quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Contrastes

No mesmo dia em que sabemos que o Benfica "roubou" à SportTv os direitos de transmissão da Liga Inglesa em Portugal por 3 anos, tomamos conhecimento que uma das 3 listas que vão a eleições no Sporting está a pensar em Maradona para treinador na próxima época.
Há uma galáxia de inteligência pelo meio destes dois grupos de cérebros e tenho desgosto que a parte mais primata seja a do Sporting.

Sinceramente não sei o que raio ia fazer Maradona no banco do Sporting. Mas tenho uma certeza. Não ia ser bom. Ainda bem que essa lista não vai vencer as eleições, seja ela qual for assim que seja conhecida, perde o acto eleitoral. É que os candidatos podem ser burros, mas os adeptos não são.

SL

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Uma campanha sobre a campanha

A campanha começou ontem. Começou mal. Nunca foi tão importante discutir o que está mal no clube. Discutir soluções, caminhos. O vencedor irá precisar de ter os bolsos cheios de ideias boas para salvar o clube, mas os candidatos entretêm-se a falar sobre listas.

Não gosto de bufos. E gosto ainda menos de queixinhas. BC num acesso de lealdade estatutária, que faria corar de inveja o próprio Elliot Ness, apontou o dedo a Couceiro tentando "engraxar" os votantes com as maldades dos que os outros "meninos" andam a fazer ao Sporting.

A lista C, quiça espicaçada por zilhentas sondagens de algibeira que dão vantagem ao Bruno, respondeu à letra, chutando os argumentos da lista B para fora da freguesia. E não foi só...devolveu a gentileza, expondo as listas imaculadas do oponente à vergonha de ter manchas bem maiores que o Mar Báltico.

Secalhar têm os dois razão e as listas de ambos são uma mostra do que é o Sporting de hoje. Um grande latifúndio de visibilidade que muitos aproveitam por "estatuto" e com pouca energia para dar em troca. O Sporting há décadas que é um part-time social para gente que gosta de desenjoar do "big corporate". É muito mais uma coisa que se conta aos amigos e cada vez menos uma paixão que se retribui com suor e muita abnegação.

Não há um Sporting. Há dezenas. E não se entendem sobre literalmente nada. O clube é como uma Bósnia, repartida em cantões, repartida em gente que não se pode ver quanto mais juntar forças. Discutir-se listas em vez do clube é só uma forma de provar que o Sporting tem vindo a ser sempre o parente pobre nestas discussões de egos, neste jogo de Cains e Abéis.

Enquanto as listas B e C se debatem a atirar lama uns para cima dos outros, a lista A antecipou-se e joga constantemente lama sobre si mesma. Acusar Jesualdo, que é actualmente a única pessoa dentro do clube a tentar fazer mais do que juntar a trouxa para ir embora, de falta de autoridade para criticar jogadores (quando é ele o treinador e manager...) quando não disse mais que uma pura evidência....é mau demais para ser verdade. Até o Bigodes deve ter abanado a cabeça...

SL


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

De cavalo cego a burro poupado

A maior falta de inteligência que um gajo pode ter é não aprender com as asneiras que faz. O Sporting se fosse um gajo era um tipo porreiro, com quem se pode contar sempre, mas burro que nem uma porta.

Depois de GL gastar dinheiro que nem um louco, supostamente para construir uma equipa com grande margem de crescimento. Hoje despachamos o fruto desse investimento como se fosse lixo tóxico...e não é.

Deveríamos ter aprendido com o Sr. Pongolle que 7 milhões podem evaporar-se facilmente se não houver a decência de perceber que saindo 7 podem entrar pelo menos 2 ou 3. O que é que não se pode fazer? Simples. Protegendo o jogador, tratando como um activo importante e se for preciso aguentá-lo no plantel até que a ficha das boas exibições lhe caia. Ou a vaca tosse ou rentabiliza-se o investimento.

Coisas como Izmailov e Moutinho iriam deixar de acontecer. Os jogadores já sabiam que havia duas formas de sair do clube...ou jogando bem e conseguindo uma transferência ou não jogando e conseguindo ser esquecidos pela humanidade. Não “cavavam” saídas meses a fio isso era garantido.

A frase mais ouvida ultimamente nas conversas sobre Sporting é “não é por acaso que chegamos a isto” e a nossa crise financeira mais recente tem tudo para poder ser explicada nos investimentos sem retorno na equipa principal. Erro de scouting? Não. Erro de avaliação do que vale o jogador.

Pongolle valia 7 milhões? Não. Isso foi um negocio completamente palerma, à Anzhi ou outro clube qualquer que precisa de comprar um “nome” sem ter cartel para o atrair. Pongolle já era refugo há várias épocas antes de vir para Lisboa. Mas...e se tivesse custado 2 milhões? A pressão era menor, sobre o jogador, treinador e sobre o clube...talvez se tivesse escrito outra história.

Outros negócios, outras histórias, a compra de Rinaudo, Carrilho, Rubio ou mesmo Schaars são para mim aquilo que o Sporting deve fazer no futuro. Jogadores emergentes, que em fim de contrato ou no último ano do mesmo tornam uma compra mais acessível. O risco é menor e os ordenados mais ajustados ao que o clube pode pagar.

Agora o que não pode acontecer mesmo é vir um novo presidente e de repente aperta-se tanto o cinto que só cabem miúdos de Alcochete. Lembro-me perfeitamente de a Via Láctea estar de acordo em como o Sporting não podia montar planteis com base na Academia, por faltar experiência, certo tipo de jogadores, certo tipo de posição no “mercado” dos agentes de jogadores....eu lembro-me...mas há muita gente que já se esqueceu.

Passamos do 80 para o 8 e depois de volta ao 80...numa sucessão de asneiras que parece um guião perfeito para falir uma SAD, acabar com o clube e não conquistar respeito de ninguém quanto mais ganhar novos adeptos.

É tão óbvio que mete nojo...o Sporting precisa de um grande treinador (o que não quer dizer caro, estrangeiro, velho ou novo) e gente que o aguente por 3 ou 4 anos.
Precisamos de apoiar jovens como Dier, Bruma, Zezinho, Carrilho, Cedric e Labyad como aspirantes a titulares e ir deixando Ilori, Rubio, André Martins, Adrien, João Mário, Wilson Eduardo, Golas, Árias competir no plantel, ganhando espaço e maturidade.

Reforços? Dois ou três bons reforços, bons negócios...empréstimos com opções de compras acessíveis, jogadores em fim de contrato. Olhar muito de perto jogadores preteridos de grandes “escolas” de formação (Barca, Real, Auxerre, Inter, Ajax, Man Utd, Dínamo Kiev, etc)...há sempre soluções para melhorar um plantel. Só como exemplo, na próxima época (se tudo se confirmar) já existe um candidato a melhor reforço. Não é um grande jogador, não joga em nenhum Real Madrid, não bate records em campo...mas tenho o feeling que vai pegar de estaca...falo de Ghilas.

Haverá que torça o nariz, quem olhe para o Moreirense como o local mais improvável para desencantar um avançado...mas que teria orgasmos se o Sporting o fosse buscar ao Marselha ou Lyon. Como Labyad que só se aguenta (vai demorar a agarrar a coisa, mas nos entretantos anda a na boca de meia Europa) por ter vindo do PSV...se fosse um jogador da Academia já tinha sido crucificado....e de cabeça para baixo.

Dos melhores avançados que o Sporting teve nos últimos 20 anos, um veio com mais de 30 anos e o outro quase oferecido pelo Corinthians...o que interessa é o que rende e não de onde ou quando vem. É preciso é ter olho para a coisa. O Sporting alem de burro tem sido um pouco cegueta.

SL

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

As ideias novas

Se eu quisesse fazer da Alfa Romeo uma marca jovem, mais agressiva e aspiracional que tipo de engenheiros e designers recrutaria? Uns cinquentões da Fiat?

