terça-feira, 15 de julho de 2014

Medos

À medida que os grandes valores dos nossos maiores rivais vão saindo e os cheques entrando, os "nomes" começam a encher páginas de jornais. Internacionais para todos os gostos e feitios, grandes promessas ou grandes certezas, a imaginação parece encher-se ao ritmo da negociações milionárias.

De fora deste grande circo, o Sporting parece firme no seu caminho de assegurar valores jovens com muita margem de progressão, que estão na ante-câmara dos saltos para clubes intermédios ou ligas intermédias. Nenhum dos contratados ou por contratar será alvo. neste momento, dos grandes emblemas. Nenhum suscitará 1/10 do mediatismo que irá garantir um Adrian, um Romero ou um Clasie.

O clube sabe que não tem forma de competir neste mercado, sabe que os seus reforços não chegam como XL, mas acredita que podem a médio prazo lá chegar. Se estivesse no lugar dos dirigentes da SAD leonina, faria a mesma interpretação. Olhar para o que outros fazem é útil, mas fora o campo de aprendizagem ou observação de práticas inovadoras de ataque ao mercado, tudo o resto é apenas "mais um dia no escritório".

É claro que esta paz, não serve o interesse dos media. A insegurança sempre foi um sentimento que o jornalismo cá do burgo adora injectar, recebendo na volta o feedback nervoso dos adeptos mais susceptíveis de se deixarem impressionar pelos cachets das transferências dos outros. Colocar os sportinguistas a mastigar medo pelos dream teams alheios é um clássico. Raramente se confirmaram.

Uma coisa é certa, as saídas de Markovic, Rodrigo, Garay e Oblak de um lado, Fernando e Magala (quiça Jackson mais tarde) do outro só nos pode assustar pela menor valia desportiva que isso implica. Dá medo a um tripas ou a um benfas, ter de fazer a troca de valores confirmados e seguros, fica o dinheiro como compensação e não é dado garantido que esses vão conseguir colmatar as partidas.

Mais do que assustados, os sportinguistas estão habituados. Este panorama não é novo, nem sequer original, por isso caros jornalistas, deixem-nos estar sossegados. Continuem a bater palmas aos investimentos, continuem a assinalar a diferença suposta, continuem a tentar criar a ideia que o nosso plantel será o parente pobre desta equação.

Cá estaremos para fazer as contas.

SL


8 comentários:

  1. Os jogadores vendidos pelos adversários não são garantia de dinheiro nos cofres dos respectivos clubes.

    Porque a maioria dos passes são pertença de fundos de investimento. De resto, a única maneira de lhes pagarem os ordenados avultados com que os aliciam.

    O Sporting está a praticar, não apenas a melhor estratégia de mercado de transferências, está a colocar em prática A ÚNICA ESTRATÉGIA que não coloca em causa o futuro do clube.

    A aposta na melhor prata da casa, oriunda das camadas jovens, mas que representa mais-valia desportiva, e futuramente, financeira, com mais algumas contratações de jovens jogadores, ambiciosos, de valia já inquestionável, mas com passes a preços e ordenados económicos.

    É um contraste com práticas desastrosas, ainda seguidas pelos rivais, cujo exemplo é o Rojo, jogador do qual apenas dispomos de 25% do passe, entre outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo totalmente. Nem poderia ser de outro modo, tão lúcida é a sua opinião.
      Faltará acrescentar aí uma nuance: os empréstimos. Já não lhes basta a aquisição de pequenas percentagens de passes, agora vêm craques (?) por empréstimo!
      Alguém há-de pagar, sem qualquer retorno, chorudos vencimentos e prémios. Depois...olhem, vamos esperar para ver o Rio Ave pós-Mendes.
      É como costumamos dizer, "depois, se verá"" e, entretanto, "enquanto o pau vai e vem, folgam as costas".
      A Direcção do Sporting está no rumo certo. É um trajecto mais lento, mas mais seguro, que nos levará à glória.
      SL

      Eliminar
  2. As contratações do porto não me assustam.
    Se há coisa a que o futebol português nos habituou é que grandes revoluções e súbitas mudanças de mentalidades não resultam. Podem resultar noutro sítio do globo, mas aqui não. Talvez a única grande exceção seja a primeira época do Mourinho do Porto, mas Mourinhos não há muitos. Ou muito me engano ou, ainda antes do Natal, estarão os andrades a mandar o Lopecenas enfiar a sua torre de vigia num certo sítio.

    Espero que o benfica siga a mesma tática e comece a derreter milhões em romeros e afins.



    ResponderEliminar
  3. Ah, afinal estão a contratar "craques" estrangeiros? hmm.. e eu que pensava que estavam a apostar na formação, totalmente ao contrário do Sporting, que não quer apostar nada nada...
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Mantermos o nosso rumo ponderado está correcto. Os outros mais tarde ou mais cedo terão de o fazer (o Benfica parece que já começou). Agora encher o clube de pazadas de estrangeirada com muito a provar quando se prometeu apostar na prata da casa e reforçá-la com reais mais-valias que acrescentem ao que produzimos isso já discordo totalmente.

    SL
    A.Figueiredo

    ResponderEliminar
  5. Por este andar da carruagem o Sporting habilita-se mesmo a bater o recorde dos 18 anos sem ganhar o título de Campeão Nacional. Esse é o meu maior receio como Sportinguista que sou há mais de trinta anos. Fala-se há vários anos que o Porto e o Benfica vão entrar em ruptura financeira a qualquer momento e a verdade é que passam os anos e o Porto e o Benfica continuam a reforçar todos os anos os seus Plantéis. No Sporting, infelizmente, continua-se a falar do "Ano Zero" há várias temporadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro a aquisição do Kit de sócio do Benfica ou o Pack de sócio do Porto.

      São totalmente inflamáveis, no caso de derrota avultada, ao contrário dos do Sporting cuja qualidade dura uma vida.

      Eliminar
  6. Muita conversa para um clube intervencionado pelo... BES. O Sporting está no rumo certo porque é o único que lhe resta. Se alguma coisa der para o torto em relação ao BES... Os sportinguistas devem ser todos de Cascais, cambada de falidos que teimam em botar figura de rico. Não têm dnheiro, têm dois ou três jogadores que precisam de fazer uma época a dois jogos por semana para mostrar real valor (não incluam aqui o Patrício, que esse ninguém pega). Comprar um jogador por 750 mil euros e logo a seguir dizer que vale 60 milhões é caso para rir. Pedir 45 milhões por um execelente jogador (William é de facto, pelo menos aqui no quintal) que ainda não deu provas numa época à sério (com jogos internos e na Europa) é lirismo puro. Aliás, lirismo é coisa que se lê por aqui. "Leão de Plástico" é uma metáfora, não é? :-) Apenas uma coisa parece ser verdade: esperar pelo enfraquecimento do Benfica e FCP para verem se têm hipótese.

    ResponderEliminar