sexta-feira, 5 de abril de 2013

Bem que me avisaram...

Depois de ler a entrevista dada por Daniel Sampaio ao DN, ou melhor...a entrevista dada pelo DN a Daniel Sampaio, fiquei e sou homenzinho para o assumir, arrependido.


Porquê? Porque apesar de nunca estar explicito na entrevista, ficou subentendido que Ricciardi e os seus “nobres” coleguinhas tudo fizeram para eternizar um Sporting “clube de charutos”, tudo fizeram para que se adiasse mais uns anos o acesso à verdade.

Qual verdade? A gestão danosa de uns poucos que por incompetência absoluta ou por laxismo, acabou com a viabilidade de um clube que pertence a muitos milhões.

Arrependido porque depois de ler a entrevista, também fico com grande desconfiança que o apoio que foi dado a Daniel Sampaio acabou por recair sobre Couceiro. Pois que me enganaram tão bem...só tenho pena que DS e Barroso não tenham relatado estes factos antes das eleições. Bruno de Carvalho não tinha ganho por 60%, tinha ganho por 98%...

Manifestei aqui no blog que, em consciência e com a informação disponível, encarava Couceiro como uma ruptura mais moderada, mais centrada numa nova, moderna e aguerrida gestão desportiva. Talvez, e era bom conhecer-se as verdadeiros apoios de Couceiro, o Sporting tenha evitado, com a eleição de BC, a hecatombe do clube.

Por mim falo, se eu sequer desconfiasse que o Sr. Ricciardi e outros bandalhos de pin na lapela tinham Couceiro preso pelos “ditos”...era coisa para iniciar na hora, neste blog e em todos os lados que pudesse, uma verdadeira “cruzada” para despachar Couceiro, da mesma forma como se despachou GL...

Mas esse cenário não se coloca. Graças a sócios mais esclarecidos (e talvez mais espertos) que eu. Agradeço aos que elegeram BC, aos que neste blog tanto tentaram mudar a opinião de gajos como eu...às vezes excedendo muito o razoável...mas é verdade que tentaram.

Hoje, depois de ler a entrevista, convenço-me ainda mais da legitimidade de BC e do apoio que todos os sportinguistas devem ao seu mandato. Não um apoio cego e surdo, não se trata de perder o sentido critico...mas um apoio nas bancadas, nas conversas de café, blogs, fóruns e outros locais...

Depois da entrevista de DS, todos devemos fazer uma retrospectiva sobre o que temos andado a dizer sobre o Sporting. Pela minha parte não tenho dúvidas nenhumas que Sampaio está a dizer a mais puras das verdades...e repito só tenho pena que factos como os que relata não tenham vindo a público mais cedo...a bem da merda da estabilidade...uma palavra que só tem arruinado o clube.

Fica aqui o meu retracto. Venham de lá então esses “eu bem avisei”...eu mereço.

SL  

28 comentários:

  1. Antes de mais parabéns pela tua humildade. Cada vez a família sportinguista está mais unida e isso só pode ser bom.

    Obviamente que esta entrevista ainda dará muito que falar, mas não creio que DS tenha motivos para mentir. É preciso ter tomates para colocar os nomes nos bois e ele mostrou que os tem, bem no sítio.

    O facto de não pertencer, neste momento, a qualquer órgão social ainda lhe dá mais credibilidade.

    Quanto ao timing, obviamente que não poderia ser outro que não agora, mesmo com o eventual prejuízo de uma derrota do Bruno. É que se DS falasse antes seria acusado de mil e uma coisas, como é óbvio.

    Não sei se esta entrevista é boa para o Sporting, nem sei se no lugar dele a dava. Mas também não imagino o sentimento de alguém que teve que gramar com este tipo de pressões e ainda foi enxovalhado da maneira que foi, quando apenas estava a defender os interesses do nosso grande clube.

    Via o Sporting!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Leão,
    se a entrevista tiver o mesmo efeito em milhares de outros Leões, estamos cada vez mais no caminho certo.
    Amanhã, todos os caminhos vão dar a Alvalade!
    abraço
    Cherba

    http://ocacifodopaulinho.wordpress.com

    ResponderEliminar
  3. Faço a mea culpa por não tentar te demover de votar no Couceir, mas quando li os teus posts percebi que o esforço era desnecessário.

