sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cenas dos próximos capítulos

Tal como BC havia dito, era preciso um acordo e nesse acto ninguém ficaria contente. Se houve alguma vitória ela não foi sobre a banca, mas sobre o tempo. A banca tudo fará para receber o seu dinheiro, para já com um pouco mais de paciência pelos vistos.

Fica a sensação que houve um compromisso claro de baixar a despesa e isso quer dizer, o que já todos nós contávamos, que os jogadores mais bem pagos podem ter de ser vendidos face a uma proposta razoável. Rui Patrício, Rojo, Jeffren, Capel, Boulahrouz, Pranjic e Bojinov são as opções mais claras.

Destes ficarão poucos, a não ser que não surja uma proposta minimamente decente. Mas agora há tempo. Tempo para pensar muito bem em como, quando e quem vai o Sporting recrutar para somar aos jogadores da formação. Boeck ira ser importante manter na baliza. Fará falta mais experiência na defesa, que com a saída evidente de Boulahrouz fica a precisar de alguém no centro que acompanhe Ilori, Dier e Nuno Reis.
Apesar de tudo, conseguir resgatar Carriço (o Reading está quase despromovido e não deve querer levar o português para o championship) pode ser uma opção em conta e de rápida adaptação (não tiraria o lugar aos dois jovens titulares neste momento, mas foi um capitão e pode ainda jogar a trinco).

Nas laterais é preciso definir a lateral esquerda que não irá contar com Joãozinho (a não ser que o Beira Mar aceite uma renovação da cedência ou baixar brutalmente a opção de compra), já que Turan ou King poderão ser apenas uma opção de 2ª linha.

No meio campo falta, desde a saída de Matias,  um criativo playmaker. Essa é a meior carência, André Martins não tem esse perfil, já que lhe falta a rotina de 3/4 no terreno. A trinco o Sporting ficará bem servido com Zezinho, Rinaudo, Fokobo e Palhinha. E tem Schaars, Adrien e João Mário para dar mais jogo. Nas alas, Carrilho, Bruma têm de ficar e saindo os espanhóis Capel e Jeffren, abrem-se vagas para experimentar Viola como extremo ou chamar Medeiros para fazer companhia a Esgaio.

No ataque, com a venda de Wolfs, o Sporting tem de investir para não tornar a próxima equipa numa espécie de toupeira que não vê a baliza mesmo que esteja a centímetros do golo. Ghilas é uma opção, mas tem de vir outro tipo de jogador mais competente no jogo de cabeça. Rubio é uma evidência e tem de lhe ser dada vaga.

Pelas estas contas com um modesto investimento num lateral esquerdo, central, organizador de jogo e ponta de lança, o Sporting pode conseguir formar um plantel competitivo que lute pelo menos pelo acesso à champions. Porque duma vez por todas, a conversa de títulos nos próximos anos é uma ilusão. Não é impossível, mas não é coisa que nos deva ocupar muito a cabeça.

O que realmente interessa é ser ágil e esperto no mercado de jogadores em fim de contrato. Tentar não perder muitas peças fundamentais. Renovar com as estrelas do futuro e fechar com Jesualdo por mais 1 época. Com tanta juventude é necessário um catedrático do futebol, sereno que não tenha a carreira dependente do erros dos jovens jogadores e lhes permita ganhar tempo de jogo com alguma normalidade.

Oceano, a meu ver devia regressar à equipa B o quanto antes. Para o seu lugar o Sporting deveria ir buscar um jovem valor (Rui Faria?) que seja um sucessor natural de Jesualdo, que acompanhe a evolução das próximas fornadas de jogadores e que as "apanhe" no topo da sua maturidade (exemplo de Guardiola, mas numa versão mais poupadinha).

Há muito trabalho. Mesmo muito. Quem dera que já esteja a ser feito.

SL

12 comentários:

  1. Ainda temos o W.Eduardo.
    Gostava de ver o Ghilas ao lado do Wolfs... mas enfim.
    Quanto a competirmos pelo campeonato, era fazermos como o bimbo... contratar "pretos".

