quarta-feira, 1 de maio de 2013

A cadeira do professor

Mais a norte, há uma cadeira de sonho, que vai dando uns pesadelos ao "substituto" que está cada vez mais perto de cair do assento. A sul moram dois treinadores que esperam a confirmação do trabalho que estão a fazer para rubricar contratos redigidos à muito tempo.

Jesus e Jesualdo, nem querem sair do clube, nem querem pressionar os presidente a darem-lhes um contrato, apenas por uma questão de cautela e inteligência. Se JJ perder a final da Liga Europa e por um acaso ainda perder a Liga, será mais ou menos óbvio que continuar no benfas seria meio caminho andado para na próxima época estar despedido. Mas ganhando o campeonato, pode sentar-se à mesa com um título no bolso e isso vale muito dinheiro.

Há quem diga que JJ quer ganhar uma verba, que os benfas não querem pagar. Há quem diga que já está o contrato assinado. Eu digo que o tipo não é material para o estrangeiro e que embora o Pintinho faça o jogo...também não quer ir para o porto. O Sporting não tem cheta, nem interesse em JJ, muito por culpa do bom trabalho de JF. Portanto, é fazer as contas.

Já o professor, pode não ter uma cadeira de sonho, mas parece gostar do desafio de Alvalade. Em fim de carreira, criar uma equipa de um monte de cacos, num clube hiper desorganizado, é em si mesmo uma Champions League, especialmente para quem já não desespera com títulos, capas de jornais ou contratos milionários em gigantes europeus.

Quem olha para o jogo do Sporting, vê muita evolução. A equipa ainda emperra que nem gente grande, tem grandes lacunas em todas as zonas do terreno, mas é mais agressiva, confiante e consistente. Com uma pré-época bem preparada e jogadas inteligentes e cirúrgicas no mercado, este Sporting (se não for desmantelado por motivos de finanças) pode bem lutar pelo acesso à Champions, sem a pressão de títulos por perto.

Quando se fala cada vez mais na permanência do professor em Alvalade, é bom lembrar que qualquer equipa jovem precisa de uma figura forte, um comando assertivo que passa organização e exige o crescimento que falta. Ao contrário do que pensava antes, JF tem sabido encarnar este personagem exemplarmente.

Aos adeptos que fantasiam com Bielsas ou coisas assim, é bom lembrar que não há dinheiro. Não há tempo, nem espaço para "arriscar" em projectos de treinadores sensação como o do Paços de Ferreira, Belenenses ou do Estoril. Faz sentido manter esta cadeira com o docente JF lá sentado, até porque há muito trabalho de casa já feito.

Seja o Sporting apurado ou não para a Liga Europa, a sensação que todos temos é que com JF a começar uma nova época, dificilmente a acabaremos com o sabor de tempo perdido que temos agora. Era bom que todos se concentrassem na construção do plantel. Até porque este verão vai ser animado.

SL

3 comentários:

  1. Excelente perspectiva! Parabéns! Assino por baixo.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Uma análise cheia de bom senso e lucidez. Agora há que segurar e lapidar os diamantes da Academia e evitar que no futuro sejam outros a tirar proveito daquilo que é nosso. Vender só por bom preço.

    ResponderEliminar
  3. Tão necessário como manter as pedras base (a maior parte em crescimento...com as respectivas dores do mesmo...) é manter à frente da equipa, alguém com experiência, sabedoria e respeito... e francamente, não vislumbro ninguém melhor do que o actual treinador leonino...
    Creio ser o Professor Jesualdo, a única coisa que podemos agradecer ao anterior presidente...

    Há que poupar em tudo...para poder manter e criar uma equipa com futuro...para podermos voltar a acreditar (sem reservas...) no nosso Grande Amor...!!

    Li hoje no CM (jornal que não me merece a mais pequena dose de credibilidade especialmente na maneira como trata as notícias relacionadas com o Sporting...), que Bruno Carvalho vai cortar nos mariscos e no champanhe que até aqui, parece ter sido o repasto ao intervalo, nos camarotes Vip de Alvalade...

    Cortem em tudo o que seja supérfluo...


    Mas "não cortem as pernas" ao Leão...(eu ia dizer não cortem as asas, mas isso "cheirava" a galinhas...)...

    Força Sporting...!!!

    ResponderEliminar