    E tenho a convicção que metade do que se passou nunca vamos saber.

    E ao contrario do que se quis fazer passar a sorte do Sporting foi ter o EB com PMAG, fosse da mesma lista e ainda não teriamos a possibilidadde de nos livrar deles.

    Por fim, acho que quem está mais aliviado por ter ganho o BdC é o proprio José Couceiro...deve ter percebido agora no que se ia meter.

    ResponderEliminar
  4. O Sporting tem de ser mesmo grande para resistir a gente tão reles, os consoantes dobradas, como lhes chamou Daniel Sampaio. Reconhecer que erramos em determinadas escolhas que fazemos só demonstra bom senso e lucidez. Os burros é que nunca admitem que erraram. Agora há que varrer os vestigíos e o triste legado da dinastia croquette e recuperar a identidade do Sporting. Bruno de Carvalho terá um árduo trabalho pela frente, e é necessária mais do que nunca a união da nação sportinguista para levantarmos de novo o Clube que tanto amamos.

    ResponderEliminar
  5. Javardeiro, com tanta humildade mereces é um abraço de todos nós. (leia-se todo universo leonino, sem excepção)
    e deixa-me dizer-te que nunca foste cáustico com ninguém.

    gosto de visitar este espaço e não seria por uma opinião contrária que deixaria de o fazer

    venha de lá o moreirense e mais 3 pontinhos

    SL

    ResponderEliminar
  6. Não sabe que cada história tem duas versões e a verdade ? Deve-se questionar quanto ao timing desta entrevista e quais os seus efeitos construtivos. De certo que não foi para beneficiar o Sporting. É curioso como a verborreia chega à praça e todos acreditam nela, sem hesitação e conhecimento dos factos.

    Antes de diabolizar Ricciardi, a banca, etc., deve perguntar ao BdC onde estão os milhões prometidos. Isto só serve para desviar atenções e o propósito foi precisamente esse. Agora, cada um é livre de acreditar o que desejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Rui Gomes, vai-te catar!...
      Se és sportinguista, vai ao médico.
      Se és benfiquista, vai para a tua rua, com um balde e uma pá...

      Eliminar
    2. Rui Gomes? Ou és tu Ricciardi? Ou delegaste no Cunha Vaz este comentário de merda? Tem vergonha e desaparece. És um nojento!

      Eliminar
    3. O Rui Gomes é um Sportinguista correcto e nao merece este tipo de tratamentos. Está no seu direito de ter dúvidas sobre a verdade destas declaracoes.

      Pela minha parte, penso que falo por muitos Sportinguistas (e Portugueses!) quando digo que tenho mais facilidade em acreditar em Daniel Sampaio do que em Paulo Pereira Cristovao, que logo se apressou a vir dizer que tudo isto era uma mentira e lancou para a fogueira o facto (quicá desconhecido) de que o filho de Daniel Sampaio exerce funcoes no Sporting (coisa que, por si só, nada tem de errado).

      Já pretender que esta entrevista tenta desviar atencoes de algo (milhoes prometidos?) é especulacao que, até ver, nao tem sustentabilidade.

      Parece-me haver uma dificuldade muito grande de certos Sportinguistas em aceitar em aceitar uma mudanca de "status quo" que, inevitavelmente, se está a operar no clube. Em última análise, sao os resultados DESPORTIVOS que escreverao a História. Nao se duvide que, caso Domingos Paciencia tivesse sido campeao nacional ou 2o classificado na época de estreia, tudo teria sido muito diferente. Lamento ser levado à conclusao inevitável que tal nunca teria sido possível com um presidente da fibra moral e do carisma de Godinho Lopes.

      Saudacoes Leoninas

      Eliminar
  7. Rui Gomes,

    Milhões prometidos?

    Estás a falar dos milhões do Godinho?

    Da reestruturação financeira que estava praticamente pronta?

