quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quando parece, cheira e sabe

Quando parece que o Sporting deixou andrades e lampiões tomarem conta do futebol do burgo. Quando cheira a esturro por todo o lado, desde que Godinho queimou a última oportunidade de investir. Quando sabe a derrota todo e qualquer cenário que se faz do nosso futuro próximo...então é provável que estejamos mesmo na merda.

Dos anos todos que tenho de Sporting, que são um ou dois mais do que os anos que sei escrever, já vivi muitas "crises", muitos "regressos às vitórias", muitas "candidaturas a títulos", demasiadas "hipóteses matemáticas", incontáveis "afastamentos do título". Mas mal ou bem, o clube sempre encontrou forma de pegar nos cacos e apontar baterias para a época seguinte.

Mas as épocas seguintes foram quase sempre iguais. Com quase 40 anos, só desci 2 vezes a Avenida, só me embebedei 2 vezes no Marquês. Só me perdi no oceano de verde festa de Alvalade por 2 vezes. É pouco!! A última vez que aconteceu mal tinha entrado para a faculdade, hoje sou pai e tenho um filho. Terei de esperar até o meu filho entrar para a faculdade para voltar a celebrar um título?

Essa é a pergunta que todos os sócios devem fazer-se na hora de reflectir o que tem sido o mandato de Godinho. Em apenas 2 anos, o Sporting passou de caos desportivo, para caos total. Passámos de rivais para sucursais. Passámos de compradores para desesperados vendedores. É claro que os sintomas já tinham começado com Franco, agravaram-se com Bettencourt e explodiram na cara de Godinho.

Uma direcção forte, competente e válida teria feito um Sporting diferente? Teria evitado toda merda que este CD já fez? Teria aproximado o clube dos rivais? Teria recuperado as finanças do clube?

Eu penso que sim. Eu sei que sim. Mas isto levanta outra questão...onde é que eles andam? Onde param os membros de uma direcção forte, empenhada e com o talento para nos fazer regressar ao caminho da glória?
Talvez essa seja uma falsa questão, talvez nas últimas eleições tenham surgido boas propostas, talvez os caminhos certos estejam sempre ao nosso dispor...e temos queda para escolher mal...não sei.

Sei apenas que este Sporting não me serve. Quero outro. Estou-me nas tintas para a estabilidade, quero lá saber do Tiririca e outras casuísticas de bolso. Que enfiem na peida a destabilização da equipa ou os ultimatos bancários. Eu quero um novo Sporting! Eu mereço um novo Sporting!

SL

PS: peço aos partidários da manutenção da Direcção e os partidários do BdC que comentem noutros sítios. Este blog não é claramente para vocês. Vocês já têm aquilo que acreditam ser o melhor. Eu ainda ando à procura.

11 comentários:

  1. http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=45&did=93675

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o que dizes! Eu também a caminho dos 40 e com um filho pequeno, acho que mereço um sporting melhor do que este! Porra, sou sócio, com GB e sofro com eata merda e depois apanho com direcções destas? Não me lixem!

    Assim que o meu filho nasceu á uns 2 anos, fui logo inscrevé-lo como sócio, a minha mulher é sócia (mais uma vez, minha culpa!), mas agora pergunto-me como é que fou fazer com que o meu garoto seja do Sporting...

    ResponderEliminar
  3. "Vocês já têm aquilo que acreditam ser o melhor.
    Eu ainda ando à procura."

    Já somos dois, é o meu sentimento (e razão) também.
    Brilhante.

    ps,
    Não tenho 40 anos como vós, tenho menos 10, e só serei pai em Julho próximo, mas vale sempre a pena ser do Sporting. Mal ou bem vale sempre a pena ser do Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo, eu não sou pela manutenção do GL, pensando que tudo está bem e que ele fez um grande trabalho...
    Simplesmente, neste momento não me parece ser o tempo certo para eleições, porque o Sporting embora "seja dos sócios", estes não tem capacidade para o manter...essa capacidade todos os sabemos, está nos credores...: a banca...
    Este é um problema que vem detrás e que tardará a resolver-se...
    O meu medo é apenas que não suportando a tal malfadada banca financeiramente o Sporting, se entre numa espiral de incumprimento que possa desaguar em rescisões por justa causa e então sim...seria o fim...!!

    Diz que este espaço não é para mim, mas enquanto não me for barrada a entrada, continuarei se assim o entender a vir aqui...

    Nunca ofendi ninguém...
    Posso não concordar com as opiinões, mas respeito-as...

    O Blog é seu...mas vivemos num País onde a expressão é livre...

    Nem quero acreditar que haja adeptos do Sporting que queiram calar outros adeptos, só porque podem pensar diferente...!!