Se eu quisesse fazer da Cabovisão um player mais comunicativo, tecnologicamente superior e inovador no mercado das telecomunicações quem recrutaria? O pessoal que esteve na Zon há 10 anos?

Se quisesse abrir o melhor restaurante de sushi de Lisboa que cozinheiros iria buscar? O Lin Yan e o Xue Ho do "Jardim Celeste" da Picheleira?

Se quisesse fabricar a melhor linha de roupa desportiva portuguesa quem iria colocar? A Maria Clotilde da "Bainha na Hora" do Centro Comercial Apolo70?

Se eu quisesse impressionar uma namorada com uma fatiota inquestionável iria a que loja? À secção têxtil Continente?

Se eu quisesse recolocar um clube de futebol na senda da recuperação financeira e desportiva, onde iria recrutar essa massa cinzenta?Onde estão as novas ideias do futebol? Onde estão os futuros Mourinhos e os que os seguram nos bancos após os maus resultados?

Votarei na lista que me oferecer mais capacidade de responder a estas perguntas.

Para já, só vejo mais do mesmo. O que me leva a pensar se não vamos eleger mais do mesmo.

SL

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O duelo

Hoje foi o último dia de apresentação de listas para as eleições. Foram 2, uma ficou pelo caminho, a outra foi apresentada ontem. Assim logo à primeira vista não faço a mínima ideia o que fez Severino quer continuar numa luta que já toda a gente viu não passa por ele. Mas ok, o senhor está no seu direito, lá estará  a sua lista no boletim de voto, valha o que isso valer. Podemos todos pensar se o que "move" Severino será assim tão galante e altruísta, mas isso é problema lá do karma do senhor.

Com Couceiro e Carvalho a fazerem de Prost e Sena, é óbvio que o primeiro não parte com a pole position para esta corrida. Couceiro tem caminho a recuperar, especialmente depois de uns quantos voluntários Carvalhistas andarem espalhar veneno por tudo quanto é sítio. Uma coisa é afirmar que se prefere peixe, outra é dizer que tens de comer peixe porque a carne faz mal. Não é verdade e é começar este debate muito por baixo.

Couceiro não é continuidade. Para o ser teria de ter estado ao lado de Godinho Lopes ou concordado com a sua gestão. Fora isso, é estúpido sequer falar em continuidade. Aliás tenho a impressão que nem o próprio GL seria continuidade a ele próprio, tal foi o tamanho e o número de erros acumulados. Se continuidade é ter participado no passado do clube, então Severino e Carvalho também são continuidade. Um foi acessor de imprensa, o outro líder do departamento de hóquei em patins. Falso? Sim. Mas a lógica não será a mesma? Ou seja...não interessa se é verdade, o que interessa é criar um rótulo.

Sem arrumar esta questão, Couceiro não pode começar a ganhar terreno a Carvalho. E para que falemos de outras coisas muito mais interessantes para o futuro do clube na campanha...convém fazê-lo já.

Sinceramente estou-me a cagar para os rótulos, não preciso deles para decidir qual será o melhor candidato, o melhor projecto, a melhor lista. Só preciso que me digam quem são e o que querem fazer no Sporting...isso chega e sobra para tomar uma decisão. Seja um ou outro vencedor, teremos dois caminhos, talvez haja coisas boas num e noutro, talvez seja nos programas, carisma ou confiança que esteja a vitória. Talvez o conhecimento sobre futebol de um e a acutilância do outro os levem a bom porto....uma coisa é certa, não vou ter um day after de ressaca deprimido no dia seguinte à eleições.

Ganhe quem ganhar tem demasiada responsabilidade para poder errar. São a última bala na espingarda e a fera está a metros de distância...ou acertam...ou somos almoço.

SL

PS - O Boavista vai regressar à primeira Liga com direito a indemnização. Bonito serviço. Isto leva-me a pensar que provavelmente na próxima época vão existir 4 clubes com um orçamento maior que o Sporting. Porto, Benfica, Braga e...Boavista....é assim tipo entrada directa para o top...um hit de verão, que foi ao mesmo tempo uma das maiores trips que a bandalheira do nosso futebol de corruptos produziu.

Será que alguém é condenado de alguma coisa importante no futebol em Portugal? Será que o crime afinal não compensa? Será que eu não me devia juntar com alguém e abrir uma empresa fictícia...sei lá...Tecnoforma para receber dinheiro dos clubes para subornar ou "coagir" árbitros?


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Candidato

Previsivelmente vão existir 2 candidaturas e uma recandidatura nas eleições do Sporting. Não é o vencedor que repete a eleição, mas o que ficou mais perto de o ser. Há que admitir que Bruno de Carvalho é coerente. Pode não se gostar do estilo de Perry Mason desportivo ou da postura de Mao Tse Tung do futebol português, mas o homem segue uma linha de conduta.

Levou o meu voto nas últimas eleições e caíram-me os tomates do 10º andar quando soube que tinha perdido as eleições. Na altura senti que tínhamos eleito um avozinho sem carisma, uma marioneta do oligarquia do Sporting. Mas o que está feito, está feito e como eu tantos sportinguistas engolimos o sapo e apostámos as fichas no Domingos, Duque e Freitas. Correu mal e BC não soube ficar quieto no lugar. Andou nervoso a salpicar as ocorrências na imprensa, a ser um mais um crítico...mais um chato...mais um a ladrar aos pneus dos carros.

Com razão ou sem ela, gostava que BC se tivesse colocado mais como "o que devia ser presidente" e menos como "o que podia ter sido presidente". Falou bem, mas falou cedo. Passou a imagem de quem ainda não tinha saído das eleição, a imagem de quem já estava na próxima. Nesta última fase de GL esteve bem, aliás se só tivesse aberto a boca nessa altura, não teria oposição possível. Mas a precipitação e falta de escolha de timing fez gente como eu desconfiar do "modus" de BC. Será assim um seu mandato? Uma enorme sede de intervenção...um enorme esticão na história do clube?

Não é o Vale e Azevedo no Sporting...isso é um insulto que ainda não fez por merecer. É um homem jovem, decidido e sem dúvida com coragem...a dúvida está na astúcia e timing político. Ou seja, tem tomates...mas terá juízo?

Do outro lado da barricada vai estar (diz ele) Couceiro. O que é diferente que ter o Mr.Magoo do GL. Couceiro é jovem hiper habilitado, de discurso fácil, um pretty boy da imprensa que se quer mostrar opositor à politica desportiva anterior. Muitos apoiantes de BC nas outras eleições, não vão sentir o apelo de votar BC desta vez, tal como um gajo depois de almoçar não compra "porcarias" no Supermercado ou . Principalmente porque se entende que metade das merdas que lixaram o mandato de GL não seriam feitas por Couceiro.

Ainda não li as medidas do programa de BC, mas sinceramente não espero surpresas. Afinal de contas é da coerência que tem sobrevivido. Veremos se a mantém durante a campanha, BC faz falta a este debate sobre que raio de Sporting pode sair do mês de Março.

SL

PS-A "ameaça" de BC a GL sobre a responsabilidade da gestão é um buzz eleitoral. Dá votos, mas não significa nada. A não ser que hajam atentados às leis. É que os atentados à gestão não tiram o sono a nenhum juiz na hora de absolver grandes trapalhadas.

Azul e verde é como...

Confesso que não me dá prazer nenhum especial ver jogos de porto e Benfica, mas normalmente vejo os resumos. O jogo do Porto frente ao Málaga teve um resumo bem curto e nele aparecem apenas dois jogadores do porto a brilhar. Izma e Moutinho. O russo fartou-se de rematar e fintar, Moutinho marcou o único golo do jogo.


Esta coisa de vender ou dar (às vezes parece o mesmo) jogadores ao porto tem sempre um grande problema. Custa como o caraças vê-los a jogar com outras camisolas sabendo que podiam muito bem estar de leão ao peito. Eu sei...eu sei...no resto da Europa o Schuster foi do Barca para o Real, Figo fez o contrario, o Pirlo já jogou por Inter, Milan e Juventus, enfim...é costume. Mas que custa...custa.

Principalmente porque nós não vamos normalmente ao porto comprar jogadores titulares, não nos calham os Hulks ou os Falcões. Mas eles conseguem vir buscar o melhor que temos. Eu sei que o dinheiro de Moutinho foi essencial e que a poupança com o Russo necessária, mas o que não é necessário é ter de passar por isto mais vezes. Tem de ser. Criar estes hábitos é mau para a auto-estima.

Se o porto quiser jogadores titulares do benfica será que os consegue? Se o benfica quiser jogadores importantes do porto não terá de esperar que os contratos acabem?
Porque raio é que nós haveríamos de ser diferentes?

Podemos não ter um chavo, mas na hora de fazer negócios com clubes rivais, as direcções do Sporting deviam pensar mesmo muito bem se vale a pena e das duas uma. O jogador é bom e fica. O jogador não interessa...que se venda com um preço bem agravado (nunca se sabe se não se repete outro Varela).

Agora ver resumos de jogos da Champions com ex-jogadores nossos a darem 1 milhão de euros de prémio...isso é mau demais para ficar sossegado.

SL

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A refundição do Leão

Já é tanta gente (com acesso a muito mais informação do que eu) a gritar alto o estado crítico das finanças do clube que começo a perguntar aos meus botões do teclado se isto terá mesmo safa. Será que ainda vamos a tempo de salvar o Sporting e voltar a ver títulos...no nosso tempo de vida?

Qual é o ponto de "não retorno"?...o ponto em que a coisa está tão lixada que ninguém se chega a frente...onde fica? Será que este mandato chegará ao fim? Será que o Sporting tem forma de pagar as suas dívidas? São grandes dúvidas que pelos vistos até os candidatos a candidatos tiveram. Uns avançam porque nunca imaginaram que vão ganhar, outros porque tem de cumprir o sonho...e até agora nenhum porque tem soluções. Isso é grave.

Não é que eu espere que alguém encontre um camião de dinheiro ao virar da esquina...mas convém ter um plano, uma ideia, um pensamento que seja, estruturado, que posto em pratica permita num determinado espaço de tempo endireitar o clube. Não haver nenhum diálogo sobre soluções assusta-me. Ao ponto de imaginar que os até agora candidatos confirmados não fazem a mínima ideia de como vão governar o clube.

Aliás não fazem a mínima ideia de como está agora o clube. Isto porque parece mais fácil descobrir segredos militares israelitas do que ter um quadro completo do estado financeiro da SAD leonina. Não é bom sinal...normalmente as grandes trapalhadas têm camadas e camadas de trampa sobrepostas e só quando se limpa uma se descobrem outras.

Não será surpresa para ninguém que a próxima direção entre literalmente em pânico assim que lhe for dado acesso a toda a informação. As brincadeiras de Godinho e Ricciardi, com o escrivão Nobre Guedes devem ter sido épicas...com milhões a taparem outros milhões...e juros a empilharem-se como moscas à volta da tesouraria do clube. Passando a fase de histeria....terá engenho e energia para a resolver?

E se não tiver? O que nos espera? Já alguém pensou nisto? Vejo tantas vezes citado o caso da Fiorentina...será que teríamos a capacidade de renascer como os italianos fizeram? Seria assim tão rápido?
Qual é o património do Sporting? Jogadores, Academia, alguns terrenos e Alvalade...os atletas seriam a parte fácil de resolver, mas quem vestiria as camisolas? A Academia seria rapidamente vendida, provavelmente a uma cadeia de hotéis. Mas onde nasceriam os próximos leões? E o estádio...quem compraria um equipamento de futebol de massas onde só um clube pode chamar de "casa"?

É óbvio que mesmo vendendo a equipa principal toda, o Sporting arrecadaria à volta de 100 milhões de euros. Somando a Academia e o Estádio (vou estimar algo inestimável) por mais 100 milhões...isto daria mais ou menos metade do que devemos. Metade! Como é possível ter chegado até aqui?! Como será possível a um clube que irá cortar provavelmente 70% do seu orçamento, obter êxitos que permitam colocar jogadores nas montras dos grande clubes europeus?

Não é linear para mim que uma equipa fraca, consiga destacar jogadores que os Man City, Real Madrid ou outros até menores queiram vir resgatar por dezenas de milhões de euros. Porque o que temos visto no Sporting são vendas de poucos milhões...muito poucos. Uma equipa que ande pelo 9º lugar da Liga Portuguesa vende jogadores por 10, 15 ou mais milhões? Não. Vende-os por 1 ou 2 milhões ao Porto, Benfica, ao Ossasuna, Hannover, Happoel e coisa assim.

Desinvestir na equipa de futebol é uma obrigação. Mas vai ter um custo. Vai haver menos dinheiro de gamebox, menos sócios, menos cotizações, menos merchandising...menos Liga Europa, menos Champion, menos transferências...menos tudo. Como iremos então pagar os juros (já nem falo em amortizar) que devemos? Como? Até agora a solução parece ter sido...empurrar com a barriga para a frente, mas até quando e especialmente até onde? Acho que faço uma pequena ideia...

Um dia um administrador de um banco vai acordar mal disposto e vai responder a um telefonema com um não. No segundo telefonema vai dizer também não. O último dos telefonemas será de um político de grande responsabilidade e pela última vez vai responder não. Nesse mesmo dia o Sporting acaba.

Nascerá outro sem dúvida. Mas será a mesma coisa?

SL

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Tomates de Cangalheiro

Gosto de ver o pessoal à espera de candidaturas para a presidência do Sporting como se fossem carreiras de autocarros, como se fossem coisas que já são garantidas a partir do momento que é convocada uma eleição. Ainda hoje ouvi dois tipos sobre o tema "Isto desta vez está fraquinho..." "Pois está...é o que dá...não aparecem candidatos..." "Ah...mas ainda vão aparecer mais..." e a coisa continuava por aí fora...

Ora tenho em crer que salvo Soares Franco, Dias da Cunha, Bettencourt e Godinho tenham sido raptados por extraterrestres e formatados para não vencer troféus, nenhuma destas presidências revelou estar à altura da grandeza do clube. Não conquistaram nenhum título de monta e não realizaram encaixes tão significativos de dinheiro que mereça alguma ressalva. Foram portanto mal sucedidas. O que é que isto nos diz então dos actos eleitorais que as elegeram? Que foram bons? Deram espectáculo? Deram bons debates? Prometeram muitos jogadores e treinadores? Fizeram muitas capas de jornal?

Estas eleições, para mim, vão ficar marcadas por um paradoxo. Numa visão populista, são as "promessas" que ganham eleições. Mas o que vão "prometer" estes candidatos? Todas as pessoas providas de cérebro já entenderam que desta para a próxima época o clube vai ter de vender, mais que comprar, desinvestir mais do que investir. Se forem rigorosos estes candidatos prometeriam cortes...mas também entendo que isso não será a melhor forma de motivar ao voto.

Isto vai ser mais sobre modelos de jogo:
como se presidentes tivessem de entender destas coisas. O modelo de jogo é algo que deve ser criado por ser o que melhor se adapta ao nosso tipo de futebol e ao atleta português. Nunca vi ninguém no Sporting dizer qual era...e se as contratações (jogadores e treinadores) no futuro não poderiam ter mais sucesso a partir do momento que isto se implemente de alto a baixo no clube.

manager ou diretor desportivo
ou seja...chouriço da beira alta ou baixa)

Jesualdo ou Jesualdo
para D.Sebastião já tem uns anitos...e uma pachorra de santo para aturar este bando de malucos. Agora penso que no final da época deveria regressar ao posto para que foi contratado. É que sempre prefiro um Professor campeão como manager do que mais um Costinha, Carlos Freitas e outros cowboys de scouting que há por aí. O Sporting precisa de encontrar um bom treinador. Bom mesmo. Precisamos do nosso Klopp.

manter e como Alvalade e Alcochete
agora a Academia é como o santuário de Fátima...onde Ronaldos saem em procissão num andor até Alvalade, como se por divina arte se materializassem miúdos de 18 e 19 anos...sem que se valorizem as centenas de pessoas que com uma dedicação extrema fazem isto tudo acontecer. Gostava de ouvir dizer a um candidato que quem merece investimento são as pessoas que trabalham no Sporting...a decadência no Sporting é a mesma do país....não se valoriza o trabalho, o empenho, quem faz, quem cria, quem mantém...valoriza-se a esperteza saloia, o show-off, o status, o poder, o crime, a falcatrua, a golpada, o fácil e rápido de ganhar.

