sábado, 9 de fevereiro de 2013

Os palhaços ricos

Uns pobres, outros ricos, mas todos somos palhaços.

Nos piores momentos dos benfas, nos tempos do Azevedo, não me lembro de ter andado a picar os miolos de nenhum deles, nem nunca me pus em bicos dos pés a vaticinar "descidas de divisão" ou outros mimos. Primeiro porque nesse tempo o Sporting também não era propriamente uma super-equipa e depois porque não era assim tão estranho que o que estava a acontecer no outro lado da 2ª circular não pudesse um dia entrar pela porta 10A adentro.

Não vou dizer que dentro da minha casota, no meu sofá não vi esponjado grandes tariões de futebol que Tirsenses, Famalicões, Salgueiros deram em plena Luz. Não vou dizer que não enchi o prato de riso com as Operações Coração, os iates Lucky Me, os quadros do Jorge Brito ou as alcoolizadas gaffes de Vilarinho, mas fui um gajo como bom senso e da boca para fora...nada.

Se há coisa que escapa aos nossos compadres benfas é aquilo que no dicionário se pode encontrar na Letra H, lá para o finalzinho, Humildade. Não só deviam manter a pardaloca no sítio precisamente por já terem provado desta zurrapa chamada má gestão durante anos, como deviam olhar mais para os seus próprios problemas, que os têm em barda.

Sempre vou avisando as "aves" mais emproadas e de bicada fácil, que devem esperar (se quiserem calmamente...) pelo fim da era do senhor Vieira para poder ver como andaram a saltar em sonhos cor-de-rosa e o quanto não sabem sobre o grande Benfica, sobre os mistérios que os Relatórios e Contas (bem manipulados) nunca revelaram. Talvez nessa altura a queda seja bem maior e a fanfarronice dê lugar à histeria completa, algo que ninguém faz melhor que os adeptos do clube da roda da bicicleta.

Aos mais atentos, não passou em claro que da época passada para esta, o Super Benfica que ia papar a Champions ao almoço, arrumou os talheres e dobrou o guardanapo. Este ano o Benfica está com um discurso bem diferente, com menções a crise e estabilidade, que para mim já querem dizer muita coisa, quando estamos a falar num presidente que todos os anos prometia dezenas de troféus e espinhas de várias seleções. E veremos como será depois do final da época, se o novo Museu (quem financiou? quanto custou?) não tiver um caneco para exibir. Quando o Jesus for pregar para outra freguesia (rezo todos os dias que não seja a minha) ou quando os taxistas e empreiteiros se fartarem de servir de tapete vermelho para os sucessos dos nortenhos.

Deixem-nos fazer o nosso caminho e preocupem-se com o vosso é o meu conselho, nos entretantos falem uns com os outros e lembrem-se à quantos anos não há uma auditoria às vossas contas. Ou imaginem porque é que o senhor Vieira anda tão desesperado por sacar mais uma notas ao Oliveira (têm feito das figuras mais tristes a fingir que não vão mamar aquilo que o Jaquim quiser dar).

SL

PS - Hoje não houve nenhum candidato novo...pfff...que seca. Em compensação só a ideia do Coelhone ou o Moura do COP como presidentes do Sporting dá-me vontade de emigrar na mala do carro do Passos Coelho.

9 comentários:

  1. Vejam este vídeo e não se deixem enganar :http://bandalargablogue.blogs.sapo.pt/159923.html

    ResponderEliminar
  2. Sempre em forma...como um verdadeiro Leão, parece estar bem informado e atento...SL!!

    ResponderEliminar
  3. Sempre em forma... claro!

    Permitam-me a intromissão de um benfiquista aqui no estaminé mas depois de ler esta prosa, sou levado a responder.

    1º Não sou defensor do Vieira.
    2º O Benfica é um dos clubes beta-testers do Fair-Play financeiro da UEFA.
    3º A troika esteve em Portugal e elogiou a gestão das contas do Benfica, muito devido à anual apresentação do R&C com as contas consolidadas de todo o grupo Benfica (coisa que outros clubes não fazem).
    4º Sei perfeitamente que o Passivo do Benfica é gigantesco (assim como o do Sporting e o do FCP).
    5º Nasci em casa de Sportinguistas e tive sempre muito respeito ao Sporting devido ao meu Avô ser uma pessoa excelente e ser sportinguista ferrenho.
    6º Sei perfeitamente das ligações angolanas do Benfica, do enorme Passivo do clube, das faltas de respeito do Jesus, das manias de grandeza do Vieira e dessas coisas todas que vocês falam.
    7º Só que também sei a diferença entre clube (e amor) e dirigismo (ódio).


