quinta-feira, 25 de abril de 2013

Não é amarelo, mas verde

Já rebobinei várias vezes a cassete do modelo "Dortmund" para ilustrar o que pode o Sporting fazer no futuro, sabendo que terá sempre muito menos graveto que os rivais para estourar. Mas continua a haver muitos "talibans" das analogias, muitos "gestapos" das comparações que não entendem que nunca disse que o Sporting pode ser o Dortmund, mas um Dortmund à nossa realidade portuguesa.

1/ Nas terras da amiga Merkel, o maior clube (nº de adeptos) é sabido que é o Bayern, seguido bem de longe por Shalke04, Hamburg, Estugarda, Eintracht Frankfurt e Leverkussen...o Dortmund estará equiparado neste momento aos clássicos Colónia, Nuremberg, Werder Bremen e Monchengladbach numa terceira linha. Mas em troféus ganhos, fruto de uma meia década de 90 de sonho, é o segundo clube a par do mítico Nuremberg. Tudo somado, numa análise assim à comentador da CMTV, o Dortmund será a seguir a Bayern, Estugarda e Hamburg o clube com mais cartel e potencial gerador de conquistas desportivas.

É preciso ver...e isto na Alemanha tem muita importância....que a cidade de Dortmund tem cerca de 600 mil habitantes, sendo a oitava, atrás de Berlim, Hamburgo, Munich, Colónia, Frankfurt, Estugarda e Dusseldorf, sendo que as primeiras 4 são bem mais "gordas". Portanto o Borrussia de Dortmund tem muitos big boys à sua volta, muitos com mais capacidade financeira, mais historial, mais apoios.

2/ O Dortmund que vemos agora a vomitar força desportiva e a dar goleadas a Reais Madrids não vem de um passado recente de estabilidade financeira e rigor de gestão desportiva. Bem pelo contrário. Esteve no red line da "falência" várias vezes e pasme-se...chegou a receber 2 milhões de euros de empréstimo do Bayern para pagar salários, vender o estádio, ficar a míseros pontos da descida de divisão e outras coisas porreiras.

Fartos de palhaçada e porque os nossos amigos Hans e Boris não aturam merdas durante muito tempo. Ao Dortmund foi dada uma escolha: ou formavam jogadores reduzindo custos ou iam pastar para os verdes campos onde se passeiam os Boavistas lá do sítio. E foi só quando Klopp (no futebol é sempre assim, mais do que grandes modelos...é preciso é um bom treinador) tomou conta da coisa (o rapaz está lá desde Maio de 2008) que o "abelhas" começaram a levantar cabeça.

Sem dinheiro, mas com jeitinho para escolher jogadores e muito, muito trabalho na prospecção de talentos...saber esperar e acreditar. Isto foi o caminho do Dortmund. Esse é o único caminho do Sporting. Há é muita gente que ainda não se apercebeu.

3/ Não podemos ser o Dortmund? Não queria. Mas porque não assumir que é um bom exemplo a seguir? Porque não ambicionar a mais do que o eterno 3 lugar? Está longe? Está...mas ficará muito mais perto cada vez que mais sportinguistas acreditem que é possível ser um clube organizado, metódico, inteligente, bem gerido e liderado. É possível ser grande. Muito grande. Mesmo sem dinheiro.

SL

12 comentários:

  1. Dortmund terceira linha??? Leverkusen é um clubezeco nao o Borussia D.. O estádio do Borussia D. é o unico que sempre está esgotado. É dos poucos clubes alemaes que tem adeptos fora da cidade de Dortmund. Foi também o primeiro clube alemao que ganhou uma Taca europeia. Chamar gigante ao Leverkusen só pode ser piada, até o Hertha de Berlim é maior. Por o Hamburgo SV nos píncaros, bem esses aí já nao ganham nada desde os idos 80. Neste clube é só política ao estilo do Sporting (esperemos que o Bruno de C. ponha fim a isso)

    Contudo, estou de acordo com a ideia que voce quer passar. Também gosto do seus "posts" Leio o seu Blog regularmente. Abraco, Carlos N.T.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos, precipitou-se...3ª linha em "mercado" de adeptos...não de dimensão desportiva actual. Em matéria de qualidade dos fãs é uma verdade que o Dortmund tem os adeptos (a par do Shalke talvez) mais dedicados. Aliás o lema do clube é "Amor Verdadeiro"...um bocado piegas, mas pronto...
      Sobre o Hamburg, é verdade que não ganham nada há muitos anos, mas o Atlético de Bilbau, Paris SG, Napoles, Tottenham, Feyenoord também não e não deixam de ser históricos do futebol europeu.

