Não podemos continuar a ser oposição uns aos outros de forma cega, tanto quanto não seremos nunca obrigados a concordar. Mas há de facto que construir pelo menos o reconhecimento que, podem existir vários ângulos de sportinguismo sem que o clube tenha de estar permanentemente a gerar sufrágios e crises institucionais.
Coloquei 20 perguntas a um dos sócios que esteve reflectido na maioria que acabou por destituir a anterior Direção. Estas foram as respostas.
Pergunta 1
Qual é o teu número de sócio e categoria?
- 99.937 Categoria B
Pergunta 2
Há quantos anos és sócio do Sporting?
- Nesta fase, desde 2014.
Pergunta 3
Votaste pelo SIM na AG de destituição. Enumera sucintamente 5 razões para o teres feito e por ordem de importância.
- A primeira razão prende-se com a comunicação e o estilo de BdC (podia dar dezenas de exemplos), 2ª razão concreta, na minha opinião depois dos acontecimentos de Alcochete deveria ter apresentado a demissão e permitir a marcação de eleições gerais, 3ª razão, depois da AG extraordinária foi pedido a BdC por uma grande maioria dos sócios presentes que deixasse o FB e falasse menos na imprensa, ele prometeu que o deixaria de fazer e não cumpriu, 4ª razão, neste período mais conturbado, criou uma mesa da AG transitória, órgão que não existia nos estatutos e que serviu apenas para criar um caos jurídico interminável, com o objectivo de se perpetuar no poder, 5ª razão, esta razão é muito minha, porque me tenho batido e muito contra os casos de corrupção que assolam o nosso rival e que quer durante as sessões de esclarecimento quer nas intervenções públicas, nunca senti de BdC a vontade de esclarecer cabalmente, o caso Cashball (podia dizer muitas coisas sobre este caso, que pode perfeitamente ter sido manipulado).
Pergunta 4
O que pensas sobre a possibilidade da perda da maioria na SAD?
- Aqui em abono da verdade, não tenho uma opinião formada, prefiro que o controlo seja do clube, mas mesmo sabendo os riscos que isso pode acarretar, não me choca perder o controlo da SAD, desde que seja para fundos/investidores com alguma reputação.
Pergunta 5
E sobre os jogadores que rescindiram, aceitarias de volta algum ou todos?
- Não. Nenhum.
Pergunta 6
Venderias (jogadores que rescindiram) por valores residuais?
- Porquê? Não. Porque seria um mau principio para o futuro e um mau sinal deixado.
Pergunta 7
Como avalias o cumprimento das funções de JMS, como PMAG?
- Confesso que não conheço os estatutos do SCP, a minha opinião é apenas pessoal, nunca gostei dele e sempre foi dos elementos dos corpos sociais, aquele que menos confiança me passou, sobre a legalidade da marcação da AG, concordo com ela e parece-me que o processo foi legítimo.
Pergunta 8
Considerando que estás a par da célebre segunda fase da Reestruturação Financeira, comprarias as VMOCS ou cederias essa posição a terceiros?
- Compraria as VMOCS.
Pergunta 9
Dás importância às modalidades ou para ti é um produto secundário face ao futebol? - Muita importância, fui a mais de 20 jogos entre as diversas modalidades, este ano no Pavilhão João Rocha.
Pergunta 10
Concordas com o investimento feito até agora? Reduzirias o orçamento? Aumentarias? - Não sei dizer, porque não conheço as contas, no entanto tentaria pelo menos manter.
Pergunta 11
Concordas com a extinção do Conselho Leonino e todos os outros órgãos consultivos paralelos? Porquê?
- Sim. Não conheço em pormenor as suas funções, mas sempre me pareceram cargos representativos que apenas servem para as pessoas usarem o clube e não o contrário.
Pergunta 12
Como classificas o desempenho do restante CD, excluindo o papel de BdC?
- Devo dizer que aquilo que defendi foi que, BdC se deveria ter demitido e nesse momento pudesse emergir Carlos Vieira para o substituir, percebo que por razões de solidariedade institucional provavelmente o próprio não aceitaria, mas neste momento, tal como BdC nunca levariam o meu voto. O seu papel sempre foi muito pouco evidenciado, porque BdC sempre foi uma figura presidencialista que raramente falava dos seu parceiros de direcção.
Pergunta 13
A gerência, até agora do CG está a ser o que esperavas? Quais as razões que te levam a essa opinião?
- As minhas expectativas são muito baixas, mas neste momento ainda não tenho uma opinião formada, vejo muitas noticias no ar, muita propaganda e contra-propaganda, vou esperar mais um pouco, para poder dar uma opinião mais de acordo com o que efectivamente vai sendo feito. Mas discordo de algumas coisas como é evidente, sendo à cabeça este novo relacionamento com a CMTV, algo que me enoja.
Pergunta 14
Perante os candidatos que se perfilam, tens alguma preferência?
- Para já não.
