sábado, 18 de maio de 2013

Guia para escolher um bom treinador

1- Nunca escolher o óbvio. A imprensa é capaz de endeusar um atrasado mental se os ventos do futebol o empurrarem para algumas vitórias inesperadas (Ranieiri, Jaime Pacheco, Souness, há tantos).

2- Olhar para números e para quem os obteve com raia miúda. Ter a defesa menos batida com Thiago Silva e Pepe ou o melhor ataque com Ronaldo e Messi é muito mais fácil.

3- Escolher com base nos jogadores e filosofia de jogo. De que vale a pena contratar Mourinho se o meu clube joga 90% dos jogos em contra-ataque, ou para que quero um Prandelli se quase todas as equipas quando me defrontam jogam com as linhas recuadas.

3- Ver a curva de carreira. Dos 35 aos 40 aprende-se. Dos 40 aos 50 atinge-se o auge. Dos 50 aos 60 chega o declínio. A partir daqui poucos mantêm a ambição de enriquecer clubes com troféus. Há excepções (Ferguson) mas estão todos em grandes clubes. Tal como os jogadores, os treinadores também falham e perdem confiança. Recrutar em alta é bom. Contratar em baixa é um grande risco.

4- Evitar reprises. Lá porque um treinador vingou no passado num rival, não quer dizer que volte a fazê-lo. Tudo muda e embora o algodão não engane, depois de usado é mais difícil distinguir o cagado do muito cagado.

5- Good press. Hoje em dia apostar num treinador com uma má relação com os media é meio caminho andado para andar o caminho todo a penar (Vitor Pereira é um exemplo que devia vir nos livros).

6- O ex da casa. Cada vez menos treinadores vingam nos clubes onde são formados e destes cada vez menos foram jogadores de futebol a sério. Há cada vez menos santos e fazem poucos milagres.

7- Em Portugal o contrato que faz mais sentido é o 1+1. Um ano, se correr bem o clube opta pelo segundo. Se sobreviver a este início, está na altura de um contrato de 2 anos.

8- Português. Está na moda dizer que a nossa Liga é muito específica e que o treinador tuga é a melhor aposta. Dois mitos. A nossa liga é tão específica como todas as outras e a maior parte dos treinadores portugueses são tão bons como os clubes, directores, árbitros e imprensa. Ou seja, sofríveis. O problema é que não trazemos os melhores treinadores estrangeiros para Portugal.

9- O formador. Também é moda, mas esta é vital. Ter um treinador com coragem e capaz de "ensinar" jovens a dar os primeiros passos na equipa principal do clube é uma garantia de dinheiro em caixa.

10- Bem me quer. Os adeptos nunca são bons conselheiros. Testar o nome nos blogs e jornais é uma asneira (foi método nos últimos anos e não serve para nada). Não há nomes consensuais. O treinador esta seguro pelo presidente e este é o único que tem de dar palpites na coisa. O resto é conversa.

SL

3 comentários:

  1. Curiosos os pontos "3" deste e do ultimo post

    3- Ver a curva de carreira. Dos 35 aos 40 aprende-se. Dos 40 aos 50 atinge-se o auge. Dos 50 aos 60 chega o declínio. A partir daqui poucos mantêm a ambição de enriquecer clubes com troféus. Há excepções (Ferguson) mas estão todos em grandes clubes. Tal como os jogadores, os treinadores também falham e perdem confiança. Recrutar em alta é bom. Contratar em baixa é um grande risco.

    ....

    3/ O processo de renovação do treinador foi mal conduzido. Seja por JF ou por BC, ou pelos dois. O que perdeu mais? O clube.

    ResponderEliminar
  2. De que serve ao Sporting Clube de Portugal ter um Presidente que não tem um tostão furado para investir no Clube. Penso não servirá absolutamente para nada.

    ResponderEliminar
  3. "9- O formador. Também é moda, mas esta é vital. Ter um treinador com coragem e capaz de "ensinar" jovens a dar os primeiros passos na equipa principal do clube é uma garantia de dinheiro em caixa..."...

    Não há dúvida que esta ideia se passada à prática...nos abrirá os
    caminhos do futuro...!!

    ResponderEliminar