Alvalade. Alguém me explica para que é que construímos um Shopping à volta da barriga do estádio quando 95% do jogos começam às 20:15 ou mais tarde? Para levar a família? A namorada? Mas alguém deposita alguém que goste num Shopping para passar a noite sozinho? Quem foi o iluminado que teve esta ideia? Além de um bando de lojas decrepitas...o que foi realmente conseguido além de esbanjar mais uns milhões do nossos cofres?

Alvaláxia? Aquilo é o Alvalaximitério! Queriam fazer dinheiro com a zona à volta do estádio? Fizessem um museu a sério, como os nossos bimbissimos rivais se aprestam para fazer...fizessem auditórios para eventos e palestras, fizessem espaços de diversão noturna...não fizessem nada e poupassem o dinheiro...

modelos de comportamento institucional com a banca
eu quero lá saber se somos nós com a banca ou a banca connosco, um por cima do outro...isto é como estarmos a discutir se queremos ser comidos já ou depois de tomar banho...inútil.

relação com os rivais
antes de estarmos a discutir sobre como vamos mandar uns sopapos no porto ou umas cacetadas no benfica deveríamo-nos era preocupar nas razões porque os nosso rivais actuais são o Rio Ave, o Estoril ou o Paços de Ferreira e deixarmo-nos de merdas...será que o agricultor se preocupa assim tanto com a decoração da mercearia?

o investidor
podia ser um um filme do Stallone...em que um tipo durissimo, já para o final da coisa chega a Alvalade e sem dizer uma palavra bate com uma mala cheia de dinheiro na mesa, tira óculos escuros escuros e diz para Nobre Guedes..."you piece of shit...motherfucker...get outta here!!" e o filme acaba com o futuro presidente do Sporting a gastar alegremente o dinheiro, depois de saldar todas as dividas da SAD.

Pois é Hollywood...a verdade é que não andam por aí bandos de palermas com 100 milhões na algibeira prontos a investir em coisas mal geridas e cheias de dívidas...e se os houver...mandem-me os nºs dessa gente, que aqui o Dady...needs a brand new bag.

Seja como for, sejam os temas que forem...é preciso ter tomates para avançar para isto. O próximo presidente pode...mesmo...se isto não muda...ser o último presidente do "grande" Sporting...e para cangalheiro não vai qualquer um. Quem é que dúvida disso?

SL

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Inspirador

Não é normal apresentar num onze de um jogo importante para a Liga 5 jogadores abaixo dos 21 anos. Também não é normal ter R.Patricio, Dier, Ilori, Zezinho, A.Martins, Esgaio, Bruma e Cedric numa ficha de jogo...são 8 jogadores de Alcochete numa ficha de 18. Mas este vai ser o Sporting no futuro, uma equipa nada normal. É bom que a gente se habitue a este tipo de jogos, onde depois de estar a vencer 2-0 permitimos infantilmente o empate e acabamos por ganhar uma partida que também poderíamos ter perdido.

Não há grande coerência, a equipa sofre altos e baixos de confiança enormes, o erros de imaturidade abundam e os adversários usam e abusam de entradas provocatórias, agressivas que só árbitros como os nossos (de um quilate acima da média...do Burundi) conseguem não ver. Mas tudo isto também vai fazer do cardápio. É claro que também teremos a benesse de ver futuros grandes jogadores mundiais com o Leão ao peito. Dier, Bruma, Labyad (sim... dêem-lhe tempo...não está adaptado ao nosso futebol latino), Zezinho e outros como João Mário ou Carrilho irão ser grandes a seu tempo. Por agora são apenas projectos.

Mais do que colocar estes putos num pedestal, os sportinguistas devem ver a realidade. São apenas garotos, com enorme talento, mas com muitos erros por fazer nas pernas. Nuns jogos vão dar pontos, noutros perde-los. Hoje correu bem e são todos Ronaldos, amanhã pode correr mal e alguém vai ter paciência para aceitar o resultado da "roleta"?

É que se tivermos paciência e arte, o Sporting pode mesmo vir daqui a uns anos a ser conhecido como o clube que seu ao mundo Zezinho e Bruma ou Dier. Pode mesmo vir a conseguir vender estas pérolas por muito dinheiro e colocar o clube no caminho da recuperação financeira. Para isso terá de ter 3 coisas:

1- Aposta "custe o custar" nesta rapaziada como titulares  2- Renovar a tempo os contratos; 3- Vender vem vendido.

Haja direcção e treinadores com unhinas para o desafio.

SL

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Prémio Nobel da Asneira

Sempre gostava de saber quem foi o génio ou o grupo de génios que elaboraram o orçamento do Sporting para 2012-13. É que deve ser dotado de uma capacidade fabulosa para fazer asneira. Estamos em Fevereiro, ou seja a meio da época e é evidente que não há um tusto nos cofres, as dívidas amontoam-se e o toda a gente deposita as fichas todas em mais um “salvamento” da banca.


Isto não é um pequeno desvio, uma inesperada quebra de receitas...isto é ruptura completa das finanças do clube. De outra forma não se podem compreender as dispensas de atletas por 700 mil euros ou a custo zero para clubes rivais, quando há ou melhor havia meia época por cumprir. Será que o Conselho Fiscal não tem uma palavra a dizer? Será que ninguém no clube se apercebeu que a coisa ia evidentemente correr mal? Será que faltar 30 milhões a meio de uma  época se pode disfarçar no principio da mesma?

Que GL procura um investidor há muito tempo é sabido, mas nunca como agora foi evidente que o fazia sabendo que isso era uma questão de sobrevivência, o que não parecia a julgar pelas declarações até Dezembro. Assim que se aproximou a AGE, de repente há um buraco à mostra nas contas...bonito...Não sei se no plano de GL também vinha mencionado o não apuramento para a Liga Europa, essa quebra de receitas e estatuto internacional do clube a cair a pique.

Como é que GL pensava que tinha condições para acabar sequer esta época? Como? Ou recandidatar-se? Mas estão a gozar comigo?

A situação é mais ou menos esta. A banca não dá nem mais um euro ao Sporting, pode até perdoar-lhe dívida se apresentar do ouro lado uma contenção bem maior nos gastos da próxima época, mas não entra nem mais um euro. O que para a nossa SAD é só resolver 25% do problema. Para renovar contratos, pagar salários e fornecedores é preciso dinheiro novo...onde é que ele está?

A questão do investidor não é portanto um assunto paralelo no futuro do Sporting. É a única questão que importa. Sem entrada de capital na SAD, o Sporting não vai renovar nenhum contrato, não vai comprar nenhum jogador, vai ter dificuldade em não vender jogadores pelo preço mais absurdo que aparecer e sobretudo pode ver o uso de Alvalade e da Academia seriamente afectados.

É isto que se coloca pela frente dos candidatos às eleições. Medo....

Podem começar a enviar cartas de agradecimento a GL pelo estado do clube. Não é único culpado, mas se era hora de apertar o cinto este senhor andou a “vender” investimentos na equipa...que estão à vista nunca tivemos forma de pagar...

Não se pode mandar esta gente para tribunal?

SL

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A quadratura de 2 lados

Primeiro Severino, depois Carvalho, hoje Paiva dos Santos e em breve Couçeiro. Será este o elenco das próximas eleições. Não se pode dizer que tenha surgido uma candidatura claramente favorita e é mais ou menos óbvio que Severino e Paiva dos Santos corram por "desporto". A verdadeira corrida será entre Bruno de Carvalho e Couçeiro. Penso que será muito equilibrada na teoria e muito pouco na prática.

Nas eleições anteriores a grande divisão de votos foi entre a ruptura (BC) e a continuidade (GL), com a massa mais conservadora de um lado (mais qualidade de voto) e a mais jovem e insatisfeita do outro (mais quantidade de votos). Uma unha negra elegeu uma lista que teve sempre muita dificuldade em afirmar o que a distanciava das direcções anteriores.

Mas esta direcção não trouxe herdeiros e qualquer das 4 listas não apresentará nomes que a "contagiem" de Godinhite, fazendo perder umas eleições antes mesmo de ir a votos. A continuidade termina e só se pode dizer que não faz falta nenhuma. Continuar não é uma obrigatoriedade, é uma opção. Continuar o trabalho de Godinho Lopes é tudo menos uma opção é uma emergência, e continuar não é bem o termo...é mais...salvar.

Assim sendo a força de Bruno de Carvalho dilui-se, como esquerda sem direita, como branco sem preto. É certo que tentará encontrar em Couceiro (o principal concorrente) um Godinho em quem atirar. Cabe ao José afirmar bem desde o início a sua independência em relação à linhagem de equívocos recente. Retirando a principal arma ao Bruno, deverá ser uma corrida por boas ideias e quem tiver mais e melhores ganhará a confiança e motivação dos sócios.

Afinal de contas, mesmo que o tempo seja curto, é nestas eleições que se enuncia o que irá ser o próximo mandato e há muitos sócios que só vão por as fichas em cima de "números certos". E há tanta coisa (asneira) para discutir, tanta matéria (asneiras) para analisar.

Não é por acaso que o Sporting chegou onde chegou.

E este é o único tema que me interessa discutir até finais de Março. Se conseguirmos elaborar a frase anterior, provavelmente salvamos o Sporting. Se perdermos tempo com rótulos de "continuidades" e "bancas" provavelmente deixamos tudo na mesma.

SL

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sai um pack!!

Proença levou com uma garrafa na mona. O benfica levou 1500 euros de multa.

(pausa)

Deixa cá ver se eu entendi....mandar uma garrafa à cabeça de um árbitro não dá interdições?? Então espera lá...da próxima vez que for a Alvalade arranjo um patrocínio de uma marca de bebidas alcoólicas e cá vai disto...um pack na tola do senhor árbitro assim que errar um canto ou não der um amarelo ao adversário.
No final da partida vou ter com o delegado ao jogo do Sporting e ofereço-me para pagar a multa do meu bolso.

Mas...espera...e se foi 1500 por ser o Proença? Ou por ter sido o Benfica? Ou por ter sido o Benfica com o Proença? Alguém da Liga me pode esclarecer? Não queria estar a ferir um árbitro sem saber a rentabilidade do meu gesto...

Outro assunto completamente diferente. Proença ao ser puxado por Cardoso, diz-lhe: "Isto vai sair-te caro!"
Pois, 1 jogo de suspensão. Eu acho que não saiu nada caro, aliás qualquer jogador que veja duplo amarelo por jogar a bola sem chuteira e tirar a camisola leva 1 jogo de castigo...portanto puxar um árbitro...sai de borla.

Será porque foi o Proença ? Ou por ter sido o Benfica? Ou por ter sido o Benfica com o Proença?

Eu ainda sou do tempo em que se castigavam todas as atitudes de falta de desportivismo. Estou obviamente a ficar velho. Eu e o Proença. É que se eu fosse este senhor nunca mais apitava um jogo. Se a minha entidade patronal deixasse que eu levasse com garrafas na cabeça, fosse insultado, agarrado e puxado...sem penalizar fosse quem fosse, provavelmente já não me viam mais as trombas e era tribunal de trabalho na hora. Mas...no futebol português nada do que parece é, a não ser que seja com o Sporting.

SL

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Aquela semana

Esta será "aquela semana". A que vai revelar quais serão os candidatos, debaixo de que pedras saltaram e o que pensam vir fazer para Alvalade. Já todos disseram que até às eleições não vai haver grandes candidaturas nem grandes promessas. Eu não estou tão seguro disso.

1/ Os portugueses são um povo que sobre pressão faz coisas mirabolantes. Dormimos sobre o assunto e em cima da hora ajeitamos a coisa. Um Sportinguista de renome no social da coisa, faz umas chamadas e tem uma superlista prontinha. Aliás não é por acaso que nenhum candidato mostrou, ou vai mostrar nos próximos dias a sua entourage. Os "nomes" estão a guardar-se para os "tais candidatos"...o peixe graúdo.

2/ Depois da task force reunida, todos vão fazer a mesma pergunta "como é que vamos ganhar estas eleições?" É que o discurso de apertar o cinto, vender as pratas, mandar os miúdos prá fábrica e rezar pelo melhor...é o esperado...e até o Avô Cantigas era capaz de chegar aí. Onde vai estar o ponto G desta eleição?

3/ As últimas eleições não foram ganhas por projectos ou nomes de jogadores. Foram ganhas pelos nomes de um treinador e dois directores...um da SAD e outro desportivo. O que nos leva a pensar que estas vão ser diferentes? "Não há dinheiro....e está lá Jesualdo" E depois? Nas últimas estava Couceiro...e a conversa na altura também era a chamada contenção...isso conteve alguém de fazer promessas?

4/ O Sporting está com os cofres vazios. Deve dinheiro. A equipa não ganha. Os sócios agonizam. Mas eu tenho a certeza que a arte de ganhar eleições vai trazer muita gente com sorrisos confiantes no rosto a passar-nos a mão pela cabeça e a garantir-nos que "Está tudo bem. Tudo vai resultar pelo melhor." As campanhas "positivas" serão hipócritas e manipuladoras da aflição dos adeptos.

5/ O candidato honesto e provavelmente o que merecerá ganhar será aquele que não tem nada para prometer além de gente competente. Que nos diga quantos anos vamos ter de andar a vender os Patricios até a coisa se compor. Que nos diga que os grandes investidores do Sporting são os mesmos de sempre...nós.

SL


domingo, 10 de fevereiro de 2013

O pior

É oficial. O Sporting tem o pior ataque da Liga.

O post devia acabar assim. Sem mais. Era suficiente. Mas convém dizer algumas coisas sobre isto.

1- O efeito do "chicote" de Jesualdo parece estar a desaparecer.
2- A equipa joga melhor mas para que é que isso serve?
3- As famílias sportinguistas que estiveram em Alvalade mereciam isto?
4- Esta época não vai ser só a pior do Sporting, vai deixar traumas que vão demorar muito tempo a curar.
5- Em poucos meses o Sporting passou de um candidato ao 3º (no mínimo) para um daqueles clubes que tem como objectivo máximo não descer. A quantidade de erros, amadorismo, cobardia, desapego ao clube e azar são tão grandes que dá mesmo vontade de formatar Alvalade e começar do zero. Tudo parece infectado pelo vírus da derrota.

Chega...

À espera de God...inho

Acabei de ler a entrevista de GL ao record. Não percebi como outros entenderam que esteja nos planos de Godinho recandidatar-se. Vi sim um senhor cheio de vontade de passar por cima das asneiras que fez com as promessas de milhões imaginários, como se nós já não estivéssemos com os bolsos a transbordar com o dinheiro prometido nas últimas eleições.

O que Godinho quer fazer com este discurso é tão óbvio como a sua falta de jeito para liderar o clube. Na impossibilidade de sair por cima, está a tentar garantir que o próximo presidente lhe venha a fazer justiça. Como? Ao dizer que com ele o Sporting teria milhões a jorrar diariamente de todas as partes do Mundo, Godinho espera que seja essa a última recordação que os sócios terão dele...o D.Sebastião dos milhões que se perderam no nevoeiro da inveja dos malvados da MAG. É claro que o próximo presidente assim que abrir a "pasta" vai entender que a coisa era mais poeira...

