terça-feira, 7 de maio de 2013

Era tão porreiro...

...que assim que a época acabasse, tivesse também fim, o pesadelo que tem sido esta época.

Uma classificação horrível, 4 treinadores, impugnações, demissões, mau futebol e desunião por todo o lado, casos e mais casos, falência, vendas de activos ridículas  dívidas...houve de tudo e foi tudo simplesmente mau. É difícil encontrar coisas boas nesta época, mas aconteceu:

1- A eleição de uma direcção que sai fora do espectro da "liga de cavalheiros" perigosamente submissa de vários interesses que lesaram o clube e o regresso a uma ideia mais popular (aberta) de clube.

2- A chegada de Jesualdo Ferreira, que não teve tempo de assumir o papel de director desportivo e foi logo chamado de urgência a resolver a grave crise da equipa de futebol. JF revelou-se ímpar na defesa da equipa, impôs uma ideia de jogo e soube resgatar lentamente os jogadores de um caos desportivo à beira de colocar o clube na luta pela manutenção. Provavelmente não chegou a tempo de dar o acesso à Liga Europa, mas aí também contou com a ajuda de um Estoril, P.Ferreira e Rio Ave foras-de-série...e erros de arbitragem com directa influência na conquista de pontos.

3- A confirmação de talentos da formação. Cedric, Dier, Ilori, Zezinho, Fokobo, André Martins, Bruma, Esgaio souberam estar à altura do desafio que lhes foi confiado. Especialmente durante o comando de JF e depois de saneado o balneário de gorduras em Dezembro, estes miúdos agarraram-se ao presente do clube. Cometem tantos erros como seria de esperar, mas não os suficientes para que alguém duvide que o sucesso do clube está na capacidade de os aguentar até vendas significativas.

4- O futsal. É uma temporada épica. Vitórias, exibições de luxo, um colectivo absurdamente bem trabalhado...enfim um exemplo para todas as outras modalidades de leão ao peito. Campeões. Em tudo.

5- O fim do mito dos orçamentos. Já haveria poucos a defender que o problema do Sporting é ter menos dinheiro que os rivais, mas depois desta época não há ninguém que acredite nesta verdadeira trampa de raciocínio. O problema do sporting é gerir muito mal desportivamente. Contrata-se por 20 e vende-se por 2, paga-se 100 a quem joga menos que os que ganham 10, preços de bilheteira absurdos (quando o estádio não passa normalmente os 40-50% de lotação).

6- A equipa B. Pode-se dizer que salvou a equipa A do abismo. Está lá para isso, mas não podemos deixar de valorizar esta nova estrutura. Ao comando de Oceano, parecia embalada até para uma classificação estranha, liderou jornada após jornada. Saiu Oceano, saíram as melhores unidades, saiu também a dinâmica de ganhar. Dominguez mostrou ter poucas armas para lidar com uma equipa, que tendo tudo para ser a melhor, não tem a maturidade para entender a exigência "moral" da prova (a classificação é apenas um exercício sem objectivo). Rio Maior, apesar de uma segunda casa de mérito, não chega. O clube é nacional, mas a sua sede é em Lisboa.

Desejo a Bruno de Carvalho o maior sucesso em potenciar estas boas notícias e em mudar o clube, fazendo-o sair da lógica recessiva, desmotivante e sem rumo que há tantos anos vem a percorrer.
Lá estarei a dar o meu apoio. No estádio a aplaudir, porque é lá o meu lugar.

SL

1 comentário: