quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fino ou labrego?

Vamos lá a ver se nos entendemos. O Barcelona já faz publicidade nas camisolas, deixando de parte aquela mariquice de serem tão bons que não precisam do dinheiro de patrocínios. Foi só até chegar o Mourinho. Grandes clubes de futebol já venderam o nome do seu estádio em troca de pipas de massa incríveis. Porque raio é que somos tão finos que com o clube teso, torcemos o nariz à venda do naming do estádio.

É esta mentalidade de comadre puritana que me fode os neurónios. Vendemos os melhores jogadores, pomos na camisola toda a merda que a PT nos manda, vendemos o nome da academia por tuta e meia e agora já achamos o nome de Estádio de Alvalade tão bonitinho que mandamos de volta a possibilidade de arrecadar vários milhões de euros por ano. Desde quando é que um peixeiro diz “ah…desculpe mas este robalo é tão perfeito que não o vendo” ou um electricista “eu podia arranjar-lhe o ferro de engomar, mas a avaria que tem é espectacular, não irei arranjá-lo”.

Os clubes de futebol vendem. Vendem a sua imagem, o seu nome, os seus jogadores, o estádio, vendem o que jogam e onde jogam, sem paneleirices. Porquê? Porque a mão de obra no futebol é cara. A boa. E especialmente em Portugal, onde a malta está com sérias dificuldades em ser sócia de qualquer coisa e o Oliveira paga mal que se farta pelos jogos na TV, os clubes são ainda mais putas que noutros países. Money talks, and bullshit walks. É assim e até vendermos os direitos de TV e publicidade no estádio como deve ser, num pacote anual e colectivo, os clubes de futebol vão vender a mãe, a prima, o cão, a merda do cão, pelo preço que for.

Aos que se indignam de podermos vir a ter o nome do estádio como PT Alvalade ou Continente Alvalade, deixo uma pequena reflexão. Não há muitas empresas com a capacidade e vontade de comprar o nome de um estádio, são 3 ou 4. Quem se chegar primeiro à frente pode evitar de ficar com o refugo do patrocínio. Não gostaria de ouvir um Tampax Alvalade ou Suissinho Alvalade, isso sim seria uma humilhação.

Xau.

3 comentários:

  1. Concordo com o que dizes, mas mesmo assim iria-me custar ver o nome do estádio vendido... Mas acho que a Super Bock será um dos candidatos, pois em termos de marketing a cerveja é uma coisa que vende muito com publicidade no futebol, e a Super Bock está atrás das outras principais nesse campo: A Heinekken tem a champions, a Carlsberg tem a taça da liga, e a Sagres tem a liga. Ou então Millenium ou BES onde temos dividas, que poderiam ser perdoadas em troca do naming.

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  2. Concordo que deviamos vender o naming do Estádio, hoje em dia, as receitas são poucas e para o Sporting são cada vez mais baixas comparando com os nossos mais próximos rivais. Temos que ter a capacidade de angariar mais receitas, mas também temos que saber vender e muito bem a nossa imagem, não é vender por meio tostão.

    Abraço

    RG

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  3. Boas,

    Antes de mais, peço desculpa pelo off-topic (e pela insistência):

    Se puderes troca o link do Sporting Visto Por Nós, ali na barra lateral. Agora estamos em http://svpn.blogspot.com/

    Obrigado!
    Cumprimentos,
    Mauro Silva

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