sexta-feira, 17 de maio de 2013

Erros do costume

Toda a imprensa dá como garantida a não continuidade de Jesualdo. Isto tem 3 suposições muito más associadas.
1/ Se tudo isto é verdade, então quem está a alimentar este "par e passo"? É inaceitável. Só falta publicarem uma acta das reuniões.
2/ Se tudo não passa de "palpites" mediáticos, é grave, o clube está exposto a uma governação fictícia sem qualquer tipo de contraditório.
3/ O processo de renovação do treinador foi mal conduzido. Seja por JF ou por BC, ou pelos dois. O que perdeu mais? O clube.

Continuando no "suponhamos"...tenho bem presente o que foi a equipa do Sporting ao comando das mãos cheias de sportinguismo, energia e discursos motivadores de Oceano e Sá Pinto. Vercauteren era mais experiente, mas boa vontade, simpatia e um discurso realista não chegaram para o que era preciso.

E o que era preciso? Alguém com tomates suficientes para traçar uma linha, pôr todos em cima da mesma e ir empurrando para a frente, deixando cair quem tremesse e ajudando a andar quem tivesse pezinhos. A coisa nunca atingiu níveis óptimos, mas também nunca mais se afundou no cagalhão futebolístico que chegou a ser.

Leonardo Jardim? 2 épocas na I Liga (no Beira Mar e Braga). Um alpinista que não acaba nenhum projecto. Uma boa época no Braga, uns meses no "ganha tudo" da Grécia...é isto que queremos?

Marco Silva? 1 época na I Liga...um perfil sossegadito. Uma subida de divisão e um 5º lugar...com uma equipa montada por investidores...é isto que queremos? 

Rui Vitória? 4 épocas na I liga (Paços de Ferreira e Guimarães). Resultados porreiros, mas nada assombroso. É isto que queremos?

Estes serão os mais prováveis...sendo que pelo que oiço por aí, Rui Vitória é o que está mais "à mão". Precisamos mesmo de mais um Paulo Sérgio? O que vai BC dizer aos sócios quando a coisa der para o torto e ficar mais uma vez provado que o Sporting precisa de um treinador líder, com experiência...e muito jogo de cintura dentro do balneário?

Não sendo nenhum drama, tremo só de pensar que pode ser Inácio, Virgilio e (por exemplo) Rui Vitória a construírem o plantel da próxima época. O que vale é que não há dinheiro.

Vou esperando que nada disto faça sentido. Vou esperando que os erros do costume não batam à porta de BC.

SL


10 comentários:

  1. so se pode usar a inteligencia quando se dispoe da informacao... e a verdade e como o azeite, acaba sempre por vir ao de cima.
    ps - esqueceu-se ai do van basten!

    ResponderEliminar
  2. De que serve ao Sporting Clube de Portugal ter um treinador competente e com um bom currículo, se não tem um Plantel de Futebol à altura dos pergaminhos do Clube Grande que foi em tempos. Uma Equipa que marca 32 golos em 29 jornadas do Campeonato, só por milagre é que podia apurar-se para uma Competição Europeia. Portanto, o melhor é ter-se um treinador assim-assim, já que o Plantel tudo indica também vai ser assim-assim. Cada macaco no seu galho. Sou Adepto do Sporting há mais de trinta anos, e é uma tristeza enorme ver o meu Clube neste estado de miséria. Prometeram investidores e dinheiro para o Clube, mas promessas leva-as o vento.

    ResponderEliminar
  3. As três hipóteses falham o alvo:

    1/ Se tudo isto é verdade, então quem está a alimentar este "par e passo"? É inaceitável. Só falta publicarem uma acta das reuniões.
    2/ Se tudo não passa de "palpites" mediáticos, é grave, o clube está exposto a uma governação fictícia sem qualquer tipo de contraditório.
    3/ O processo de renovação do treinador foi mal conduzido. Seja por JF ou por BC, ou pelos dois. O que perdeu mais? O clube.

    A realidade é esta:

    4/ Bruno de Carvalho não queria renovar com o Jesualdo. Depois não se importou. Depois voltou a não querer quando este disse que a "estrutura" que ele pretendia implementar e o papel que lhe queria reservar não eram adequados. Vai daí, porque sabe que há muitos sportinguistas que percebem que tirar uma equipa do abismo com base em ex-juniores (são 3 no 11 titular) não é para todos, montou uma estratégia de comunicação com o objectivo do "eu até queria mas ele não aceita as nossas condições". Primeiro, por ser mais fácil de compreender, as condições eram financeiras. Depois já era a estrutura, o poder e a autonomia.

    Há uns imbecis que vivem num mundo a preto e branco e que acham que quem defende a continuidade do Jesualdo é lambuças e recupera a teoria do "ou isto ou o caos" (passe a ininteligibilidade do conteúdo no post abaixo):

    http://bancadadeleao.blogspot.pt/2013/05/estranham-silencio-quem.html

    Não percebem que o que é verdadeiramente ofensivo é esta tentativa de manipulação de meia tigela, que só engana quem gosta de ser enganado. Em que se aproveita, já agora, para misturar uma governação impregnada do populismo mais básico, com opções que (pelo menos até ver o substituto) são questionáveis.

