terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Fim de rumo

Para "Dar Rumo ao Sporting" primeiro há que terminar o desarrumo actual. Mas não vai ser fácil. O ressabiado Godinho sabe que não passará na AGE e como ainda pensa não ter acabado o serviço todo, precisa de pelo menos tentar a "via legal" dos estatutos. Ele como toda a gente sabe que é apenas uma
questão de tempo. O mal está feito, já não há mais kamikazes para lançar aos porta-aviões.

Não faço a mínima ideia se impugnar uma Direcção em AGE é conforme os estatutos, mas parece-me que tanto a MAG como o Movimento DRS não iriam abanar a barraca desta maneira sem pelo menos ter vários pareceres, de gente que entende da coisa, favoráveis. A meu ver isto pode acabar de 3 maneiras:

1/ GL pede a demissão antes da marcação da data oficial da AGE. O que significa que a MAG terá de marcar eleições antecipadas, entramos imediatamente em campanha, pois há uma época para preparar.

2/ GL vai à AGE, a coisa acaba feia. Direcção destituída, uma vergonha para quem não soube "ouvir" os sócios que o elegeram. A partir daí pode surgir uma batalha nos tribunais com tudo o que isso implica para o clube.

3/ GL consegue a impugnação da MAG e a consequente desmarcação da AGE. Deixa de ter clube e passa a ser um tirano. Seria o pior para o clube, que viveria em plena crise financeira e desportiva, uma crise directiva.

Espero ansiosamente o primeiro cenário. E já agora que o parecer do CJ ou lá o que é venha rápido.

SL

10 comentários:

  1. Há uma 4ª hipótese:
    4/ GL vai à AGE e consegue maioria a favor dele. A direcção não é destituída. E agora?

    ResponderEliminar
  2. Mike,

    mas há dúvidas que esse é o cenário mais provável? Os velhos e os funcionários, detentores de muitos votos, perante o medo da "instabilidade futura", os mercenários e afins, perante as benesses distribuídas, vão todos votar pela não destituição do CD.

    Por muitas críticas que se possam fazer, se tal acontecer não deixará de ser a vontade da maioria, e como tal resta-nos a todos respeitar e rezar para que o futuro do Sporting seja melhor (o que duvido com estes mesmos dirigentes).

    O que é grave é querer fugir a isso. Apenas isso.

    O recente comunicado do CD do Sporting é moralmente obsceno e é a confissão velada da violação permanente do Sporting Clube de Portugal.

    O Sporting Clube de Portugal é uma associação desportiva, sendo constituída pelos seus sócios.

    Os sócios são, por inerência, os donos do clube, e apenas a estes cabe decidir o futuro do clube.

    Essas decisões são tomadas no órgão máximo de qualquer instituição, a Assembleia Geral de Sócios.

    É pois inconcebível tamanha falta de respeito pela vontade expressa por centenas (ou milhares) de sócios no sentido de se realizar uma Assembleia Geral.

    Uma Assembleia Geral é, por definição, aberta a todos os sócios e não apenas aos subscritores do pedido de realização da mesma, e como tal, existindo confiança por parte do CD que a maioria dos sócios partilha a sua visão, nada haveria a temer.

    Eu percebo que não se pode banalizar a realização de Assembleias Gerais, mas achar que convocar esta Assembleia Geral foi um acto banal é, pura e simplesmente, não estar atento ao sentimento generalizado dos sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal.

    E são inúmeras as manifestações de desagrado, as quais, só por si, e perante afirmações como “sei que ganharia outra vez”, mereciam, por um imperativo moral, uma reavaliação das condições de governo.

    Porque é disso mesmo que isto se trata, reavaliar as condições para governar deste CD.

    No fundo isto é como a apresentação de uma moção de censura ao Governo na Assembleia da República. Se o mesmo tiver a maioria não cai. Se tiver minoria cai. E isto é democracia. É a vontade da maioria a ditar as regras do jogo.

    Já há muito tinha percebido que a democracia no Sporting deixava algo a desejar, não imaginava era que um Conselho Directivo tivesse o descaramento de o admitir publicamente.

    Batemos no fundo. À beira disto, o reinado de Pinto da Costa no fcp é um hino à democracia. Não imaginam o que me custa dizer isto, mas é a a mais pura das verdades.

    Haja vergonha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andas em pré-campanha por todos os blogs??
      Já agora diz lá do fundo da tua sapiência quais são as alternativas.
      Já algum se chegou à frente??
      Estou curioso por ver os teus comentários violadores no tempo pós AG.
      Estou cá para ver!!!

      Eliminar
    2. Atenção que eu não votei Godinho

      Eliminar
    3. Eu tinha votado Bruno de Carvalho em 26 de Março. Passado este tempo, vejo que Godinho fez algumas coisas bem e fez muita asneira no futebol profissional, logo, faz sentido que seja submetido ao parecer dos sócios numa AG.

      MAS e isto é importante, não me verão outra vez a votar Bruno de Carvalho ou nenhuma lista que tenha o nome dele ou o de Eduardo Barroso.

      Eliminar
  3. Estou perfeitamente convencido de que o único a perder no meio desta barafunda toda...será o Sporting...

    Eu sou pelo fim dos mandatos no tempo normal para que foram eleitos e no fim se houver responsabilidades a pedir...pedem-se...

