domingo, 6 de julho de 2014

Duplo castigo

Punir com suspensão de sócio (mesmo que por um ano) é uma medida que não deve ser tomada de animo leve. Seja quem for o sócio em questão a vítima, seja quem for o sócio em questão o culpado. O facto da direcção só ter feito agora pode indicar que se seguiram todos as fases do processo sem grande urgência e todos calculamos porquê.

Não é de hoje nem de ontem que as direcções (de qualquer clube latino diga-se) tratam todos os assuntos ligados às claques com pinças. É evidente que são uma forte base de força quando coincidem e uma forte força de tracção quando divergem. A suspensão de vários sócios é um acto injusto? É feita no timing correcto? É feita usando os canais de informação ajustados? Aqui pode ter existido mais do que apenas zelo pelos estatutos do clube e crença no direito associativo. Isso é algo que está por esclarecer, mas convinha que ambas as partes o fizessem fora dos holofotes dos media.

Pior do que ter a maior claque "com os azeites" com a Direcção é isso mesmo fazer parte dos assuntos que a imprensa aborda, esmiúça, mastiga em voltas e voltas de uma digestão que tente a apresentar os sportinguistas como uma massa que não se une facilmente.

Todos sabem o historial das claques com as direcções mais recentes e não convinha nada, mesmo nada, que agora além de todas as frentes abertas para fora do clube, esta direcção tivesse de lidar com vozes dissonantes, mas para tal é urgente alguém entender se há razão da JuveLeo para esta tomada de posição. Não gosto de preconceitos. Se há razão, que lhes seja dada. Se não há, que se cumpra o castigo. Era o que desejaria para mim próprio ou algum sócio amigo.

Aplicar justiça é uma grande responsabilidade. Não há nem boa nem má justiça. Há é justiça e injustiça. Os orgãos do clube têm de servir para defender a manutenção de um clima de respeito entre todos e para todos. O clube já foi de uns, agora dizemos que é nosso, ou seja, de todos.

Agora façam-me um favor: deixem-se de comunicados e notas de imprensa. Tratem de tudo dentro do clube. Somos todos sócios do Sporting e que eu saiba os jornais ainda não fazem parte do clube.

SL

2 comentários:

  1. Se houve coisa que esse sócios não fizeram foi tratar dos assuntos dentro do clube, e escolheram fazer o que fizeram de modo a serem notados.
    É justo que o clube retribua, que é como quem diz, se defenda dessa gente.

    ResponderEliminar
  2. Coitadinhos deles, tão injustiçados que se sentem. Não se pode tocar nas "vacas sagradas" da Juve Leo, que aqui d'el rei que o mundo acaba. Em todo o mundo as normas existem e devem ser respeitadas, sob pena de os infratores serem punidos. O Sporting é um mundo à parte?

    ResponderEliminar