    Agora de repente perdi-me...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdeu-se ou recusa compreender? Foi o Godinho que se candidatou ou foi o BdC que disse que tinha tudo controlado.

      Eliminar
    2. E onde é que deixou de estar controlado?
      E os milhões a entrar, porque raio iriam entrar agora?
      O mercado está fechado.
      O resto....tem andado a dormir, se não tinha reparado que foram saldadas as dividas o que permite que pelo menos se sonhe em ir à Europa na próxima epoca..
      O que duvido, vissto que o GL rebentou com o clube, e o prejuizo de 45M que não podia ser excedido em duas epocas, foi rebentado logo na primeira.

      Acorde anónimo e ganhe um nome já agora.

      Eliminar
  8. Rui Gomes,

    Deixe o meu Sporting em paz por favor...

    ResponderEliminar
  9. Caro Javardeiro,

    Um sportinguista como tu, não precisa de se penitenciar perante ninguém e muito menos em família! Ninguém, entre todos aqueles que te estimam, consideram e por aqui passam diariamente, te cobrou nada. Absolutamente nada!
    Muito pelo contrário: RESPEITARAM-TE!Respeitaram a tua opção. Como tu respeitaste a de milhares de outros!...
    A humildade que hoje revelas, ainda te enobrece mais. Pelo menos aos meus olhos, mas estou perfeitamente convencido que haverá milhares como eu.
    Benvindo a este lado da barricada. Sem ressentimentos, sem cobranças, sem outro sentimento que não seja a certeza de que, contigo, todos nós e o Sporting naturalmente, ficaremos mais fortes. Porque são vozes como a tua, que hão-de ajudar a levantar o nosso Sporting do chão.
    Não sei ainda se Bruno de Carvalho será o Presidente com que há muito sonhamos. Sei apenas que já me consegue emocionar, coisa que há muito julgava impossível de acontecer no Sporting. E sei que precisa desesperadamente da nossa ajuda. E acredito que sejas mais um para o ajudar. Vamos a isso, meu amigo. O resto é conversa de treta, que hás-de encontrar muita no teu caminho, igual à que está implícita em alguns comentários que por aqui já li.

    Um grande e fraterno abraço para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... a este lado da barricada????!!! Afinal a tão anunciada união é dividida em barricadas. Continuamos a ser o clube q essa "barricada" tanto criticava, mas agora os nomes são outros, barricadas. Obrigado pela humildade de tudo saberem e pela moral que nos ensinam.

      Eliminar
  10. "Agradeço aos que elegeram BC"

    Calma. Agradece aos que não votaram no Couceiro, que é diferente.

    Não metas as mãos no fogo por Bruno Carvalho. Já te desculpaste por teres escolhido (mal) o Couceiro. Não queiras, daqui a uns meses, fazer o mesmo pelo Carvalho.
    É que uma falha e desculpas públicas, a malta aceita, mais que isso...

    Carvalho venceu porque não havia outro. E, até agora, não há prova que seja melhor (ou pior) do que qualquer outro que por lá passou.

    ResponderEliminar
  11. Sinceramente qual era a necessidade desta entrevista pelo Daniel Sampaio? Sede de protagonismo (ainda mais?) Vingança? Ser um herói por ter cumprido os estatutos? Já basta o Eduardo Barroso baixar as calças todas as semanas num programa de tv. Deixem o clube em paz, deixem o BdC seguir o seu caminho, deixem de dividir os sócios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querias que estes factos vissem a luz do dia quando?
      Há alguma duvida que a corja de que o DS fala não vai tentar tomar de assalto novamente o clube?
      E perante isso, não será completamente necessário expor a verdade aos sócios?
      Medo do quê? Dar cabo da pior epoca da historia do clube?
      A sair tudo cá para fora, que seja agora. E que a próxima epoca seja o começo de uma nova era no Sporting Clube de Portugal.
      Eu fico bastante agradecido ao DS e até acho que isto devia ter vindo a lume em Dezembro, e o PMAG deveria ter convocado a AGE por si só, sem obrigar os sócios a terem de andar a procura de meios.

