quarta-feira, 17 de abril de 2013

O tamanho

Dizem que não interessa...mas a verdade é que o tamanho dos clubes grandes é cada vez maior. Mesmo com um Sporting na maior crise de sempre e com um Braga a querer juntar-se aos "crescidos"...é muito evidente que todos os outros estão mais pequenos.

Basta olhar aos orçamentos, infra-estruturas, patrocínios, equipas B, escalões de formação...enfim...coisas como o campeonato do Paços de Ferreira ou a subida do Belenenses são apenas os últimos espasmos de um futebol cada vez mais perto de se tornar uma Escócia latina.

Os palermas dos nossos dirigentes deviam ter começado a preocupar-se quando olhamos para o campeonato do Chipre, Roménia, Bulgária, Escócia e vemos tantos portugueses a actuar (e não são o refugo da nossa Liga, bem pelo contrário).

Cada vez menos haverá troféus ganhos por equipas "pequenas" e caminhamos rapidamente para uma realidade onde os 4 primeiros lugares da I e II ligas já estão reservados e as Taças entregues ao mesmo lote de 4 equipas. Entretanto clubes como Guimarães, Académica, Belenenses, Boavista, Marítimo ou Setúbal estão cada vez mais longe. É a morte financeira de uma competição.

Mau futebol, preços de bilhetes exagerados, estádios e relvados decadentes, suspeição de corrupção, ordenados em atraso, empresas e empresários "donos" de plantéis, dirigentes sem visão, dividas ao Estado, imagine-se um problema grave e o nosso futebol tem-no quase de certezinha.

Solução? Não fazer nada. Alargar a 1ª Liga...dividindo ainda mais as receitas.

O que interessava fazer...fica na gaveta:

1/ Melhores modelos e calendários de competições jovens.
2/ Redução das Ligas profissionais
3/ Defesa do jogador português (cotas mínimas de participação nos 11 titulares)
4/ Negociação coletiva das verbas da televisão
5/ Rigor na certificação de recursos para entrar em Ligas profissionais
6/ Redução dos preços de bilhetes

Todos já entenderam que só vamos sobreviver se implementarmos estas alterações. Anda toda a gente preocupada com as crises do Sporting mas a verdade é que 99% dos clubes profissionais de Portugal estão iguais ou piores que nós.

No dia em que o primeiro clube apurado a subir à I Liga for o 5º classificado...talvez aí alguém ache que já se levou esta coisa longe demais. Mas aí já será talvez tarde demais para muitos clubes, especialmente para os que vivem da "caridade" dos grandes.

SL

2 comentários:

  1. Essa é uma realidade que não se pode esconder, só não entendo é que sendo certamente o presidente da Liga um homem inteligente (também há burros espertos...sem serem inteligentes...), como entender o facto de ser ele o promotor de tal alargamento...?
    Se se entende que o Boavista tem de ser ressarcido (de uma situação em que ao que parece...o crime compensa...), porquê manter o alargamento, mesmo no caso do Boavista não apresentar as condições necessárias para poder competir...?
    Admira-me também que cientes destas alarvidades, por exemplo o Benfica não tenha votado contra, não sei qual foi a posição o Porto, sei apenas e bem...que o Sporting votou contra...
    No dia em que exigirem uma cota razoável de jogadores portugueses na constituição da equipa (que deverá sempre ser no mínimo, de metade dos convocados)...muitos clubes vão desistir dos campeonatos da Liga

    ResponderEliminar
  2. Então esta ideia de jogar as meias-finais a 2 mãos é de bradar aos céus. é mesmo para assegurar que, pelo menos um clube grande chega à final. indecente.
    Se voltássemos a ter regulamentos que proibissem mais de 3 estrangeiros (fora naturalizados e duplo passaporte) nas equipas portuguesas, como nos anos 90, aí sim estariam a esbater a supremacia económica dos grandes. Com a nossa formação de excelência, o Sporting teria sempre mais hipóteses de ser campeão e de se bater com porto e benfica de igual para igual.

    ResponderEliminar