sexta-feira, 25 de julho de 2014

All in Mendes










Se há heranças estúpidas do mandato de Godinho Lopes, o uso absurdo dos fundos foi uma delas. Ainda não consegui entender se era um salto para o abismo ou a tentativa de devorar um abismo. Seja como for, foi o abismo que o devorou a ele. Ao ganhar as eleições e sem dúvida sem saber onde se ia meter (coisa onde aliás é um expert) o nosso ex-presidente assina por baixo no célebre cheque e vassoura. Os adeptos aplaudiram (quase todos) o passo de mágica. Na propaganda de Duque a ideia era simples: corremos com o que não presta e compramos do bom e do melhor. Como é que se paga? Isso não interessava, como podiam contratações como Jeffren, Elias ou Schaars alguma vez correr mal?  

Podiam e correram. Muito mal mesmo. A ideia base de todo um mandato (construir uma grande equipa para ganhar e vendê-la para se pagar a si própria) caiu por terra com muita incompetência à mistura. Assim que se levantou o tapete para onde foram varridas as facturas do erro…descobriu-se um baú cheio de vendas de passes aos fundos. Algumas delas, verdadeiros atestados de estupidez, mas na sua maioria apenas actos de desespero.

Ano e meio depois, os adeptos bentas vêem a sua "melhor equipa dos últimos 30 anos", vendida ao desbarato. Aquilo parece um eBay para gestores de fundos. O plantel maravilha afinal tinha prazo de validade e a podridão do BES só veio acelerar a decomposição dos negócios que permitiam ter tantos craques sob contrato. A suposta brilhante tesouraria encarniçada afinal era mais uma das muitas tangas com que o mandato do Orelhas se suporta para "vender" um novo bentas…o tal que vai acabar com a hegemonia dos tripeiros. Como está à vista, a festa durou pouco. O desarmar da tenda já vai quase no final, assim que Enzo e Gaitan derem de frosques, os lampiões entram definitivamente em pré-campanha eleitoral.

Se alguém se interrogava porque é que o Orelhas andava a vender as acções que tinha do bentas…ora cá está a razão. Ele sabe, melhor que ninguém que as vendas milionárias de metade do plantel (a metade que jogava) vai quase direitinha para os fundos e comissões de empresários. O que sobra dá para meter Eliseus, Bebés e Luis Filipes…(se achavam que o Emerson era mau…). Toda a gente já está a ver o que vai acontecer, mas ninguém sabe como parar o processo. Os adeptos estão em negação e os que já passaram essa fase, bloquearam. Muitos inclusive já andam a ver para onde atiraram os comandos de televisão. Vai ser preciso fazer muito zapping na próxima época. Quanto mais não seja para não ouvir os comentários sebosos e gordurentos do Calado.

Com este cenário, e porque o futebol português é mesmo assim, depois de ver dois modelos de fracasso (um total e imediato e o outro parcial e à posteriori) o que fazem os tripeiros? Pois é. Atiram-se de cabeça, com uma violência tremenda para o mesmo charco. Toda a gente com meio palmo de testa e sem os bolsos cheios de "sistema" já disse e redisse que o caminho que o Sporting está a percorrer é o único possível. Mas parece que pelas ruas do porto, respira-se confiança em espanhol. Confiança em que o rótulo monumental de estupidez que estão a passar aos seus adeptos corra tão bem como o que a congénere vermelhusca aplicou em Lisboa. "Querem ganhar? Querem ter uma grande equipa? Então tomem lá!" 

A vassoura mais do que o cheque (mesmo assim Antero não é tão gebo como Duque, ou tão ganancioso pelo menos) saiu da dispensa de Alvalade e está a entrar em acção no dragão. Mangala e Fernando já foram…Carlos Eduardo, Defour, Licá e Varela estão na calha…e a coisa não vai ficar por aí. Chegará a Jackson? Realmente interessa? A Lopetegui que ainda ninguém percebeu ser um "virgem aos 40 anos" nestas coisas de ligas a sério aos comandos de equipas a sério, tem o mesmo desafio de JJ - montar uma equipa num mês, do zero, com entradas e saídas a toda a hora…faz-vos lembrar alguma coisa? O Domingos de certeza que se lembra.

Quer tenha sucesso desportivo ou não. Os tripeiros têm o destino marcado. Lá para Junho do próximo ano, a super-equipa (ou não) vai ser vendida. Resta saber se em alta - onde os tripeiros ganham zero, ou em baixa - onde os tripeiros perdem tudo. Ganhar a todo custo. É a frase que resume os mandatos dos presidentes vermelhos e azuis. E cada vez mais isso passa completamente ao lado das suas massas associativas. Eles estão-se a cagar para elas. "Eles" querem ganhar para "eles", ponto final. E quem é o melhor amigo de ambos? Jorge Mendes pois claro. Sempre pronto a dar uma ajuda a estes planos de "all in". Também ele foi um amigalhaço das operações de Godinho lembram-se? Eu lembro-me. Não-me vou esquecer tão depressa.


SL

20 comentários:

  1. Não sei onde viu tantas vendas ao desbarato , Oblak, Markovic? Garay caso diferente , ainda que no geral esteja certo fora o lirismo de achar que há um caminho , um único, nop , há circunstâncias com vários caminhos , umas vezes dá de uma forma outras de outra. De qualquer modo, ainda não fomos nós que falimos e é vender para pagar contas , isso agora é mau?

    ResponderEliminar
  2. Fundo, fundo era o fundo de 50 Milhões!

    ResponderEliminar
  3. Sim de resto, no ambiente pré falência , o programa do Brunismo era exactamente esse , a outra ideia veio pelas circunstâncias , como é normal , aliás

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O programa de todos era subir receitas, o maior problema, por isso é que o SCP foi o 1º a falir. Mas quem não sabe nada só vê a dívida, que apesar de ser maior no SLB tem mais do dobro das receitas. E ideia ou boleia? E mais uma vez por obrigação. E depois meio às escondidas nunca pararam de contratar e ainda venderem alguns dos melhores da formação, que não subiu nada o impacto na equipa principal. Em contrapartida a equipa B passou a ser uma equipa de reservas, cheia de contratações falhadas. Mas é sempre mais animador falar dos outros.

      Eliminar
    2. Como diz o outro é deixá-los andar, não tarda nada descobrem que trocaram a SAD por um autocarro. Ai se os resultados desportivos não aparecem.

      Eliminar
  4. Relativizar é bom e eu gosto, mas o que é preto é preto e o que é branco é branco. Em Portugal gostamos demasiado de cinzentos temos tendência em explicar tudo, não explicando absolutamente nada.
    Não há só um caminho? Então achas que a solução é recorrer ao endividamento ad eternum? Claro que só há um caminho - reduzir gastos e racionalizar os clubes à sua capacidade não especulativa.
    Vender para pagar as contas de quem? Essa é que é a minha pergunta.

    ResponderEliminar
  5. Mas é precisamente isso que estou a fazer , vender para pagar variadas contas do clube e outras como é evidente , mas lamento se o mundo é assim, não é evidentemente bonito. Ainda assim , foi essa doideira que gerou em Portugal um case study de bola, nem tudo é maniqueísmo, só isso.

    ResponderEliminar
  6. E lá vai mais areia para os olhos dos seus leitores. O passivo do SCP que era menor do que o do SLB, veio a confirmar-se que é o maior de Portugal. Por acaso já contou a quantidade de compras do SCP? Por acaso já reparou no passivo do FCP, o valor das compras e o possivel valor que poderá ganhar nas vendas? O SCP compra barato e bem não é? O SLB compra barato e não valem nada, não é? Vão rindo, vão gozando, depois queixem-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma galinhola de carnide que vive na máxima "uma mentira contada muitas vezes passa a verdade"...

      Mas desde quando a divida do SCP é superior à dos de carnide???

      SCP 452 M € contas consolidadas em Junho de 2013
      ézéselebê 550 M € contas +/- consolidadas em Junho de 2013

      Cambada de mentirosos, vocês mentem nos títulos que têm até na data da fundação mentiram... Continuem assim que o Orelhas gosta... Tudo a cacarejar baixinho...

      Eliminar
    2. 550? onde viste esse número. Depois os outros é que mentem.
      Onde mentem nos titulos? Vocês é que contam titulos os vice campeonatos.
      Data da Fundação é mentira? 1904 foi o Sport Lisboa. Fusão com Sport e Benfica em 1906. Na ata manteve-se o ano de 1904. Onde está a mentira. Nunca durante todos estes anos houve contestação, só agora, desde ha uma decada.

      Eliminar
    3. Metem nos titulos porque não têm 33. Há 1993/94 titulos atrás festejavam o 27º.
      http://1.bp.blogspot.com/-YNGMD1KqJLw/U3zkR_uHlzI/AAAAAAAASk8/0ID560k5rTc/s640/27%C2%BA+T%C3%ADtulo+do+Benfica.jpg
      Mentem na fundação, porque em 1910 festejavam o 4º aniversario.
      http://4.bp.blogspot.com/-2oK1wzpftvE/U8_0PVfXPII/AAAAAAAACso/QRv2ZS6ODvo/s1600/Tiro.e.Sport.%23450.15.08.1910+(18).jpg
      Jornal Completo:
      http://www.scribd.com/doc/234890209/Tiro-e-Sport-450-15-08-1910-pdf
      Até nas Taças de Honra mentiram.
      Ou melhor fazem uma "maquilhagem" dos dados.
      O Passivo do Fifica na SAD é 447M, convém é avisar o Orelhas ( e já agora o RGS) que convém adicionar o passivo do clube também. Daí o nome "consolidado".

      Saudações Leoninas.
      Aprende que não duramos sempre.

      Eliminar
  7. «Se alguém se interrogava porque é que o Orelhas andava a vender as acções que tinha do bentas…ora cá está a razão. »


    27 de Março 2014, 20h12

    De acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a 20 e 21 de março, Vieira vendeu um total de 73.906 ações, num valor unitário entre 2,30 e 3,00 euros, que renderam mais de 190.000 euros, antes de impostos.

    "Após estas transações, o Sr. Luís Filipe Ferreira Vieira passou a ser titular de 776.094 ações representativas do capital social da Sport Lisboa e Benfica -- Futebol, SAD, correspondentes a 3,37% do capital social e dos direitos de votos", lê-se na mesma nota.

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/desporto/luis-filipe-vieira-vendeu-mais-de-70000-acoes-da-sad-do-benfica


    12:38 - 03-06-2014
    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=481541

    O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vendeu 22.479 ações que tinha em seu nome na SAD encarnada.

    Num comunicado enviado à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) dá-se conta de duas transações feitas por Luís Filipe Vieira a 15 de abril, nas quais o dirigente vendeu 10.021 ações a um valor nominal de 2,60 euros e noutra 12.458 ações a 2,57 euros. No total recebeu cerca de 58 mil euros.

    «Após estas transações, Luís Filipe Ferreira Vieira passou a ser titular de 753.615 ações representativas do capital social da SAD, correspondentes a 3,28% do capital social e dos direitos de votos», pode ainda ler-se no comunicado.



    A 15 de Abril de 2014 foram transaccionadas 46.958 acções, cada um com um valor nominal médio de 2,54 euros cada.

    Mas desde 24 de Fevereiro de 2014 que se registaram muitos volumes de transacções em muitos dias, com o pico a chegar aos 238.196 acções a 3,02 euros cada, em média, no dia 20 de Março de 2014.

    293.523 acções a 2,29 euros cada em média no dia 21 de Março.

    277.742 acções a 1,89 euros cada em média no dia 24 de Março.

    O preço caiu para os 1,89 euros a 25 de Março.

    A 2 de Abril as acções voltaram aos €2,85, a 10 de Abril estavam nos €2,90, a 17 de abril caíram para os €2,70, depois vieram por aí abaixo... O volume de acções transaccionados? Brutal.


    Hoje o mercado fechou nos 1,0940 euros...


    Quando é que sai o próximo comunicado a anunciar mais vendas de acções? Quanto é que FVL terá ganho na venda e recompra de acções enquanto as mesmas subiam de preço?

    ResponderEliminar
  8. Excelente texto, mais uma vez, javardeiro!

    Os 'galegos' agoram é que andam no póker... Mas vão a jogo com fichas "espanholas"... Deve estar um ambiente fabuloso naquele balneário...

    O grupinho dos galegos do treinador e os outros galegos...

    ResponderEliminar
  9. "Eles "não querem entender...deixá-los ...agarrem-se aos 110 anos e aos 33 e sejam felizes...!!

    A mim neste momento, apenas uma coisa me "atormenta"...: tentar "adivinhar" qual a cor do apito que aí vem..
    É que "esse" é o principal factor de confiança de benfas e bufas...!!

    SL

    ResponderEliminar
  10. mais um grande texto Javardeiro! é deixá-los andar....
    NFA

    ResponderEliminar
  11. excelente texto javardeiro, é ver os circos azuis e vermelhuscos arder e nós a assitir no banquinho com pipoca e tudo..só vão acordar depois de ter ardido tudo e ai começa outro episódio lindo :D a guerra civil lampiónica e a fuga dos morcões da sad do fc porco

    ResponderEliminar
  12. eipá! és melhor que a Maia a lançar as cartas.. aposto que nisso tudo está previsto mts titulos para o sporting num futuro proximo! vai aí os novos 5 violinos e o novo CR7! 7, numero magico..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo das 00:11 - Os melhores não ganham sempre. Os piores não perdem sempre. Chama-se desporto, sugiro que voltes a ler o post até teres compreendido que o que digo é que não há ninguém a rir-se no nosso futebol. Agora...há uns mais preocupados que outros, se isso vai trazer sucesso? Quem sabe? Tu sabes?

      Eliminar
  13. Viva, companheiro Javardeiro.
    Aqui o "king of sake" meteu-se nas andanças da escrivaninha virtual...
    http://verdedmais.wordpress.com
    Já estás adicionado ao "Top of the pops" feito à pressão... "Há Leões na Savana" :D
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. UI UI Ui

    Aí está o clube dos corruptos do norte a mostrar o futebol do "lopatego" ... Ficou 0-0 e bem podiam ter enfardado 3 ou 4 golos... Em pelo menos 3 ocasiões quem salvou a 'honra da corrupção' foi o GR mal amado, o Fabiano... Que pobreza... Mas nas alturas certas lá estarão os "apitadeiros" a ajudar... É mais ou menos como a outra 'nádega'...

    Estou para ver se o "all in" do Mendes não entra na Champions o que irão dizer os 'super morcões'...

    SL

    ResponderEliminar