    Este intróito, serviu apenas para o que vou expor a seguir.

    (continua)

    ResponderEliminar
  4. (continuação)

    Assisti (como muitos benfiquistas que sabem respeitar) durante anos, à passividade dos adeptos e sócios do Sporting perante o que foi um instalar de um Sistema que constantemente favoreceu (e favorece) um certo clube regional.

    Assisti a uma maioria de adeptos do Sporting a estarem contentes com os constantes 2ºs lugares de Paulo Bento (apenas porque o Benfica ficou sempre abaixo) e o conformismo que isso trouxe.

    Assisti a dirigentes do Sporting a denegrirem a imagem do meu clube de predilecção apenas porque se queriam "alinhar" com os ventos do Norte.

    Assisti a jogadores do Sporting serem "estranhamente" desvalorizados para depois serem "deportados" para um estaleiro acima do Douro e magicamente reaparecerem como supra-sumos das recuperações futebolásticas.

    E que fizeram os adeptos do Sporting, que tanto clamam por respeito e por humildade, por parte dos adeptos do Benfica, quando preferiram sempre, aliar-se ao mais corrupto clube de Portugal para derrotar o Benfica, quando o mesmo clube corrupto sempre usou e abusou da parceria, e curiosamente, sempre em favor da associação portista.

    E que fizeram os adeptos do Sporting, quando não aceitaram a "jaula" como medida preventiva para evitar piores conclusões? Pegaram fogo ao Estádio da Luz (coisa inédita), o que ainda hoje, custa bastante aos cofres do SLB. Tanto em manutenção como em análise da segurança. Pediram desculpa? Não. Aquilo a que os adeptos do Sporting chamaram "jaula" já era usada em campeonatos como o alemão e italiano. Os adeptos do Celtic vieram ao Estádio da Luz, com a mesma "jaula" e fizeram uma festança como só eles sabem. Importaram-se com isso? Não.

    Em jeito de despedida, deixo uma história que se vai perdendo no tempo mas que eu recordo sempre, como a maior amostra de humanismo que o meu avô me deixou.

    No dia do jogo da Taça de Portugal, em 95/96 (se não me falha a memória), o meu avô estava no estádio com um amigo de longa data. Quando todo aquilo aconteceu, o meu avô contou-me o que disse ao amigo(benfiquista) "Vês o que acontece quando deixamos as merdas das rivalidades levarem a melhor?" Eu aprendi muito com ele e foi com essa mesma aprendizagem, que no fim-de-semana do desastre do Cherbakov, eu lá fui com ele, ao Estádio da Luz e não consegui conter as lágrimas quando vi o Figo a gritar o nome do Cherba.

    O meu avô, infelizmente, já não está cá para me dar lições de respeito e moral (com muita pena minha) mas ao longo destes anos muito se foi perdendo, principalmente o respeito mútuo pelas instituições. Amigos e conhecidos do Sporting, mais de 80% são anti-benfica, não porque o são assim de forma inata mas porque foram "amestrados" para ver no Benfica o demónio do futebol em Portugal.

    Vocês pedem respeito. Será que se souberam dar ao respeito quando incendiaram o Estádio do rival da 2ª Circular, coisa que felizmente não teve consequências graves a nível humano, mas ao nível estrutural ainda, hoje, o Benfica paga a factura desse maldito dia de futebol.

    Espero que não censurem este comentário, e se nalguma parte fui demasiado faccioso (fanático se preferirem), desculpem lá qualquer coisinha.

    ResponderEliminar
  5. Benfiquistas como o Carlos são sempre bem-vindos, mas permita-me que lhe diga que o meu post não foi dirigido à massa moderada do benfica, mas sim aos que imaginando estarem muito por cima dos problemas do Sporting (que não estão) gozam o prato. Isso é mais do que humilhar um adversário, é não o reconhecer. Piadas como o Porto B ou outras ainda piores têm sempre como origem os benfiquistas. Têm sempre como origem um paternalismo que vem desde os anos 80, a que os sportinguistas respondem com natural revolta e (por vezes) excesso de animosidade.