Quem ler a mesma entrevista também vai ficar a perguntar-se, como eu fiquei, na razão porque esta direção aceitou demitir-se. Então se estava tudo a correr como previsto, se o futuro era tão espetacular, se os núcleos estavam com essa vontade esmagadora de esgotar autocarros para o vir defender, então....porquê ir a eleições em Março...? Já não tenho palavras para explicar estas "intrigas" e começo a pensar que os "consultores consultadores" que acompanham GL desde o início, andam a ver séries americanas a mais, há demasiado drama nestas linhas de orientação, demasiado spin no doctoring...e agitar a cobaia demasiado dá nisto....

Deixo um conselho aos que ainda esperam que o actual presidente se recandidate. Não vale a pena. GL nunca iria provar do "veneno" que deixou em testamento...e para alguém que estaria a pensar em ir em eleições, está a dar demasiadas entrevistas a falar no que seria se...

SL

PS- A presença de Couçeiro na zona mista da RTP foi um exemplo de como podendo discutir ouro, os jornalistas portugueses preferem falar sobre pedras...o homem queria falar num novo modelo para o clube, mas a cada 20 segundos era interrompido por um "...então isso quer dizer que vai candidatar-se"...
De resto, parece-me informado e com uma visão muito certa do que o espera. Penso mesmo que vai ser uma pena se não se candidatar...não tem o aval da banca...e entende-se porquê, este não tem a mania de que são os milhões que salvam o clube, mas os resultados do trabalho e gestão desportiva, e isso não interessa a muita gente habituada a "mamar" da teta de um clube sempre pronto a endividar-se mais.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Os palhaços ricos

Uns pobres, outros ricos, mas todos somos palhaços.

Nos piores momentos dos benfas, nos tempos do Azevedo, não me lembro de ter andado a picar os miolos de nenhum deles, nem nunca me pus em bicos dos pés a vaticinar "descidas de divisão" ou outros mimos. Primeiro porque nesse tempo o Sporting também não era propriamente uma super-equipa e depois porque não era assim tão estranho que o que estava a acontecer no outro lado da 2ª circular não pudesse um dia entrar pela porta 10A adentro.

Não vou dizer que dentro da minha casota, no meu sofá não vi esponjado grandes tariões de futebol que Tirsenses, Famalicões, Salgueiros deram em plena Luz. Não vou dizer que não enchi o prato de riso com as Operações Coração, os iates Lucky Me, os quadros do Jorge Brito ou as alcoolizadas gaffes de Vilarinho, mas fui um gajo como bom senso e da boca para fora...nada.

Se há coisa que escapa aos nossos compadres benfas é aquilo que no dicionário se pode encontrar na Letra H, lá para o finalzinho, Humildade. Não só deviam manter a pardaloca no sítio precisamente por já terem provado desta zurrapa chamada má gestão durante anos, como deviam olhar mais para os seus próprios problemas, que os têm em barda.

Sempre vou avisando as "aves" mais emproadas e de bicada fácil, que devem esperar (se quiserem calmamente...) pelo fim da era do senhor Vieira para poder ver como andaram a saltar em sonhos cor-de-rosa e o quanto não sabem sobre o grande Benfica, sobre os mistérios que os Relatórios e Contas (bem manipulados) nunca revelaram. Talvez nessa altura a queda seja bem maior e a fanfarronice dê lugar à histeria completa, algo que ninguém faz melhor que os adeptos do clube da roda da bicicleta.

Aos mais atentos, não passou em claro que da época passada para esta, o Super Benfica que ia papar a Champions ao almoço, arrumou os talheres e dobrou o guardanapo. Este ano o Benfica está com um discurso bem diferente, com menções a crise e estabilidade, que para mim já querem dizer muita coisa, quando estamos a falar num presidente que todos os anos prometia dezenas de troféus e espinhas de várias seleções. E veremos como será depois do final da época, se o novo Museu (quem financiou? quanto custou?) não tiver um caneco para exibir. Quando o Jesus for pregar para outra freguesia (rezo todos os dias que não seja a minha) ou quando os taxistas e empreiteiros se fartarem de servir de tapete vermelho para os sucessos dos nortenhos.

Deixem-nos fazer o nosso caminho e preocupem-se com o vosso é o meu conselho, nos entretantos falem uns com os outros e lembrem-se à quantos anos não há uma auditoria às vossas contas. Ou imaginem porque é que o senhor Vieira anda tão desesperado por sacar mais uma notas ao Oliveira (têm feito das figuras mais tristes a fingir que não vão mamar aquilo que o Jaquim quiser dar).

SL

PS - Hoje não houve nenhum candidato novo...pfff...que seca. Em compensação só a ideia do Coelhone ou o Moura do COP como presidentes do Sporting dá-me vontade de emigrar na mala do carro do Passos Coelho.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

I´ll be back...

O homem está de volta e como qualquer herói que sendo derrotado na primeira ronda, na sequela vem sempre com cara de quem vai partir a casa toda aos bocados. O Bruno não fugiu ao arquétipo dos míticos Charles Broson ou Steven Segal e surge em cena passados dois anos, sacudindo o pó do deserto do chapéu e olhando para os jogadores de poker no saloon...retira o lenço que cobria a boca...e diz para que todos oiçam (enquanto apoia os polegares no cinto)..."Agora é a sério!"

Pois é o nosso "Lonesome Cowboy" foi o segundo personagem western a chegar a Alvalade Creek, antes já o Sitting Bull do Severino tinha desenterrado o machado e exibido as pinturas de guerra perante os pacatos habitantes do lugarejo verde e branco.

O "índio" fez questão de mandar uns sinais de fumo nos quais se incluía a pérola que o modelo a seguir era o do Barcelona. Confesso que ainda não percebi é como vamos comprar o Villa, o Mascherano, o Abidal, Dani Alves, Jordi Alba, Adriano, Song, Alexis Sanchez, o Piquet e o Fabregas (sim estes também foram comprados) para dar apoio aos nosso miúdos. Sim...eu gostava de saber o que teria sido do Xavi, Iniesta, Messi, Puyol e companhia se não tivessem tido rapazolas como Ibrahimovic, Etoo, Milito, Rafael Marquez, Toure, Henry, Sylvinho, Zambrotta, Thuram, Deco, Belleti, Edmilson, Van Bronkhorst, Ronaldinho, Guily, Saviola, Van Bommel, Henrik Larsson, Albertini, Davids, Cocu, Quaresma, Luis Henrique, Overmars, Kluivert, DeBoer, Sorin, Riquelme, Rivaldo, Zenden, Figo, Litmanen, Vitor Baia, Sonny Anderson, Fernando Couto, Stojkov e Dugarry entre muitos outros. 

Resta saber quando irão chegar os irmãos Dalton, o Rantanplan e quem fará de Jolly Jumper. Mas isto está a ir bem 3 dias, 2 candidatos. Imaginem que o Sporting estava bem, o que não seria. Teria de ser criado um novo curso superior intitulado  "Candidato às eleições do Sporting". Tinha muitas cadeiras téoricas, nenhumas práticas, só tinha 1 frequência e podia-se copiar à vontade.

SL

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Vão todos para o Carvalho!

Umas boas horas foi o que passou até o Visão de Clicks na Publicidade de Mercado ter realizado a primeira sondagem sobre as futuras eleições no Sporting. Não me levem a mal, eu até gosto do site...é o meu Readers Digest humorístico, uma espécie de alternativa aos vídeos de noivos a desmaiar no altar ou filhos a dar com bastões de baseball nos tomates do progenitores.

Pois é "they done it again". Os gajos que postaram 234 vezes que avisaram o Sporting sobre o impedimento de Niculae  e nem um cargo de vice-presidente receberam do Godinho, voltaram a mostrar porque é que são o espaço mais info trash da blogosfera nacional. É completamente inútil fazer uma sondagem quando existe 1(!) candidato oficializado. Curiosamente isso não favoreceu o senhor em causa...uma vez que nem entra (LOL) na dita sondagem.

