quarta-feira, 29 de maio de 2013

Plantel 2013/14

Bom. Antes de mais nada, uma ideia. Para cortar um orçamento pela metade é preciso desinvestir 50% do valor total para a época. Isso é muito dinheiro. Dinheiro que não sai e dinheiro que tem de entrar, ou seja, jogadores que não vão chegar e jogadores que têm de sair.

Acho todas as análises feitas pelos meus compadres blogueiros muito bonitas, mas poucos são capazes de ver a coisa tal como ela é. Por mim cá vou assimilando algumas "decisões difíceis" que já é demasiado óbvio que vão ser verdadeiras. Vai haver quebra de receitas (bilheteira e publicidade) que apesar da melhoria do contrato TV, se soma à não participação nas provas Europeias.

Posto isto.

Baliza
Patricio e Ventura deverão sair. Um porque é o activo mais capitalizável. O outro porque foi sinceramente um erro de casting.

Boeck - Sucessor natural de Patrício. É um bom jogador que agora poderá afirmar-se. Não podemos contar que "ganhe" tantos pontos como o antecessor, mas com paciência poderá fazer boa figura.
Golas - Já vem a ser preparado há tantos anos, que está na altura de se afirmar, quem sabe não se impõe mais cedo que o esperado. Patrício também começou assim.
Luis Ribeiro - Mesmo rodando na B, poderá a médio prazo ganhar algum espaço.

Defesa direito
Convém definir a situação de João Gonçalves no Guimarães. Há algumas dúvidas do negócio deste jogador e Baldé.

Miguel Lopes- Para sermos todos honestos, teremos de admitir que tem trazido mais à equipa do que esperávamos. Apesar das repetentes lesões, foi dos poucos para quem a última época foi boa. É um bom jogador e pode assegurar mais de que uma posição. A seleção está à sua mercê, em boa forma é mais jogador que João Pereira.
Cedric- Sofre do estigma de "da casa". Pouco valorizado, pouco motivado pela estrutura. Já se falou em sair, mas a fase final da época mostrou a ele e aos responsáveis leoninos, que pode ter uma palavra a dizer no Sporting. Acho que está ali um excelente lateral, que precisa de jogar muito para se afirmar. Tenho curiosidade para ver como evolui este ano.
Arias- Também pode actuar a médio direito e sinceramente gostava que Jardim experimentasse este Colombiano noutras posições. É um bom defesa, bom passe, forte fisicamente. Penso que deveria entrar no plantel.

Defesa esquerdo
Joãozinho e Pranjic não serão opções. O primeiro não mostrou valor para o preço combinado e o segundo deve estar de malas feitas para a terra natal. Grimi e Evaldo sairão da folha de pagamentos.

Turan- Depois de um exílio no Beira Mar e na Turquia, é tempo de ser trabalhado em Alvalade. Não será já uma opção para titular, mas pode trilhar caminho está época.
Jefferson- Será uma boa contratação. Excelente preço/qualidade. Uns furos acima de Joãozinho. Uma boa solução em bolas paradas, que é um dos pontos fracos desde há muito em Alvalade.
Mica Pinto- No futuro será dos melhores laterais do país. Por agora fica na B como opção, a crescer e à espera...

Centrais
Por lesão ou por inadaptação, o que é certo é que Boulahrouz não confirmou o que se esperava. Não foi o patrão, nem alternativa, nem sequer apto na metade dos jogos. É uma saída lógica. Soma-se Pedro Mendes (que podia ter sido um concorrente a Dier e Ilori...que asneira de opção) e caso exista uma oferta acima de 12 milhões...também Rojo (o que pela titularidade na selecção das pampas...não é difícil). Resta saber o que fazer a Onyewu, mas pelo que já se sabe, o seu ordenado é incomportável.