    Viva o Sporting...!!

    ResponderEliminar
  5. Caro Javardeiro,

    Eu não sou partidário de GL, mas sei reconhecer o que ele fez de bom e que a contestação que agora sofre deve-se EXCLUSIVAMENTE aos maus resultados da equipa de futebol senior.

    Se a equipa estivesse a jogar bem, mesmo que estivesse em 3º lugar, não haveria esta contestação toda nem ninguém falava em AGs de destituição.

    No entanto, nesta altura, sou mais partidário da manutenção de GL porque simplesmente não gosto da alternativa que se perfila e que quer tomar o poder à força, recorrendo a jogo sujo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que moral falar em jogo sujo quando durante a última campanha eleitoral um sócio com menos anos de filiação que aterrou no Sporting para ser presidente da comissão responsável pelo estádio apelidou um outro, bem mais jovem e com mais anos de sócio, de Vale e Azevedo. Um homem que trouxe PPC para o Sporting colocando corrupção e Sporting na mesma frase.

      Quanto ao que ele fez de bom, gostaria de ver essa extensa lista.

      Eliminar
    2. Quanto às coisas boas não vou falar delas porque tu apenas irias arranjar desculpas para as rebater, do genero, "isso não conta para nada".

      Pelo nível já exibido por ti no post passado vê-se bem o que pretendes com estas discussões. Extremistas de mim não levam nada e estas posições concertadas entre a MAG e o BdC mostram bem o nivel do sujeito.

      Tomar o poder à força, se depender de mim não tomam.

      Eliminar
    3. O que pretendo? Mostrar que quem acusas de fazer jogo sujo levou sempre com ele?
      Tudo o que eu escrevi em cima são factos. Há números de sócios, há históricos, há processos em tribunal, há fotos de pessoas a saírem algemadas de Alvalade...

      Uma AGE conforme os estatutos onde se votará a destituição de uma direcção e não a eleição de qualquer sócio para Presidente é uma jogada suja, então mostras também o que pretendes.

      Eliminar
  6. Bolas... se eu podia ter escrito este post... podia...!!! Estou lá descrito de corpo e alma...

    Só não concordo com o post scriptum.... mas em sua casa manda quem tem a chave da mesma...!!!

    Assumo-me como votante de BdC (nas últimas eleições...!!!) assim como faço parte dos que foram enganados por Bettencourt... na procura incessante por um novo SPORTING... pelo tal SPORTING que também eu acho que mereço e depois de ter sido tantas e tantas vezes enganado por incompetentes, incapazes, adúlteros... sinto-me triste, envergonhado e desiludido... e incapaz, também eu, de convencer o pequeno que lá por casa evolui do alto dos seus 5 anintos a manter-se fiel à sua genética familiar... ela está lá... sente-se... sinto-a eu pelo menos... mas eu quero que ele seja um vencedor... e se é este o nosso caminho... então este é um mau exemplo para ele...

    Vale sempre a pena ser do Sporting... sim mas para quem já dele padece como eu... como nós...!!!

    hoje em dia é muito mais dificil fazê-lo... não basta a "altiva" (no bom sentido :) ) influência paternal...

    Para cravar nas novas almas o verdadeiro sentimento de ser deste clube... é preciso muito mais que um simples cartão... que nada vale se lá não tiver história... futura...!!!

    Eu mereço um novo SPORTING
    Eu quero um novo SPORTING
    O meu filho anseia por um SPORTING que não quer ser dele... nem de outros como ele...!!!

    Assim é difícil...

    ResponderEliminar
  7. Que pena ver sportinguistas a insultarem outros, simplesmente porque pensam de maneira diferente. Eu respeito todas as opiniões, até a do Sr. Gonçalo, e também quero um Sporting diferente. Mas tenho olhos na cara e penso pela minha cabeça. É crime admitir que Godinho Lopes fez coisas positivas no clube? Parece que sim.

    ResponderEliminar
  8. O mal do Sporting, já de há muito anos, é de quem diz servir o clube do coração, e é nos próprios corredores que dizem mal de tudo e de todos. Querem é a cagança de usarem o emblema ao peito, mas são os primeiros a armadilhar o ambiente, a minar com descrenças e desconfianças, a dizer mal de tudo e de todos porque para eles está tudo mal. Mas isto é só pelas costas; nas reuniões não abrem a boca e só abanam a cabeça (para não dizer a cauda) a tudo o que lhes é dito. O Sporting está minado deste tipo traidores, que só (se) usam (d)o emblema para o curriculum e proveito pessoal. Enquanto este tipo de gentalha não for corrida de vez, o Sporting não voltará a ser o que era

    ResponderEliminar