      Eliminar
  2. O Borussia de Dortmund é o clube alemão com mais adeptos espalhados por toda a Alemanha e com 80 mil espectadores em todos os jogos. Não se pode medir a dimensão do clube pelo tamanho da cidade. O Dortmund é bandeira da região mais populosa da Alemanha. O Bayern só os bate em finanças porque está estável há muitos anos. E Amor Verdadeiro não é ser piegas, é o que realmente interessa, porque o que deu cabo do Sporting foi ser gerido por gente que não lhe tinha amor nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é o clube com mais adeptos por toda a Alemanha...contraria todas as minha referências (dois gajos que secalhar andam a beber demasiadas jolas em Estugarda e Colónia) sobre o que é o futebol lá no burgo. Sempre pensei que fosse o Bayern, todo o poderoso da Bavaria e arredores, com mais troféus nacionais e internacionais, com uma década de 70 e 80 de hegemonia pura. Que o Dortmund está situado numa verdadeira "piscina" de crescimento económico e populacional já o sabia, mas também sei que sendo actualmente o maior clube da região, a antiga Prússia, tem de dividir o favoritismo dos adeptos com Duidsburgo, Bochum, Dusseldorf, B.Monchengladbach, Shalke04...é que não estamos a falar só de clubes pequenos. Enfim...
      O que quis dizer, sem entrar em braço de ferro sobre o que é o BD na Alemanha...é que não é um clube de "regime", nunca poderia ser, com a intermitência de resultados ao longo da história...encontro muitas semelhanças com o Sporting, também por isso, mas não só.

      Se qualquer forma agradeço a precisão das correcções. Aprendo com todos.

      Eliminar
    2. E é, Javardeiro... o Bayern o mais poderoso. A Baviera é o maior estado da Alemanha. Tá ver o poder, enorme. O anónimo só falou da regiao mais populosa da alemanha. Só essa regiao tem mais habitantes que Portugal. Imagine: voce nao conhece Lisboa e faz uma viagem até Cascais. Onde termina Lisboa e comeca Algés ou Oeiras. Agora veja lá se fosse até ao Porto. Os seus jolas :)) sendo do Colónia nao era de esperar outra resposta.

      Que lindas sao estas conversas de café.
      Agora sao de teclado. :(( Carlos N.T.

      Eliminar
  3. Esse anónimo que respondeu já lhe disse tudo. Hamburgo!!! Eu moro em Hamburgo e...... O importante foi a ideia que voce quis passar no seu post por amor ao Sporting.
    Carlos N.T.

    ResponderEliminar
  4. De acordo com a ideia, obviamente, mas um reparo: o Bayern é o maior em dinheiro, títulos, poderio...mas todas as minhas referências alemãs me indicam que o clube mais popular em toda o país é o Shalke04. O Borussia estárá muito perto. E sim, os estádiso dos dois, enormes, estão sempre cheios, sempre. E a cultura do futebol na Alemanha é algo de espantoso. Na zona do Ruhr, em poucos Km2 acumulam-se uma multidão de clubes de pequenas cidades que são gigantes desportivos e têm sempre os estádios cheios...famílias inteiras vâo ao estádio e participam na festa...

    Se não devemos imitar ninguém, é óbvio que só um modelo baseado na nossa capacidade de formação nos permitirá sanear as contas e voltar a crescer desportivamente. Assim haja vontade (de dirigentes e sócios)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HY..... Na Alemanha nao há clube mais popular, neste sentido portugues o que há, é muito bairrismo. Ex: o lisboeta raramente será adepto do, Setúbal, Nacional, Porto etc.. O Aveirense, do Porto, Benfica, etc.. O Flaviense do Braga ou Vitória, etc....... É assim eles defendem a sua cidade, o seu país, intrasígemente.
      O Schalke, é fanatismo ao estilo sul-americano. É religiao,é culto,é familia. Amante de futebol?? Nem por isso.