Rojo- Ficou um pouco aquém do esperado, mas com algum trabalho no jogo aéreo pode vir a ser um caso sério em Portugal. É um lateral-esquerdo de recurso.
Ilori- Chamam-lhe central "moderno", mas antigo ou novo, este miúdo tem muito por onde evoluir e é já uma solução muito segura. Se renovar terá as portas abertas para um grande futuro.
Dier- Sem grandes dúvidas a maior surpresa da época. Já não há grandes argumentos para classificar a atitude desde rapaz. É um campeão com todas as letras e tivesse o Sporting mais 10 titulares como ele...e eu queria ver...
Nuno Reis - Mais um caso paradigmático de um enorme talento e atitude competitiva, esmagado pela pressão caseira. Todos esperavam um "Ronaldo central"...mas ninguém se preocupou em dar-lhe o espaço de afirmação necessária. Um pouco à semelhança de André Martins, pode beneficiar da impossibilidade do clube em investir em internacionais estrangeiros.
Roberge- Com experiência de várias épocas na nossa Liga, o francês é muito competente e caso o Sporting consiga contratá-lo, terá uma solução bastante razoável para o centro da defesa.
Tobias Figueiredo - Por agora na equipa B, pode ser chamado numa urgência sem que ninguém duvide do seu talento. Estará numa segunda vaga em relação a Dier e Ilori

Médio defensivo
Mesmo com Gelson Fernandes e Elias emprestados (se fossem vendidos por valores aceitáveis não se perderia mesmo nada) esta posição é das mais fortes do plantel. Todos os valores são jovens, mas de grande qualidade.

André Santos - Tempo perdido em Espanha. Ao comando de Jardim pode voltar a ser o que já foi um grande médio da nossa Liga. O talento está lá, falta mais garra.
Rinaudo - O capitão. Ponto final.
Fokobo - Confesso que não consigo ver este miudo sem pensar que está ali um diamante do tamanho de um estádio. Deverá ser chamado sempre que possível à equipa A. Isto para que se mantenha em competição e a crescer.
Zezinho - Alguns problemas de movimentação (quer estar em todo o lado) que corrigidos devem permitir-lhe ascender no plantel.

Médio centro
Renato Neto quer ficar na Hungria. Pois é pena, teria lugar neste plantel, mesmo que atrás de Schaars e Adrien...as épocas são longas e as oportunidades podiam surgir.

Schaars - Um valor seguro e um carácter valioso no plantel.
Adrien- Muito se diz e escreve sobre a sua importância. Continuo a achar que falta pouco para se afirmar. Fez os melhores jogos no final da época e quem sabe não inicia a próxima da mesma forma.
João Mário - Já ou durante o evoluir da época deve saltar da B para ir jogando. Um grande jogador em potência.

Médio ofensivo

André Martins - A sua chamada à selecção é só uma prova do seu valor ascendente. Deve ser dado espaço e tempo de jogo a este talento. Muito da melhoria do final de época se deveu à sua visão de jogo e dinamismo. Contratar Josué só atrapalharia. Como é óbvio não podem partilhar espaço no 11, são ambos pivots.
Labyad - Não é a sua melhor posição, mas pode fazer o lugar. Se mais espaço não existir no 11 será por aqui que o marroquino terá de evoluir.
Nii Plange - Já fez uns brilharetes pela B, mas apesar de marcar golos falta ainda muito jogo posicional...o que não lhe impede de ir fazendo uma perninha na A de tempos a tempos.

Médios alas
Jeffren e Capel foram contratados na mesma época e pensou-se que os problemas das alas estariam resolvidos. É certo que metade fez o seu papel. Capel no melhor e no pior foi sempre uma solução competitiva. Talvez por isso haja clubes interessados. O que não se sabe é se os compradores valorizam tanto o espanhol como os adeptos leoninos. Já Jeffren será despachado à mínima proposta que cubra o investimento. Com a saída de Capel, o Sporting terá de contratar um jogador (Candeias em final de contrato? Sami, à venda no Marítimo?) que dê mais garantias na ala esquerda (sim....porque o espanhol é um esquerdino). Já Salomão é uma incógnita, sem valor de mercado e sem espaço no plantel...