    Concordo que as coisas têm corrido mal demais...

    Mas o meu voto vai para a continuidade da actual direcção...

    21 anos de sócio dá quantos votos...?

    Sporting Sempre

    ResponderEliminar
  4. Acabei de ler agora o comunicado da Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar, e achei por bem partilhar o mesmo,
    ----------------------------
    Comunicado sobre a solicitação de parecer ao Conselho Fiscal e Disciplinar por parte do Conselho Directivo
    Publicado em 23/01/2013 por cfdindependente

    Foi com perplexidade que a Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal (SCP) tomou conhecimento da posição assumida pelo Conselho Directivo (CD) empossado em 27.03.2011 sobre a admissão pela Mesa da Assembleia Geral (MAG), de um requerimento para convocação de Assembleia Geral Extraordinária, apresentado por sócios do Clube nos termos do art. 50°/1 e para os efeitos do art. 39° dos Estatutos do SCP.
    Entendeu o CD solicitar ao Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) empossado na mesma data de 27.03.2011 a elaboração de um “parecer” sobre “os factos em apreço”, os quais, se bem se percebe, se traduzem na indevida convocação daquela Assembleia Geral, por alegada não verificação dos seus pressupostos, e na “indiferença” da MAG perante o momento financeiro e desportivo do Clube, de que será demonstrativa a ausência do Presidente da MAG dos mais recentes jogos da equipa profissional de futebol.
    Ora, da análise do elenco de competências do CFD consignado no art. 58°/1 dos Estatutos do SCP, resulta que a este órgão não cabe dar quaisquer “pareceres” sobre matérias que não as previstas nas alíneas a) a e) e g) daquele dispositivo, sendo que estas respeitam, no essencial, a temas de cariz económico-financeiro, nos quais não se inclui o escrutínio do mérito jurídico dos despachos proferidos pela MAG e muito menos a apreciação qualitativa da sua actuação em matéria de transparência, isenção, imparcialidade, solidariedade institucional ou assiduidade na assistência a jogos de futebol.
    Não poderá pois o CFD, no respeito pelos Estatutos, aceder à referida solicitação, sob pena de ficar, ele sim, “inquestionavelmente colado” à diatribe do CD contra outro órgão social, e de empenhar os valores de “transparência”, “isenção”, “imparcialidade” e “independência” que deveriam ser seu apanágio.
    Assim, a Candidatura Independente apela aos membros do CFD empossado em 27.03.2011 para que não se deixem enredar no conflito institucional criado pelo CD, o que apenas poderá ser assegurado através da recusa liminar de elaboração do “parecer” solicitado.
    Este apelo é feito na firme convicção de que os membros do CFD, tendo vindo a usar de evidente parcimónia no exercício dos poderes que efectivamente têm, seguramente não serão pródigos no exercício de poderes que não têm.
    A Candidatura Independente apela ainda ao CD para que, caso persista em ver censurada a actuação da MAG, o faça nos termos previstos nos Estatutos que se obrigou a cumprir, mais concretamente através da apresentação de participações de teor objectivo em que impute aos membros da MAG, individualmente considerados, as putativas infracções disciplinares que hajam praticado, para que, então sim no exercício das suas competências estatutárias, o CFD as aprecie.
    Independência. Rigor. Verdade.

    23 de Janeiro de 2013
    A Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar

    ResponderEliminar
  5. Qual é a solução proposta por Bruno Carvalho?
    Ainda não ouvi nada, para além de que o Sporting "precisa de boa gestão".
    Isso é o quê exactamente? Isso é muito vago para destituir uma Direcção.
    Uma Guerra Civil era mesmo o que o clube precisava neste momento. Humilhar um presidente do nosso clube e agredi-lo numa AG é o sonho de muitos sportinguistas!
    Apesar de tudo, Godinho ainda fez algumas coisas bem feitas (Canal de TV, sala de sócios, aumentou as vendas e assistências, mais modalidades, negociação da dívida, etc) O sr. Eduardo Barrosos fez o quê? Nada, só enxovalhou o clube semanalmente na TV e ainda ganha por isso!!! Nem a porcaria do voto electrónico conseguiu instalar!
    Bruno Carvalho seria sempre Presidente um dia, a bem ou mal. Escolheu a mal. Não terá o meu voto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não terá o teu voto porque não és sócio e nem do Sporting és. E se fores, mereces bem aquilo que estás a ter , e sou ainda mais severo, merecias mesmo era a descida de divisão! Lista de coisas bem feitas! UAU, tanta medida estruturante, então essa da sala dos sócios! BRILHANTE permitirá um Sporting auto-sustentado durante mais de 10 anos. Ah e outra coisa, a Sporting TV é um projecto independente que apresentou a direcção em funções.

      Eliminar
    2. Gonçalo,

      É precisamente essa mentalidade extremista que retira votos aos a Bruno de Carvalho. Porque os seus apoiantes são tão extremistas e agressivos com os outros não irão faze-lo ganhar votos dessa maneira.

      Isso do "merecias a descida de divisão", tens noção que estás a falar do SCP e que tu, sendo adepto, também irias sofrer com isso, não tens?
      Mas pronto, deves ser mais um daqueles que deseja as derrotas do SCP enquanto lá estiver o GL.

      Eliminar