Pergunta 15
A SAD do Sporting negociar com Jorge Mendes será um acto de gestão normal? Porquê? - Não, mas essa é daquelas coisas que para já vem na imprensa e não tenho garantias que esteja de facto a acontecer, mas se assim for, serei naturalmente contra. Para mim Mendes representa aquilo que não gosto no futebol.
Pergunta 16
Em que casos vês como aceitável um sócio ser expulso do Sporting?
- Em situações extremas, onde se prove que o sócio fez de facto algo de muito grave contra o clube, para ser mais específico, não gostaria que BdC fosse expulso e gostaria que se apresentasse com uma lista às próximas eleições.
Pergunta 17
Qual a razão que acreditas ser a mais evidente que impede o Sporting de conquistar títulos no futebol profissional?
- Há 2 razões para mim, uma externa, que todos sabemos há anos inquina os campos deste país e que claramente já roubou alguns campeonatos ao Sporting, mas para mim existe também uma razão interna, que aliás foi uma das razões que me levaram sempre a apoiar BdC, que foi a falta de cultura de exigência que grassa no clube há anos.
Pergunta 18
O que seria mais útil para contrariar o cenário que apontaste na pergunta anterior?- Quanto ás razões externas uma liga e FPF fortes e independentes, uma imprensa liberta de compromissos e isenta e uma justiça que funcione (tudo uma utopia), em termos internos, BdC soube identificar o problema, mas nunca o soube solucionar, tentou ir para o banco, começou a elevar os patamares de exigência, mas as suas características e a sua forma de estar, acabaram por destruir qualquer ponto de equilíbrio que pudesse encontrar uma plataforma de entendimento e de compromisso nos diversos planteis que teve durante os seus mandatos, devo dizer no entanto que a culpa não é apenas dele, mas isto de mudar mentalidades e costumes não se faz de arma na mão e em meia dúzia de anos, é necessária inteligência e tacto, coisa que BdC nunca teve neste assunto.
Pergunta 19
O Sporting deve continuar a sua luta pela verdade desportiva? De que formas?
- Sempre. Daí ter falado no Cashball, esta é uma das bandeiras que qualquer direcção que surja tem que defender, para ter o meu voto. Como? através daquelas que foram as medidas do 1º mandato de BdC, as lutas contra os fundos, os empresários, a publicação das contas e das comissões no jornal do clube, a luta pelo VAR, etc.
Pergunta 20
A comunicação social influencia o desempenho desportivo do Sporting? E exerce influência na opinião dos sócios sobre os seus próprios líderes?
- Sim. No entanto devo dizer-te que no meu caso não influenciou ,sou uma pessoa atenta ao meu clube, frequento assiduamente canais alternativos aos principais orgãos de comunicação social, mas claro que terá influenciado muitas pessoas a criarem uma imagem de BdC que possa não ser a melhor e provavelmente a criar um ambiente de cansaço que pode ter sido prejudicial ao CD.
Nota adicional do sócio 99.937
- Devo dizer que o meu voto esteve em dúvida até ao último momento, não por BdC, mas pelo que possa surgir no futuro e fiquei de consciência tranquila com a minha escolha, depois das peripécias do dia da AG e da manhã seguinte, com aquele post assassino.
Saudações Leoninas.
O tipico Sportinguista, completamente alheado do mundo real. Não quer o Bruno pq é uma besta, mas depois tb não quer nada do que o BdC estava a tentar que não entrasse no clube. Depois qd a realidade lhe bater de frente, qd os fundos e o Mendes tomar conta de tudo limpa as mãozinhas e diz, hei eu nunca votei nisto, eu só queria tirar o BdC de lá!
ResponderEliminarTudo certo, opinião lúcida.
ResponderEliminarMas neste momento não podemos combater canhões, com flores...
Resumindo, o sócio revê-se em quase tudo o que BdC defende(estranhamente não fica chocado em perder a maioria da SAD) e ainda assim votou no sim porque ele fala muito no facebook e não quis esclarecer o caso cashball onde qualquer pessoa com dois dedos de testa já percebeu que foi completamente fabricado.
ResponderEliminarDefende que não seja expulso de sócio e apresente candidatura quando sabe perfeitamente que o conselho de fiscalização escolhido a dedo pelo marta Soares que segundo os estatutos devia ser isento era PUBLICAMENTE contra o bruno de Carvalho.
Ingenuidade no seu estado mais puro
Um clube simpático, que faz falta. Um clube cheio de mansos e ingénuos. Eis o Sporting.
ResponderEliminarrevejo-me totalmente neste sócio. Pois também eu votei a favor da destituição mas sempre apoiei BDC até ele ter deixado de tomar decisões racionais e ter começado a tomar decisões sem qualquer tipo de fundamento. Começou com o "estão todos suspensos" (bastava ter resolvido o tema com um "ah são sporting? então agora demonstrem-no dentro de campo"), mas ainda assim o que me fez ter a certeza que o melhor era a destituição foi quando BdC violou todos os estatutos, criando MAG's ilegais e tantas outras barbaridades. A gestão do pós invsão a Alcochete também foi dramática e por tudo isso não haviam condições para continuar.