Bruma - Já tem meia europa interessada numa esperança. Mas o Sporting prefere vender uma certeza e assim, haja acordo com os empresários, acontecerá. Uma das alas será sua.
Carrilho - Desperdicou, por lesão maioritariamente, as aulas de Jesualdo. Falta muito pouco ao Peruano para que seja uma pérola do futebol. Se tiver um pouco mais de decisão, calma e especialmente menos vontade de decidir o jogo em cada jogada, será grande. Saíndo Capel terá mais espaço de manobra no onze.
Viola - Chegou catalogado de avançado. Mas na nossa liga tem-se safado melhor a ala. Foi o joker na fase de Jesualdo e aproveitou bem cada oportunidade. Chegará para ficar mais um ano?
Esgaio - Parece-me um senhor jogador. Mas para mim tenho uma grande dúvida. Num esquema de médios ala, com 2 avançados parece-me feito para a ala direita. Mas para um 4-3-3, tem pouca explosão, pouco drible e especialmente pouca chegada à área. Golos faz e de penalti...é uma máquina.  Parece já um crime relegá-lo para a B.

Avançados
Saindo Wolfswinkel, sai também o maior marcador de golos do Sporting. Era o jogador mais interessante para manter, mas agora é tarde...encontrar um ou dois substitutos parece lógico. Bojinov pede uma oportunidade, mas pelo que mostrou na Série B será difícil Jardim olhar para o búlgaro como uma das soluções, apenas porque é mesmo muito cara. Ou Betinho ou Etock, um deles será emprestado. Owuso é um mistério, mas a julgar por Baldé (amadureceu tarde) secalhar vale a pena

Rubio - Na B mostrou que pode evoluir e ser um finalizador. Não é unânime que esteja ali um goleador de primeira, mas a margem ainda é grande e não custa tentar.
Ghilas - É a novela de fim de época. Dizem quem o Benfica anda a tentá-lo, mas não sei com que objectivo, já que avançados é o que não falta na luz. O seu preço está fechado e ou o Sporting arrisca, ou não vai petiscar nada, uma vez que não é com avançados do cartel de Carlão ou Edinho que a coisa lá vai (serão mais uns casos de empresários a quererem valorizar os passes dos seus atletas?)
Slimani - Argelino, já noticiado mais de uma vez para ingressar no Sporting. é uma forte possibilidade. Desconheço a qualidade.
W.Eduardo- Que irá fazer a pré-época ninguém duvida, se vai ficar isso já é para Jardim decidir.

(possíveis  a custo zero)
Nene - Em fim de contrato com o Cagliari e com 29 anos, seria um risco, mas muito controlado. Sim é esse mesmo, que brilhou no Nacional há uns bons anos atrás.
De Nigris - Um italo-mexicano, goleador de grande nomeada no país dos mariachis que está em final de contrato. Nem sempre regular, mas sempre espectacular.

SL


7 comentários:

  1. Isso é para ficar a meio da tabela.. Mas gosto da aposta em portugueses que é o que falta...

    ResponderEliminar
  2. Tenho também uma fezada no Fokobo. Acho que pode vir a ser um trinco muito bom.

    ResponderEliminar
  3. Nuno Reis, Rubio e Renato Neto não interessam nem ao menino Jesus. João Gonçalves acaba contrato e vai à sua vida. Vendia o Arias ou Cédric. Schaars ou Adrien, um deles tem de sair, para entrar João Mério. De resto, concordo no geral.

    ResponderEliminar
  4. Falta aí o wilson Eduardo, uma boa opção para o banco, ainda com alguma margem de progressão. Um avançado móvel com alguma explosão e um remate forte.

    SL

    ResponderEliminar
  5. O Benfica está interessado em Ghilaz porque o Lima e o Cardoso são jogadores já com 30 anos cada um, e como tal quer um avançado para o futuro. Percebe-se assim o interesse deles neste excelente jogador.

    ResponderEliminar
  6. No www.autogolo.com/noticia/bojinov-quer-voltar-ao-sporting anunciam que o Bonjinov quer voltar. Na minha opinião, ele não é solução. Temos que investir na formação e incluir os miúdos no plantel sénior. Só assim é que poderemos voltar a ser grandes.

    ResponderEliminar