideranca que faca exactamente o que tu dizes, completada por um presidente que blinde o plantel das pressoes, das tentativas de destabilizacao e que perceba SEMPRE que um excelente treinador capaz de potenciar o valor dos jogadores vale SEMPRE 2 ou 3 ou 4 milhoes em salário por temporada. Porque em cada temporada um treinador de excelencia como JJ poderia proporcionar uma venda por 15 milhoes ou mais.

    SL
    Petinga

    ResponderEliminar
  2. O bom desta época foi a criação da equipa "b", senão imagina que num momento como este teríamos a entrada de alguns destes jogadores vindos directamente dos juniores, e outros nem sequer estariam no Sporting, provavelmente estavam emprestados a equipas como o gil e ontem tinham sido adversários.

    ResponderEliminar
  3. A Culpa é do Hassan! Um blogue para todos os clubes, todas as ligas e todos os cromos.

    Passem por lá, se gostarem adicionem-nos à vossa blogroll.

    aculpaedohassan.blogspot.com

    ResponderEliminar