sábado, 6 de abril de 2013

Um problema chamado reforço


Roberge? Josue? Quando o Sporting começar a ir atrás dos jogadores que precisa e não dos que a imprensa "elogia"...quando isso acontecer, vamos ter um Sporting dono e senhor do seu destino.
Estes dois jogadores são só um bom exemplo do que tem sido a história de contratações do Sporting. Ninguém tem dúvidas, eu não tenho nenhumas, que são bons jogadores com muito futuro e que seriam boas aquisições para o Sporting. Mas não a qualquer preço.

Será Roberge muito melhor que Ilori, Rojo ou Dier? É mais experiente sim. Mas será no futuro um melhor investimento? Será Josué assim tão melhor que André Martins ou Adrien? Ninguém tem dúvidas que estarão todos a nível muito semelhante, mas serão os jogadores que o Sporting mais precisa? Não irão tapar o crescimento de um canterano? Serão o tipo de atleta que responde com ganas e coragem ao desafio de passar a jogar num clube onde um passe errado pode arruinar uma carreira?

Qual é o jornalista que pensa nestas perguntas antes de fazer uma "gorda" nos jornais, esta não precisa de ponto de interrogação....eu respondo - nenhum. Isso não quer dizer que, por exemplo, a notícia de Roberge seja falsa...mas também não quer dizer que o Sporting esteja a ultrapassar os juízos de Jesualdo. Qualquer departamento de scouting prepara opções para o treinador ter escolha. No futebol moderno não são os treinadores que indicam jogadores ao clube, são os scouters que dão escolha ao diretor e ao treinador. Adivinhar conflitos é fácil. Ir atrás do que a imprensa "acha" que é o melhor para o clube também.

Maniche, Bojinov, Pongolle e outros foram elogiadíssimos pelos opinion makers antes, passaram a lixo bem depressa. Roberge e Josue serão fantásticos, mas só até começarem a jogar. O Sporting precisa de montar um plantel mais competitivo, mas com as ideias certas e os equilibrios certos. Faz falta um central? Sim. É Roberge? Talvez. Quem dicide e quando? Não sei nem me interessa, quem tem de decidir está dentro do clube e mandatado para o fazer.

Antevendo o caudal, que JF fala, de notícias sobre reforços, faço um pequeno exercício do que pode vir por aí. Com alguma normalidade e fora possíveis vendas, Patricio e Boeck na baliza; Cedric e Miguel Lopes na direita; 2 laterais novos para a esquerda (será Joãozinho um deles?); Ilori, Rojo e Dier na defesa (uma vaga ocupada pelo regresso de Onyewu ou Nuno Reis); Rinaudo e o regressado André Santos e Zezinho na função de trincos; Schaars, Adrien e André Martins (faltará um organizador mais consistente) no restante meio-campo. Nas alas Bruma, Capel, Carrilho e Esgaio; No ataque só ficaram Labyad e Viola, sendo normal que tenham de chegar mais 2 avançados. Rubio é um deles, faltará o goleador que substitua condignamente Wolfswinkel.

É quase óbvio que o Sporting procurará um central, um lateral esquerdo, um organizador de jogo e um avançado. Mas o dinheiro vai mandar mais. Além disso (Turan, King, Pranjic) para numero 3 / (Fokobo, Onyewu e Nuno Reis) para o 4 / (Stojanovic, Rosa e Chaby) pata 10 e (Betinho, Etock, W.Eduardo)
para o ataque são opções válidas para o caso de nada de surpreendente surgir no mercado.

Palhinha, João Mário, Arias, Carlos Mané, Medeiros e Planje também podem ter uma palavra a dizer. O mais importante é ter opções e especialmente valorizá-las. O que não acontece transformando cada "capa" num caso. Cada hipótese de contratação num plebiscito.

SL

3 comentários:

  1. Viola nao e jogador p\ o sporting.

    ResponderEliminar
  2. O Arias é de caras melhor que os dois laterais da equipa A do Sporting...
    Por mim vendiam o Miguel Lopes (exorbitante o seu ordenado! para a qualidade apresentada...)
    O Rubio acho que devia ser emprestado a um clube da primeira liga.

    ResponderEliminar