      Os estádios cheios!?!?! Claro, se o alemao tem um ordenado à volta dos 1.200/2.000 euros e os precos dos bilhetes sao iguais aos praticados em Portugal, nao é de admirar.

      Os clubes portugueses seria bem aconselhados e inteligentemente pusem-se os precos mais adequados, porporcional. Teriam mais encaixe financeiro e também desportivo.
      Quem gosta de jogar em estádios vazios?? Mais vale, vender 30.000 a 1 euro que 1.000 a 30 euros.

      Eliminar
  5. Interessante o post mas o que me chamou mais a atenção foi este parágrafo...: "Sem dinheiro, mas com jeitinho para escolher jogadores e muito, muito trabalho na prospecção de talentos...saber esperar e acreditar. Isto foi o caminho do Dortmund. Esse é o único caminho do Sporting. Há é muita gente que ainda não se apercebeu"...

    Concordo perfeitamente...: este é verdadeiramente o caminho que o Sporting deve trilhar...

    O mais complicado mesmo é esta parte do...: "saber esperar e acreditar..."...

    É o verdadeiro busílis da questão...e muitos adeptos do Sporting, não estão preparados para este exercício, que permitiria o crescimento seguro da equipa...
    Há adeptos que passam demasiado depressa da ideia do bestial à de besta e o Sporting sobretudo neste momento difícil, necessita mais do que nunca de adeptos "bestiais"...que saibam relevar as faltas inevitáveis de jogadores que ainda estão a crescer e nem sempre conseguem ser os jogadores excepcionais que todos desejaríamos...

    Há que dar tempo ao tempo...!

    Há que saber amar este Clube que algumas vezes também, nos deixa desolados, mas que nunca nos deve levar a perder a esperança...
    O Sporting está neste momento, na fase das"dores do crescimento" e embora eu no peso dos meus setenta, já quase tenha esquecido esse tempo, vou já tendo as dores da velhice de longos anos em que caldeei o meu amor por este Clube único...que apesar de todos os dissabores, me mantém viva a esperança de continuar para sempre a Ser Sporting...!!

    E por isso...continuo a Acreditar...!!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns ao blog, e realçar o facto de ter no cabeçalho o verdadeiro e legitimo emblema e símbolo do Sporting. Este emblema e a listada verde e branca definem o que é o Sporting. O que é usado atualmente é um corpo estranho na camisola. A propaganda de 4 ou 5 emblemas que circula por aí, noutros blogs e até em cachecóis é enganosa porque dá a entender que ao longo do tempo o Sporting foi mudando de emblema, o que é falso. Nos primórdios pode ter havido outros emblemas mas desde meados dos anos vinte que a camisola é a mesma e o emblema era o mesmo. Mais de oitenta anos. Até que apareceram os lambuças…

    ResponderEliminar
  7. Acabei de ler esta notícia in a bola.pt
    Nem quero acreditar que isto seja verdade...

    A sê-lo, lá se vão as nossas esperanças de um dia voltarmos a ter um Sporting vitorioso, porque quando a vitória está no apito de um "trampa qualquer", nesta caso chamado capela, mas que podia muito bem ser...: soares dias, benquerença, proença etc...
    Se esta vergonha continuar...de que vale ter esperança...?


    João Capela sem erros nos lances polémicos no «derby»Por Redação
    A- A A+

    O árbitro João Capela recebeu 3.7 pontos, ou seja, um «bom mais» na sua polémica arbitragem no «derby» entre o Benfica e Sporting (2-0), que decorreu no passado fim de semana.

    De acordo com a Rádio Renascença, o observador Luís Ferreira defendeu que João Capela não cometeu nenhum erro em todos os lances polémicos da partida, nomeadamente as grandes penalidades e respetiva ação disciplinar.

    Se Capela tivesse falhado em algum lance polémico a sua avaliação iria descer para 2.5 pontos, pelo que passaria a ser negativa, como teve 3.7 pontos o árbitro fez um bom trabalho.

    A avaliação dos árbitros vai de 0 até 5

    Sporting pode reclamar desta nota até esta sexta-feira.

    ResponderEliminar
  8. Bom exemplo este do Dortmund para onde o Sporting pode olhar adaptando-o à realidade portuguesa. Não sei se é verdade mas li em qualquer lado que num jogo do Dortmund estavam 80 mil dentro do estádio e mais 100 mil cá fora. Incrível.

    ResponderEliminar