Ficamos a saber que Bruno de Carvalho ganharia este exercício sondageiro, onde podem votar benfas, norte coreanos, árbitros, abusadores de crianças, até o Duarte Lima pôde votar nesta sondagem. E mais, fico sem saber se é o Presidente que os Sportinguistas querem, ou se é o presidente que todos os outros querem no Sporting. É que são coisas bem diferentes.

Eu por mim punha a Floribela como presidenta do porto, o Chavez no lugar do LFV e talvez um hamster no Braga, quanto mais provavel seja que a coisa dê barracada, mais terá o meu apoio. Imagino que o BdC vai ter tempo para festejar esta primeira grande vitória e talvez até agradeça à rapaziada do blog pelo empurrão, mas uma coisa é certa...nas últimas eleições a teimosia do Bruno em não se juntar com nenhuma outra candidatura custou-nos quase dois anos de vergonha...a mesma teimosia que o vai levar outra vez a achar que é o candidato anti-sistema. Só isso não o faz melhor que os outros.

Mas isso ninguém quer pensar. O que malta quer é ir para o Carvalho. Têm pressa.

SL

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"O que é que se bebe aqui?"

Ponta de lança? Treinador? 4x3x3? Penalty mal assinalado? Esqueçam lá isso. Daqui até Abril o assunto é mesmo Presidente.

O Sporting é assim. Uma galeria de pavões que num jogo de cadeiras, tentam enfiar o rabo o mais depressa possível nos cargos bem remunerados do clube.
Plano? Projecto? Ideia? Para quê? Fotocópia do cartão de cidadão e uma dúzia de entrevistas e a coisa ganha pernas sozinha.
Os nomes das listas são como peças de tetris que vão se ajustando no espaço disponível, não há “game over”, apenas cuidado para que o cozinhado seja credível.


Estas serão algumas das caixas dos jornais nos próximos dias.


Estou disponível

Não consigo, por mais que tente, entender como é que alguém se diz disponível para ser presidente. Como se fosse uma questão de liberdade de agenda, como se fosse uma missão semelhante a servir de testemunha num tribunal “Sim...estou disponível”.

Uma questão de apoios

Já existiram líderes políticos de cadeira de rodas, coxos, quase cegos, ligados à máquina, mas no Sporting para se ser candidato, primeiro é preciso apoio. “Quer dizer...eu vou...mas não me fodo sozinho”

Se o outro gajo avançar...contem comigo

O pessoal dá-se tão bem, que é capaz de concorrer a eleições só para que o “outro” não fique no cadeirão. É o que se pode chamar uma candidatura pela positiva, é só para positivamente lixar o “outro”.

Reunir consensos

Esta escapa-me. A ideia de ir a eleições é existir diferenças, caminhos e ideias opostas, divergências. Mas a malta do Sporting prefere saber “a quantas anda”, ou seja...”será provável que ganhe? É que se é para fazer figuras tristes...”

Ouvir as várias sensibilidades no clube

É a adaptação do chavão “ouvir as bases do partido” usada pelos nossos políticos. E funciona da mesma maneira. Antes de avançar convém consultar os “padrinhos da Banca” e no beija-mão pedir autorização para ser o próximo presidente do clube.

De todos os nomes até agora avançados, confesso que existe um que já deu provas de Sportinguismo, valor e honestidade suficientes para ser levado a sério. Couceiro.

Bem sei que já andou pelo clube. O que para alguns será uma mancha no currículo para mim é uma mais valia. Já conhece o saco de gatos que aquilo se pode transformar. Não sei se terá sido atleta de alguma modalidade do clube, mas dentro deste já foi treinador, delegado da SAD, director desportivo. Fora do clube já treinou clubes e selecções juniores, seniores, portuguesas e estrangeiras. Foi até presidente do sindicato de jogadores.

Que teríamos um presidente que sabia da coisa, disso não há dúvidas. Agora resta saber se lhe dão as tais garantias que diz serem obrigatórias. Vai ser difícil. Alguém garantir que o Sporting não vai ter problemas de tesouraria ou se vai ter a oposição de algum órgão social do clube...é o mesmo que garantir ao um peru que vai passar pelo Natal ileso.

Mas estou de olho no gajo, ou seja, nos gajos que se vão juntar a ele. Um Couceiro bem Couraçado vale por dois. É que o próximo presidente vai precisar de mais qualquer coisa que um porta-aviões blindado para resistir (principalmente se começar a  acertar demasiado) às toneladas de merda que lhe vão jogar em cima.

Gostaria que tivesse um adversário de peso. Não um destes candidatos de trazer por casa, muito deja vu, não dou um chavo pelos Carvalhos, os Teles, os Ferreiras ou todos os outros que nunca desmancharam as barracas desde as últimas eleições. Acho que o  clube precisa de um gajo com G grande e não de wannabees. O último “eu gostava de ser presidente do Sporting” quase que nos fechava as portas do clube.

Mas sou todo olhos e ouvidos. Ideias boas nunca são demais e quantos mais pré-candidatos andarem a varrer os bolsos de quem tem pilim para gastar (quero dizer...investir) melhor. No final, quem ganhar pode muito bem fazer a cooptação (palavra que aprendi ao ler sobre eleições no Sporting) dos prospectos e o clube sair ainda melhor do acto eleitoral.

Mas a procissão ainda vai no adro...

SL

PS 1 – António Oliveira? Estão a gozar comigo? Mais valia dar as chaves de Alvalade ao Pinto da Costa, poupávamos 1 escritura.


PS 2 - Godinho Lopes? Acho que preferia o António Oliveira, ou o Futre em part-time, ou mesmo o Jorge Gabriel em cima do José Eduardo. Ou o Sousa Cintra às terças-feiras...valha-nos nosso senhor...

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Está cá tudo...post épico!

Não diria melhor que isto:

http://verdeaslistas.blogspot.pt/2013/02/onde-fica-o-principio.html

Leiam. Vale mesmo a pena.

SL


O futuro é hoje

Hoje GL deu início ao futuro do Sporting. Parece-me um desfecho inevitável. Este CD falhou em toda a ordem. Desportivamente o futebol profissional deu um tombo tremendo. Financeiramente não só não recuperámos, como agravámos muito a nossa situação.

A próxima direcção não terá escolha. Terá de reduzir o orçamento em muito mais do que os 30% que GL mencionou. É quase certo que terá de vender Patricio, Wofswinkel e talvez mais um ou dois jogadores (Carrilho e Capel). É quase certo que terá de promover ainda mais jogadores da B. É quase certo que o objectivo será o apuramento para a Liga Europa.

Se formos realistas, será talvez até mais difícil na próxima época chegar ao 4º ou 5º lugar. Primeiro porque a razia nos bons jogadores que ainda temos será total e depois porque já existirá um historial muito negativo recente, ou seja, esta época. As receitas deverão cair brutalmente. Patrocínios, vendas de gamebox, receitas de bilheteira deverão bater recordes históricos negativos.

É só matemática. Não há pessimismo, nem derrotismo. São os números da realidade.

Só há um caminho e qualquer candidato às próximas eleições que não o aponte será um charlatão a evitar. O caminho é sanear as contas do clube à conta da venda de jogadores promissores, tentando não acabar de destruir a fidelidade dos sócios. É um caminho estreito e cheio de armadilhas, mas vale a pena tentá-lo.

Nas primeiras duas ou três épocas o objectivo será claramente promover atletas promissores para vender no Verão. Ou seja entre 15 a 20 milhões. Onde é que está o risco? O risco está na incapacidade de ter uma equipa de futebol que produza espectáculo suficiente para atrair os tubarões da europa. Para um avançado se destacar no Sporting precisa de fazer bem mais do que no Braga, Guimarães ou Marítimo. Provavelmente Wolfswinkel vai acabar a época com 17 ou 18 golos. Chegará para atrair uma grande transferência? Não.

