quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

MItos e lêndias do futebol tuga



1/ Os árbitros estão todos comprados pelos tripas

Errado. Já não é preciso. A coisa agora é mais refinada. Quem avalia os árbitros são uns marmanjos que nunca na vida deles sonhariam ganhar dinheiro no futebol, ainda para mais tendo apenas que ir ver jogos a estádios e fazer uns relatórios que nunca ninguém põe a vista em cima. Se fossem públicos 90% dos observadores teriam de ser “substituídos” por gente que realmente entende de arbitragem e saber escrever português. Esta gentalha deve portanto muitos favores aos seus “empregadores” que regra geral são benfas ou tripas. Os árbitros limitam-se a tentar “agradar” ao observador.

2/ Os clubes pequenos são sempre mais prejudicados

Errado. Um clube pequeno é muitas vezes beneficiado se for um capacho dos tripas ou benfas. Que o diga o Paços de Ferreira ou o Gil Vicente.

3/ Formar jogadores é mais caro que comprá-los

Errado novamente. 95% dos casos um jogador que ascende dos juniores c começa a ganhar como gente grande na antecâmara da equipa A. Os prémios de assinatura são baixos e todos os salários ganhos desde os juvenis serão no máximo 30% de uma transferência banal de 500 mil euros. Aqueles que nunca chegam à equipa A é que são caros, mas mesmo assim bastará uma transferência de 10 milhões de euros para pagar toda a formação de um ano.

4/ O Sporting é o clube grande mais endividado

Errado. O clube com maior divida é o benfas, isto considerando que não há contas auditadas a todo o universo Benfica e ninguém esconde lucros, só pode ser pior que os números conhecidos. A questão é que as SADs benfas e tripas fazem conta a activos superiores ao passivo...com base em avaliações hiper por cima do que possuem. Para os benfas o Djaló vale 5 milhões de euros....and so on.

5/ Benfas e tripas tiveram de vender jogadores para cobrir a diminuição de receitas da Champions.

Errado como sempre. Estes clubes venderam porque a tesouraria precisava agora de entrada de capital. E olhando aos jogadores que venderam (ou estavam dispostos a vender) a necessidade era bem urgente. Os prémios da Champions são entregues no final da época, ora se fosse essa a razão, as vendas aconteceriam na mesma altura.

6/ Os benfas e tripas não apostam na formação

Redondamente errado. Ambos os clubes gastam o mesmo ou mais (benfas) que o Sporting. O que acontece é que os treinadores da equipa principal ou têm receio de apostar nos valores da casa ou não há talento nas fornadas produzidas. Se o Jesus tivesse um Adrien ou Fonseca um William nas respectivas equipas B, seria natural que apostassem neles.

7/ A Benfas TV é um caso de sucesso

Mais ou menos. Para já os números são avassaladores e ameaçam de que maneira o monopólio da SportTV. Mas esta é uma corrida de fundo. Todos os dias há centenas de adesões e desistências destes serviços. Para entender o pode ser o sucesso desta aventura vermelha teremos de esperar o que acontece quando a equipa estiver numa fase negativa. Se conseguir manter um cash flow acima do que gasta...vai ser um sucesso. Dificilmente imitável (na estrutura e nos montantes) pelos rivais.

8/ Ter bons jogadores é estar sempre a engordar os empresários

Errado. Os empresários querem ganhar dinheiro e fazem-no de duas formas. A principal ganhando grandes comissões de grandes vendas. A segunda, com prémios de assinatura e revalidação. Um clube que vende jogadores por muito dinheiro será sempre um parceiro privilegiado e poderá manter a “fome” dos representantes bem contida. O problema é quando os empresários começam a fazer demasiado parte dos negócios entre os clubes. Os casos de benfas e tripas são exemplares. A fatia de “leão” é sempre deles...e não é por acaso. Provavelmente são os que convencem de uma lado e do outro que aquela venda vai acontecer por aquele valor. E também...em quantas revalidações de contrato foram fechadas com cedências de percentagem de passe para o empresário?

9/ O predomínio dos tripas está a dar sinais de cansaço

Certo. Mas vamos com calma. O que acontece é que houve bastantes decisões erradas no último defeso. De facto escolher Fonseca como treinador e apostar em Herrera, Reyes, Liça e Ghilas, revelou-se mau demais. A não renovação de Fernando e a venda de Otamendi podem fazer o resto. Ainda assim a chegada rápida de um novo treinador pode dar para atenuar a crise.

10/ Os grandes são sempre candidatos ao título


Certo. Mas há muita gente que confunde candidato com favorito. Antes de chegar ao início de qualquer época, qualquer um dos 3 grandes é candidato. É jogando e jornada após jornada que a candidatura passa a favoritismo ou não. Nenhum candidato é favorito por assumi-lo ou não e o inverso também é verdadeiro. Esta questão só tem alguma relevância, porque os media têm de ter sempre “derrotados” para abrilhantar o sucesso dos vencedores...e por exemplo este ano todos querem empurrar o Sporting para aceitar como derrota não ficar no 1º lugar. Os mesmos que passam a vida a exigir rigor e responsabilidade na gestão dos clubes. Irónico.

SL

7 comentários:

  1. Já agora acrescento mais um mito e uma lêndia.
    11/Os adeptos dos Tripas/Benfas normalmente são arrogantes e parvos.

    Certo. São mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Isso não é um mito. Mas é lendário.

      Eliminar
  2. Adeptos arrogantes e parvos tem em todos os clubes!!!!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem! Já agora convém escrever outro mito. Vender por x nao significa que x cheguem aos cofres dos clubes (Negócio "André Gomes e Rodrigo")

    ResponderEliminar
  4. Javardeiro, é um Mister!

    Grande post!

    ResponderEliminar