      SL

      Eliminar
  12. parece-me que esta entrevista está muito longe de dividir os sócios... a menos que a divisão a que se refere seja 'todos os outros vs. 40 ou 50'

    ResponderEliminar
  13. Qual era a necessidade? TODA!

    Se algum Sportinguista prefere não saber o que se passou nos bastidores nos últimos 17 anos, é livre de o fazer.

    Acredito falar pela esmagadora maioria dos Sportinguistas quando digo: EU QUERO SABER. Quero saber como o passivo aumentou mais de 1000%. Quero saber onde pára o património que era nosso. Quero saber todos os jogos sujos que esta gente praticou no meu Clube.

    Por isso, quem não quiser saber, não leia. Viva na ignorância por sua escolha. Deixe os outros saber.

    Quanto ao javardeiro, (quase) todos fomos enganados. Só votei duas vezes nos meus 18 anos de sócio, nas duas últimas eleições, ambas em Bruno de Carvalho. Mas não tenho dúvidas que se tivesse ido votar às anteriores, teria votado em Bettencourt, em Soares Franco, em Dias da Cunha, em José Roquette...

    Verdade seja dita, alguns concorreram sozinhos, e outros concorreram contra gajos igualmente maus (Bettencourt vs. PPC, por exemplo), mas quando digo que teria ido votar neles não era por ausência de alternativas, era porque acreditava genuinamente que eram boas escolhas.

    E por isso me penitencio.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  14. Eu avisei :P

    Mas isso agora não interessa nada.

    O que interessa é que os Sportinguistas saibam a verdade, toda a verdade!

    Só assim é que vai ser possível unir o clube e seguir em frente!

    SL

    ResponderEliminar
  15. Apesar de tudo, tenho a convicção que José Couceiro é um homem sério, digno e que ama o Sporting. Sinal disso foram as suas palavras depois de se conhecerem os resultados e a presença na tomada de posse. Pode ser um bom apoio para o nosso presidente, fazendo com que exista maior união das várias correntes de adeptos, visando a recuperação financeira e desportiva do clube. Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  16. "...a bem da merda da estabilidade...uma palavra que só tem arruinado o clube."

    Pois é, a "estabilidade" é a palavra-chave para manter tudo na mesma, os interesses instalados, o poder dos mesmos de sempre. Não só no futebol. Os sportinguistas deram uma lição porque finalmente se libertaram. Não escolheram apenas uma mudança, optaram por uma ruptura. Oxalá isso acontecesse também noutras áreas...

    ResponderEliminar
  17. Sempre me perguntei como é que um bloger como tu que, quando inciou aqui o Leão de Plástico, até postou umas coisas bem fortes e com direito a muitos ataques por parte dos apoiantes do Godinho e C.ª, depois de seu ao trabalho de atacar BdC e apoiar JC...

    Ainda bem que Daniel Sampaio é quem é, profissional, responsável e com um carácter inatacável enquanto pessoa e sportinguista, pois só alguém assim poderia transmitir o quão podre está o Sporting e fazer acreditar aqueles sportinguistas que ainda pensavam que era tudo boato.

    ResponderEliminar
  18. esta última pergunta é a de 1 milhão de dólares... mas a resposta talvez se fique por uns meros euritos ou coisa parecida (se Couceiro tivesse ganho).

    "Sempre me perguntei como é que um bloger como tu que, quando inciou aqui o Leão de Plástico, até postou umas coisas bem fortes e com direito a muitos ataques por parte dos apoiantes do Godinho e C.ª, depois de seu ao trabalho de atacar BdC e apoiar JC"

    eu alvitro uma resposta: cambalhotas...

    ResponderEliminar
  19. Caro Javardeiro, voce parece ser uma pessoa informada e inteligente. Talvez devesse ler um blogue um pouco escondido, mas com observacoes muito interessantes, quer nos posts quer nas caixas de comentarios. Veja la se isto nao nos faz pensar:
    http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/279125.html
    http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/279460.html
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Estive quase para tirar este blog dos meus favoritos, depois da merda que ias debitando nos posts durante as eleições.
    Mas ainda bem que és dos meus. Só cresce que admite que errou.

    J.C.S.M.

    S.L.

    ResponderEliminar