    Digo eu que para gajo que gosta de falar grosso mostra falta de tomates. Não contando com o Jesualdo, o que é perfeitamente compreensível, bastava ter dito que as reuniões com vista à renovação ocorreriam no final da temporada. Assim não haveria novelas para ninguém.

    Agora a verdade é esta: os sócios elegeram a pentoika Inácio, Virgílio, Luís Freitas Lobo, Tomaz Morais e 3º elemento, esperemos para ver o que decidem e logo poderemos tirar as nossas conclusões.

    ResponderEliminar
  4. Já começo a (re)ver um discurso mais realista.
    Há adeptos e blogs que são fieis e fanáticos por Bruno Carvalho. A esses, será difícil demonstrar os erros. Mas, aqui, pensa-se e critica-se com critério e inteligência.

    Quando perceberem que, em Outubro, Inácio vai assumir a equipa (depois de um jovem treinador revelar não ter tomates para este Sporting), talvez se perceba que eleger presidentes só porque dizem "O Sporting é nosso outra vez!", é brincar com coisas sérias.

    Então quando se vir o Cadete a treinar avançados...

    ps: e o discurso de lambuças e croquete não serve para mim. Nas últimas eleições, nunca votei nos vencedores, por isso, por essa via, a culpa do clube estar como está, não é minha.

    ResponderEliminar
  5. javardeiro,

    Essa azia ainda não passou??

    Com o Couceiro era certinho que o jesualdo se ia embora, e muito provavelmente nem até ao final da epoca ficava, os dois odeiam-se.

    ResponderEliminar
  6. Esqueceu-se de dizer que ao "alpinista que não acaba nenhum projecto" bastaram "uns meses na Grécia" para dar uma abada ao "professor" que até estava a trabalhar num "projecto" há uns anitos numa equipa que, quando lá chegou, era campeão em título.

    Podíamos começar por aprender com a história e ver que estão reunidas as condições para Jesualdo repetir aquilo que fez nos lamps, ser despedido após umas jornadas da nova época após uma intensa campanha de marketing que levou toda a gente a acreditar que aquele era o "pensador do futebol para o benfica".

    Ou em alternativa aprender com o que se passsou na nossa casa quando as direções, após pressões internas dos abutres do costume, acabaram por rasgar acordos já firmados com treinadores inexperientes e sem currículo de topo como mourinho ou AVB ou a desistir de avançar para outros como jasus.

    Mas, como não tenho ilusões, acredito que o jardim, que é mesmo bom treinador, vai acabar a treinar os corruptos e o gajo do paços (este não me parece que conseguisse algo no SCP) há-de por esta altura já estar apalavrado com o salvatore, enquanto que em novembro os escribas do costume, após uma prevísivel má entrada do velhote ajudada pelos árbitros hão-de nessa altura estar a pedir a cabeça do presidente por ter perdido a oportunidade de contratar o treinador que nessa altura há-de liderar o campeonato.

    Mesmo assim deixo a sugestão: Despeça o professor e contrate quem lhe faz a campanha de imagem, esses sim verdadeiramente competentes...

    ResponderEliminar
  7. Eu vou aguardar...
    O meu medo é que um desses treinadores novos e vitoriosos em outras equipas (que no entanto não são o Sporting...)...possam não "ter mãos" para ajudar tanto jovem a singrar...e dar-nos o que desejamos...:
    Vitórias e Glória...

    Depois também a minha dúvida...:
    Não vai haver nenhum treinador com um bom currículo, que queira pegar numa equipa que à partida poucas garantias de êxito possa dar...e o Sporting, para nosso descontentamento e durante algumas épocas mais...não será essa equipa...!!

    Assim...

    Aguardo...!!

    ResponderEliminar
  8. tantos suponhamos ... fxxxx
    conseguem falar, falar, falar tudo a partir de "suponhamos" ... parabéns aos ilustres adivinhos.

    é que não há pachorra. Não conseguem ficar calados e esperarem pelo resultado das negociações seja qual for esse resultado e a aprtir daí discutem, opinam e dão ideias, sugestões e criticas s e for caso disso.

    Foi para isso que se elegeu uma direcção. Para decidir e não para andar a dar entrevistas que confirmem ou desmintem os rumores e boataria que rola por aí....

    Desculpem, mas este tipo de post é isso que faz. Alimentar a boataria.

    ResponderEliminar
  9. Também acho. Acho que já era altura para se saber alguma coisa... Para quem diz que trabalha 24 h/dia!!! Evitavam-se assim tantos boatos. Digam qualquer coisa, porra !

    ResponderEliminar
  10. Vamos ver se o Leonardo Jardim não vai para o Porto e nós não nos arrependemos...

    Pedro

    ResponderEliminar