Os tubarões da europa só pagam grandes somas de dinheiro para ter o que é difícil de ter. Quando se apregoa aos 7 ventos que estamos desesperados por vender, nunca aparecerá ninguém a oferecer 20 milhões por um atleta. Esta é uma lição para as próximas direcções do Sporting, Então como fazer?

Simples. O discurso e prática deve ser:

O Sporting é um clube formador e dá 100% de prioridade aos seus atletas.

A imagem que o Sporting deve passar é:

Este clube é diferente. 

Com o tempo e uma gestão de comunicação eficiente, o Sporting passará a transmitir uma identidade diferente, ou seja, não seremos avaliados como os restantes. Isso é uma arma de defesa e ataque. Isso será uma vantagem e ao mesmo tempo o nosso garante de futuro.

Como agendar isso no tempo?

"Vamos gastar o mínimo e tentar o máximo. Vamos basear o plantel em jogadores da formação e procurar oportunidades (empréstimos com opção de compra, jogadores livres) sem risco no mercado. O objectivo é investir o máximo em salários e zero em pagamentos de transferências. Durante alguns anos o Sporting terá de dar lucro. Não serão vendidos mais percentagens de jogadores a fundos. Por cada milhão de transferências recebidas, apenas 35% será reinvestidos no plantel (aumento da massa salarial). 

A seguir a esta fase, o Sporting já estará com a capacidade de manter alguns jogadores por época. Não tendo de vender as "estrelas", a sua competitividade melhorará. Sem desviar da estratégia anterior, procurará cada vez mais garantir os melhores reforços no mercado interno. Apostando em 1 ou 2 bons reforços nos clubes da I Liga. Ultrapassando este estádio intermédio, seguir-se-á a última fase, que será a de regressar ao modelo de comprador. Mantendo a premissa de investimento na sua formação e manutenção dos melhores no plantel, o Sporting procurará assegurar bons reforços no exterior, mas apenas 1 ou 2 por época, na certeza de estar a adquirir jogadores que serão grandes mais valias a curto/ médio prazo. Se esta última fase tiver sucesso, será nesta altura já capaz de ombrear com Porto e Benfica."

Fica a ideia.

SL


sábado, 2 de fevereiro de 2013

A maior vergonha de sempre

Digo-o agora. Outros irão dizê-lo nas próximas semanas e meses quando alguém começar a ver os recibos e a constatar a monstruosidade. Digo-o: o mandato de Godinho Lopes podia ter fechado as portas do clube. Emprego o tempo passado, porque não é possível que alguém que veja o clube na falência absoluta dentro de campo e dentro da tesouraria, vote por dar mais 6 meses (pelo menos...) a esta gente.

Sinceramente amigos, depois de saber que GL afirmou que não pagaria salários até à AGE e que já entrámos na ginástica de pagar a uns e não pagar a outros, depois de saber que faltam 30 milhões (!!!!) para o Sporting chegar ao final de Junho sem jogadores a rescindir com justa causa. Depois de ver e saber que a Juve Leo anda a servir de guarda pretoriana para o trabalho sujo de quem apoia a direcção. Depois de saber que tudo isto não é mentira metem-me nojo pessoas como Rui Oliveira e Costa que durante meses andaram a "instruir" as massas que destituir a direcção era o passo para o abismo.

Caro Oliveira e Costa, já começou meu caro. Ainda não houve nenhuma AGE e já o clube deve. O clube está sem dinheiro nenhum! E não é por existir uma AGE que pode (e só pode) por fim a uma direcção. É por incompetência mesmo. Não sei qual será a pior prestação de GL, nas 4 linhas ou na contabilidade. Receio que tenha sido tragicamente má em ambas.

O que sei mesmo é que caso GL sobreviva como Presidente depois da AGE, o clube continuará a mandar areia para os olhos dos adeptos enquanto delapida o património que resta, na esperança de conseguir (não sei a que custo) manter a fachada de que o clube está a ser de alguma forma "gerido".

Eu quero só ver o que vão dizer as pessoas que fizeram e ainda fazem parte deste mandato de GL. Porque ele não este sozinho. Porque ninguém consegue fazer toda esta merda sozinho. Mas na hora dos "homens", aposto que muita gente vai dizer que nunca esteve de acordo com GL, mas tinha um dever institucional...e outra pérolas de cobardia.

Senhores, isto é grave. O Sporting pode mesmo ter graves problemas num futuro próximo. Espero que GL entenda que neste momento é o maior entrave à salvação do clube. Por mais que tente "vender" a AGE como a origem de todos os males, não foi a AGE que contratou dezenas de jogadores e treinadores, não foi a AGE que contraiu novos empréstimos para pagar antigos, não foi a AGE que fez com que tanta gente já se tenha demitido. Não foi a AGE, foi a Direcção. O seu a seu dono.

SL

Marcha atrás

Ainda nem sequer acabou o jogo, mas já vi o suficiente. Os fantasmas estão de volta. Basta olhar para a cara dos jogadores, a intensidade que está a desaparecer. A perder é o Rio Ave que tem posse de bola...tudo dito.

Uma derrota que teve tudo para ser uma vitória. Os dramas de sempre numa equipa soft a atacar e dura de rins a defender, um golo por jogo não chega. Começo a pensar se somos realmente mais fortes que Guimarães, Paços, Rio Ave ou outros que estão à nossa frente.

Começo realmente a pensar (e não queria dizer isto) se o GL não perde os últimos apoios em Vila do Conde. Sinceramente merece-o depois de andar a ameaçar funcionários e meio mundo leonino que o clube sem ele irá desaparecer.

Dedico pois este mau resultado ao senhor GL. Que seja o último. Bye bye.

SL

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Já não tem piada

Escrever sobre as posições de GL já está para além da minha capacidade para me rir do seu conteúdo. É só triste.

Mesmo que fosse verdade que o Wolfswinkel iria para o Dinamo pelo dobro do que custou, portanto 12 milhões de euros (por 35% do passe...) e ainda receberíamos Marcos Ruben e Milevski por empréstimo, o que eu duvido galacticamente, o Presidente do Sporting nunca poderia justificar o fracasso do negócio (e de outros) com uma AGE que foi convocada por sócios, de forma legal.

A isso chama-se aproveitamento. E pior, serve apenas para passar para outros incapacidades que já há muito são óbvias, criadas e amadurecidas no mandato de GL.

Que GL não concorde com a AGE, está no seu direito. Que coloque uma providência cautelar quanto às suas decisões, é pouco democrático, mas é um direito que está na constituição. Agora justificar as borradas feitas com a mesma...é só...triste.

Nunca pensei ter um "coitadinho" no lugar de presidente, que há falta de melhor ideia para comandar o clube se passe a vitimizar com o facto de haver sócios que não o querem como presidente.

Agora já está disposto a ir a votos no final da época? E que tal ter dito isso há uns meses quando grupos de sócios se estavam a congregar precisamente porque não havia auto consciência de que o clube estava a ser mal gerido, ou no mínimo, para além das premissas do mandato dado da GL?

Isto é tudo absurdo. Imagine-se que em Julho vamos a eleições. Imagine-se que outras pessoas são eleitas. O que é que vão fazer com a equipa? Que jogadores estarão disponíveis para trocar de clube 1 mês antes do início dos campeonatos? Uma direcção consegue em poucos dias entender todo o quadro financeiro e montar uma equipa com saídas e entradas de jogadores? Não.

E mais. No final da época já será tarde. Ninguém no seu perfeito juízo avança para tomar conta de um clube para levar com os erros da gestão de uma direcção que acumula dívidas históricas, sem ter sequer o tempo para construir o que quer que seja. GL sabe isso. Alguma consultora já lhe deve ter dito que essa seria a única forma de esta direcção sobreviver. Por medo. Por falta de tempo.

É só triste.

SL