quinta-feira, 2 de maio de 2013

2 parabéns com moderação

Em primeiro lugar, e sempre, o Sporting.

Que o baile das transferências, desde há muito tempo é mandado pelo que os empresários querem do Sporting e não pelo que o clube precisa do mercado...já se sabia. O clube faz bem em tentar marcar uma posição de defesa de interesses. Fazemos maus negócios suficientes para entender que nos vendem gato ao preço de lebre e nos compram ouro ao preço de latão.

Em tempos o Sporting fez este braço de ferro. Andámos de peito feito a proibir empresários de entrar negociar ou agenciar jogadores. Perdemos em toda a linha e toda a gente se esforçou para esquecer esse triste episódio. Penso que a solução não é "ameaçar" os empresários. Isso é coisa para convencer palermas. Existem cerca de 20 empresários que representam os atletas de topo. Depois a coisa vai alargando...aí uns 50 para a 2ª linha, uns 200 para a 3ª e os restantes não entram para a conversa. A quem é dirigido este comunicado?

O meu palpite vai para alguns senhores que colocam nomes de atletas seguidos pelo Sporting, como forma de atrair a curiosidade dos rivais e fazer subir o preços dos jogadores e...principalmente para os que representam a "juventude" em ascensão do plantel. Estes são mais difíceis de controlar. Colocar notícias do interesse de Liverpool em Ilori com valores explícitos serve dois interesses:
1/ Aumentar a pressão sobre o clube para renovar e melhorar o salário do jogador;
2/ Criar um clima hostil entre jogador e clube, pondo o Sporting como agente que não "quer" valorizar o atleta...levando a coisas como o processo de Pedro Mendes.

Mais do que o comunicado, o Sporting tem de uma vez por todas criar a sua própria forma de se relacionar com empresários. Não interessa dizer que vai fazer assim e depois faz-se assado. Uma linha de conduta só serve para alguma coisa se for uma linha perfeitamente recta. No passado o Sporting tem-se fartado de fazer curvas, criando tantas excepções que já ninguém se lembra das regras. Se este comunicado servir como o manifesto que dá início a uma mudança inteligente, rigorosa e firme - os meus parabéns. É assim que o respeito pelo clube muda.

Em segundo lugar, os benfas.

Para se ser um bom rival, há que gostar de jogar ao mesmo nível. Pessoalmente gosto de derrotar os "fortes"...gosto de imaginar um Sporting vencedor entre grandes. De nada me serve porto e benfica em crise ou frágeis. Só há prazer na competição, se ela for grande, rija e incerta no resultado. Por tudo isso, e por ser patriota, dou os meus parabéns ao benfica por ter chegado à final da Liga Europa. Que a ganhem, é o que desejo. Não sou hipócrita de dizer que "vou torcer" pelo clube vizinho da 2ª circular, mas posso dizer que ficava feliz que vencessem o Chelsea.

Só uma pequena crítica - esta equipa encarnada que se prepara para ganhar Liga e talvez Liga Europa é das menos "portuguesas" de sempre. Isso não diz nada a muita gente, mas a mim faz-me confusão uma equipa não ostentar em campo os valores da terra que o suporta. Talvez o patriotismo seja uma treta, tal como o fairplay...mas para mim ambos têm imenso valor.

SL

4 comentários:

  1. Tem quem haver firmeza a gerir os activos do Sporting. O regabofe tem que acabar. As vendas de percentagens a fundos têm que acabar. Renovar-se a tempo e horas por períodos de tempo maiores com cláusulas altas de rescisão. Torcer por vitórias dos pássaros nem pensar, porque quando eles ganham aproveitam para achincalhar o Sporting. Quem não os conheça que os compre. Não me parece que eles ganhem a Liga Europa. Dar-lhes os parabéns só se ganharem com mérito e não vi mérito nenhum em tudo o que ganharam nos ultimos, tudo sujinho como diz o outro. Outra coisa incompreensível para mim é aqueles tristes ganharem qualquer coisa e irem a correr celebrar para debaixo da estátua de um leão. Não se enxergam. O Sporting foi pioneiro nas celebrações no Marquês com o célebre cachecol ao pescoço do leão.

    ResponderEliminar
  2. Foi fazendo pressão, mais a CS a dizer que Adrien ia para os andrades, que empresário e jogador foram esticando a corda até este fazer um contrato muito, mas muito acima do que merece. Alguns empresários e alguma CS prestam-se muito ao bluff e a "noticias" plantadas para encarecer o valor do passe de determinados jogadores.

    ResponderEliminar
  3. A verdade é que essa pressão da CS só se manifesta em desfavor do Sporting...

    Não vejo isso nem com o Benfica nem com o Porto...

    Será porque os jornalistas têm receio... de depois não encontrar a dentadura...?

    Espera-nos um longo e difícil trabalho pela frente, muito sofrimento...mas também muita esperança...!!

    Diz o anónimo das 23.56 que incompreensível irem "os galinhas" festejar para debaixo do Leão...no Marquês
    Já agora...os benfiquistas do norte, poderiam escolher no Porto aquela estátua (para mim a melhor...) sobre um pedestal em que o Leão está em cima da águia... no Monumento às Guerras Peninsulares...

    ResponderEliminar
  4. Apoiar o benfas nunca. Queria que ganhassem o jogo por causa dos pontos do ranking de Portugal e assim o conseguiram, mas também queria que fossem eliminados. Agora desejo que sejam goleados pelo Chelsea.

    ResponderEliminar