ResponderEliminarAinda assim, tenho muito medo da comissão de gestão e do que possa aí vir no pós eleições. Agora... chamem-me ingénuo e o que quiserem, mas isto não é Bruno de Carvalho ou croquetes. Temos 160 mil sócios e por isso haverá gente competente para fazer o bom trabalho que BdC desenvolveu sem devaneios a la BdC.
Foi trocado o certo pelo incerto numa altura completamente proibitiva da época e isso é que fica para a história. Por muito que não se goste do estilo do BdC uma coisa tinha de ser unânime: Não era esta a altura para fazer destituições.
EliminarQuando à MAG que consideram ilegal deixo aqui a pergunta:
Vamos imaginar que o Marta demitia-se sem ser por ter outras agenda ser para OBRIGAR o CD a demitir-se. Imaginemos que o Marta demite-se porque tava farto e apenas isso. O Marta demite-se não marca eleições para a mesa e simplesmente afasta-se de tudo. Pergunto eu como é que este orgão seria substituídos e quem marcaria eleições se o demissionário não o fizesse? Ficava o clube no limbo porque uma MAG transitória não esta nos estatutos? À luz dos estatutos o Sporting nunca mais teria uma MAG na vida, certo? JMS demite-se e em 15 dias não marcou eleições e o clube não podia parar. A sustentação da MAG transitória era apenas isso: O Incumprimento do demissionário.
E usam os estatutos para o que vos convém porque os estatutos não dizem que JMS só pode se demitir por carta, os estatutos dizem que a Comissão de fiscalização tem de ser isenta e é tudo menos isso, estatutos atropeladosA comissão não pode suspender o CD sem audiência prévia mas foram suspensos imediatamente,estatutos atropelados. Os estatutos dizem que apenas sócios podem ir à AG mas permitiram a BdC suspenso ir lá para ficarem bem na fotografia. estatutos atropelados. Quantos estatutos passou JMS por cima?
Traidores hipotecados ao Benfica e à politica, que acabaram com o Sporting Clube de Portugal. Que os sportinguistas mais novos os julguem.
ResponderEliminarPois mas isso já era, as falsidades, as ofensas, o dito por não dito, o desrespeito pelos estatutos, a intenção de expulsar sócios com mas anos de SPORTING que ele de vida,as promoções de funcionarios ad hoc, a criação de orgãos no clube por nomeação direta, o chamar burros e ignorantes aos sócios, mais isto e aquilo e aqueloutro, já era
ResponderEliminarestas a falar da comichao de gestao?
EliminarSe o Javardeiro me permite gostaria de falar sobre o tema e alguns off-topic:
ResponderEliminar1) Neste momento pouco interessa saber como o A ou o B votou. É passado. Se o Dr. Bruno de carvalho se apresentar logo se verá, mas penso que neste momento, poucas hipóteses terá. Mas, se achar que tem condições para ir a sufrágio eleitoral no Sporting Clube de Portugal, tudo bem.
2) Nas próximas eleições eu e família vamos estar atentos. O candidato que:
a) Mantiver o investimento feito nas Modalidades.
b) Mantiver a maioria da Sad no clube. (muito importante)
c) Que seja sua intenção clara, manter o ecletismo do clube
d) Que una a família leonina
terá os nossos votos.
E já nem falo em manter o Pavilhão no clube, pois os sócios também contribuíram, o Pavilhão é nosso, do clube e meu que o ajudei a pagar!
3) Sporting Clube de Portugal, a Maior Potência Desportiva Nacional o único clube campeão em 4 modalidades de Pavilhão no mesmo ano (e já nem estou a falar do Ténis de Mesa ou do Judo). Parabéns a dirigentes, equipas técnicas e jogadores. E ao Dr. Bruno de Carvalho e restante direcção pelos plantéis e pelo Pavilhão.
4) A Gamebox já está renovada. Com qualquer equipa, com quaisquer jogadores, com qualquer treinador! Sempre a apoiar, porque o Sporting somos nós!
4) Não consigo compreender como muitos de nós não conseguem comprar bilhete para um jogo no Pavilhão João Rocha, por nos informarem que o Pavilhão está esgotado - ás vezes com dias de antecedência, e depois,
-como aconteceu no Futsal - na TV, vemos as bancadas, algumas semi-cheias e outras cheias de clareiras. Lugares vazios que dariam para dezenas ou centenas de espectadores. O que é que se tem passado? Há muito a rever neste aspecto na próxima época.
SL
Queremos tudo o que Bruno de Carvalho defendeu mas não queremos o Bruno de Carvalho porque sofreu o maior ataque a que assisti nos meus anos de vida. Bravo, vamos voltar a ser mansos
ResponderEliminar