    J.C.S.M.

    S.L.

    ResponderEliminar
  2. O mais dramático da situação, é termos de deixar partir os nossos melhores jogadores (e os que mais pesam no orçamento...) e no fim não vermso grande retorno, pelo facto de os seus passes "já" estarem nas mãos de outros que não o Sporting...!!

    Vamos aguardar com calma...mas com muita raiva também...

    ResponderEliminar
  3. Não discordando das linhas gerais, mas esse plantel que idealizas não consegue discutir o acesso à Champions. É muito inexperiente e a meta terá que ser a Liga Europa.

    ResponderEliminar
  4. Desses todos, se fosse possível manter o Patrício e o Rojo era quanto a mim excelente. E sim, sei que o Rojo é um mal amado! mas quanto a mim, quando suprir algumas debilidades no posicionamento e no timming de entrada tem tudo para ser um excelente central. Sublinho CENTRAL. Alto, rápido, excelente no confronto físico, com muito boa técnica de passe mesmo a longa distância e raçudo. Para a direita Miguel Lopes e Cédric, no centro Nuno Reis a juntar a Dier, Ilori e Rojo, na esquerda alguém a vir que não Joãozinho. concordo que se fique com Turan. Salário baixo e um activo a valorizar. No meio talvez fazer regressar o André Santos. Não acredito que tenha desaprendido de jogar! Nas alas com Bruma e Carrilho talvez o Wilson e o Salomão pudessem regressar. No ataque tem de haver algum investimento assim como para a posição 10. Betinho e Labyad, apesar do muito talento que têm, não têm ainda traquejo para assegurar a titularidade. A diferença destas posições ao que se junta o trinco (6) e um central para todas as outras é que são a espinha dorsal de qualquer equipa. Convém ser jogadores com outra tarimba!

    Em relação ao Rui Faria, não acredito que deixe de ser adjunto de Mourinho para vir a ser adjunto do Jesualdo!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diferença é que com Mourinho nunca passará de observador...nem sequer é adjunto (karanka).

      Eliminar
    2. É o próprio Mourinho que afirma que o Rui Faria é o seu adjunto. O karanka é mais a figura institucional do Real.

      Eliminar
    3. É o próprio Mourinho que afirma que o Rui Faria é o seu adjunto. O karanka é mais a figura institucional do Real.

      Eliminar
  5. p.s.: penso que não devemos fazer qualquer tipo de exigência. Mesmo que só para a champions! A prioridade nestes próximos 5-7 anos é mesmo amortizar a dívida e valorizar activos. A maturação da equipa virá naturalmente.

    P.S 2: é bom voltar a falar de futebol!!

    ResponderEliminar
  6. Rubio não é uma evidência. É uma nódoa. Comparado com Baldé, é um cagalhoto. Nuno Reis não tem altura, velocidade... enfim não tem nada por onde se lhe pegue. Se o Oguchi voltar, pode fazer dupla com Ilori. Por mim, vendia Rojo, que tem mercado e salário elevado. Não é mau jogador, mas na esquerda Joãozinho e King (muito bom jogador mesmo) dão boa conta do recado. Cédric e Miguel Lopes na direita dão garantias. Marcelo na baliza, sem problema. Chega bem para o nosso campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Albano...

      Ainda vai engolir muitos chapéus...Rubio é um jogador que a meu ver daqui a alguns anos (e bem trabalhado) não ficará longe de um Saviola ou um Martins (ex-Inter).
      Nuno Reis é mais um caso de um excelente jogador (veja-se só o Campeonato do mundo sub21 que fez) eternamente tapado por más opções desportivas.

      Eliminar
  7. Javardeiro, desculpa lá... o Carriço?! Tá tudo maluco ou quê! Então agora que nos livrámos daquela nulidade, que nem no Reading joga, íamos buscá-lo outra vez?! Tenham dó!!
    SL

    ResponderEliminar