    O ódio entre Porto e Benfica é muito diferente da relação entre os dois clubes de Lisboa. A razão principal é que o Sporting não ganha campeonatos suficientes para ser uma ameaça à procura de hegemonia do benfica. A outra é que em cada família portuguesa há convivência de Sportinguistas com benfiquistas, estamos portanto habituados à convivência.

    Mas é esse paternalismo e incapacidade para ver nos problemas do Sporting talvez o futuro dos seus, que eu menciono. A rivalidade é saudável, espicaça cada um a dar o seu melhor, a tentar ser melhor que o outro. O problema é que em Portugal, existem muitos preguiçosos que preferem atalhar caminho. Em vez de trabalho e imaginação, recorre-se ao insulto, à calúnia, recorre-se a expedientes que "facilitam" as vitórias.

    Vamos ver a evolução das várias investigações sobre o submundo do doping que estão a pressionar a UEFA e FIFA para ser pela primeira vez enérgica na investigação criminal da matéria. Tenho por quase garantido que existe por aí muito boa equipa e muitas grandes vedetas (de rendimento meteórico) que parando as mezinhas milagrosas, acabam por regressar à sua dimensão de origem.

    Mas isso é outra história...

    ResponderEliminar
  6. Pelos vistos não sou o único a acreditar no que o caro javardeiro diz no último parágrafo. Vamos ver se a UEFA terá "tomates" suficientes.

    Em relação a aparecer por aqui, digo-lhe já, que da minha parte, estou sempre pronto a discutir futebol com adeptos rivais desde que sejam sensatos e não partam para o insulto fácil.

    Mas desculpe-me se, ainda hoje, não perdoo o Sousa Cintra por "me" ter roubado o ex-Treinador do Videoton. ;) Hehe, esta aqui foi só para espicaçar. Abraço desportista

    ResponderEliminar
  7. Ao Carlos Pereira (se o javardeiro Permitir)

    O Carlos esquece-se de algumas coisas, o Benfica está constantemente a desrespeitar-nos, a menorizar-nos. Enquanto o clube do Norte fala com o Sporting para trocar jogadores (já trocámos com eles jogadores com grande beneficio para o Sporting, casos de Bino e Rui Jorge, foram titulares em Alvalade e foram campeões pelo Sporting por 2 vezes) o SLB vem-nos buscar jogadores desde os juvenis ao futebol e a diversas modalidades! Nem com o Sporting conversa...No atletismo ainda à pouco "rasgou" um acordo de cavalheiros que tinha com o SCP para ir buscar um atleta. Só para terem uma ideia no Futsal foram só: bébé, gonçalo alves, davi,etc. É no andebol, é no atletismo começou com o "na caminha" lançador de peso e foi por aí a fora! O tal clube do norte não se comporta assim com o SCP! Talvez, quando nos considerarem e respeitarem, as relações possam ser melhores. Sobre a Jaula nem vale a pena falar, pois quem morreu foi um jovem sportinguista,pai de filhos, no Jamor por um very-light, entre destruição de material e destruição de uma vida vai uma grande diferença. Um conselho aos benfiquistas: Pensem menos nas relações SCP-FCP e pensem mais em cumprir acordos e respeitarem o Sporting. Pensem mais em como melhorar as relações SLB-SCP. Cumps ao Carlos e ao Javardeiro.

    ResponderEliminar
  8. Eu cá não me esqueço de quase nada e se me falha a memória, rapidamente a refresco na internet mas o caro anónimo antes de falar de forma tão lesta, devia reler o que eu escrevi e tentar perceber a moral da história, que pelos vistos lhe escapou.

    Recordo com saudade, pessoas como Artur Agostinho, que sempre entenderam a força e a capacidade de instituições (mais que) de futebol, como o Benfica.

    Quanto ao "roubo" de atletas, o próprio Sporting o faz. Eu assumo que esse é um assunto que me causa alguma celeuma porque sou completamente contra esta visão mercantilista do desporto. Mas isso sou eu e as minhas utopias desportivas.

    Bem haja caro Anónimo.

    ResponderEliminar
  9. Preocupas-te muito com o Benfica. Devias olhar para o clube que tem o pior ataque da Liga. Não arranje subterfúgios para o fracasso do SCP. Deixe o benfica em paz. Olhe para dentro!!! Abraço.

    ResponderEliminar