segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Estripar a Crise

Todos os sportinguistas estão a fazer a mesma pergunta, a toda a hora, em todos os lugares:


Como é que chegámos a isto!?

Não sou nenhum iluminado como outras cabeças cheias de caracóis que andam por aí...mas como toda a gente manda postas de pescada, porque não mandar as minha dicas da semana para resolver os problemas (os mais bicudos) do clube e da equipa.

Como diria o Estripador....vamos por partes.

A grande questão é - A equipa é uma merda ou está uma merda?

O mais sensato é mandar o tiro ao meio. A equipa não servirá para ganhar títulos, mas não será tão má que não dê para ficar em 3º ou 4º. Olho para o plantel do Braga e...não vejo nada de espantosamente melhor ou sequer igual ao que temos.
Mas ver a coisa em campo é muito pior do que olhar para a grelha de jogadores. Aliás ver o futebol praticado pela equipa não é mau, nem sequer horrível, é...um trauma.

Trauma porque jogadores que vieram dos melhores emblemas mundias, internacionais por grandes selecções mundiais, talentos gerados e testados numa das (senão a melhor) melhores escolas de formação do mundo não são capazes de fazer o básico em campo, a defender, a atacar, nada.

O Sporting tem o pior ataque do campeonato e está a 1 ponto da despromoção (pode ficar em zona de despromoção se o Setúbal pontuar com o Porto). Só isto é prova de que o que está a ser feito...não funciona. Tem de terminar.
Vercauteren não é a origem do problema, mas está a funcionar como um entrave ao resolvimento da coisa. Isso é claro. Ontem notou-se que a equipa está perdida, não tem a mais pequena referencia táctica em campo, a mais pequena ideia de como deve atacar ou defender. É difícil fazer melhor com jogadores desmotivados? É! Mas se continuarmos a usar esta desculpa, vamos mesmo parar à segunda divisão.

Não conseguir introduzir melhorias em equipas “derrotadas” é o problema que todos os clubes que desceram de divisão sempre tiveram.

Admiro a calma e coragem do Belga. Mas nesta altura preferia um espertalhão temperamental que soubesse que ou quebra o pau na mentalidade desistente dos jogadores ou manda tudo com o caralho.

O problema do Sporting desde há uns bons 20 anos é sobretudo dar demasiado tempo e crédito a quem não merece e muito pouco a quem já deu provas de sucesso. É pacóvio. É o que é esta gestão de GL. Pacóvia.

SL

5 comentários:

  1. Bom post. Concordo a 100%.
    FV não só não consegue resolver os problemas da equipa como parece-me que a equipa está ainda pior do que há 2 meses atrás.

    Para mim, fazer entrar o esgaio aos 88m foi a gota de água.

    ResponderEliminar
  2. Há uma coisa que parece todos se esquecem...: o papel de alguns adeptos que muito têm contribuído para esta situação...
    Eles não são (aparentemente) culpados do que é a Direcção, mas são culpados por pressionarem sucessivas direcções que sem arcaboiço "se vergam ao barulho" desses adeptos (que nem sei se gostam mesmo do Sporting...) e pensando que assim "ficam descansadas"...
    Compram jogadores a esmo e a preços incomportáveis para as finanças do clube...
    Jogadores que não pegando de estaca "são pressionados" com assobios e outros mimos, nunca mais conseguindo "entrar nos carris" e que acabam por ser mandados embora para outros clubes com graves prejuízos para os cofres do Sporting e que em muitos casos, acabam vencendo noutras paragens...
    Depois, por via da mesma pressão...trocam-se treinadores como quem muda de camisa e não se lhes dá tempo, pois à 1ª ou 2ª derrota...já estão a ser assobiados...
    Paradigmático, o caso do Domingos...vamos ver o que fará ele agora em Espanha...estou convencido que se estivesse ainda à frente do nosso Clube, não andaríamos tão acabrunhados e até talvez mesmo...envergonhados...

    Quarta feira vou lá estar se Deus quiser...mas para puxar pela equipa...
    Sei que muitos dos fiéis seguidores do Sporting não poderão lá estar porque precisarão de ir trabalhar (não é o meu caso que já estou aposentado...)...

    Mas ou eu me engano muito, ou a maioria dos que lá vão estar...vão já com a "cabeça feita" de casa e só lá irão para assobiar a equipa e dirigir-lhe "outros mimos"...
    E como os nossos jogadores necessitavam de adeptos que tivessem mais um bocadinho de paciência e os apoiassem de principio a fim do jogo...!!

    Sempre pelo Sporting...!!

    ResponderEliminar
  3. Vercauteren está fora...
    SL

    ResponderEliminar
  4. http://bolatrapos.blogspot.pt/2013/01/franky-vercauteren-rescinde-com.html

    ResponderEliminar
  5. Havendo eleições, e espero que haja, tenho dúvidas que o eleitorado, ou seja, os sócios, votem numa solução de ruptura. O povo não gosta de grandes alterações, mesmo que o que existe seja péssimo. É assim também nas eleições para os orgãos de soberania. Gostaria que não fosse assim mas duvido muito que alterações de fundo aconteçam.
    De qualquer modo, o homem mantém-se agarrado que nem lapa. Se calhar, não vai haver mesmo eleições.

    ResponderEliminar