quinta-feira, 11 de abril de 2013

O jogo crashou...

Por aquilo que já todos começam a entender, o Sporting está em maus lençóis....mas não está sozinho. Só agora começamos a entender o que nunca saberíamos se BC tivesse perdido as eleições - quem administrou o Sporting desde (pelo menos) o vencimento das vmocs foi a banca.

Não foi Godinho quem vendeu Wolfs, foi Ricciardi e seria o próprio que governaria também caso Couceiro tivesse ganho. E os bancos não estão nada felizes com o desfecho. Acabou-se-lhes o sossego. É que apesar  de ser o futuro do clube que está em jogo...a maior responsabilidade está em quem decidir fechar a porta e a banca terá de optar por 3 soluções:

1/ Mantém o braço de ferro com a direcção - e não entendo o que irá ganhar com isso, um clube como o Sporting nunca conseguirá pagar dividas vendendo o que o sustenta neste momento - os jogadores e treinadores. Saídas por rescisão por ordenados em atraso seria uma tragédia...basta só pensar o que perdem os fundos de investimento. A banca arrisca-se a ter de gerir o clube por desistência dos sócios.

2/ Fecham o financiamento a clube - executando penhoras e garantias, basicamente fecham a SAD do futebol. E falando verdade, acabam com o futebol de formação, que tem uma estrutura tão pesada e cara que nunca se auto-sustentaria, não com os moldes de excelência que tem hoje. A banca perde todo o dinheiro investido.

3/ Fazem um pacto com a nova direcção - uma reestruturação decente da dívida, sustentável e coerente com um futuro digno para a vontade de ambas as partes (o Sporting quer conseguir competir, os bancos querem não ter prejuízo).

Qualquer criança de 6 anos entenderia que a escolha 3 seria a mais aconselhada. Mas há dois enormes problemas que impedem que esta opção seja tão pacifica como parece. Uma chama-se auditoria de gestão e a outra chama-se simplesmente derrota.

Ao ter pela primeira vez uma direcção não subserviente dos interesses da banca, o Sporting deixou de ser visto como um playground de executivos, um clube de controlo fácil, uma sala de visitas de alguns sportinguistas que dispunham de uma instituição histórica como se fosse uma arena de desporto exclusivo, onde se praticava em modo realidade um football manager ...e se eles foram maus a jogá-lo.

Ricciardi e amigos não gostam de BC e isso não tem nada que ver com o valor ou projecto, nem sequer confiança que lhes inspira a nova direcção...é apenas mau perder e uma grande probabilidade de vir ao de cima matéria que pode no mínimo fazer com que nunca mais possam meter os palitos em Alvalade.

Oxalá BC se mantenha firme...e se chegar a ser preciso...que ponha a rapaziada da imprensa a apanhar recados dirigidos à banca. Ao mínimo sinal, que pode ou não ser uma assembleia geral extraordinária, o exército leonino por-se-á em marcha...e só irá parar quando os Ricciardis entenderem a extensão do jogo que pensaram que queriam jogar.

Afinal de contas podem até ter uma lição de Sportinguismo, podem finalmente aprender a respeitar a força do leão. Que pode estar adormecido, sedado, manietado...mas devidamente espicaçado...ele ruge...e...como dizem os brasileiros....vai ser foda!

SL

6 comentários:

  1. Boa malha!
    Continua assim. Excelente post.

    J.C.S.M.

    S.L.

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo...!!

    Vamos lá dar força ao Leão...!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo post, muito simples e esclarecedor.

    ResponderEliminar
  4. Fdx, até se me eriçaram os pêlos da juba!!
    Grande post.

    ResponderEliminar
  5. Gostei javardeiro.

    Partilho da tua opinião e do teu sentimento.

    SL

    ResponderEliminar