quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A quadratura de 2 lados

Primeiro Severino, depois Carvalho, hoje Paiva dos Santos e em breve Couçeiro. Será este o elenco das próximas eleições. Não se pode dizer que tenha surgido uma candidatura claramente favorita e é mais ou menos óbvio que Severino e Paiva dos Santos corram por "desporto". A verdadeira corrida será entre Bruno de Carvalho e Couçeiro. Penso que será muito equilibrada na teoria e muito pouco na prática.

Nas eleições anteriores a grande divisão de votos foi entre a ruptura (BC) e a continuidade (GL), com a massa mais conservadora de um lado (mais qualidade de voto) e a mais jovem e insatisfeita do outro (mais quantidade de votos). Uma unha negra elegeu uma lista que teve sempre muita dificuldade em afirmar o que a distanciava das direcções anteriores.

Mas esta direcção não trouxe herdeiros e qualquer das 4 listas não apresentará nomes que a "contagiem" de Godinhite, fazendo perder umas eleições antes mesmo de ir a votos. A continuidade termina e só se pode dizer que não faz falta nenhuma. Continuar não é uma obrigatoriedade, é uma opção. Continuar o trabalho de Godinho Lopes é tudo menos uma opção é uma emergência, e continuar não é bem o termo...é mais...salvar.

Assim sendo a força de Bruno de Carvalho dilui-se, como esquerda sem direita, como branco sem preto. É certo que tentará encontrar em Couceiro (o principal concorrente) um Godinho em quem atirar. Cabe ao José afirmar bem desde o início a sua independência em relação à linhagem de equívocos recente. Retirando a principal arma ao Bruno, deverá ser uma corrida por boas ideias e quem tiver mais e melhores ganhará a confiança e motivação dos sócios.

Afinal de contas, mesmo que o tempo seja curto, é nestas eleições que se enuncia o que irá ser o próximo mandato e há muitos sócios que só vão por as fichas em cima de "números certos". E há tanta coisa (asneira) para discutir, tanta matéria (asneiras) para analisar.

Não é por acaso que o Sporting chegou onde chegou.

E este é o único tema que me interessa discutir até finais de Março. Se conseguirmos elaborar a frase anterior, provavelmente salvamos o Sporting. Se perdermos tempo com rótulos de "continuidades" e "bancas" provavelmente deixamos tudo na mesma.

SL

5 comentários:

  1. Sinceramente, acho que Severino não irá a eleições e desistirá a favor doutro candidato.

    ResponderEliminar
  2. Só desejo é que seja escolhido um candidato que verdadeiramente possa recolocar o Sporting no lugar que todos desejamos...e que sobretudo não seja depois um desengano...

    Vou tentar dar os meus votos...a quem os mereça de verdade...

    Até à data...

    Estou à espera para ver quem será...
    Havia um hipotético, que não levaria nunca os meus votos...

    Mas esse já é um Figo... passado...!!

    Força sporting...!!

    ResponderEliminar
  3. Temas de campanha:
    Formação, contas, tetos salariais, modalidades, venda de parte do capital, orgânica do clube...e mais uns tantos que são relativamente consensuais.
    Espero no entanto que se abordem dois temas mais, com coragem e elevação, e que até à data não faziam parte da habitual discussão em campanha:
    1. Responsabilização dos cabecilhas das últimas duas direcções - JEB e GL - com a possibilidade de lhes retirar o estatuto de sócios (à la V&Azevedo)
    2. Estratégia e opções económico-financeiras caso a liga Orangina seja uma realidade para a equipa A na época 2013/14.

    E não vale a pena chorar porque estamos a falar de algo mais do que pertinente, considerando a produção futebolística dos últimos meses.

    Depois não digam que se trata de pessimismo e medo.
    Trata-se de realismo puro e duro, baseado em factos mais do que constatados.
    É chocante e triste, mas real.

    O Sporting não ganha porque não joga à bola.
    E não se joga à bola porque a falta de rumo e liderança contaminou a equipa e porque, mais triste ainda, a maioria dos jogadores estão literalmente se cagando para o clube. Porquê?

    1. A maioria deles já não pertence ao clube, pertence a fundos e empresários que os quer de lá para fora no final da época e por isso... QUANTO PIOR, MELHOR...PARA ELES
    2. Uma ida à LE na época seguinte seria pretexto para o SCP querer ficar com alguns... E poucos o desejam! Basta perceber a conversa da tanga do Capel esta semana. Um nojo!

    Estamos TOTALMENTE LIXADOS! PREPAREM-SE!



    ResponderEliminar
  4. Gostei do que li. Chega de rótulos. Já tenho vindo avisar que há malta de outros clubes a semear a discórdia em blogs e fóruns leoninos. E também venho a avisar que há sempre uns tolos que vão atrás da conversa.

    Quero ver projectos e equipas de trabalho. O resto é conversa!

    ResponderEliminar